Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: Escapes

  1. #1
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão Escapes

    Visto que tem havido muita duvida nos escapes, se dão rendimento, se maior diametro é melhor ou pior, etc, vou por aki o k sei:

    Considerando um carro de rua, atmosférico; Alterando o escape:

    -Retirar todas as panelas desde o catalisador até à panela final dá rendimento, pk não há restrições k travem os gases.

    -Colectores individuas 4X1 ou 4X2 dão rendimento, a velocidade de saída e a ordem por que saem não provoca entupimentos de fumo optimizando a fluidez e a pressão de saída.

    -Diminuir o diâmetro dos tubos intermédios dá rendimento, os gases fluem mais rápido e ainda criam uma certa pressão necessária para provocar o chamado 5º tempo. (física: Velocidade=pressão/área).

    -Evitar a vibração do escape ajuda a manter a fluidez e evita a travagem da exaustão por vibração (O ideal é que os gases saiam tds da câmara antes do fim do lift da válvula de escape, provocando o principio do 5º tempo)

    -Manter o escape o mais quente possível dá rendimento pk ajuda a manter a fluidez máxima do fluxo.

    -A panela final deve acelerar a saída do fluxo e n atrasar, portanto há que gastar os 400 ou mais euros k custam as especificas p cada modelo de carro, se possível colocar uma de competição específica.

    - O 5º tempo é o culminar de um escape perfeito, o 1o tempo, o de admissão deve ser realizado, n só pela descida e sucção do pistão ms pela força de sucção provocada pelo ultimo tempo, antes da válvula de escape fexar.

    Deixo algumas imagens k, espero, ajudem a compreender o k eu disse.

    E claro, se alguém discordar, ponha argumentos ou provas do contrário concretas.





    Última edição por ricardo_P_GT; 31-07-2008 às 21:15.
    ...

  2. #2
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Trofa/Braga/Porto de Mós
    Mensagens
    2.236

    Padrão

    Tu és fixe
    Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
    Honda NT 650 Deauville '98
    Land Rover Discovery 300 TDi '96
    Mini HL '81

  3. #3
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Trofa/Braga/Porto de Mós
    Mensagens
    2.236

    Padrão

    Ah, não referiste da importância da propagação do som na mecânica de fluídos...
    Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
    Honda NT 650 Deauville '98
    Land Rover Discovery 300 TDi '96
    Mini HL '81

  4. #4
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Talking Com catalizador tenho mais potencia

    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Visto que tem havido muita duvida nos escapes, se dão rendimento, se maior diametro é melhor ou pior, etc, vou por aki o k sei:

    Considerando um carro de rua, atmosférico; Alterando o escape:

    -Retirar todas as panelas desde o catalisador até à panela final dá rendimento, pk não há restrições k travem os gases.

    -Colectores individuas 4X1 ou 4X2 dão rendimento, a velocidade de saída e a ordem por que saem não provoca entupimentos de fumo optimizando a fluidez e a pressão de saída.

    -Diminuir o diâmetro dos tubos intermédios dá rendimento, os gases fluem mais rápido e ainda criam uma certa pressão necessária para provocar o chamado 5º tempo. (física: Velocidade=pressão/área).

    -Evitar a vibração do escape ajuda a manter a fluidez e evita a travagem da exaustão por vibração (O ideal é que os gases saiam tds da câmara antes do fim do lift da válvula de escape, provocando o principio do 5º tempo)

    -Manter o escape o mais quente possível dá rendimento pk ajuda a manter a fluidez máxima do fluxo.

    -A panela final deve acelerar a saída do fluxo e n atrasar, portanto há que gastar os 400 ou mais euros k custam as especificas p cada modelo de carro, se possível colocar uma de competição específica.

    - O 5º tempo é o culminar de um escape perfeito, o 1o tempo, o de admissão deve ser realizado, n só pela descida e sucção do pistão ms pela força de sucção provocada pelo ultimo tempo, antes da válvula de escape fexar.

    Deixo algumas imagens k, espero, ajudem a compreender o k eu disse.

    E claro, se alguém discordar, ponha argumentos ou provas do contrário concretas.





    Eu não sei muito sobre o assunto ! No entanto, estou habilitado a afirmar que o meu Peugeot 106XSi 1.3 com o catalizador fica melhor do que sem ele ! Eu andei sem catalizador e quando acelerava, conseguia ouvir destintamente os gases ainda com o resto da combustão a ser efectuada no ciclo de abertura das valvulas de escape. Agora, com o catalizador, já não acontece isso e tive como bonus o aumento de potencia no motor ! Cada vez mais estou com vontade de comprar o livro "Scientific Design of Exhaust & Intake Systems" para compreender e saber mais sobre o assunto.

  5. #5
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    152

    Padrão

    hehe so ja falta uma animaçãozita a explicar o 5º tempo =) nice

Tópicos Similares

  1. escapes carbono
    Por 106_Streets no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 7
    Última Resp.: 23-07-2008, 05:54
  2. Escapes Escorpiao
    Por stilo_16v no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 11
    Última Resp.: 17-05-2008, 23:20
  3. Escapes Carbono 80€
    Por 106_Streets no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 2
    Última Resp.: 28-02-2008, 02:45
  4. Escapes
    Por 106_Streets no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 12
    Última Resp.: 09-02-2008, 21:57
  5. Escapes rendimento
    Por jcssvcd77 no fórum Do It Yourself
    Respostas: 12
    Última Resp.: 03-08-2004, 00:41

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •