Visto que tem havido muita duvida nos escapes, se dão rendimento, se maior diametro é melhor ou pior, etc, vou por aki o k sei:
Considerando um carro de rua, atmosférico; Alterando o escape:
-Retirar todas as panelas desde o catalisador até à panela final dá rendimento, pk não há restrições k travem os gases.
-Colectores individuas 4X1 ou 4X2 dão rendimento, a velocidade de saída e a ordem por que saem não provoca entupimentos de fumo optimizando a fluidez e a pressão de saída.
-Diminuir o diâmetro dos tubos intermédios dá rendimento, os gases fluem mais rápido e ainda criam uma certa pressão necessária para provocar o chamado 5º tempo. (física: Velocidade=pressão/área).
-Evitar a vibração do escape ajuda a manter a fluidez e evita a travagem da exaustão por vibração (O ideal é que os gases saiam tds da câmara antes do fim do lift da válvula de escape, provocando o principio do 5º tempo)
-Manter o escape o mais quente possível dá rendimento pk ajuda a manter a fluidez máxima do fluxo.
-A panela final deve acelerar a saída do fluxo e n atrasar, portanto há que gastar os 400 ou mais euros k custam as especificas p cada modelo de carro, se possível colocar uma de competição específica.
- O 5º tempo é o culminar de um escape perfeito, o 1o tempo, o de admissão deve ser realizado, n só pela descida e sucção do pistão ms pela força de sucção provocada pelo ultimo tempo, antes da válvula de escape fexar.
Deixo algumas imagens k, espero, ajudem a compreender o k eu disse.
E claro, se alguém discordar, ponha argumentos ou provas do contrário concretas.