Está aí o primeiro passeio do ano do Clube Escape Livre para abrir o calendário TT 2016. O tradicional Raid do Bucho e Outros Sabores regressa, de 11 a 13 de março, na sua 7.ª edição com um passeio significativamente diferente que irá percorrer os concelhos de Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo antes de, no Domingo, terminar na Freineda com a Festa e almoço do Bucho e a invocação das guerras peninsulares.

O programa promete seguir literalmente a tradição no seu melhor: boa gastronomia com os sabores raianos e onde o bucho tem lugar de destaque, confraternização e boa disposição entre os participantes, regresso ao passado com visitas ao património, uma recriação histórica no domingo e a habitual e reconhecida organização. Por outro lado, a inovação passa por novos percursos e novos locais de visita, tendo como centro de operações o hotel Vanguarda, na cidade mais alta.

Na sexta-feira está contemplada a visita ao Museu de Tecelagem dos Meios e uma sessão informativa sobre pneus, da responsabilidade da Bridgestone. No sábado, os participantes visitam Cidadelhe, no concelho de Pinhel, a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, terminando o dia na Guarda, após a subida à serra da Marofa e visita ao centro histórico de Pinhel. No domingo, a aventura todo terreno preenche toda a manhã até à chegada à aldeia de Freineda, onde decorre a cerimónia evocativa das guerras peninsulares com homenagem ao duque de Wellington e ordem unida, seguindo para o Largo de Santa Eufêmia, para a grande Festa e Almoço do Bucho, com muita gastronomia tradicional, barraquinhas de produtos regionais e artesanato, e convívio entre centenas de pessoas.

As inscrições para o Raid do Bucho e Outros Sabores já se encontram abertas a todos os modelos e marcas 4x4 e SUV 4x4 e podem ser feitas através do site www.escapelivre.com, onde se encontram fotos, programa e informações, ou através do telefone 271 205 285 ou email escapelivre@escapelivre.com. O passeio representa uma verdadeira fuga à rotina com formato de aventura, durante um fim de semana, com uma forte componente gastronómica, cultural e histórica.

O Raid do Bucho e Outros Sabores tem como viatura oficial um Dacia Duster 4X4 e conta com o patrocínio da Valorpneu, Bridgestone, First Stop, SPAL, TW Steel, Natura IMB Hotels, Scutvias, Intermarché, Best Travel, Transportes Bernardo Marques e Águas Vimeiro. O apoio institucional é do Turismo do Centro de Portugal, Municípios da Guarda, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo, e freguesia de Freineda. O evento conta ainda com o apoio à divulgação da Auto Hoje e Auto Hoje TT & Aventura, Beira.pt, AutoanDRIVE, RFM, Lusomotores, TT Verde, Diário de Coimbra, A Guarda, Virtual Clube TT, Dom Digital e Teatro Municipal da Guarda.