Não é tão linear assim.Depende do carro,da linha...Eu tenho no meu,desde colectores até à panela final,que não é directa e lá em cima ganhou power.Fica é a fazer barulho.Eu tive de por uma panela "silenciosa" no meu.Não fica silencioso,mas melhora.
Sim, vale a pena e ganha-se rendimento
Nao, € mal gasto e perde-se rendimento
Boas
Eu gostaa de saber na vossa opiniao, se por linha de escape directa em carros gasolina atmosfericos, vale a pena.
Por exemplo por apenas a linha em tubo inox de 55mm com escape a sair perto da roda de tras, de lado do carro..
Cumps
German Style
Não é tão linear assim.Depende do carro,da linha...Eu tenho no meu,desde colectores até à panela final,que não é directa e lá em cima ganhou power.Fica é a fazer barulho.Eu tive de por uma panela "silenciosa" no meu.Não fica silencioso,mas melhora.
A resposta é fácil...já reparas-te nos carros de competição? Tipo os de circuito? Ou outros quaisquer, panelas é só para fazer peso, há que tirar tudo e reduzir o diâmetro da linha para aumentar ou pelo menos ficar com a mesma velocidade de saída dos gases que tinha com as panelas todas.
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Pois, mas ele não está em pista nem vai andar sempre com o carro no topo do conta-rotações.
A linha tem de ser pensada. Não é simplesmente uma merda que se chega a um serralheiro e toca a cortar e soldar.
Não sei qual é o teu carro, nem o motor e nem a utilização que lhe vais dar.
Mas tens de pensar nisso.
O escape directo funciona e dá rendimento, mas tem de ser bem pensado para nao se fazer asneira.
'95 BMW E36 318Tds Touring
O carro ou é um Corsa A ou um Kadett E, mas isso nao intressa. O que interessa é que é um motor 1.4 Izuzo de carburador que vai levar cenas tipo 2 carburadores duplos colectores em inox pistoes forjados segmentos de carbono bomba injectora adicional, cabeça rebaixada tc etc etc...
O escape e totalmente feito em casa pelo meu pai, colectores, linha etc.. É inox do melhor, e ele é dos melhores em metal-o-mecanica a trabalhar em inox...
Ta mais claro agora? :p
Cumps
German Style
Só por tentativa e erro é que consegues saber qual a medida de escape certa para esse carro mas o que precisas é colectores independentes, 4:1 ou 4:2, tubo directo desde colectores até à panela final e panela final larga o suficiente para abafar o roncar...o difícil é mesmo o diâmetro ideal para esta configuracao...
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boas pessoal, meti uma linha directa 55 no meu honda civic 1.6 ls (1995) + panela final e keria so deixar uma pergunta aos experts:
kual vai ser o impacto da linha directa e panela d rendimento nos consumos apartir de agora? kem me fez a linha ate disse k cm os gases tao mais directos ate pode melhorar minimamente.
quanto à poll respondi k sim andei com a linha directa + panela origem durante alguns dias e notei um bom ganho d rendimento em altas.
Uiii...isso é de explicação complexa...se conheceres algum forum de motos pergunta por lá, n sei pk mas as modificações nos escapes das motos e estou a falar das 4 tempos, são muito mais visiveis do k nos carros.
Mas logo te explico isso...depende de coisas como velocidade, pressao, temperatura e variacao de admissão, etc...agr n tou com paciencia...
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linha directa para o turbo rodar bem a 1.6 bars.. por enquanto.. xD
2 old 4 this $hit
o livro com o titulo "Scientific Design of Exhaust & Intake Systems" deve explicar tudo e tem as formulas matemáticas.
Alterar, por alterar, nem sempre dá bons resultados.
Muitas das alterações o que melhora mesmo é o "cagaçal", pelo que as melhorias só são mesmo a nivel psicologico.
Boas, isso quer dizer quenao vale a pena?
O que for feito vai ser bem feito e nao a toa, para por o carro a fazer barulho como alguns que fazem barulho parados e tem vergonha de arrancar para nao se ver que o carro nao se arrasta...
Cumps
German Style
A meu ver o escape directo nao te fara grande diferenca, tanto pode melhorar como piorar, depende de muita coisa.
Faz as alteracoes de que falas e depois experimenta o directo pode ser que ate tenhas melhores resultados (ou nao) que com o escape normal.
Compensa e tem resultados se for completa colectores em inox 4-2-1 ou 4-1 ( depende se queres mais arranque ou ponta) e linha de adequado diametro até a panela final, esta convém ser especifica... ai sim vais notar ganhos significativos, é preferível gastar uns € e fikar bom do que mandar fazer no zé da esquina e so faz é barulho.. já ouvi falar bem de Escapes Cacem... cumps
No meu notei um grande boost de potencia em baixas rotações (arranques e recuperações/ultrapassagens), mas em ponta notei que perdi bastante.
Tenho tudo directo desde os colectores até à panela final que também é directa.
Basta dizer que é um dos carros que mais barulho faz na cidade
Boas,
Não votei pq é uma pergunta mto vaga para respostas "depende" mas para para o teu caso específico, deve melhorar em baixas... Ponta podes perder ligeiramente mas não muito...
Eu tinha escape directo no meu Alfa 147, que era 1.6cc atmosférico e os "ganhos" que tive foram estes mesmo.
Barulho faz totil mas basta colocar uma boa panela final para abafar a maior parte do cagaçal!!!
Se quiseres manter o diametro de 55 tudo bem... Se aumentares, lembra-te de aumentar tb o diametro da admissão senão nao te serve de nada!
Acho apenas que colocar o escape a sair de ladeiro irá fazer um barulhão desgraçado, ou pelo menos tu vais ouvir muito dentro do carro...
Como será um carro antigo, os dB provocados vão entoar dentro do carro...
Já para não falar da curva que tem q ter o tubo... Mais vale colocar atrás...
Digo eu, é a minha opinião
Abraço
Nada a declarar...
voto não só e unicamente por questoes ambientais. andar sem kat é simplesmente criminoso para um carro de uso quotidiano.
AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]
voto sim
sempre da mais rendimento
poderá a vir é a gastar um pouco mais de gasolina
Ja agora uma pergunta? Sei que me devem cair em cima... Mas.... Andar com escape directo desde os colectores sem uma unica panela, ou seja sem catalizador nem panela final.. Faz mal a carro?? Trata-se de um Ax 1.4 GT a carburadores...