Isso não é verdade, pois os motores a gasolina têm evoluído bastante nos últimos tempos.
O que não faltam aí são motores com 1000 cm3 e mais de 100 cv's. A
própria VW tem um protótipo de um 1000 TFSI com 272cv.
Infelizmente o nosso mercado não é amigável com os carros a gasolina.
Eu
próprio acabei de vender dois 2.0 TFSI (um EOS e um Leon Cupra) que tinha cá em casa, ambos com poucos km's. O Leon vendi-o bem, pois estava carregado de extras da APR e foi para um entusiasta apreciador como eu; o EOS quase que o dei, vendi-o com 43000 km's).
Acabei por comprar um diesel, pois na hora da venda, ou aparece um apreciador, ou quase temos de pagar para o conseguir vender.
Mas voltando ao assunto dos motores a gasolina, trata-se apenas de "falta de mentalidade", pois um bom motor a gasolina consegue neste momento fazer óptimos consumos. Se com um 2.0 cm3 se consegue fazer 8/8,5L, acredito que num 1.0 cm3, 1.4 cm3 ou 1,6 cm3 se consiga fazer bem melhor; tudo depende do condutor, mas um diesel se andar sempre no prego, fica bem longe dos consumos anunciados.
Os gasolineiros são mais baratos na compra e têm uma manutenção mais barata, e não têm a porcaria dos filtros de partículas.
Não é só a VW que faz batota, e mais cedo ou mais tarde isso vai acabar por se saber.
Simplesmente estava a invadir um grande mercado e estava com um sucesso enorme nas vendas.
Nos EUA a média de cilindrada penso que andará nos 3000 cm3; vêm agora com histórias de moral acerca das emissões poluentes quando nunca se preocuparam com os consumos exorbitantes que os carros que produzem fazem; tudo bem que os a gasolina não emitem NOX como os diesel, mas tendo em conta os monstros de motores com altas cilindradas de que dispõem, não têm qualquer moral para falar em emissões.
De qualquer forma estamos de certeza perante uma viragem na indústria automóvel; penso que haverá um forte investimento no desenvolvimento de pequenos motores.
Os construtores ainda não apostaram na transformação de energia térmica em energia cinética; Tendo em conta que 80% da energia produzida por um motor é térmica, talvez seja o
próximo passo.
Cá estamos para ver; ou aparecem ideias novas ou uma nova forma de batota!!!