A meu ver em teoria é uma excelente ideia
Substituis assim o ar estragado que entra pela egr para a admissao por ar limpo quase como uma dupla admissao
Pessoal tive a pensar ainda nao tapei a Egr porque nao calhou ate agora . mas depois de alguma pesquisa sobre o assunto fiquei a pensar se nao sera boa ideia tapar a egr mas
substituir o fluxo de gases do escape por um fluxo de ar de um filtro de ar extra utilizando axim todos os componentes com adicao desse fluxo de ar a dar entrada na admissao .
A ideia pode parecer estranha mas o meu pensamento foi que de algum modo blokeando a egr tambem estamos a blokear um pouco a pressao do fluxo que deveria entrar na admissao .
gostava de saber opinioes se possivel pois penso que nunca foi tentada .
Cumps a todos e bom domingo
A meu ver em teoria é uma excelente ideia
Substituis assim o ar estragado que entra pela egr para a admissao por ar limpo quase como uma dupla admissao
Não sei se o teu carro é um tdi/hdi mas se for acho que não faz muito sentido essa mod, pela simples razão de que o que vais ganhar com isso é mais um filtro para trocar de tempos a tempos.
A malta elimina a EGR para manter a admissão mais limpa e ganhar mais um pouco de performance nos baixos regimes, por não existirem gases de escape a entrarem nas câmaras. A partir dos 70% de acelerador (+/-) a EGR já vai totalmente fechada, portanto tu, com o filtro aplicado, evitas a entrada de algumas partículas de combustível mal queimado, mas a maioria dos gases vai parar às câmaras à mesma.
Quanto à pressão do fluxo que deveria entrar na admissão, deves-te preocupar com essa pressão nos regimes mais altos. Nesses regimes a EGR já vai fechada, portanto, desde que o turbo esteja a fazer o seu trabalho e o circuito de admissão não tenha fugas, sem stress
Caso o carro for turbo não faças porque a pressão vai-te sair pela essa tua 2ª admissão, já por isso é que em altas a EGR fecha, caso não o fizesse haveria desvio da pressão do colector de admissão directo para o colector de escape (isto pela lógica)!
Abraçada
esse filtro deve ser para substituir todos os dias. Acho pessima ideia.
essa parte em que o fluxo de ar do turbo pode sair por esse novo filtro é verdade .. penso que entao nao seja o mais correcto . entao o que fazer a essa tubagem toda que vem do turbo pa admissao ...
A questao é que eliminar a egr parece-me uma exelente ideia .. um motor com menos carvao dura mais tempo obvio .
Mas o meu real intresse é ganhar potencia .
Por isso tentei pensar em algo tao simples como tapar uma egr e aprofundar essa ideia .
Ja cheguei a ver ai um tdi com dois turbos .
Pode ser isso entao a melhor hipotese ou nao ha mais nada que sirva a egr que nao tapala e assunto encerrado ??!!
Obs: Sim o carro é um tdi nao faco a minima ideia se ha egr nos a gasolina . loool
em todo o caso sim é um pd140 bkd da Vw
Continuando o meu pensamento e aproveitando o que um utilizador disse . mesmo com apenas um filtro e deixando a egr activa eletronicamente e apenas blokeando a saida de gases apartir do turbo pa egr substituindo essa por uma entrada de ar fresco . Ainda assim talvez a pressao que vem do turbo nao saia por esse lado se a medida que a pressao aumenta a valvula da egr fexa completamente . Apenas inutilizando essa nova entrada de ar em altas .
Ainda assim isto é apenas uma ideia nao vi o topico do biturbo mas penso que tera sido dois turbos em sequencia e nada deste genero .
Última edição por Balthazar; 20-01-2013 às 22:24.
é da boa essa....
Não sei se te referes ao meu que era biturbo, mas nada que possa sair da egr se compara a outro turbo. no meu alias a EGR e tudo que dela depende foi retirado.
O melhor que tens a fazer é comprar um supressor da EGR, tipo isto:
A ideia até nem é descabida mas na prática poderá não resultar.
A EGR faz a recirculação dos gases de escape. Mas para os gases entrarem na admissão há que haver uma maior pressão na parte de escape que na parte de admissão, caso contrário havia retorno assim que a EGR abrisse, ou seja, em vez de gases de escape na admissão tinhamos ar da admissão no colector de escape.
Para a ideia funcionar terias que fazer entrar esse ar que referes a uma pressão superior à da admissão e nunca a uma pressão atmosférica vindo directamente da caixa de ar. E também, na electronica, fazer funcionar a EGR acima de determinada rpm (a EGR originalmente em alguns motores só está aberta até às 2000rpm, sensivelmente).
Se for turbo, como já disseram, sai-te o ar por aí em vez de entrar.
www.mb-powered.com
MB Power
Percebo , nao sei ate que ponto é feita a cordenacao entre a Egr gases , e a pressao vinda do turbo . mas partindo do ponto em que o filtro de ar sera talvez inutil .
Tive a ver um pouco como eles montaram o bi turbo no novo motor 3litros da audi e aquilo é uma serie de valvulas que alternam o fluxo a sua vez .
Ou seja a egr é uma especie de valvula , menos perfeita pelo que parece mas ainda assim
sem inventar muito mais porque nao gostava de partir o motor , A egr faz alternar o que entra na admissao . E entao que tal um turbo de cada lado a dispararem a diferentes rotacoes . a utilizar a egr como porta de sequencia ?? pelo que tenho visto por ai nenhum turbo vai das " 0rpm as 4000rpm" . que tal partilhar essa operacao a dois em sequencia .
não é bem assim !
a recirculação dos gases de escape é feita quando o sensor de oxigenio detecta uma quantidade de "nox "co2" superior á permitida !
até á edc15 o funcionamento dos motores diesel era baseada no limitador de fumo !
nas edc16 caso desse BKN e todos os euro5 a recirculação é baseada na temperatura dos gases, valor exigido e pela leitura da sonda lambda !
daí agora haver tambem um sensor que mede o fluxo da EGR !
agora acham que o fluxo é maior consuante o aumento de rotação ou menor ?!
Última edição por mexanico1971; 21-01-2013 às 20:57.
Acho que estás a baralhar um pouco o teu raciocinio. A saída dos gases de escape para a EGR, geralmente, é feita no colector de escape antes da falange de entrada do turbo. Aí a pressão é maior do que aquela debitada pela parte fria deste (e por conseguinte, na admissão). Nessa saída para a EGR, em alguns casos (o meu carro tem isso), imediatamente após, tem um "arrefecedor" de gases para que estes se misturem com o ar vindo da parte fria do turbo, na admissão, a uma temperatura mais baixa.
Essas valvulas que falas são para direccionar o fluxo para o turbo mais adequado atendendo à eficácia de cada um deles em relação à rotação e carga pretendida. Essas vávulas estão também preparadas para funcionar com altas temperaturas. A EGR tem uma função que na teoria pode parecer identica mas na prática nada tem a ver. Além de que a EGR funciona com temperaturas MUITO mais baixas que as dos gases no colector do turbo.
A coordenação de abertura e fecho da EGR depende de imensos factores e varia de carro para carro. Num TDi é feito duma forma, num HDI é de outra, and so on...
para as chapas a propria marca vende isso
o sistemas em questao deve ser algo tipo isto?