Resultados 1 a 15 de 15

Tópico: Eles podem tudo

  1. #1
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    652

    Padrão Eles podem tudo

    4 de Outubro de 2008
    Os proprietários de veículos cujas matrículas tenham sido canceladas por falta de inspecção periódica obrigatória (IPO) podem solicitar a respectiva reposição, desde que o veículo seja aprovado numa inspecção extraordinária.

    Em 12 de Maio foram canceladas automaticamente mais de 900.000 matrículas de veículos registados entre 1 de Janeiro de 1980 e 31 de Dezembro de 2000, que não se apresentaram a inspecção periódica obrigatória (IPO), depois de 1 de Janeiro de 2003.
    O cancelamento destas matrículas foi efectuado ao abrigo do n.º 3 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 78/2008 de 6 de Maio, que estabelece o regime transitório e excepcional para o efeito.
    O mesmo diploma determina que a reposição das matrículas possa ser solicitada ao IMTT, desde que o veículo seja aprovado numa inspecção extraordinária a realizar num centro da categoria B (tarifa de € 79,03 acrescidos de IVA).
    Até 12 de Novembro de 2008, a reposição de matrículas canceladas por falta de IPO está isenta da taxa devida ao IMTT. Depois desta data, a reposição implica o pagamento de uma taxa de € 33.
    A circulação de veículos com a matrícula cancelada está sujeita à apreensão da viatura e aplicação de multa pelas entidades fiscalizadoras.
    Assim, os proprietários que mantenham em circulação veículos cujas matrículas estejam canceladas, devem solicitar a reposição nos Balcões de Atendimento dos serviços regionais e distritais do IMTT e das Lojas do Cidadão. No sentido de evitar períodos de espera mais prolongados no final do ano, o IMTT recomenda que os pedidos sejam requeridos o mais rapidamente possível.

    Consulta às matrículas canceladas por falta de IPO
    As matrículas canceladas por falta de IPO podem ser consultadas através da página inicial do site do IMTT, bastando escrever a matrícula no espaço reservado ao efeito.
    Os condutores que não tenham acesso à Internet e pretendam verificar se a matrícula do seu veículo foi cancelada, poderão obter a informação através do número 808 50 20 20 (preço de chamada local). O Serviço de Informações do IMTT dá a resposta, evitando assim deslocações e tempos de espera nos serviços de atendimento ao público.

    Documentos necessários à reposição da matrícula
    • Formulário Modelo 9 do IMTT – Certificado de Matrícula – no qual deverá assinalar a opção "Outra” e escrever “Reposição de Matrícula”
    • Comprovativo de aprovação do veículo na inspecção extraordinária
    • Livrete ou certificado de matrícula
    • Fotocópia do Bilhete de Identidade
    Para um atendimento mais cómodo e rápido, o Modelo 9 está disponível em www.imtt.pt - Formulários - Condutores e Veículos, podendo ser impresso e preenchido antecipadamente.

  2. #2
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    652

    Padrão

    Pergunto eu: com que autorização é que estes "senhores" se metem a cancelar matriculas pelo carro nao ter ido a inspecção durante 5 ou mais anos?? Entao eu nao posso ter um classico guardado na garagem, ate mesmo pra restauro?? sou obrigado a inspeccionar o carro mesmo nao andando na via publica com ele ? A matricula foi paga aquando da aquisição do carro e vêm estes senhores e cancelam-me ums coisa que me pertence por ter pago, isto é legal??
    Merd@ de país.
    Última edição por hmcp; 19-01-2009 às 06:34.

  3. #3
    Senior Member Average 2 Avatar de ctr_ic_lx
    Data de Inscrição
    Aug 2008
    Mensagens
    373

    Padrão

    Se não vais andar na via Pública pra que é que o keres levar à inspecção???? Uma restauração não deve demorar mais de 5 anos, assim já tens um prazo. lol

    É o País onde vives, ou gostas ou.......

    kumps
    Vive por algo...

  4. #4
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    652

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ctr_ic_lx Ver Post
    Se não vais andar na via Pública pra que é que o keres levar à inspecção???? Uma restauração não deve demorar mais de 5 anos, assim já tens um prazo. lol

    É o País onde vives, ou gostas ou.......

    kumps
    ou....EMIGRO? lol

    epah acho q nao ha direito de fazerem isso o carro ate pode tar na garagem so pq a pessoa o estima e o quer conservar pra dar as suas voinhas ou simplesmente o ter mais tarde qd chegar a classico. 5 anos nao é nada amigo sei de carros q tao parados em garagens a mais de 20 anos. O que é certo é q os donos têm o direito à matricula do carro pq a pagaram. Existem falta de matriculas pra atrinuir aos carros novos???
    nao pois nao? as novas matriculas nem sao como as antigas por isso esta questao nem se coloca logo pra ke andarem a cancelar matriculas? eles dizem q é pra facilitar a vida as pessoas pq ha mtos q têm carros em seu nome e ja nao têm o carro, entao eu pergunto, pra facilitar essas pessoas projedicao-se outras que têm os seus carros em garagens e as matriculas sao canceladas automaticamente so por o carro nao ter ido à inspecçao durante 5 anos ou mais?? qual é o artigo do cogigo da estrada que me obriga a ir com o carro à inspecçao tando eles sem circular na via publica durante o tempo em que nao tem inspecção?

    Isto foi mais um estratagema pra comer €€€ as pessoas é o que é...

  5. #5
    Senior Member Average 2 Avatar de ctr_ic_lx
    Data de Inscrição
    Aug 2008
    Mensagens
    373

    Padrão

    Sem a matricula tar cancelada, não sei se tens conhecimento, mas tens de pagar o imposto nas finanças. E agora não pagas akilo vai somando até te baterem à porta e te levarem algns objectos como penhora.

    Kt a isso, é uma questão de te informares, pois se o carro estiver na garagem há muito tempo e tiveres tudo em dia menos a inspecção até pode ser que a matricula não seja cancelada, agora n t dou a certeza.

    No teu caso tava parada na via pública e pelos visto em estacionamento abusivo, ou seja, à mais de um mês no mesmo sítio, então aí eles têm o direito e obrigação de a retirar.

    Kumps
    Vive por algo...

  6. #6
    Senior Member Super user Avatar de kitnoce
    Data de Inscrição
    Jan 2003
    Localização
    Neuchâtel (CH) ou Aboboda (P)
    Mensagens
    1.295

    Padrão

    Aqui na Suiça ainda pior que isso. Se não fores à IPO, tiram-te a matricula. Se não pagas as multas, tiram-te a matricula. Se não pagas o seguro, tiram-te a matricula.

    A IPO é ao fim de 5 anos, a seguir aos 8 anos, aos 10 e depois acho que passa a anual ! O MB do meu cota vai cada ano à IPO, é de 86.
    Kitnoce Mobile :

    Ford Mondeo 2.5 V6, 170 cavalos adormecidos...

  7. #7
    Porsche Fan Senior Avatar de PedroM
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Braga
    Mensagens
    566

    Padrão

    Citação Mensagem Original de kitnoce Ver Post
    Aqui na Suiça ainda pior que isso. Se não fores à IPO, tiram-te a matricula. Se não pagas as multas, tiram-te a matricula. Se não pagas o seguro, tiram-te a matricula.

    A IPO é ao fim de 5 anos, a seguir aos 8 anos, aos 10 e depois acho que passa a anual ! O MB do meu cota vai cada ano à IPO, é de 86.
    Sempre tive a ideia que na Suiça as regras eram bem rígidas!!

    Kitonice, podes tirar-me uma duvida?
    O típico autocolante que se vê nos carros suiços, com um simbolo de autoestrada, é tipo o IUC (imposto unico de circulação) e que também é valido para autoestradas?
    '95 BMW E36 318Tds Touring

  8. #8
    Membro Fumarento Super user Avatar de Makaveli
    Data de Inscrição
    Aug 2006
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    1.257

    Padrão

    Citação Mensagem Original de kitnoce Ver Post
    Aqui na Suiça ainda pior que isso. Se não fores à IPO, tiram-te a matricula. Se não pagas as multas, tiram-te a matricula. Se não pagas o seguro, tiram-te a matricula.

    A IPO é ao fim de 5 anos, a seguir aos 8 anos, aos 10 e depois acho que passa a anual ! O MB do meu cota vai cada ano à IPO, é de 86.
    É o chamado país a sério. Aqui pode-se tudo, e o pouco que não se pode é para reclamar e barafustar.

  9. #9
    Senior Member Senior Avatar de nLeitao
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    538

    Padrão

    Kitnoce,

    Obrigado pelo testemunho.

    Normalmente fala-se de lá fora sem sequer saber... o que se faz lá fora.

    Realmente cá é mau, mas porque as leis são uma bandalheira, não porque são ridículas.

    E o sistema Suiço é aplicado em mais paises, cá é que é uma bandalheira porque podes enfiar um carro numa garagem e deixa-lo lá sem ter de fazer nada.

    Acho bem que se criem excepções para os clássicos e para situações justificadas, não vejo razão para que alguém enfie um carro numa garagem e queira sair para a rua com ele sem ter de fazer nada... até porque logo para começar tem de fazer uma IPO (que a meu ver devia ser bem mais rigida que para um carro que lá vai todos os anos).

    Mas pronto, deixem lá o hmcp emigrar e enfiar o carro na garagem durante 5 anos )) (estou apenas a brincar) O tuga precisa sempre é de falar mal, seja porque temos demais ou porque temos de menos.
    NLeitao
    Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)

  10. #10
    Senior Member Super user Avatar de Helopez
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Localização
    Nuorte
    Mensagens
    1.181

    Padrão

    Este decreto a que eu chamo mais um roubo silencioso pq de certa forma é só para ir buscar mais uns trocos, não nos impede de termos o carro sem inspecção não nos impede de nada pois a qq altura é só desenbolsar mais uns cento e tal euros e levantar a matricula..

    Qualquer dia em vez de medidores de massa de ar temos contadores de O2 taxado ao centimetro cubico.. é melhor não dar ideias!..

  11. #11
    Senior Member Super user Avatar de kitnoce
    Data de Inscrição
    Jan 2003
    Localização
    Neuchâtel (CH) ou Aboboda (P)
    Mensagens
    1.295

    Padrão

    Citação Mensagem Original de PedroM Ver Post
    Sempre tive a ideia que na Suiça as regras eram bem rígidas!!

    Kitonice, podes tirar-me uma duvida?
    O típico autocolante que se vê nos carros suiços, com um simbolo de autoestrada, é tipo o IUC (imposto unico de circulação) e que também é valido para autoestradas?
    O autocolante dà acesso às AE's, aqui não hà portagens )

    Pagas 40.- por ano, simplesmente. Por 1 km ou por mais. Se és apanhado sem o autcolande pagas multa e a policia obriga-te a comprar o autocolante lol
    Kitnoce Mobile :

    Ford Mondeo 2.5 V6, 170 cavalos adormecidos...

  12. #12
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    652

    Padrão

    Citação Mensagem Original de nLeitao Ver Post
    Kitnoce,

    Obrigado pelo testemunho.

    Normalmente fala-se de lá fora sem sequer saber... o que se faz lá fora.

    Realmente cá é mau, mas porque as leis são uma bandalheira, não porque são ridículas.

    E o sistema Suiço é aplicado em mais paises, cá é que é uma bandalheira porque podes enfiar um carro numa garagem e deixa-lo lá sem ter de fazer nada.

    Acho bem que se criem excepções para os clássicos e para situações justificadas, não vejo razão para que alguém enfie um carro numa garagem e queira sair para a rua com ele sem ter de fazer nada... até porque logo para começar tem de fazer uma IPO (que a meu ver devia ser bem mais rigida que para um carro que lá vai todos os anos).

    Mas pronto, deixem lá o hmcp emigrar e enfiar o carro na garagem durante 5 anos )) (estou apenas a brincar) O tuga precisa sempre é de falar mal, seja porque temos demais ou porque temos de menos.

    Outro que nao sabe ler, nem me vou dar ao trabalho de responder. Mas so digo isto: se paguei uma matricula e nao disse que a queria deixar de usar pq motivo me cancelam a mesma? paguei por ele tenho direito a ela e nao ha razao pra me tirarem esse direito. era o mesmo queres pago o teu carro e agora como nao lhe das uso o estado tirar-to...fdx

    ah e tu que tavas a falar na suiça, so te digo pra comprares o nivel de vida la e o nivel de vida ca. com a guita que se ganha la o que eles pagam relativamente ao que nos pagamos sao trocos.
    Última edição por hmcp; 19-01-2009 às 06:45.

  13. #13
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    652

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ctr_ic_lx Ver Post
    Sem a matricula tar cancelada, não sei se tens conhecimento, mas tens de pagar o imposto nas finanças. E agora não pagas akilo vai somando até te baterem à porta e te levarem algns objectos como penhora.

    Kt a isso, é uma questão de te informares, pois se o carro estiver na garagem há muito tempo e tiveres tudo em dia menos a inspecção até pode ser que a matricula não seja cancelada, agora n t dou a certeza.

    No teu caso tava parada na via pública e pelos visto em estacionamento abusivo, ou seja, à mais de um mês no mesmo sítio, então aí eles têm o direito e obrigação de a retirar.

    Kumps
    tas a confundir os topicos rapaz....pra cena do meu carro ta o outro topico. o meu carro nao tinha a matricula cancelada...

  14. #14
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Oct 2008
    Mensagens
    295

    Padrão

    Rapaz estás a ver uma coisa mal. A IPO é obrigatória, se não vais com o carro a ipo se não pagas imposto circulação etc eles só têem o dever de o levar, senão eram só sucatas a cada esquina.
    Se o tiveres parado e não fizeres a regular IPO no fim só tens de pagar o levantamento da matricula em k o preço ficaria igual se tivesses pago o valor de cada IPO x esses 5 anos.

    Claro k se tens o carro parado sem IPO e circulação até devem cancelar as matriculas é tb uma maneira de evitar k andem com o carro ilegal.Muitas x propositadamente. Sò acho é bem.

  15. #15
    Senior Member Average 2 Avatar de ctr_ic_lx
    Data de Inscrição
    Aug 2008
    Mensagens
    373

    Padrão

    Citação Mensagem Original de hmcp Ver Post
    tas a confundir os topicos rapaz....pra cena do meu carro ta o outro topico. o meu carro nao tinha a matricula cancelada...
    Jovem tu é k puxest a conversa do cancelamento da matricula.

    De kk maneira, tenha ou não tudo legal, se está estacionado à mais de um mês no mesmo sítio e com indícios de abandono, então considera-se estacionamento abusivo, e nd + há a dizer...


    kumps

    P.S.- para além que podias ser autuado (ou neste caso o proprietário) pois o carro tava na via pública sem seguro e sem inspecção, e kk carro na via pública, mesmo estacionado, considera-se em circulação, e como tal tem de ter tudo legal.

    P.S.S.- E não sei o k kusta dar uma viatura para abate visto pagar-se 30€, e recuperando-se o dobro desse valor num ferro velho/sucateira, mas tb...
    Vive por algo...

Tópicos Similares

  1. eles podem tudo- Mais uma
    Por hmcp no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 14
    Última Resp.: 19-01-2009, 13:55
  2. eles podem tudo- Mais uma
    Por hmcp no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 0
    Última Resp.: 07-01-2009, 02:50
  3. Tão engracadinhos q eles sao
    Por d-zaster no fórum TOLices
    Respostas: 5
    Última Resp.: 02-12-2007, 15:50
  4. [video] Que amigos que eles são!!
    Por Hugo206Quik no fórum TOLices
    Respostas: 3
    Última Resp.: 30-01-2007, 20:24
  5. Eles andem ai !!!!
    Por Goodspeed® no fórum TOLices
    Respostas: 10
    Última Resp.: 15-11-2006, 21:21

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •