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Tópico: E85 Ethanol onde comprar

  1. #1
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    Padrão E85 Ethanol onde comprar

    Boas,

    alguem sabe onde posso comprar.
    E85 - Wikipedia, the free encyclopedia

    obrigado,

  2. #2
    sky
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    Em portugal não existe

    Na europa o unico país que tem postos E85 em abundancia é a suecia.

  3. #3
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    mas nao se pode comprar em bidons?

  4. #4
    sky
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    mas nao se pode comprar em bidons?
    Não porque cá não existe.

  5. #5
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    Boas

    Mas deves poder importar certo?
    Estive a pesquisar e podes sempre perguntar numa boa loja de lareiras visto que existem lareiras\recuperadores que queimam ethanol.

    Cumsp
    Última edição por Joao Do Camiao; 13-12-2011 às 00:50.

  6. #6
    sky
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    Boas

    Mas deves poder importar certo?
    Estive a pesquisar e podes sempre perguntar numa boa loja de lareiras visto que existem lareiras\recuperadores que queimam ethanol.

    Cumsp
    Não é bem o que ele quer

    E85 é etanol a 85% o resto gasolina são 107 octanas ao mesmo preço se não mais barata que uma gasolina normal.

    E alguns Carros a gasolina turbo ficam a fazer menos CO2 que o prius.

    O problema é se o sistema injecção é compativel.

  7. #7
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    Ok entendido...obrigado Sky

    De qualquer maneira se é mistura ethanol\Gas107, decerto a injecção não se queixará, digo eu....

  8. #8
    sky
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    Ok entendido...obrigado Sky

    De qualquer maneira se é mistura ethanol\Gas107, decerto a injecção não se queixará, digo eu....
    Não é a gasolina que é 107, é o etanol que tem mais octanas que a gasolina.

    A injecção queixa se porque o etanol é bastante corrosivo, alguns carros mais antigos tem que se alterar injectores, tubagens até mesmo depositos.

  9. #9
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    mas nao se pode comprar em bidons?
    É provavel que possa fazer-lo. O Estado vai ficar de olho em si, porque anda a comprar combustivel e depois não paga os impostos sobre os combustíveis. Lembra-se daquela historia da autarquia para os lados de sintra que andava a oleo de fritos ? Levou cá uma talhada das finanças. É que andava a fugir aos impostos, segundo a acusação que lhes fizeram. E esta heim ?
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  10. #10
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    Não é bem o que ele quer

    E85 é etanol a 85% o resto gasolina são 107 octanas ao mesmo preço se não mais barata que uma gasolina normal.

    E alguns Carros a gasolina turbo ficam a fazer menos CO2 que o prius.

    O problema é se o sistema injecção é compativel.
    É compatível. O problema é que a centralina não está programada para isso. Por exemplo, no Brasil, tanto anda a gasolina como a álcool, É o chamado sistema flex.
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  11. #11
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    Ok entendido...obrigado Sky

    De qualquer maneira se é mistura ethanol\Gas107, decerto a injecção não se queixará, digo eu....
    Tem que reprogramar a centralina, o que não é facil. Mas sempre pode tentar comprar uma centralina no Brasil que esteja preparada para ser do tipo flex. Não sei se terá que alterar mais alguma coisa.
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  12. #12
    sky
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    É compatível. O problema é que a centralina não está programada para isso. Por exemplo, no Brasil, tanto anda a gasolina como a álcool, É o chamado sistema flex.
    Em alguns carros não.

    O meu por exemplo tem que se fazer algumas modificações para não dar cabo dos injectores.

  13. #13
    JT
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    Não é "preciso" programar, anda na mesma.
    o principal problema é que o motor vai aquecer muito mais

  14. #14
    sky
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    Não é "preciso" programar, anda na mesma.
    o principal problema é que o motor vai aquecer muito mais
    Yep, mas para evitar isso covem dar lhe mais um cheirinho de ignição

  15. #15
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    Nem imaginas onde é que te queres meter

    Por cá a unica fonte mais abundante de Etanol é mesmo a aguardente de vinho e como esta tem um controle apertado até mais não do estado devido quer à venda directa de aguardentes quer à utilização para se fazer vinho do Porto e este ano até houve uma confusão desgraçada com o vinho do Porto devido a não haver aguardente suficiente que a comunicação social até informou do assunto de forma eficiente, e principalmente para fazer o tal "vinho a martelo"

    Logo quer a compra em Portugal quer a importação de Etanol implicam licenças próprias e justificação do destino do mesmo e mais não sei quantas burocracias

    Assim tens à partida estes problemas
    - O Etanol não é nada barato porque nem há que chegue
    - Terias que justificar o destino do mesmo e já sabes que se vais dizer que é para por no tanque do carro, nem tens forma legal de contornares o assunto

    Atenção também ao transporte, existem regras a serem cumpridas no transporte deste produto. Isto só para o caso de encontrares quem te venda uma ou duas centenas de litros pela porta do cavalo (ou seja sem factura) e sejas apanhado com eles. O transporte só pode ser feito num veiculo homologado para o transporte de produtos perigosos/inflamáveis

  16. #16
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    Em alguns carros não.

    O meu por exemplo tem que se fazer algumas modificações para não dar cabo dos injectores.
    Quais são as alterações de que fala ? Desculpe a minha santa ignorância.
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  17. #17
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    Yep, mas para evitar isso covem dar lhe mais um cheirinho de ignição
    Não é só no avanço da ignição. Tem que alterar o debito para de manter o rácio Estequiométrico de ar-combustível em combustíveis comuns

    Racio Ar/Combustivel

    Combustivel massa volume % combustivel/massa
    --------------- ---------- --------- -------------------
    Gasolina 14.6 : 1 — 6.8%
    Gas Natural 14.5 : 1 9.7 : 1 5.8%
    Propano (LP) 15.67 : 1 23.9 : 1 6.45%
    Ethanol 9 : 1 — 11.1%
    Methanol 6.47 : 1 — 15.6%
    Hidrogenio 34.3 : 1 2.39 : 1 2.9%
    Diesel 14.5 : 1 0.094 : 1 6.8%
    Última edição por 106XSiLx; 13-12-2011 às 17:21.
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  18. #18
    sky
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    Quais são as alterações de que fala ? Desculpe a minha santa ignorância.
    Linhas combustivel, rampas injectores caso sejam de aluminio.

    Depois se tens de alterar a injecção quase para o dobro porque exactamente como dizes te tem 6.5:1 para 14.7 da gasolina, para teres a mesma potencia.

    Por exemplo tens injectores 750cc tens 700cv , para teres os mesmo 700cv com E85 tens meter injectores de 1200cc

    Depois a programaçao.. tem que se compensar com cerca mais 30% combustivel a comparar com a gasolina.
    E claro o carro fica a consumir mais.

    Por isso por mim a E85 pode ficar bem longe!

  19. #19
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    Linhas combustivel, rampas injectores caso sejam de aluminio.

    Depois se tens de alterar a injecção quase para o dobro porque exactamente como dizes te tem 6.5:1 para 14.7 da gasolina, para teres a mesma potencia.

    Por exemplo tens injectores 750cc tens 700cv , para teres os mesmo 700cv com E85 tens meter injectores de 1200cc

    Depois a programaçao.. tem que se compensar com cerca mais 30% combustivel a comparar com a gasolina.
    E claro o carro fica a consumir mais.

    Por isso por mim a E85 pode ficar bem longe!
    Não estou a entender a necessidade de trocar uma rampa de aluminio. Isso é porquê ? Ainda entendo porquê da troca de injectores. Mas, no caso dos carros que tem capacidade de andar tanto com gasolina, como com álcool, os injectores são usados tanto com gasolina como com o álcool. A centralina sabe que tipo de combustível está a consumir. A sonda de detonação (knock sensor) informa a centralina o que se passa na camara de combustão. Por calculos, a centralina sabe que se está a consumir gasolina ou álcool. A capacidade dos injectores não é tão somente por causa da potencia, visto que os combustíveis tem coeficientes caloríficos, velocidade de queima específicos, daí a potencia ser bastante diferente. Como é evidente, a centralina tem que ter programação para o carro poder andar ou com gasolina ou com álcool. O mesmo se passa com os carros a gasolina e GPL.
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  20. #20
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    Porque o etanol/metanol corroi o aluminio

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