Penso que teras de homologar isso com a marca pois estás a alterar as caracteristicas do motor. Podes sempre ter a sorte de ng te pegar com isso.
Boas a todos!
Na onda em que isto anda vejo-me forçado a fazer esta pergunta...
Instalar turbo e intercooler e motivo de reprovação em ipo?
Abraço
pois, pelo que tou a perceber vai depender do inspector! ja tenho turbo no saxo a uns anos e nunca me pegaram, mas como anda as coisas e preçiso cautela!
Passa por ignorancia do inspector!
Apesar da cilindrada ser a mesma, concerteza nao esta dentro dos 11% de margem de potencia a mais/menos que o carro pode ter.
Built, not bought!
essa dos 11% eu nunca percebi, n tem cabimento nenhum.. como é que eles fazem a comparaçao? vêem os dados do fabricante? so pode ser... mas se assim for, eu n podia fazer nada no meu carro.. os dados do fabricante falam em 130cv mas stock ele acusa +/- 15cv a mais... logo, sem lhe tocar passei os 11%...
Existe a opção sempre de cortar potencia ao turbo
Qualquer modificação que altere as características do carro é ilegal - se admissões directas já pegam com isso qt mais turbos....
Se numa operação stop um polícia que conheça o carro descobre o turbo (se estiver mesmo à vista) até pode dar apreensão de veículo.
Quer dizer, não tá a vista logo directamente, mas quem olhar com atenção sim, percebe que tá lá algo que não deve! ate hoje nunca tive probs com a policia, apesar de eu saber que eles perseguem certos tipos de carros!
E já fui parado muitas vezes, so que lá esta... o meu cup externamente esta de origem, ate nas jantes e pneus.
http://www.goldendetail.com - Car care & Xenon!
Tudo o que seja diferente do original em relação a um veículo, dá direito a chumbo - eu à pouco tempo falei com a Entidade Reguladora das IPO's por caso da homolgação de pneus e outras alterações que não estivessem no livrete e foi-me dito que se o inspector conhece o carro, até podia chumbar com UM RÁDIO (sim, um rádio) diferente do original..... eu ri-me como é óbvio e parece que tem a ver com instalações mal feitas que podem dar curto-circuito.....
O senhor disse que é óbvio que não se chega a tanto, mas poder para isso eles tem.... infelizmente
bem, pondo isto liguei para uma ipo em lisboa, e falei com um inspector tecnico, segundo ele, desde que o turbo nao altere as emissoes e ruido, passa na ipo! e claro, desde que o motor seja da mesma cilindrada, e do mesmo tipo! parece que so as admissoes e turbos e que se safam! o inspector adiantou que na ipo nao se regem pela mesma lei que a policia, senao segundo ele imaginem a malta que leva pneus diferentes dos do livrete e que ta dentro da tolerancia dos 5%, e passam com grau 1!
Pois, o problema é que depende do sacana do inspector.... os gajos tem na mão poder para fazerem o que bem entenderem....
Qq alteração que nao conste na ficha tecnica do veiculo, se eles quiserem chumbam o carro!
A ficha tecnica, é uma ficha do veiculo (com varios tipos de carrocaria, motores e equipamentos) em que tem k ser aprovado pela DGV antes da comercializacao em PT. Isto é, todos os veiculos antes de serem comercializados em PT, têm de ser sujeitos a aprovação por parte da DGV e TODAS, mas mm TODAS as alterações ou modificações que não constem dessa ficha tecnica do veiculo pode dar direito a chumbo ou apreensao do veiculo
Agora depende do inspector...mas se ele quiser embirrar tem a lei do lado dele...e qt a isso nao podes fazer nada
cumps
Já agora... a DGV nao faliu.. ou coisa do genero!?
Built, not bought!
Não... acho que isso foi mesmo a segurança social
mas lopez nenhum dos inspectores tem acesso a essas fichas de homologação imagina o tempo que demorava cada inspecções, eles só veem pneus porque tá no livrete casquilhos etc e tal porque se vê a olho nú e porque 70/80 % ainda sabem ver os motores porque senão era uma festa..... mas tripam normalmente com aquelas cenas visiveis tipo barras etc e tal