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Tópico: Duvida em bombas brembo

  1. #1
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    Padrão Duvida em bombas brembo

    Bem, a minha duvida é a seguinte. Quero fazer um upgrade do sistema de travagem do meu carro para umas bombas brembo. No entanto tenho andado a pesquisar e surgiu-me uma duvida. Qual o diametro dos embolos mais adequados a uma utilização diária (com os respectivos ganhos em performance claro) evitando ficar com algum sintoma indesejado como travagem esponjosa, sem mordida inicial, etc....

    O meu carro é Um Alfa GT e tem bombas de um embolo com 54mm de diametro. Queria fazer um upgrade para bombas brembo de um porche. As minhas escolhas seriam as:

    996.352.425 (são as traseiras dos 996 turbo com embolos mais pequenos mas levam discos maiores e mais espessos - 330x2

    986.352.421 (bombas traseiras dos Boxster S que podem levar discos 300x24 com embolos mais pequenos)

    996.351.425 (bombas dianteiras dos Boxster S que têm embolos maiores e podem levar discos 320x2

    Precisava mesmo da ajuda de alguém que tivesse experiencia na área. Estou inclinado para as que têm os embolos mais pequenos pois não há tanta a encher e devem ter uma resposta mais rapida ao pedal, mas isto sou só eu a pensar.

    Espero ter-me feito entender

  2. #2
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    Eu tenho um upgrade caseiro das bombas da frente no meu carro e aconselho-te simplesmente a: se não vais mudar a bomba principal cinge-te aos que tiverem menor volume de óleo a deslocar (não é necessariamente o diâmetro dos êmbolos) pois irás precisar de maior curso do pedal para travar à frente mas não atrás e isso irá alterar o balanço de travagem para trás. No meu carro tive que afinar o repartidor de travagem (sensor de carga) de modo a travar no mínimo atrás de modo a compensar esse factor. Agora isto é só conversa de bombas, pois se alterares o diâmetro dos discos para maior, consequentemente vais precisar de exercer menos pressão no disco para absorveres a mesma energia cinética devido ao efeito de alavanca, como aconteceu no meu. Eu tenho pouco experiência da coisa mas adquiri algum conhecimento pois tive que fazer a adaptação à mão dos meus travões e isso obrigou-me a estudar a coisa. Aconselho-te simplesmente o seguinte:

    1-não alteres nada nos travões a menos que sintas que eles realmente não te satisfazem na tua condução "normal"
    2-se alterares opta sempre pelo aumento do diâmetro dos discos e nunca apenas pelo tamanho e número de êmbolos das bombas
    3-se possível altera na mesma proporção à frente e atrás para evitares a alteração do balanço de travagem (ou então acrescenta às alterações um afinador da repartição de travagem)
    4-bombas maiores albergam uma maior volume de óleo a deslocar/pressurizar o que exige um maior curso do pedal, logo a ideia será meter uma bomba principal maior caso seja possível. Algumas marcas têm conjuntos bomba/servo-freio maiores para acompanhar kits de discos+bombas maiores para alguns modelos de carros. Isto seria de longe o ideal.
    Também espero que saibas que um kit de discos+bombas só para a frente da brembo começam nos 2500€ aproximadamente.
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