Não me dei muito ao trabalho de ler mas confio em ti para que o tópico seja interessante.
Como sabem os Sindicatos dos Professores fizeram recentemente um "acordo" com o Ministério da Educação para alguns pontos do Estatuto da carreira Docente.
Os Professores cederam em algumas coisas e o Ministério noutras.
Agora está a haver nova negociação para a redução dos horários lectivos dos docentes de forma a aumentar a QUALIDADE do ensino.
Em todos os jornais online surgem comentários ridículos de pessoas que de EDUCAÇÃO sabem zero mas não se coíbem em exprimir as maiores barbaridades, dando seguimento à falsa propaganda feita pela anterior dona da pasta da Educação... para descredibilizar os professores...
"...são os mais bem pagos da Europa..."
"...são os que trabalham menos horas..."
É MENTIRA!!! CAMBADA DE IGNORANTES!!!
Tendo surgido várias notícias a comparar os salários dos professores portugueses com os restantes colegas europeus e a indiciar que éramos bem pagos, aqui se demonstra a "verdade" desse facto.
Não me dei muito ao trabalho de ler mas confio em ti para que o tópico seja interessante.
Última edição por JC_Design; 23-01-2010 às 23:24.
curioso, mas só foste buscar os salarios do luxemburgo onde o salario minimo é pra ai 1400 e tal euros. vai mas é trabalhar, eu trabalho 40 horas semanais, e os professores só trabalham 22horas. coitadinhos dos professores... tenho tanta pena deles.
Não fazem nada, têm férias como quando estudavam, quanto mais anos trabalham menos fazem e mais recebem, se fizerem merda não há problema ( um bom ou um mau professor recebem o mesmo), alem dos cursos de educação serem os cursos superiores mais fáceis.
Alem de tudo isto com a taxa de desemprego nessa classe não falta quem queira ficar com os vossos lugares a receber menos e sem andar a reivindicar por tudo e por nada.
E ainda querem receber mais?? Este tópico so pode ser uma piada !!!
Eu não creio que seja assim tão linear este assunto, tenho professores na familia e bem vejo o trabalho que dá preparar um ano lectivo, correcção de testes e avaliações, o professor trabalha tanto ou mais fora da aula como dentro da aula, por fim, não podemos esquecer e agora falo por mim não deverá ser facil aturar 25 a 30 personalidades diferentes muitas vezes em fase de afirmação existencial durante 50 minutos varias vezes ao dia, eu nao tinha estofo para isso.
A minha conclusão é que se fala muito e pouco se observa, pois a vida de professor principalmente do ciclo e secundário não é facil, não quero imaginar como será leccionar numa escola inserida numa comunidade problemática, bem como o inicio de carreira onde são encaminhados para uma escola fora da sua zona de habitação, muitas vezes literalmente para o cu do mundo...
BMW E46 323CI + IVA = 2xxcv
Quem ler o teu reply anterior vai pensar que não. Afinal as 22h não são bem 22h. E se calhar em 22h aturam o dobro da merda do que a maior parte em 40h.
Quem diz que os professores não trabalham nada, não sabe o que diz...
Um professor não se limita apenas a dar aulas...
Nada a declarar...
Há pessoas aqui que não distinguem desgaste físico de desgaste psicológico.
Enfim...
nao deves saber o k é ser professor... tenho na familia e bem vejo o trabalho k dá e o desgaste... enfim, so fala assim kem tem tudo de mao beijada...
em PT td ta mau, os enfermeiros por exemplo, recebem uma ninharia, teem um emprego de responsabilidade e desgaste fisico e psicologico, nao teem kuase vida social e ainda kerem baixar a base do salario... ULTRAJANTE!!!
Em relação aos enfermeiros concordo, em relação aos professores mantenho o que disse, tb conheço professores e são os proprios a dizer que é profissão sagradinha, quase não tens chatices e o dinheiro no fim do mês ta do lado de cá com meia duzia de horas de trabalho. Claro que há casos e casos, aqueles que são destacados para bairros mais complicados acredito que não seja muito facil, mas é por pouco tempo...
Depois de uma conversa com um professor até eu proprio tou a ponderar dar aulas, e sim, tenho habilitações para o fazer e tou a falar a sério. Pode ser que depois mude de opinião...ou não.
Eu amanhã faço a minha parte. De sorriso na cara lá vou vergar a mola, pois os Ferraris não se compram sozinhos
Só acho que os aumentos se devem merecer, e vice-versa.
O meu pai é professor, e o problema de quem olha de fora é não ver o trabalho que se faz, enquanto a maioria entra ás 9 e sai ás 18 e vai beber cervejas, ele sai quase sempre as 19, 20 e vem para casa trabalhar até as tantas. Tem hoje 60 anos e ainda anda a receber formações e a estudar. E não tem ferias como os alunos, porque os alunos vem para casa nas ferias, os profs ficam na escola a fazer avaliações, reunioes isto e aquilo. Se recebe bem? Recebe! Mas é engenheiro 1º, e mesmo assim passou a vida a estudar e a tirar cursos e formações ate agora.
E tem a sorte de ser efectivo, a grande maioria nem sabe se tem emprego para o ano que vem..
Peço imensas desculpas, mas não consigo defender os professores.
Tenho amigos e familiares professores, trabalho directamente com professores e numa instituição de ensino privada.
Cá no privado existem avaliações constantes aos docentes e ninguém se queixa, pois é algo normal. Qual o problema das avaliações no ensino público?
o audi rules o metralha tem toda razao!
o que tem sair as 18 e beber cervejas? olha que nao somos todos bebados!
o teu pai tb podia sair as 19 20! e beber umas pinguitas! se nao beber e porque nao ker... elas existem e para serem bebidas !! hahahahaha
cumprimentos...
mais uma belissima intervençao para o teu curriculo...
pinhu, eu concordo tb com a avaliaçao dos mesmos, alias em variadas profissoes, existem avaliaçoes de desempenho... o problema creio eu, está no facto de, depois dessa avaliaçao feita, nao haver evoluçao e compromisso estatual de acordo com o grau obtido na avaliaçao...
ora seres avaliado para nada, creio k nao é de todo, uma situaçao justa...
mas há pior neste nosso cantinho da europa...
Legolas, eu não estou contra os professores, pois uma grande parte nem participa em actividades sindicais. Estou contra esse CHULOS dos sindicatos que andam sempre a chorar, e que marcam greves como quem marca férias. Já não há paciência para tanto queixume, pois não está fácil para ninguém e existem mais áreas de trabalho em Portugal.
Imagina que amanhã o sindicato dos Chipeiros decide começar uma greve porque está frio nas garagens, ou que os anões das caixas multibanco entram em greve...
Tudo isto porque eu defendo uma coisa que já foi perdida à muito tempo, que é o sentido de nação.
Quando há fome é para todos, mas quando houver comida não é só para o A ou B, também é para todos.