A Dunlop, um dos líderes mundiais no fabrico de pneus de alta performance, anuncia que concluiu a classificação de cerca de 1.000 pneus diferentes, abrangendo 50 tipos de pneus que fabrica na Europa, permitindo-lhe estar preparada para a nova etiqueta europeia a ser introduzida a 1 de novembro de 2012. A partir de 30 de maio deste ano, todos os pneus na Europa irão entrar num período voluntário de etiquetagem, considerado como uma fase de experimentação para a nova exigência de etiquetagem de pneus na Europa, que irá passar a vigorar em Novembro. A nova etiqueta de pneus Europeia irá informar os clientes sobre os 3 principais atributos de desempenho dos pneus: eficiência do consumo de combustível, desempenho da aderência em piso molhado e nível de ruído externo do rolamento.

O objetivo desta classificação de pneus é permitir que a Dunlop indique as classificações correctas segundo a nova etiqueta de pneus Europeia. A nova regulamentação exige que cada fabricante teste os pneus, com base nos critérios rigorosos da UE. No entanto, os testes também permitiram que os engenheiros da Dunlop reconfirmassem muitos dos 50 critérios que a marca se baseia para as suas provas, incluindo a travagem em piso seco, a aquaplanagem, comportamento em curvas, a aderência em piso seco e molhado, manobras, entre outros. Apesar da marca apoiar incondicionalmente a chegada da nova etiqueta de pneus Europeia, também irá continuar a informar sobre os mais de 50 critérios os quais a marca testa os seus pneus, permitindo que os clientes tenham uma visão mais alargada sobre as capacidades do desempenho dos pneus.

“Os pneus da Dunlop foram desenvolvidos para ter um elevado desempenho.” - afirma Xavier Fraipont,director de tecnologia de pneus para turismo. “A tecnologia de pneus da Dunlop deriva do desporto automóvel e os pneus são desenvolvidos para alguns dos atuais automóveis de elevado desempenho, quer em estrada e em pista. Em resultado, testamos os pneus não só com base nos 3 principais critérios europeus, mas também com base nos 50 critérios de desempenho indicados, criados para oferecer uma condução firme aos condutores mais desportivos.”

A Dunlop irá começar a implementar a etiquetagem a partir de 30 de Maio, quando a etiquetagem voluntária for permitida pela União Europeia. Espera-se que os pneus etiquetados cheguem às lojas revendedoras ao longo dos cinco meses do período de apresentação, que se estende de junho a novembro. A partir de 1 de novembro todos os pneus Dunlop serão etiquetados de acordo com as exigências da UE.