Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 26

Tópico: Dump Valve de recirculação

  1. #1
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2005
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    4

    Padrão Dump Valve de recirculação

    Visto que a tentativa de reaproveitar um topico já aberto não correu lá muito bem ( ninguem me respondeu ) vou tentar colocar a minha duvidas num topico novo.

    A baixo está o que escrevi a tempos e que ainda procuro esclarecimento.


    Citação Mensagem Original de A.Pedro
    Boas.

    Aproveito o tópico já aberto para colocar uma dúvida de longa data e que ainda não consegui esclarecer.

    O meu carro tem de origem uma Dump Valve de recirculação. Para quem não sabe a diferença é que o ar pressurizado no intercooler não é "atirado" para a atmosfera mas sim reaproveitado para a admissão, voltando a passar pelo turbo indo novamente para o intercooler. A minha grande dúvida é até que ponto este sistema (recirculação) é melhor do que o mais comum (libertar pressão para atmosfera)?

    Do que consultei pela net não consegui chegar a conclusões sólidas, apenas mais duvidas...... a ver se consigo exemplificar.

    Temos o ar no intercooler, quente (pelo menos mais do que aquele que entra pela admissão) pois está comprimido. Quando levanto o pé do acelarador o ar sai do intercooler e vai ser misturado com o ar que entra do filtro e posteriormente chega ao turbo. Duvidas:

    - O ar que virá mais quente do intercooler não irá fazer mal as pás do turbo? (para não falar que ar quente = menos performance)
    - E o ar ao vir pressurizado não estará a ir contra as pás do turbo com demasiada pressão fazendo diminuir o tempo de vida útil do turbo? (pois o formato e disposição das pás supostamente "abrandam" o ar que vem com pressão a mais)
    - Por outro lado a pressão extra do ar que vem da recirculação não fará com que o lag do turbo seja menor?

    Espero não ter dito disparates. Estou aberto a comentários, esclarecimentos, correcções, ...

    Desde já Obrigado.

    A.Pedro.
    A.Pedro

  2. #2
    Senior Member Senior Avatar de AVANTIME
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Localização
    Vila Nova de Gaia
    Mensagens
    590

    Padrão

    Isso é uma dúvida interessante pois penso que no meu funciona da mesma maneira!
    Só notei o funcionamento dessa dita válvula quando troquei o filtro original por um conico...
    Agora uma coisa é certa, se ela lá está por aguma razão deve ser...
    Agora se são melhores as de origem ou não não sei, mas que nos rallys as outras fazem um cagaçal dos diabos isso fazem e não as metem só pelo barulho, penso eu!

  3. #3
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Porto
    Mensagens
    88

    Padrão

    Carros de rally que se prezem não usam dump valve...

  4. #4
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    Citação Mensagem Original de lowriderpt
    Carros de rally que se prezem não usam dump valve...


    por isso é k os WRC as usam... juntamente com umas artimanhas para reduzir ainda mais o lag...

    XAD + XADT

  5. #5
    robert / gt III Senior Avatar de GT III
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    euskadi
    Mensagens
    981

    Padrão

    pois no meu pensar sim vai amdar o ar quemte a emtar e sair ,quamto as q fazem descarga externa posso quase assegurar q a centralina deve de andar as aranhas ,pois emtrou X de ar e os injetores injetarao Y e a mistura sai rica ,logo ja injecta menos ,logo ja da mistura menos rica ,abre a dumpe vavul e comtinuara assim.

    atencao segumdo o q eu imagino!!!

  6. #6
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2005
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    4

    Padrão

    Infelizmente perdeu-se muito boa informação relativa a este topico. Enfim.....

    A conclusão que tirei da maioria dos que participaram foi que ao colocar uma válvula atmosférica iria ficar com o relantin do carro instavel e por isso o tempo de resposta em baixas poderá ser mais lento. O topico na altura terminou comigo a dizer que iria fazer um teste que nunca mais fiz . Esse teste consistia em por a valvula de recirculação a libertar para a atmosfera tapando a outra extremidade do tubo que liga á admissão. A ver se faço isso...

    Entretanto, e apesar dos excelentes contributos, continuo com duvidas.

    Porque será que nos sites que têm valvulas atmosfericas a venda, os que têm descrição desta peça normalmente referem que diminui o turbo lag e que inclusive pode ter alguns ganhos, embora sejam minimos?

    E afinal para onde é que vai o ar recirculado quando sai do intercooler e volta a ser colocado dentro do circuito de admissão. Vai para o turbo ou vai para o filtro de ar?

  7. #7
    robert / gt III Senior Avatar de GT III
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    euskadi
    Mensagens
    981

    Padrão

    pois melhor q nao percas tempo ja fiz isso no meu ,mas deu em nada pois a dump de recirculacao so tem um pistao e logo o carro ao relamtim vai a baixo emquamto as extrenas tem´pistao mais menbrana q fecha com o vaco .

  8. #8
    Moderador Super user Avatar de LeNnOxLeWiS
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.903

    Padrão

    pequeno offtopic mas que pode interessar os intervenientes: eu tb andei a procura de dump recirculaçao para o meu mas entretanto li algures que havia sistemas electricos de "calar" a dump com um botao no interior do carro.... isto daria-me MTO MTO MTO jeito para situaçoes em que tenho q passar despercebido..

    alguem sabe se isto se vende normalmente ou se é algo fabricado DIY? ja procurei no google mas n sei o nome disso em ingles entao n consegui chegar a lado nenhum..
    AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]

  9. #9
    Member Average Avatar de ShadowThief
    Data de Inscrição
    Aug 2005
    Mensagens
    58

    Padrão

    E assim pra dumps de duplo piston, e facil basta colocares uma solenoide pra curtar o vacuo a Dump, as outras em principio como usam tb o vacuo do motor deve de ser igual!

    Abraço

    HYUNDAI Scoupe GT
    www.HyundaiClubePortugal.net

  10. #10
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Localização
    vila do conde
    Mensagens
    29

    Padrão

    comprei agora uma no ebay vou fazer um teste juntamente com o manometro de pressão do turbo quando ela vier e depois digo-te alguma coisa

    a ke comprei da para fazer recirculação ou então o belo do barulho dos wrc's

  11. #11
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Mensagens
    10

    Padrão

    Citação Mensagem Original de A.Pedro
    Infelizmente perdeu-se muito boa informação relativa a este topico. Enfim.....

    A conclusão que tirei da maioria dos que participaram foi que ao colocar uma válvula atmosférica iria ficar com o relantin do carro instavel e por isso o tempo de resposta em baixas poderá ser mais lento. O topico na altura terminou comigo a dizer que iria fazer um teste que nunca mais fiz . Esse teste consistia em por a valvula de recirculação a libertar para a atmosfera tapando a outra extremidade do tubo que liga á admissão. A ver se faço isso...

    Entretanto, e apesar dos excelentes contributos, continuo com duvidas.

    Porque será que nos sites que têm valvulas atmosfericas a venda, os que têm descrição desta peça normalmente referem que diminui o turbo lag e que inclusive pode ter alguns ganhos, embora sejam minimos?

    E afinal para onde é que vai o ar recirculado quando sai do intercooler e volta a ser colocado dentro do circuito de admissão. Vai para o turbo ou vai para o filtro de ar?


    Boas

    Pois é cá estamos

    então é o seguinte,
    depois de tudo o que foi dito no outro tópico acerca das vantagens e desvantagens, de recirculação ou não, ALS`s entre outras coisas possiveis, recentemente um amigo comprou um scooby igual ao teu e fez as seguintes alterações, depois de tanto se queixar que o sonho era desilusão

    reduziu o diâmetro das saidas de escape o que o levou ao extase porque segundo ele o carro ficou a andar muito melhor e ficou tambem melhor ao nivel da sonoridade, agora só não me perguntes é porquê!!!
    meteu dump valve atmosférica e cá temos o homem novamente a chorar pelos cantos, que não anda e que não anda e não sei quê.... mais uma vez não me perguntes o porquê!!!

    a que conclusões chego eu???!!
    se a dump de recirculação existe, foi testada por engenheiros e o teu carro até trás uma de origem, para quê que vamos nós inventar querendo alterar, alterar sim mas apenas aperfeiçoando o que trás de origem e não modificando por completo o sistema!!!


    Abraço

  12. #12
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    28

    Padrão

    Boas a todos,


    De uma maneira básica passo a explicar:

    É certo que as dump valve recirculatorias que vem standar de fábrica não causam a adrenalina que todos gostamos ou seja aquele tipico som de espirro... mas são eficazes, afinal nao despejam a pressao do turbo para o ar, o que implica menos perdas e menos lag. Eficazes portanto.

    Já as recirculatorias com ou nao afinação, sequenciais ou não e consoante o modelo, fazem aquele som de espirro caracteristico e que todos gostamos, porém tem um preço, o que esvazia terá de se encher de novo, daí a perda e o dito lag "tempo de resposta" por parte do turbo, embora em alguns casos possa ser minimizado.

    als - trata-se de um sistema cada vez mais vigiado e sansionado em termos de competicao , muito basicamente resume-se a ter o turbo sempre cheio, nada de lags...
    resposta pronta, o preco a pagar = fiabilidade dos componentes do motor e turbo em causa.

    Um abraço a todos
    Fa

    Web page em - www.jfjaa.pt.to

  13. #13
    h&d
    h&d está desconectado
    Member Average
    Data de Inscrição
    Apr 2005
    Mensagens
    95

    Padrão

    desculpa o off topic mas gostava q alguem explicasse melhor o funcionamento do als ja sei q e para manter o turbo sempre com pressao mas como???

  14. #14
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Mensagens
    10

    Padrão

    Citação Mensagem Original de h&d
    desculpa o off topic mas gostava q alguem explicasse melhor o funcionamento do als ja sei q e para manter o turbo sempre com pressao mas como???

    Boas!!!

    Nada melhor do que ser explicado por técnicos

    http://www.tuningbrasil.com/als.htm


    Para mais pormenores, uma buscazinha no google ajuda ainda mais

    Abraço

  15. #15
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Apr 2006
    Localização
    Caldas da Rainha / Costa da Caparica
    Mensagens
    12

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Tina15
    meteu dump valve atmosférica e cá temos o homem novamente a chorar pelos cantos, que não anda e que não anda e não sei quê....
    E a dump era de Pistão? a mola era a certa para esse motor? Eu tinha uma mola de 1 bar na minha dump e tava a perder potencia porque quando se aproximava do fim, o turbo não passava dos 0.85 / 0.9 bar. Afinei aquilo melhor e ficou fino. E logo na primeira mudança que meti no carro a seguir a meter a dump e notei logo menos tempo nas passagens ( tenho Caixa automatica / Sequencial de 6 ). Até agora estou muito satisfeito, sem nenhum problema até agora e com um som fantastico!!!

    Já agora por curiosidade, quanto custa e onde se pode colocar o ALS ( não que queira por! )

    abraço

  16. #16
    Senior Member Average 2 Avatar de AlFaMaN
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Amadora
    Mensagens
    453

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Fernando Almeida
    Boas a todos,


    De uma maneira básica passo a explicar:

    É certo que as dump valve recirculatorias que vem standar de fábrica não causam a adrenalina que todos gostamos ou seja aquele tipico som de espirro... mas são eficazes, afinal nao despejam a pressao do turbo para o ar, o que implica menos perdas e menos lag. Eficazes portanto.

    Já as recirculatorias com ou nao afinação, sequenciais ou não e consoante o modelo, fazem aquele som de espirro caracteristico e que todos gostamos, porém tem um preço, o que esvazia terá de se encher de novo, daí a perda e o dito lag "tempo de resposta" por parte do turbo, embora em alguns casos possa ser minimizado.

    als - trata-se de um sistema cada vez mais vigiado e sansionado em termos de competicao , muito basicamente resume-se a ter o turbo sempre cheio, nada de lags...
    resposta pronta, o preco a pagar = fiabilidade dos componentes do motor e turbo em causa.

    Um abraço a todos
    Fa

    Web page em - www.jfjaa.pt.to
    Caro Fernando desculpe mas neste ponto vou ter de discordar. As dumps de origem sao de recisrcularção apenas e só para abafar o barulho incomodativo da descarga. Nao é por ela ser feita como retorno para a admissao k é mais eficaz ou nao. As dumps atmosferias sao identicas.

    Kt mais rapida for a descarga da pressao no circuito, melhor a dump valve. É assim k se diminui o lag e o turbo tem um melhor "spool"...

    Ha dumps de membrana e de piston. Apenas variam na necessidade de carro, consoante a pressao de turbo k fazem. Piston aguenta mais pressao e sao mais fiaveis. Carros com MAF têm de usar obrigatoriamente de duplo piston, caso contrario o ralenti fica incerto.
    Grandes Stocks de Motores e peças Honda ITR DC2 - ITR DC5 - CTR EP3 - S2000 - ATR

  17. #17
    Member Average
    Data de Inscrição
    Nov 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    59

    Padrão

    A.Pedro....
    O meu carro tb tem um sistema de recirculação....
    Passo a explicar o q sei....

    O ar que está no intercooler não é quente.... está a ser arrefecido...
    O processo é o seguinte:
    O ar entra pelo filtro e é comprimido pelo turbo ( aquece ), passa pelo intercooler ( arrefece ) e vai para a admissão...
    Entre o Intercooler e a Admissão deve existir uma Dump Valve ( seja ela de recirculação ou de descarga para a atmosfera )
    A função das Dump Valve de recirculação é a seguinte:
    Na altura em que vais com o pé no fundo e levantas o pé, NESSE INSTANTE, a admissão fecha a passagem de ar mas o Turbo continua a mandar pressão. O tubo que vai do intercooler até a admissão vai-se enchendo com essa pressão até encontrar a Dump Valve.

    Ai acontecem 2 coisas: ou o Ar em excesso é despejado para a atmosfera ( criando o tal efeito audível que todos conhecemos ) ou o Ar é reenviado por/para um tubo para se encontrar com o ar que vem do filtro do ar e antes do Turbo

    Podes ver isso na imagem que te mostro do meu carro


    OK...nada de novo..... Agora o que ninguém ( até agora ) te disse, é que a grande diferença entre os dois tipos de Dump Valve é que a de recirculação, permite-te que a mistura de Ar/Gasolina seja sempre perfeita e optimizada....

    " ...Como?? O q é q isso tem a ver???... " - Podes perguntar...
    Simples... o ar ao passar pelo filtro de ar, normalmente passa por uma MAF (Mass Air Flow) ou Medidor de Massa de Ar que calcula e dá informações INSTANTÂNEAS ás unidades/centralinas do carro de vários parametros incluindo a temperatura do ar que passa, a quantidade de ar, a velocidade do ar, etc... o que vai influenciar a quantidade de combustivel necessária para qq momento.
    Quando levantas o pé e o ar é devolvido pela Dump Valve de recirculação, esse ár que já tinha sido medido antes, entra de novo no sistema e nas contas das centralinas juntamente com o ar que vem da rua para o Turbo para ser comprimido ( e arrefecido para a admissão outra vez... )

    Por esta razão, é que há certos carros que não se dão com as mudanças de uma valvula de recirculação para uma valvula atmosférica.... ao fazer isso, o ar que foi medido e calculado vai para a atmosfera ( fazendo o barulhinho muito fixe ) e fica a faltar nas contas das unidades/centralinas criando misturas de ar/combustivel demasiado ricas ou pobres... relanti incerto... erros de check engine e outros parecidos....

    Quando consegues compensar ( electronicamente ou não ) essa diferença, podes utilizar essa Dump Valve Atmosférica.... se o carro já tinha sido projectado para despejar o ar para a atmosfera e esse ar não entrar nas contas das unidades, tens a dump a fazer o barulho para a atmosfera de origem do carro.

    As duas têm o mesmo princípio... fazer com que ao levantar o pé, o ar não venha para tras e atrase a rotação das pás do Turbo.... e atrasar ainda mais o spool do mesmo...

    QQ duvida pergunta.... se souber responder.....
    Motor tipo B202R

  18. #18
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2005
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    4

    Padrão

    Oi, tenho estado um pouco ausente mas já vi que voces têm dado continuação a isto. Obrigado.

    O que o joseglv escreveu, já não é a primeira vez que me dizem:

    Simples... o ar ao passar pelo filtro de ar, normalmente passa por uma MAF (Mass Air Flow) ou Medidor de Massa de Ar que calcula e dá informações INSTANTÂNEAS ás unidades/centralinas do carro de vários parametros incluindo a temperatura do ar que passa, a quantidade de ar, a velocidade do ar, etc... o que vai influenciar a quantidade de combustivel necessária para qq momento.
    Quando levantas o pé e o ar é devolvido pela Dump Valve de recirculação, esse ár que já tinha sido medido antes, entra de novo no sistema e nas contas das centralinas juntamente com o ar que vem da rua para o Turbo para ser comprimido ( e arrefecido para a admissão outra vez... )
    Como é que o ar que está a ser expelido do intercooler para a admissão vai entrar novamente nas contas da centralina se esse mesmo ar não volta a passar na MAF? (o sensor da MAF está a cerca de 30 cm do tubo de recirculação que se liga ao sistema de admissao mesmo junto ao turbo)

    Abraços,

    A.Pedro

  19. #19
    Member Average
    Data de Inscrição
    Nov 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    59

    Padrão

    Citação Mensagem Original de A.Pedro
    Simples... o ar ao passar pelo filtro de ar, normalmente passa por uma MAF (Mass Air Flow) ou Medidor de Massa de Ar que calcula e dá informações INSTANTÂNEAS ás unidades/centralinas do carro de vários parametros incluindo a temperatura do ar que passa, a quantidade de ar, a velocidade do ar, etc... o que vai influenciar a quantidade de combustivel necessária para qq momento.
    Quando levantas o pé e o ar é devolvido pela Dump Valve de recirculação, esse ár que já tinha sido medido antes, entra de novo no sistema e nas contas das centralinas juntamente com o ar que vem da rua para o Turbo para ser comprimido ( e arrefecido para a admissão outra vez... )
    Como é que o ar que está a ser expelido do intercooler para a admissão vai entrar novamente nas contas da centralina se esse mesmo ar não volta a passar na MAF? (o sensor da MAF está a cerca de 30 cm do tubo de recirculação que se liga ao sistema de admissao mesmo junto ao turbo)

    Abraços,

    A.Pedro
    Para já o ar é expelido do tubo da admissão para o tubo do filtro de ar ... e sim entra depois da MAF...
    Agora como é que entra nas contas??? Boa pergunta... não sei tudo...
    O que sei é que se desligares a Dump para fazeres a descarga para a atmosfera, o carro "sente" a falta do ar que se "perdeu"... não sei se é por vacuo ou por ser um circuito fechado... sei que esse ár é ar parameterizado e calculado e que vai fazer falta....
    Motor tipo B202R

  20. #20
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Apr 2005
    Localização
    cacem
    Mensagens
    14

    Padrão

    desculpem o OFF TOPIC mas tenho uma dump de recirculaçao nova pra venda da marca BONALUME

    . qualquer coisa PM me.

    abraços

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Dump Valve num 2.0 HDi
    Por pUbLIS no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 23
    Última Resp.: 10-10-2010, 20:32
  2. Dump valve
    Por Darkleon no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 2
    Última Resp.: 13-01-2010, 03:08
  3. Dump Valve
    Por LukaxBravo no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 7
    Última Resp.: 06-05-2009, 00:00
  4. dump valve
    Por kytto no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 5
    Última Resp.: 08-08-2007, 08:24
  5. Dump Valve
    Por M@RcXx no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 1
    Última Resp.: 01-02-2006, 21:19

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •