muito bem exemplificado, obrigado pela colaboração.
Este diy não tem fotos por ai além pois quando me lembrei de as tirar já tinha acabado o serviço no carro do cliente á muito, este diy é simples para quem tiver ferramenta adequada e algum jeitinho e ajuda a poupar um bom dinheiro pois é uma reparação relativamente cara e até simples.
Este diy ajuda também quem precisar de trocar um fole de transmissão e limpar a homocinética quando rasga o fole para que ela dure uns bons anos.
Passos:
1.Com o carro travado e desengatado acente no chão, remover o centro da jante, necessitam de uma chave estriada número 30 como esta da foto.
2. com ajuda de um ferro como se vê na foto, desapertar a porca central no sentido contrário aos ponteiros do relógio até se sentir que ficou aliviada, para facilitar, especialmente em carros importados, antes de desapertar convém limpar com escova de aço a rosca para não a moer e aplicar lubrificante
3.aliviar as porcas das rodas e depois colocar o carro no ar em segurança, eu usei preguiças, quem não tiver preguiças não o coloquem no macaco de origem pois aquilo é um perigo, usem uma jante e tábuas fortes e coloquem o carro com o charrion em cima com altura boa para poderem trabalhar, ai sim depois removam a roda.
4.Remover a porca central da transmissão.
5.Caso o carro não esteja suspenso no ar dos dois lados, metam alguma coisa a calçar o braço do lado em que estão a trabalhar(de preferencia um macaco bom) e depois desapertem o tirante da barra estabilizadora.
6. com auxilio de uma peça de madeira maciça e um martelo batam na ponta da transmissão para ela recuar
7. desapertar os 3 parafusos da rotula do braço e a rotula de direcção, lubrificar sempre e limpar roscas antes de desapertar, remover as abraçadeiras do fole, a anterior e a posterior, desligar ficha do abs com muito cidado, não tentem tirar o sensor do abs pois quase de certeza o que vai acontecer é que não o vão tirar(pois com os anos aquilo agarra) e vão parti-lo todo e aquilo ainda custa 56euros![]()
8. com ajuda de um maço ou do nosso amigo pau que apareec ai nas imagens de madeira de cerejeira, bater como mostra no esquema para sair, é preciso bater com força e segurem a transmissão para ela não desencaixar na outra ponta(lado da caixa de velocidades) quando baterem ai pois se isso acontecer em vez de um trabalho têm 2 e o segundo é bem pior pois se não tiverem um bom stock de ferramenta duvido que tenham a chave para desapertar o outro lado.
9. com ela fora agora das duas uma, ou reparam ou trocam, para montar é só inverter o processo com precisão, ao aplicarem um homocinética nova certifiquem-se que ela fica bem presa, atenção as anilhas que ficam na manga de eixo![]()
Deixo agora aqui umas fotos que podem ajudar a compreender um pouco mais.
No fim do serviço a direcção do carro deve obrigatóriamente ser alinhada!
Peças manutenção, performance & serviços especializados de asistencia a oficinas grupo VAG, Porsche & Mecânica Wankel
muito bem exemplificado, obrigado pela colaboração.
devias ter posto isto á 2 meseslol
agora nao gasto mais dinheiro
mt bom, obg
http://img18.imageshack.us/img18/985...arasairdu6.jpg
Que programa é esse? cumprimentos
Peças manutenção, performance & serviços especializados de asistencia a oficinas grupo VAG, Porsche & Mecânica Wankel
Entao quer dizer que para ver o manual tem que se pagar certo? cumprimentos
Última edição por Gotcha_06; 04-01-2012 às 20:46.