Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 36

Tópico: [DIY] Troca de velas num Avantime 2.0T

  1. #1
    Senior Member Senior Avatar de AVANTIME
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Localização
    Vila Nova de Gaia
    Mensagens
    590

    Padrão [DIY] Troca de velas num Avantime 2.0T

    Ora uma vez que a meu ver os stand´s, concessionários, etc e tal nunca ligam nenhuma à manutenção dos nossos carros, nada melhor que meter as mãos à obra e "faça você mesmo"!

    Uma das coisas que me queixava em relação ao meu carro é o consumo excessivo de óleo do motor, que ficou prácticamente resolvido com um óleo que eu mesmo comprei (0w40), uma vez que o stand chutava as culpas para o glp e o instalador chutava para o stand e o concess. renault dizia simplesmente que "era normal" !!!

    Outro "pequeno" problema é os soluços quando acelero mais um pouco, mas expecialmente a utilizar GPL o carro engasgava-se um pouco!
    Mais uma vez, chuta para aqui e para ali e nada!

    Ora como às vezes dá-me para ser curioso andei a pensar e sem mexer em nada decidi dar um tiro no escuro e comprar umas velas!
    Isto porque a minha intuição dizia que nem a renault nem o stand devem ter alguma vez as trocado, isto como o carro com 45.000km!

    Andei por aí à procura e achei umas velas porreiras, Denso Platinium ao preço de aprox. 17€ e umas Denso Iridium a um belo preço de 30€ CADA!!!
    Dei mais umas voltas e acabei por achar as que eu queria, NGK Iridium IX que ficou por aprox. 50€ a caixa de 4 unidades.

    Assim sendo aqui fica então as fotos da substituição das velas, isto para quem nunca o fez...

    Aqui estão as novas:


    O primeiro passo seria desligar a bateria, o que acabei por não fazer mas..
    Depois retira-se os parafusos que prendem os cascilhos que ligam às velas:


    O buraco está um pouco sujo, mas nem sequer limpei para não estar a inventar muito:


    Os casquilhos estavam tb com muito pó, mas depois limpei com um pano e ficou novo:


    Após retirar as velas antigas aqui está a diferênça!


    As originais eram champion e quase nem sequer tinham polo, o que segundo alguns sites, era devido ao uso excessivo e que poderia dificultar os arranques a frio e acelerações!


    Finalmente voltamos a inverter todo o processo e de preferência com uma chave de aperto dinamométrica, mas caso não tenham acaba por ser olhomométrica como eu fiz!


    Resultado:
    Já dei uma voltinha ao quarteirão e notam-se muito mais diferênças do que eu pensava!
    Parece-me que o carro já não engasga a gpl e quase não se nota a diferênças de aceleração para a gasolina!
    Agora vou andar mais uns dias a testar se realmente baixa tb os meus consumos ou não!

    E pronto! Comments...

  2. #2
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Localização
    Porto
    Mensagens
    8

    Padrão

    Nice! Também uso essas velas no meu HGT... e são mesmo fixes!

    Reparei foi na referência... BKR6EIX... são exactamente as mesmas que as minhas (p/ o HGT)... encomendei-as no site www.sparkplugs.co.uk e chegaram cá também por cerca de 50 euros... compras-te as tuas onde?

    Abraço,
    Duarte

    High > GT

  3. #3
    JT
    JT está desconectado
    Time Attack Super user
    Data de Inscrição
    Apr 2004
    Localização
    Hamamatsu, Shizuoka, Japan
    Mensagens
    5.134

    Padrão

    as vezes os problemas sao coisas tao "simples" que ninguem se lembra... bem pensado
    2 old 4 this $hit

  4. #4
    Senior Member Average 2 Avatar de Alfa147
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    V.N.Gaia - Portugal
    Mensagens
    271

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Vel. de Ponta
    Nice! Também uso essas velas no meu HGT... e são mesmo fixes!

    Reparei foi na referência... BKR6EIX... são exactamente as mesmas que as minhas (p/ o HGT)... encomendei-as no site www.sparkplugs.co.uk e chegaram cá também por cerca de 50 euros... compras-te as tuas onde?

    Abraço,
    Duarte
    Eu tb comprei através do site www.sparkplugs.co.uk as minhas 8 velas para twinspark...cá em Portugal as 8 na marca custava qualquer coisa como 100contos....através do site com portes e tudo ficou mais ou menos por 25contos!!!

    4 das 8 velas tb usam essa referencia, segundo verifiquei no site com meu bro, quando eles passam de platinium para iridium, as de iridium cobrem montes de referencias das de platinium...e curiosamente tens este caso que o Avantime o HGT e o Alfa usem todos mesma vela!!!

    Depois eu uso é outra salvo erro mais fria, que são as outras 4 velas mais pequenas...que completam o sistema twinspark.

    No mail que enviei ao site até foram eles que me aconselharam...até porque curiosamente as iridium ficam ainda mais baratas que as platinium!!!

    "We currently have an offer on our home page ... http://www.spark-plugs.co.uk/index.htm for both NGK recommended listed platinum parts - BKR6EKPA & PMR7A and the Iridium equivalents - BKR6EIX & CR7EIX."

  5. #5
    Senior Member Senior Avatar de AVANTIME
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Localização
    Vila Nova de Gaia
    Mensagens
    590

    Padrão

    Hoje vim para o trabalho e o andamento não tem nada haver!
    Nunca pensei que trocar de velas fizesse tanta diferença! Parece que acordei uns 30cv que estavam antes adormecidos!
    Agora quase nem noto diferênças do andamento em GPL para gasolina e por vezes tenho de olhar 2x para o switch para ver se realmente o sistema está ligado! :P

    Quanto à compra, às vezes procuramos tão longe e as coisas estão tão perto!
    Não sei se é contra as regras do forum dizer a casa, mas se for pf retirem o que disse!
    Foi na CS-Peças na zona industrial da Feiteira/Carvalhos..
    É mesmo à frente do novo Feira-Nova!
    Fizeram-me desconto de -30% e depois leva 21% de iva em cima!

  6. #6
    Senior Member Average 2 Avatar de Alfa147
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    V.N.Gaia - Portugal
    Mensagens
    271

    Padrão

    Citação Mensagem Original de AVANTIME
    Hoje vim para o trabalho e o andamento não tem nada haver!
    Nunca pensei que trocar de velas fizesse tanta diferença! Parece que acordei uns 30cv que estavam antes adormecidos!
    Agora quase nem noto diferênças do andamento em GPL para gasolina e por vezes tenho de olhar 2x para o switch para ver se realmente o sistema está ligado! :P

    Quanto à compra, às vezes procuramos tão longe e as coisas estão tão perto!
    Não sei se é contra as regras do forum dizer a casa, mas se for pf retirem o que disse!
    Foi na CS-Peças na zona industrial da Feiteira/Carvalhos..
    É mesmo à frente do novo Feira-Nova!
    Fizeram-me desconto de -30% e depois leva 21% de iva em cima!
    Será desta que consegues fugir à minha "Bella" adormecida....é que quando ela acordar....começa comprar binóculos com zoom jeitoso! :P

  7. #7
    Senior Member Senior Avatar de AVANTIME
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Localização
    Vila Nova de Gaia
    Mensagens
    590

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Alfa147
    Será desta que consegues fugir à minha "Bella" adormecida....é que quando ela acordar....começa comprar binóculos com zoom jeitoso! :P
    Não te preocupes que o meu rectrovisor tem um aumento porreiro para ver quem vem lá mais atrás!

  8. #8
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    76

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Vel. de Ponta
    Nice! Também uso essas velas no meu HGT... e são mesmo fixes!

    Reparei foi na referência... BKR6EIX... são exactamente as mesmas que as minhas (p/ o HGT)... encomendei-as no site www.sparkplugs.co.uk e chegaram cá também por cerca de 50 euros... compras-te as tuas onde?
    Ora boas, já agora podias dizer-me qt é q acrescentou de portes ao preço do conjunto e qt tempo demorou a chegar a encomenda?

    Obrigado, um abraço.
    ATR Master, going from LSI to Type-R... is it possible? Honda, The Power of my dream, the power of your NIGHTMARE!!

  9. #9
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Localização
    Porto
    Mensagens
    8

    Padrão

    Na altura... ficou tudo por cerca de 50 euros... ja lá vai mais de um ano... e não demorou mais de uma semana a chagar a casa!
    Muito simples mesmo!

    Abraço,
    Duarte

    High > GT

  10. #10
    Senior Member Average 2 Avatar de Alfa147
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    V.N.Gaia - Portugal
    Mensagens
    271

    Padrão

    Citação Mensagem Original de AVANTIME
    Citação Mensagem Original de Alfa147
    Será desta que consegues fugir à minha "Bella" adormecida....é que quando ela acordar....começa comprar binóculos com zoom jeitoso! :P
    Não te preocupes que o meu rectrovisor tem um aumento porreiro para ver quem vem lá mais atrás!
    Então vais ter de virar esse retro ao contrário para fazeres de binóculo....



    Nem vai dar tempo para trocares de gás para gasolina!!!! :P

  11. #11
    Senior Member Average 2 Avatar de AMMendes
    Data de Inscrição
    Feb 2006
    Mensagens
    154

    Padrão

    Essas velas estavam um pouco com ferrugem. Vai verificando os cabos isso pode dar uma dor de cabeça depois às voltas do que é que será a falta de potencia e o soluçar
    Miata 1.6 NA
    Quando se compra um Miata é para anda com a capota aberta. CAPOTA ABERTA. Se a capota está fechada é bom que a tempestade tenha nome.

  12. #12
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    76

    Padrão

    já agora e por falarem em cabos de velas... para umas NGK iridium é importante fazer upgrade aos cabos de origem? se sim, o q aconselham e a q preços?

    Um abraço
    ATR Master, going from LSI to Type-R... is it possible? Honda, The Power of my dream, the power of your NIGHTMARE!!

  13. #13
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Mensagens
    212

    Padrão

    Bom, deixa lá então começar...

    1-> Estás a necessitar URGENTEMENTE de trocar a junta da tampa das válvulas e os respectivos retentores (para a zona de encaixe nas velas)

    2-> Essas velas antigas fartaram-se de levar com água e humidade. Não tens problemas com o nível de líquido de refrigeração? Se não tiveres,´é pq esse motor foi lavado muitas vezes... e muito mal lavado!

    3-> As velas antigas têm o q? 100 mil Kms?!?!!?

    4-> Tens a certeza que a referência de velas para o teu motor, é essa que compraste? O coeficiente de temperatura dessas velas é 6, para o teu motor deveria ser 5. Além disso o tamanho da vela é diferente das que tinhas montado.

  14. #14
    Senior Member Average 2 Avatar de Alfa147
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    V.N.Gaia - Portugal
    Mensagens
    271

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Junglas
    Bom, deixa lá então começar...

    1-> Estás a necessitar URGENTEMENTE de trocar a junta da tampa das válvulas e os respectivos retentores (para a zona de encaixe nas velas)

    2-> Essas velas antigas fartaram-se de levar com água e humidade. Não tens problemas com o nível de líquido de refrigeração? Se não tiveres,´é pq esse motor foi lavado muitas vezes... e muito mal lavado!

    3-> As velas antigas têm o q? 100 mil Kms?!?!!?

    4-> Tens a certeza que a referência de velas para o teu motor, é essa que compraste? O coeficiente de temperatura dessas velas é 6, para o teu motor deveria ser 5. Além disso o tamanho da vela é diferente das que tinhas montado.
    Oi Junglas, amanhã ele já te deve responder...mas algumas coisas posso já te dizer...

    1- Tb acho que sim...aquilo manda ali um koto de ferrugem estranha...mas ele já sabia no que se ia meter quando comprou carro... :P

    2- Tenho a impressão que o carro não veio de barco...mas a fazer de barco ao contrario...realmente aquilo me cheira a muita agua...mas pode ter sido por ter estado parado durante muito tempo sem andar!

    3- Nop, se não estou em erro só 50.000km....mas depois ele confirma!

    4- Tá tudo certo, tanto tamanho como temperatura...a Renault a partir deste ano ou ano passado passou a trabalhar com NGK e aconselham mesmo este modelo e principalmente quem tem carro gas....isso confirmamos em varios sites!

  15. #15
    Senior Member Senior Avatar de AVANTIME
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Localização
    Vila Nova de Gaia
    Mensagens
    590

    Padrão

    Só gostava de acrescentar que apenas o buraco da vela mais à direira é que está assim!
    Os outros 3 estavam prácticamente limpos!
    Deduzo que devem ter limpo o motor à mangueirada sem a tampa do mesmo ou isso ganha humidade pois é a que está mais à vista!
    Em relação à temperatura, os tipos do gpl gostam de baixar realmente para 5, no entanto o meu instalador disse-me para manter a temp. de origem, uma vez que o carro tb anda a gasolina de vez em quando (nem que seja pra dar umas ratadas nuns alfas que eu cá sei)

    Até agora arranca 5* e deixou mesmo de soluçar!
    Quanto aos consumos ainda não baixou muito mais, mas eu tb tenho andado a puxar mais pelo bixo!

  16. #16
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Mensagens
    212

    Padrão

    Se o catálogo indica essas velas como sendo as correctas... Quem sou eu para contrariar quem as desenhou !!!

    Só acho que é um coeficiente de temperatura elevado (BKR6EIX) porque o teu carro é Turbo. Regra geral, num motor turbo o coeficiente de temperatura de vela é um ponto mais baixo do que num motor atmosférico. O meu carro é atmosférico e leva BKR6EIX-11, daí ter achado estranho o teu levar as mesmas velas.

    Independetemente de aquela manchinha de oleo e da oxidação estranha estar apenas numa das velas, eu mandaria o carro a Renault para trocar as juntas todas. Mas isso sou eu que sou um picuínhas do carago com o carro. ehehehe


    Os consumos deverão baixar. Não muito, mas é suposto baixarem um pouco em relação aos valores indicados pela marca. Com as velas no estado em que tu tinhas, é normal que notes imensas diferenças!

    "Só" 50.000Kms numas velas???? LoooooooooooooooooooooL

    A marca recomenda mudanças de velas aos 25 mil (no meu caso) e eu mudo a cada 10 ou 15 mil Kms, ou seja, sempre que mudo de óleo! Mal não lhe faz, e como as velas não são caras... OEM cerca de 20€, as NGK iridium costumam ficar-me na casa dos 40€ vindas de Macau.

  17. #17
    Senior Member Average 2 Avatar de Alfa147
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    V.N.Gaia - Portugal
    Mensagens
    271

    Padrão

    Isso é muito pouco tempo junglas....pois por ex. eu com as minhas platina da NGK que vem de origem com carro, eles no manual dizem para mudar apenas aos 100.000km!!!!!!!
    Só as troquei porque numa das limpezas uma delas se partiu a meio!

    Mas o site já me avisou que a iridium duram apenas pouco mais de metade que as platina....tipo 60.000km!

  18. #18
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Mensagens
    212

    Padrão

    Alfa147, é pouco tempo, mas é o que a marca recomenda. 20 ou 25 mil Kms, não te posso dizer ao certo qual é. Lembra-te que o meu carro é de 1990. Nessa altura fazer 10 mil Kms com o mesmo óleo era considerado crime e dava direito a decapitação.

  19. #19
    Senior Member Average 2 Avatar de Alfa147
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    V.N.Gaia - Portugal
    Mensagens
    271

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Junglas
    Alfa147, é pouco tempo, mas é o que a marca recomenda. 20 ou 25 mil Kms, não te posso dizer ao certo qual é. Lembra-te que o meu carro é de 1990. Nessa altura fazer 10 mil Kms com o mesmo óleo era considerado crime e dava direito a decapitação.
    Ha...mas as velas que são indicadas de origem pela marca não devem ser de Platina, pois não?!
    Ou já havia nessa altura!?

  20. #20
    Senior Member Senior Avatar de AVANTIME
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Localização
    Vila Nova de Gaia
    Mensagens
    590

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Alfa147
    Citação Mensagem Original de Junglas
    Alfa147, é pouco tempo, mas é o que a marca recomenda. 20 ou 25 mil Kms, não te posso dizer ao certo qual é. Lembra-te que o meu carro é de 1990. Nessa altura fazer 10 mil Kms com o mesmo óleo era considerado crime e dava direito a decapitação.
    Ha...mas as velas que são indicadas de origem pela marca não devem ser de Platina, pois não?!
    Ou já havia nessa altura!?
    No meu, salvo erro estas champion já são de platina e acho que no manual diz apenas para as verificar aos 40 mil km...
    No entanto este motor continuou a ser utilizado nos Velsatis, Espace, Lagunas, Megane´s e segundo um site da NGK, em 2005 salvo erro, passarem a ser de origem as iridium..

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. [VENDO] Velas em IX da OBX-R + Cabos d velas OBX-R Pra Honda
    Por Crazy_Civic no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 12
    Última Resp.: 13-06-2011, 10:18
  2. [Vendo] Cabos velas OBX-R+Velas Iridium da OBX-R + Admissão Directa OBX
    Por Crazy_Civic no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 6
    Última Resp.: 18-01-2008, 19:46
  3. [VENDO] Velas iridium + Cabos de velas da OBX-R para Hondas
    Por Crazy_Civic no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 4
    Última Resp.: 16-08-2007, 13:29
  4. troca de velas
    Por v4NDALu no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 5
    Última Resp.: 08-04-2007, 20:17
  5. Velas [Troca]
    Por MiniBimmer no fórum Manutenção
    Respostas: 1
    Última Resp.: 17-01-2007, 00:38

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •