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Tópico: DIY - Pintura de Jantes v2.0Este é um relato, escrito e com fotos, da minha primeira

  1. #1
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    Padrão DIY - Pintura de Jantes v2.0

    Este é um relato, escrito e com fotos, da minha primeira incursão pela aventura DIY!
    Objectivo: Jantes 16" adquiridas para Fiat Stilo.
    Como irão ver mais á frente nas fotos, elas estão mal tratadas e acho que se irão revelar um verdadeiro desafio para um leigo como eu. Todo o know how foi assimilado de tópicos semelhantes ao do ThunderFox (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=19831.0), em variadíssimos fóruns.

    DO IT YOURSELF
    Pintura de jantes



    Tempo Estimado: 24 horas de trabalho
    Custo Estimado: 70,00€
    Dificuldade: Médio/Díficil (centros)

    Material Necessário:

    1x Esfregão Bravo
    4x Folha de lixa de água 240 (MaxMat)
    4x Folha de lixa de água 400 (MaxMat)
    1x Lata massa para metal Presto (AKI)
    2x Lata spray primário Motip (AKI)
    4x Lata spray de tinta da cor escolhida Motip (AKI)
    2x Lata verniz acrílico Motip (AKI)
    1x Pano de microfibras
    1x Rolo de fita de pintura (MaxMat)
    Jornais


    E a aventura começa...

    1º Capitulo:
    As jantes... que parecem já ter sido alvo de um trabalho idêntico, mas com resultados aquém do esperado! Reparem nos centros... um verdadeiro desafio!!



















    2º Capitulo:
    O material a usar...










    Acrescentei as escovas de metal, uma lixa/esponja (não resultou muito) e mais umas folhas de lixa, neste caso, 240 foi o grau ideal!
    O berbequim já com escova, o que se comprovou ser de extrema utilidade!



    3º Capitulo:
    O início dos trabalhos...

    Aqui já se pode constactar a diferênça entre um dos orificios já tratado e os outros por tratar:




    O centro já lixado:




    A última, reparem no seu estado:




    Depois:



    O trabalho de mãos:





    Depois de lavadas:





    E pronto, ficaram agora a secar, prontas para o restante: levar massa nos riscos, lixar a massa, pintar com o primário, lixar levemente, pintar com a cor final e finalmente, levar com o verniz!

    4º Capitulo:
    Rectificação de riscos com massa para metal

    A massa:



    já colocada:





    Massa a ser lixada:



    Tudo pronto... protecção dos pneus (vão ser substituidos, mas pronto...):




    5º Capitulo:
    Pintura com primário (duas demãos):









    Algumas imperfeições no acabamento de massa (mais evidentes depois do primário):




    Estas imperfeições foram alvo de novo tratamento com lixa (sem fotos... esqueci-me).

    6º Capitulo:
    Pintura de côr - 1ª demão:







    Os famosos centros, que estavam completamente oxidados:






    Diferentes, não?

    Neste aspecto foi ambiguo... não fiquei contente com a côr obtida, o exemplo de côr era diferente.


    7º Capitulo:
    Pintura de côr - 2ª demão:

    Mais umas pequenas correcções:





    Pintura... decidi obter uma côr mais escura para a segunda demão:











    Resultado final da pintura... fique satisfeito com o resultado, algumas imperfeições subsistiram, vísiveis para um bom observador... mas perfeitamente aceitáveis para um trabalho de um leigo na matéria!
    Mas... ainda falta o verniz...

    8º Capitulo:
    Envernizamento (três demãos):

    Um dos centros já com verniz:







    Finalmente...

    9º Capitulo:
    Resultado final, son vários angulos e luz diferente:





















    The End! (pelo menos até as montar!!)

    Resumindo... 4 dias de trabalho, um pouco por dia. Um trabalho recompensador, amador, mas com um resultado satisfatório, para além das minhas espectativas, tendo em conta o estado das jantes início!
    Agora, em breve, vão ser postas á prova no Stilo... e mais fotos irão sendo tiradas e aqui mostradas!
    A todos... obrigado pelo apoio!

  2. #2
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    que verniz usas te ?
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  3. #3
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    Verniz acrilico da MOTIP.

  4. #4
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    mto bom para um trabalho com latas. resta saber se a tinta vai curar e ganhar rigidez o suficiente para nao lascar logo com pedrinhas que saltem. espero que nao.

    em todo o caso eu esperava uns bons 3 a 4 dias antes de montar.
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  5. #5
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    Sim, eu acabei tudo no domingo, elas estão exactamente no mesmo sitio onde foram pintadas. Ninguem lhes mexe... até quinta, dia em que, provavelmente, serão montadas no Stilo!
    Em principio já estarão bem secas e com a rigidez necessária.
    Elas foram lixadas até ficar só o primário original... depois levaram com duas demão de primário novo, foram novamente lixadas ao de leve, e foram pintadas com a côr com duas demão. Depois levaram com três demão de verniz!
    Vamos ver...

  6. #6
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    bom trabalho.... grande trabalhao...
    cumps

  7. #7
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    Eu usei as mesma tintas... e passado estes anos todos, ainda lá estão pintadas no Corsa as jantes.

    Pena é q agora é a minha mae q anda com o carro... e ela não se dá mto bem com os passeios.

    No entanto, pelo valor q gastaste, preferia dar mais 20€ e fazer um serviço num profissional.
    Built, not bought!

  8. #8
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    bom trabalho, obrigado por partilhares.

  9. #9
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    Citação Mensagem Original de FrEaKZoIdE Ver Post
    No entanto, pelo valor q gastaste, preferia dar mais 20€ e fazer um serviço num profissional.

    até podes ter alguma razão, mas o saber fazer já ninguem tira ao homem...

    bom tópico!

  10. #10
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    Citação Mensagem Original de KLUCA Ver Post
    até podes ter alguma razão, mas o saber fazer já ninguem tira ao homem...

    bom tópico!
    E qdo é feito por nós tem "outro sabor"...
    O primeiro topico q apareceu aí, fui eu q o fiz, mas gastei menos de metade do valor, até aí, penso q compensa.

    Pq por 90€, faz-se num profissional, onde as jantes são totalmente decapadas, desempenadas, calibradas e pintadas. Não quero com isto dizer q foi um mau trabalho, acho é q não compensa!
    Built, not bought!

  11. #11
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    Tá um trabalho muito bom, sem dúvida.

    Como foi referido sobre a secagem da tinta, para "simular" uma estufa quando pinto material (seja com lata ou aerógrafo/pistola) utilizo a pistola de calor (na falta dela pode ser um secador) para aquecer ligeiramente a peça que vou pintar e para secar a tinta assim que ela é aplicada.

    Quando é feito com calor a tinta ao aderir ao material seca imediatamente (o que impede de depois ficar com pó ou pelos colados) e agarra com maior eficácia, logo vai durar mais tempo e resistir melhor a agressões.

    De qquer forma, foi um excelente trabalho para um ótimo resultado
    ... Rock On!!!! ♪♫♪

  12. #12
    Vas
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    Muito bom! Bom trabalho!

  13. #13
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    bom trabalho sem dúvida...

    estou também a restaurar 4 jantes de audi tt...

    não sou perito na matéria mas aqui fica um conselho....podem usar decapante, como eu estou a fazer, quando o verniz ta por exemplo a estalar, ou querem remover completamente a tinta e o verniz...

    usem um pincel e evitem tocar directamente no produto...

  14. #14
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    bom trabalho sem dúvida...

    estou também a restaurar 4 jantes de audi tt...

    não sou perito na matéria mas aqui fica um conselho....podem usar decapante, como eu estou a fazer, quando o verniz ta por exemplo a estalar, ou querem remover completamente a tinta e o verniz...

    usem um pincel e evitem tocar directamente no produto...

  15. #15
    Senior Member Senior Avatar de MISTERCOOL
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    Bom trabalho, ando ao tempo para ganhar corragem para fazer isso às minhas e agora tudo se tornou mais simples.

    Abraços

  16. #16
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    muito bom mesmo. abraço

  17. #17
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    Muito bom trabalho com as explicações e tudo mais acho q me vou aventurar LOL XD

  18. #18
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    muito bom o trabalho,mas por experiencia proprio para pintar as jantes o melhor e mesmo retirar os pneus fika um serviço mais bem feito,nao k este esteja mal mas é a minha opiniao
    LOW, is a lifestyle
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  19. #19
    jof
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    Brutal, tenho de experimentar

  20. #20
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    muito bem bom trabalho
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