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Tópico: [DIY] Montagem de auto radio, ligações, bluetooth,etc...

  1. #1
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    Padrão [DIY] Montagem de auto radio, ligações, bluetooth,etc...

    Boas pessoal! Acabei de comprar um radio novo para meter no meu carro e procurei aqui pelo fórum um DIY para montagem do mesmo, uma vez que já queimei um aqui à 2 anos ao tentar montar um amplificador de antena, contudo reparei que não existe nenhum, assim sendo proponho que os "entendidos" nesta matéria criassem um DIY afim de ajudarem os "noobs" como eu...lol. No meu caso comprei um Pioneer DEH-8400BT, comprei este por ter Bluetooth podendo atender chamadas enquanto se conduz, sendo que para isso terei de instalar o micro para além do rádio. Espero por algumas dicas de ajuda e esclarecimentos das ligações. Obrigado desde já! Abraço!

  2. #2
    Senior Member Average 2
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    Boas.

    Alimentação:
    Os únicos cabos que NAO podes trocar as ligações são o fio vermelho e amarelo (positivo - 12V) e o fio preto (negativo - 0V ou massa). É a troca desses três que queima rádios num ápice.
    Por norma, costumam ser ligados:
    - o fio vermelho aos 12v permanentes, provenientes da bateria (memoria interna do rádio - estações, regulação de som, etc)
    - o fio amarelo aos 12v fornecidos pela chave do carro (liga o rádio automaticamente quando rodas a chave)
    - o fio preto ao chassis do carro, ou ao cabo de massa já existente na instalação do teu carro (tambem costuma ser preto), ou até mesmo pela antena.
    - Se não te quiseres chatear muito com a ligação do radio através da chave, juntas o vermelho e o amarelo e ligas os dois ao cabo que trás 12v permanentes da bateria, que o rádio não deixa de trabalhar por causa disso.

    Nota: Um busca-pólos daqueles de eletricista auto é um mimo para este tipo de instalações. Os últimos que vi custavam 10€ na Norauto.


    Colunas:
    Tens ai uma ficha com 8 cabos com as cores Cinzento, Roxo, e outras 2 que agora não me lembro. É sempre um par de cabos para cada cor, por exemplo, para o cinzento vais ter 2 cabos; um completamente cinzento e outro com uma risca preta ou de outra cor qualquer para o diferenciar do cabo todo cinzento. O que tem a risca é o cabo que vai ligar ao polo negativo da coluna. O outro é o polo positivo. Em cada coluna tens lá os terminais de ligação identificados pelos respetivos polos. Os restantes pares de cabos são feitos da mesma maneira mas com cores diferentes.

    É muito fácil descobrires cada cabo de cada coluna. Como eu fiz na minha primeira vez foi:

    Parto do pressuposto que nem saibas a que colunas correspondem os cabos existentes na instalação do carro, posto isto, começas por identificar a regulação de BALANCE (som transmitido para lado esquerdo ou lado direito) e FADER (som transmitido para a frente ou para trás) nos menus do rádio.

    De seguida, regulas o FADER todo para FRONT (vais meter o som todo para a frente) e o BALANCE, por exemplo, para LEFT (som para a esquerda). Com tudo ligado corretamente, só irás ter som na coluna da frente do lado esquerdo.

    Agora experimentas os cabos das colunas nos cabos do rádio e identificas a coluna respetiva.


    Para as próximas colunas, fazes a regulação do BALANCE e FADER para cada um dos pontos (frente-direita/trás-esquerda/trás-direita) e segues os passos acima.


    Microfone:
    Os cabos do Auto-rádio devem estar identificados, e esse até deve ter um cano com uma identificação do tipo "MIC" ou outra parecida. De qualquer maneira, tens sempre o manual do auto-rádio que diz-te lá aonde é que cada cabo vai ligar.

  3. #3
    Junior Member Novato
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    Desde já obrigado pelas instruções. O meu carro é um Corsa C de 2006 com aqueles rádios da Opel de origem ( modelo: CC 20 )2din. Andei a pesquisar e já vi uma montagem onde trocavam o fio amarelo e o vermelho, ligando amarelo-vermelho e vermelho-amarelo por causa da memória do rádio, vi outra em que diziam que era preciso um cabo adaptador e também já li algures que mal ligue o rádio pela primeira vez fico sem data e hora no display do tablier, se bem que dizem que existe uma maneira de ultrapassar isso, sinceramente é algo um bocado confuso. Sendo o carro comercial, para já não vou ter colunas atrás e então é menos uma preocupação. Quanto ao micro ele liga-se na parte de trás do radio assim como o cabo extensor da por usb traseira, o problema vai ser faze-lo passar pelo carro discretamente por baixo dos plásticos de forma a ficar "invisivel". Pelo que vi num ou outro vídeo ele é instalado na pala do sol do condutor e o fio desce pelo pilar, passa por baixo do volante e entra por trás da consola central para se ligar ao rádio. Vai dar trabalho e vai requerer tempo e paciência.

  4. #4
    Junior Member Novato
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    Mais ninguém tem dicas de ajuda? Onde anda o pessoal dos Corsas? lol. Abraço!

  5. #5
    Junior Member Novato
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    Rádio instalado, com entrada USB num arrumo por baixo dos botões das luzes do carro ( Opel Corsa C), microfone para chamadas no pilar do lado do condutor. Tudo a funcionar na perfeição. Deu trabalho mas com alguma paciência ficou tudo feito na perfeição. Obrigado! Cumps.

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