Boas.
Alimentação:
Os únicos cabos que NAO podes trocar as ligações são o fio vermelho e amarelo (positivo - 12V) e o fio preto (negativo - 0V ou massa). É a troca desses três que queima rádios num ápice.
Por norma, costumam ser ligados:
- o fio vermelho aos 12v permanentes, provenientes da bateria (memoria interna do rádio - estações, regulação de som, etc)
- o fio amarelo aos 12v fornecidos pela chave do carro (liga o rádio automaticamente quando rodas a chave)
- o fio preto ao chassis do carro, ou ao cabo de massa já existente na instalação do teu carro (tambem costuma ser preto), ou até mesmo pela antena.
- Se não te quiseres chatear muito com a ligação do radio através da chave, juntas o vermelho e o amarelo e ligas os dois ao cabo que trás 12v permanentes da bateria, que o rádio não deixa de trabalhar por causa disso.
Nota: Um busca-pólos daqueles de eletricista auto é um mimo para este tipo de instalações. Os últimos que vi custavam 10€ na Norauto.
Colunas:
Tens ai uma ficha com 8 cabos com as cores Cinzento, Roxo, e outras 2 que agora não me lembro. É sempre um par de cabos para cada cor, por exemplo, para o cinzento vais ter 2 cabos; um completamente cinzento e outro com uma risca preta ou de outra cor qualquer para o diferenciar do cabo todo cinzento. O que tem a risca é o cabo que vai ligar ao polo negativo da coluna. O outro é o polo positivo. Em cada coluna tens lá os terminais de ligação identificados pelos respetivos polos. Os restantes pares de cabos são feitos da mesma maneira mas com cores diferentes.
É muito fácil descobrires cada cabo de cada coluna. Como eu fiz na minha primeira vez foi:
Parto do pressuposto que nem saibas a que colunas correspondem os cabos existentes na instalação do carro, posto isto, começas por identificar a regulação de BALANCE (som transmitido para lado esquerdo ou lado direito) e FADER (som transmitido para a frente ou para trás) nos menus do rádio.
De seguida, regulas o FADER todo para FRONT (vais meter o som todo para a frente) e o BALANCE, por exemplo, para LEFT (som para a esquerda). Com tudo ligado corretamente, só irás ter som na coluna da frente do lado esquerdo.
Agora experimentas os cabos das colunas nos cabos do rádio e identificas a coluna respetiva.
Para as próximas colunas, fazes a regulação do BALANCE e FADER para cada um dos pontos (frente-direita/trás-esquerda/trás-direita) e segues os passos acima.
Microfone:
Os cabos do Auto-rádio devem estar identificados, e esse até deve ter um cano com uma identificação do tipo "MIC" ou outra parecida. De qualquer maneira, tens sempre o manual do auto-rádio que diz-te lá aonde é que cada cabo vai ligar.