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Tópico: [DIY] Manutenção a um K&N ou equivalente

  1. #1
    Brigada AntiXuning Average 2 Avatar de ReDaLeRt
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    Jul 2005
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    Padrão [DIY] Manutenção a um K&N ou equivalente

    Boas.

    Este how-to é baseado no procedimento recomendado pela k&n: http://www.knfilters.com/clningins.htm

    EXECUTE TODO ESTE PROCEDIMENTO EM LOCAL BEM VENTILADO.

    É aconselhavel o uso de luvas de borracha e, se possível, máscara anti-pó.

    Ler, em primeira mão, as instruções e indicações impressas na embalagem do kit de limpeza e filtro!

    1o passo: Inspecção
    Agita-lo suavemente de maneira a largar a sujidade de maior calibre; carvão, insectos, areia, etc. Com o auxilio de uma pinça, remover exoesqueletos (ex-insectos ) e outros. Ter atenção para não danificar o filtro!

    2o: Pré-lavagem
    Aplicar o spray de limpeza ao longo do filtro e SEMPRE 1o no lado "limpo" (o que fica virado pro motor) e depois no lado "sujo" (o que fica virado para o exterior), ou seja, na ordem inversa ao qual passa o fluxo de ar pelo filtro. Aguardar entre 10 a 15 minutos para que o produto penetre. NÃO DEIXAR SECAR!

    Aqui, após aplicar spray de limpeza:


    Alguns minutos depois, a sujidade começa a soltar-se:



    3o: Lavagem e Secagem
    Usando água corrente fria, sem pressão, lavar o filtro EXCLUSIVAMENTE do lado limpo.

    Repetir o 2o e 3o passo se necessário para remover toda a sujidade.


    Lavando o filtro:


    Depois de lavado:


    É de notar que, após bem lavado, o filtro passa a esbranquiçado!


    Por falta de experiência e pouca luz a quando da sua inspecção, só reparei que tinha o filtro pejado de insectos após tê-lo lavado. Para evitar isto basta executar correctamente o 1o passo.


    A secar:


    Reparem na diferença de côr entre o filtro e a caixa. Após seco e oleado, deverá ficar vermelho-carnim como a caixa.


    Deixar secar o filtro naturalmente pelo menos 24h, sem pistolas de ar, compressores, secadores ou exposto ao sol!

    4o: Olear
    Para olea-lo existem 2 métodos: spray ou bisnaga. Usei bisnaga porque foi o que consegui arranjar.

    Consultar o seguinte link para obter a quantidade de óleo a aplicar e outras indicações especificas para o modelo do filtro e automóvel: http://www.knfilters.com/search/appsearch.aspx

    O método é simples: aplicar o óleo EXCLUSIVAMENTE no lado "sujo" e nos vértices dos ondulados. Dar uma pequena camada e aguardar 20 a 25 minutos para que o filtro absorva esta 1a dose. Ir aplicando pouco a pouco até que não hajam zonas "esbranquiçadas" quer do lado "limpo" quer do "sujo". Aguardar 20 a 25 minutos entre aplicações. Nem que seja só uma gota! É de evitar saturar o filtro pois diminui a sua performance e longevidade.


    Já oleado e pronto a usar.


    Deverá aguardar algumas horas após olear para deixar repousar o filtro, colocando-o na posição em que irá ficar no compartimento do motor, de modo a escorrer algum excesso e homogeneizar o óleo nas fibras do filtro.



    Um bem haja ao mestre Euriku pelo alto patrocinio proporcionado, sem o qual não haveria este How-to.

    [[]]

    Fórum de Mecânica, Detalhe e Car Care.

  2. #2
    ByB
    ByB está desconectado
    Senior Member Average 2 Avatar de ByB
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    Boas dicas!!

    ByB
    Mazda 323F 1.6i BG
    BMW 320D E46 touring

  3. #3
    Senior Member Senior
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    alguem sabe se existe algum produto que possa fazer o mesmo efeito sem kit de limpeza proprio? so por curiosidade.

    Opel Corsa B

  4. #4
    Senior Member Senior Avatar de irmãosmetralha
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    Já agora, em condições normais (estradas sem muito pó ou lixo)quantos kms se pode fazer antes de ser preciso efectuar qualquer limpeza ao filtro?
    Alfa 156SW 1.9Jtdm 140cv

  5. #5
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    Citação Mensagem Original de ddonato Ver Post
    alguem sabe se existe algum produto que possa fazer o mesmo efeito sem kit de limpeza proprio? so por curiosidade.

    Já ouvi pessoal a dizer que usa aquele produto de limpeza para casa chamado "cilit banc" e dizem q limpa q é uma maravilha. Não sei é se será abrasivo e estragar o filtro após varias limpezas, nunca testei.

  6. #6
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    Bom diy.

    vai-me ser util daqui por uns km´s quando tiver de lavar o meu k&N.obrigado

  7. #7
    Junior Member Novato
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    Bom post.

  8. #8
    Member Novato
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    Muito útil.
    Uma boa e regular lavagem é essencial para uma boa performance do filtro.

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