Boas dicas!!
ByB
Boas.
Este how-to é baseado no procedimento recomendado pela k&n: http://www.knfilters.com/clningins.htm
EXECUTE TODO ESTE PROCEDIMENTO EM LOCAL BEM VENTILADO.
É aconselhavel o uso de luvas de borracha e, se possível, máscara anti-pó.
Ler, em primeira mão, as instruções e indicações impressas na embalagem do kit de limpeza e filtro!
1o passo: Inspecção
Agita-lo suavemente de maneira a largar a sujidade de maior calibre; carvão, insectos, areia, etc. Com o auxilio de uma pinça, remover exoesqueletos (ex-insectos ) e outros. Ter atenção para não danificar o filtro!
2o: Pré-lavagem
Aplicar o spray de limpeza ao longo do filtro e SEMPRE 1o no lado "limpo" (o que fica virado pro motor) e depois no lado "sujo" (o que fica virado para o exterior), ou seja, na ordem inversa ao qual passa o fluxo de ar pelo filtro. Aguardar entre 10 a 15 minutos para que o produto penetre. NÃO DEIXAR SECAR!
Aqui, após aplicar spray de limpeza:
Alguns minutos depois, a sujidade começa a soltar-se:
3o: Lavagem e Secagem
Usando água corrente fria, sem pressão, lavar o filtro EXCLUSIVAMENTE do lado limpo.
Repetir o 2o e 3o passo se necessário para remover toda a sujidade.
Lavando o filtro:
Depois de lavado:
É de notar que, após bem lavado, o filtro passa a esbranquiçado!
Por falta de experiência e pouca luz a quando da sua inspecção, só reparei que tinha o filtro pejado de insectos após tê-lo lavado. Para evitar isto basta executar correctamente o 1o passo.
A secar:
Reparem na diferença de côr entre o filtro e a caixa. Após seco e oleado, deverá ficar vermelho-carnim como a caixa.
Deixar secar o filtro naturalmente pelo menos 24h, sem pistolas de ar, compressores, secadores ou exposto ao sol!
4o: Olear
Para olea-lo existem 2 métodos: spray ou bisnaga. Usei bisnaga porque foi o que consegui arranjar.
Consultar o seguinte link para obter a quantidade de óleo a aplicar e outras indicações especificas para o modelo do filtro e automóvel: http://www.knfilters.com/search/appsearch.aspx
O método é simples: aplicar o óleo EXCLUSIVAMENTE no lado "sujo" e nos vértices dos ondulados. Dar uma pequena camada e aguardar 20 a 25 minutos para que o filtro absorva esta 1a dose. Ir aplicando pouco a pouco até que não hajam zonas "esbranquiçadas" quer do lado "limpo" quer do "sujo". Aguardar 20 a 25 minutos entre aplicações. Nem que seja só uma gota! É de evitar saturar o filtro pois diminui a sua performance e longevidade.
Já oleado e pronto a usar.
Deverá aguardar algumas horas após olear para deixar repousar o filtro, colocando-o na posição em que irá ficar no compartimento do motor, de modo a escorrer algum excesso e homogeneizar o óleo nas fibras do filtro.
Um bem haja ao mestre Euriku pelo alto patrocinio proporcionado, sem o qual não haveria este How-to.
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Boas dicas!!
ByB
Mazda 323F 1.6i BG
BMW 320D E46 touring
Já agora, em condições normais (estradas sem muito pó ou lixo)quantos kms se pode fazer antes de ser preciso efectuar qualquer limpeza ao filtro?
Alfa 156SW 1.9Jtdm 140cv
Bom diy.
vai-me ser util daqui por uns km´s quando tiver de lavar o meu k&N.obrigado
Bom post.
Muito útil.
Uma boa e regular lavagem é essencial para uma boa performance do filtro.