Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 40 de 52

Tópico: DIY: Limpeza das velas, performance grátis!

  1. #21
    Velho do Restelo Super user Avatar de MercFan
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Parede
    Mensagens
    1.082

    Padrão

    Citação Mensagem Original de [Pulstar
    ]loooooool akilo n papa nada! como o ADN disse e muito bem chama-se APALPA-FOLGAS!! kem m dera a mim k só o precisa.s d usar para isso.. essa ceninha vê folgas em tudo quanto e lado.. face do bloko, face da colaça, segmentos ao cilindro, segmentos ao pistão.. dass! kuanto ao topico.. mto bom :P se o meu prof de mekanika deixa.se eu fazia aki uns posts bakanos.. trokar segmentos.. lavar o motor todo.. verifikar folgas nas faces.. armar um bloko.. knd desmontar o meu eu faço o post completo.. tenhu k trokar juntas e segmentos.. :P

    Cumps!


    Ps.: Alfa ja reparei k gostas de sujar as mãos!

    nao podes sacar umas fotos ???

  2. #22
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Nov 2003
    Localização
    Alenquer
    Mensagens
    2

    Padrão

    Exelente Diy

  3. #23
    Member Average Avatar de khaOs
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Localização
    Porto
    Mensagens
    51

    Padrão

    Citação Mensagem Original de MercFan
    Citação Mensagem Original de [Pulstar
    ]loooooool akilo n papa nada! como o ADN disse e muito bem chama-se APALPA-FOLGAS!! kem m dera a mim k só o precisa.s d usar para isso.. essa ceninha vê folgas em tudo quanto e lado.. face do bloko, face da colaça, segmentos ao cilindro, segmentos ao pistão.. dass! kuanto ao topico.. mto bom :P se o meu prof de mekanika deixa.se eu fazia aki uns posts bakanos.. trokar segmentos.. lavar o motor todo.. verifikar folgas nas faces.. armar um bloko.. knd desmontar o meu eu faço o post completo.. tenhu k trokar juntas e segmentos.. :P

    Cumps!


    Ps.: Alfa ja reparei k gostas de sujar as mãos!

    nao podes sacar umas fotos ???

    VOu tentar

  4. #24
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Mensagens
    212

    Padrão

    Chamem-me burro, anormal, o que quiserem... Mas com um conjunto de 4 velas novas a custarem 15€ na marca... Para que é q se dão sequer ao trabalho de limpar as velas?

    E 100 mil Km's numas velas???? A Alfa recomenda isso? É que eu tive um 33 1.5 IE e NA ALFA recomendaram-me trocar de velas a cada 20K Kms...

    Mas OK... O motor é teu...

  5. #25
    sky
    sky está desconectado
    Z32 J spec 99 Super user Avatar de sky
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    japan
    Mensagens
    5.064

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Junglas
    Chamem-me burro, anormal, o que quiserem... Mas com um conjunto de 4 velas novas a custarem 15€ na marca... Para que é q se dão sequer ao trabalho de limpar as velas?

    E 100 mil Km's numas velas???? A Alfa recomenda isso? É que eu tive um 33 1.5 IE e NA ALFA recomendaram-me trocar de velas a cada 20K Kms...

    Mas OK... O motor é teu...
    nao te quero chamar nada disso, nas o carro dele é twin spark, logo leva 8 velas, e dependendo do modelo/marca do carro pode variar o preço

  6. #26
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Mensagens
    212

    Padrão

    Citação Mensagem Original de sky-net
    nao te quero chamar nada disso, nas o carro dele é twin spark, logo leva 8 velas, e dependendo do modelo/marca do carro pode variar o preço
    Mesmo assim, acho que não compensa. As velas têm desgaste, o seu núcleo começa a tornar-se vez mais resistivo, o próprio polo começa a ficar desgastado.

    tudo bem que é um TS. Não sei se leva as mm velas que o meu 33 1.5IE levava, mas na altura as Golden Lodge custavam-me 10€ o conjunto de 4... Aqui seriam 20€.

    É verdade que a limpeza de certeza que deu um novo fôlego... Mas não tem nada que se compare com umas velas novas.

    P.S.: Os 15€ que mencionei são NGK-R para o meu motor.

  7. #27
    sky
    sky está desconectado
    Z32 J spec 99 Super user Avatar de sky
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    japan
    Mensagens
    5.064

    Padrão

    ve la as velas que ele usa no carro.
    só as pequenas custam no minimo 24 euros 4,

  8. #28
    Senior Member Average 2 Avatar de Alfa147
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    V.N.Gaia - Portugal
    Mensagens
    271

    Padrão

    Mais à volta dos 100 contos (500 euros) as 8 velas na marca!
    Se virer do UK (http://www.sparkplugs.co.uk) é que se consegue à volta de 25 contos e em Iridium.

  9. #29
    Senior Member Average 2 Avatar de Alfa147
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    V.N.Gaia - Portugal
    Mensagens
    271

    Padrão

    Sobre este assunto gostaria de informar a quem estiver interessado que pode comprar / mandar vir velas do UK, muito mais barato do que comprar em Portugal!
    Então quem tem 8 velas no carro como no meu caso...a diferença de preço é qualquer coisa como 100 contos em PT na Marca para menos de 20 contos as 8 velas completas e ainda por cima em Iridium (as minhas já eram de Platinum).
    Menos 80 contos em velas valem bem a espera de 5 dias úteis.
    Curiosamente as minhas novas velas de Iridium que já estão a caminho, devido à promoção que estão a fazer acabam por ficar mais baratas que as de origem de Platinum!

    Isto tudo porque ontem estive varias horas a limpar as mesmas e quando já as ia a montar uma das velas mais pequenas logo no 1º aperto (e até já tenho chave dinamométrica!) ela se parte pela base da rosca!!! Que put@ de sorte!!!
    Resumindo, agora tenho de rebocar o carro ao mecânico e abrir o motor!
    Vou aproveitar para ele verificar se existe algum problema de segmentos, etc....já agora...
    Andei adiar tanto a troca das velas e a ver se faziam os 100.000km....e afinal aos 60.000km foram à vida numa das manutenções!
    Ou seja, morto por ter e morto por não ter!
    Estas velas novas duram muito tempo...mas depois os não se mexe mais nelas para não as partir e ficam sempre sujas durante vários milhares de km e deixando de realizar 100% sua função...ou se vai fazendo uma manutenção e rezar a deus que não aconteça o que me aconteceu a mim!

    Pelos vistos estas de Iridium são melhores que as Platinum, possivelmente, ou não, melhor rendimento...mas também tem o senão de não durarem tanto tempo...mas também não estou com intenções de meter umas velas durante mais 100.000km!!!

    Já agora o link do site:
    http://www.spark-plugs.co.uk/index.htm

  10. #30
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Mensagens
    212

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Alfa147
    Mais à volta dos 100 contos (500 euros) as 8 velas na marca!
    Se virer do UK (http://www.sparkplugs.co.uk) é que se consegue à volta de 25 contos e em Iridium.
    E vê lá se não compensa mas é trocar logo de motor! Porra, 100 ctos um conjunto de velas? Eh pah, retiro o que disse a sério! Limpa as velas e usa spray de limpeza de carburadores!

    Eu para dar 9 ctos por um conjunto de Velas de iridium já acho uma estupidez de dinheiro, qto mas 100 ctos! Porra! 100 ctos é o conjunto de segmentos, capas de biela, parafusos de biela, e parafusos da cabeça. Basicamente com 100 ctos dá para reconstruir o bloco do meu motor... e já acho caro!


    O meu 33 1.5IE levava Golden Lodge e eram 2 contos, mais coisa menos coisa...

    P.S.: boa sorte com a reparação do carro....

  11. #31
    Senior Member Average 2 Avatar de Alfa147
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    V.N.Gaia - Portugal
    Mensagens
    271

    Padrão

    Pois....é a vida!
    Se soubesse o que sei hoje, não esperava pelos 100.000km e comprava / metia logo velas novas através do site!
    Sinceramente isto das novas velas durarem muito por um lado tem vantagem, mas por outro é mesmo uma estupidez...elas acabam por se gastar e se perder performance por isso acho que mais valia umas fraquitas que durassem que seja mesmo 10.000km e não custassem muito e um gajo ia metendo sempre umas novas...agora assim nem que se queira poupar e as limpar acabamos com um custo bem grave no caso de um azar como o meu!
    Por isso depois de meter estas novas durante pelo menos 50.000km não mexo sequer mais nelas (salvo algum problema claro!)...depois meto outras novas...isto é...se o meu Alfa ainda tiver este motor...a ver vamos!

  12. #32
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Jun 2003
    Localização
    Maia / Leiria
    Mensagens
    44

    Padrão

    Paulo, a vela partiu na base da rosca, certo ? Entao se a rosca propriamente dita ficou no sitio, deves conseguir tirar isso sem abrir o motor....

  13. #33
    Senior Member Average 2 Avatar de Alfa147
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    V.N.Gaia - Portugal
    Mensagens
    271

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Ask-me
    Paulo, a vela partiu na base da rosca, certo ? Entao se a rosca propriamente dita ficou no sitio, deves conseguir tirar isso sem abrir o motor....
    Yep...tens razão...pois já a tirei no dia seguinte com uma lima cilíndrica...fui desatarraxando a rosca até ficar toda cá fora!
    O problema é que tenho a sensação que um pouco de cerâmica ou limalha caiu para dentro do cilindro...e como não quero ter mais despesas do que já vou ter...prefiro que me abram o motor e assim aproveito para me verem os segmentos, etc...que julgo ser a origem dele gastar óleo!


    Já agora que vou abrir o motor ou pelo menos a cabeça do mesmo...alguém tem sugestões ou ideias do que se pode fazer com mesmo muito baixo custo para que se tire um pouco mais de performance?

    Já pensei em aumentar a taxa de compressão, mas julgo que iria dar cabo do motor rapidamente e os ganhos não devem ser assim tão grandes...
    Já pensei em mandar polir a cabeça, mas acho que fica também um pouco dispendioso em relação aos ganhos que se tira!
    Penso que a melhor opção seria mandar equilibrar todo o motor e talvez umas cams novas...mas continuo achar que a centena de contos que gastaria iria tirar talvez uma ou duas dezenas de cavalos....e para isso prefiro meter daqui a 1 ou 2 anos um JTD lá dentro!
    Por isso que mais hipóteses tenho...isto é...como disse, a baixo custo!?

  14. #34
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Mensagens
    212

    Padrão

    Hmm, se desconfias que ainda cairam alguns resíduos dentro da câmara de combustão, aspira isso. Liga um tubo suficientemente fino a boca de um aspirador e espeta com ele dentro da câmara de combustão.

    Se vais abrir isso, não te metas com alterações malucas. Reconstroi o motor, que fica mais barato que umas cams novas, e ficas com o motor melhor do que se metesses cams.

    Há um exemplo crasso. Um Vti, com cams, molas de valvula, retentores, admissão trabalhada, centralina, colectores e linha... Estava a debitar perto de 170 cvs a roda.

    Outro VTi... Motor reconstruido com material de origem, rodagem feita decentemente ( 1000Km, soft, 4 mil Kms semi-agressivo, 5 mil Kms a fundo)...

    O Vti stock acompanhava o vti apinhado...

    Se mesmo assim enveredares por apinhar o alfa... Port & polish a cabeça... deves rebentar com uns 40-50 ctos e os ganhos são tão bons ou ainda melhores do que meter cams

  15. #35
    Senior Member Average 2 Avatar de Alfa147
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    V.N.Gaia - Portugal
    Mensagens
    271

    Padrão

    Bem...no mecânico já está ele...a muito custo o empurrar para um local onde pudesse subir para o reboque!
    Realmente a ideia de aspirar é boa...mas já não me vou chatear mais com isso, deixo nas mãos de quem sabe e pronto!
    Em relação ao reconstruir...podes me explicar melhor o que entendes por isso?
    É mandar equilibrar e aligeirar o motor ou não tem nada haver?
    Não entendi muito bem...mas agora fiquei curioso!
    Podes me explicar melhor?


    Abraço.

  16. #36
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Mensagens
    212

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Alfa147
    Bem...no mecânico já está ele...a muito custo o empurrar para um local onde pudesse subir para o reboque!
    Realmente a ideia de aspirar é boa...mas já não me vou chatear mais com isso, deixo nas mãos de quem sabe e pronto!
    Em relação ao reconstruir...podes me explicar melhor o que entendes por isso?
    É mandar equilibrar e aligeirar o motor ou não tem nada haver?
    Não entendi muito bem...mas agora fiquei curioso!
    Podes me explicar melhor?


    Abraço.
    Basicamente é trocar capas de biela, retentores, rolamentos, segmentos, valvulas, molas e sedes de válvula, juntamente com todas as juntas. Podes aproveitar e faciar a cabela .1mm, ou em alternativa, meter uma junta de cabeça mais fina. No processo podes aproveitar para mandar equilibrar a cambota... Port & polish a cabeça... Uma repro para ficares com isso tudo afinadinho... E não sei se haverá muitos carros que te possam fazer frente.

  17. #37
    Senior Member Average 2 Avatar de Alfa147
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    V.N.Gaia - Portugal
    Mensagens
    271

    Padrão

    Yep, capiche!

    Não sei se irei ter hipótese de trocar isso tudo...mas era mais ou menos essa a minha ideia, pois não estou a ver o que se poderá fazer mais sem se gastar muito mais dinheiro!

    O meu já está reprogramado mas foi numa altura que tinha problemas nas sondas lambda e maf...por isso seria necessário corrigir novamente a repro, sendo melhor depois destas ultimas alterações!
    Também já tenho algum tempo uma embraiagem nova mais forte e volante motor aligeirado...portanto depois destas mods / reparação sinceramente fico por aqui...quando for para mexer a proxima vez irá ser em grande!

    Isto de carros aspirados são fdd...só pasta a "sair" e quase nenhum ganho "entrar"!

  18. #38
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Mensagens
    212

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Alfa147
    Yep, capiche!

    Não sei se irei ter hipótese de trocar isso tudo...mas era mais ou menos essa a minha ideia, pois não estou a ver o que se poderá fazer mais sem se gastar muito mais dinheiro!

    O meu já está reprogramado mas foi numa altura que tinha problemas nas sondas lambda e maf...por isso seria necessário corrigir novamente a repro, sendo melhor depois destas ultimas alterações!
    Também já tenho algum tempo uma embraiagem nova mais forte e volante motor aligeirado...portanto depois destas mods / reparação sinceramente fico por aqui...quando for para mexer a proxima vez irá ser em grande!

    Isto de carros aspirados são fdd...só pasta a "sair" e quase nenhum ganho "entrar"!
    Podes sempre investir num turbo e IC para isso, juntamente com injectores e uma repro a condizer. Com cerca de 100-150 ctos deves conseguir levar a bom porto esse projecto. Não sei como anda a alfa em termos de sobredimesionamentos, mas penso que com pressões entre 3 - 6 psi ,não deves necessitar de alterar nada, e já tens uns ganhos brutais.

  19. #39
    Senior Member Average 2 Avatar de Alfa147
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    V.N.Gaia - Portugal
    Mensagens
    271

    Padrão

    Já fiz todas as contas...e dá sempre mais despesas do que posso alguma vez gastar, ainda por cima agora que tenho uma filhota!
    De qualquer forma isso era coisa para custar sempre entre 500 a 1000 contos consoante a preparação, acredita, não tenho visto outra coisa!
    Tenho falado com muita gente que decidiu turbinar o colocar um kompressor no seu 1.6 ou 2.0 e apesar de valer a pena fica muito dispendioso em relação aos ganhos!
    Normalmente eles conseguem um ganho de 120cv para qualquer coisa como 180cv...mas existe alguns casos como um inglês que utiliza algumas peças de skyline etc e tem qualquer coisa como 255cv a partir do meu 1.6!!!
    Sinceramente para gastar essa quantia, acho que é mais viável comprar daqui alguns anos um 1.9jtd 175cv ou 200cv (ainda não saiu) e o xispalhar para a volta dos 250cv e pronto...já são cavalos a mais para tracção dianteira!
    Bem...um gajo pode sempre sonhar!

    Em relação às velas, felizmente chegaram agora durante hora do almoço a NGK Iridium específicas para o meu carro...e funix...o eletrodo é mesmo, mesmo, mesmo pequeno!!!
    Ao vivo temos de ver bem perto o pingarelho...e eu a pensar que as outras de platina já era pequeno!!!

    Elas eram assim em platina:



    Agora as novas em iridium:




    Já sei que velas não dão cavalos...mas pelo menos agora o motor não se pode queixar que não há faísca!

  20. #40
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Mensagens
    212

    Padrão

    Bem, vamos por partes...

    Em relação a 200 cvs serem muitos para um tracção a frente... dou 3 exemplos... ITR (190 cv), CTR (200 cvs) e um dos meus meninos de sonho.... 156 GTA (250 cvs num 3L atmosférico e um binário que arrepia)... Nenhum deles tem problemas de tracção. :P

    Em relação as velas não darem cavalos...

    As velas não dão...O que dão é uma explosão mais eficaz, com melhor aproceitamento da gasolina.. logo se a gasolia que entra é em igual quantidade, acredita que vais sentir mais umas graminhas de binário (principalmente se conheceres bem a resposta do teu motor)!

    Good Luck!

    Espero ver esse TS de novo bufante com esse barulhinho lindo de parafusos soltos dentro da panela de escape....

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Velas / Termostato ==> PERFORMANCE
    Por miras_man no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 7
    Última Resp.: 30-07-2010, 16:05
  2. [Vendo] Cabos velas OBX-R + Velas Iridium OBX-R
    Por CouRaGE` no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 3
    Última Resp.: 31-07-2008, 23:20
  3. [Vendo] Cabos velas OBX-R+Velas Iridium da OBX-R + Admissão Directa OBX
    Por Crazy_Civic no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 6
    Última Resp.: 18-01-2008, 19:46
  4. [VENDO] Velas iridium + Cabos de velas da OBX-R para Hondas
    Por Crazy_Civic no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 4
    Última Resp.: 16-08-2007, 13:29

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •