Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 52

Tópico: DIY: Limpeza das velas, performance grátis!

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de Alfa147
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    V.N.Gaia - Portugal
    Mensagens
    271

    Padrão DIY: Limpeza das velas, performance grátis!

    Retirar a tampa do motor (a qual não a tenho montada) e desligar este perno da bateria!

    Mal seja retirada a tampa, temos logo acesso aos cabos de velas.

    Começa-se por retirar os cabos principais.



    Após todos cabos principais desmontados

    Façam o mesmo para os restantes cabos...ter em atenção que eles só saem retirando da chapa amarelada.

    E então ficamos com todas velas expostas




    Como podem ver existe alguns vestígios de óleo, possivelmente proveniente dos gases da cabeça do motor, já que tenho todas juntas novas!




    Tento tudo desmontado é colocado à parte.

    Como podem ver não estão em muito bom estado

    Um pouco de óleo à mistura, mas a cor delas são tipo tijolo (embora não dê para ver na foto, está muito escura!), ou seja, a mistura parece estar ok, e estão a meio gasto...já que tenho 60.000km no carro e elas supostamente tem de durar 100.000km!


    inicio o processo de limpeza, utilizei o spray que uso para limpar admissão e depois uma escova aço.

    Após muito tempo...ficaram assim

    Na foto não dá para ver correctamente, mas toda sujidade foi retirada e ficando apenas o material original

    Utilizando um pedaço de metal com 1mm aproximado (julgo ser 0.8mm que vem de série!), tentei ajustar todas as velas e tirei as folgas e juntei todos pólos por igual, batendo tanto de lado ou de cima (dependendo da vela) com uma chave até que a distancia delas todas em relação ao eléctrodo seja igual à largura da chapa.
    Algumas já estavam mais gastas de um lado que o outro, então tentei juntar o mais aproximadamente possível para que não exista perda de faísca nem faísca irregular!
    Não sei que estas velas já vêm de fábrica calibradas, mas com o uso elas têm sempre tendência em abrir!

    Vaporizei a entrada das velas com um pouco de spray de limpeza de carburadores e com um pano tentei limpar o melhor possível!





    Dou inicio ao processo de montagem das velas, ter em atenção que o ideal seria uma chave dinamometrica para apertar as mesas com os valores indicados no manual, mas na falta da mesma apertei todas à mão e depois com uma chave de velas normal fiz um aperto idêntico em todas cerca de 45º aproximadamente.

    Efectuo a limpeza do conectores dos cabos de velas,



    Inicio a montagem dos mesmos.


    Finito!

    Voltar a ligar o perno da bateria.

    Já agora umas fotos da admissão dinâmica que tive de inventar, já que quase não existe local para que o BMC CDA admita ar fresco directamente!

    Sim, este também já está a precisar de uma limpeza!

    All done!



    Num futuro próximo irei arranjar maneira de substituir o tubo de alumínio que reveste tubos da admissão por algo mais atractivo e trocar o suporte das lâmpadas (o que rasguei para entrada do ar para admissão e tem um pouco de fita preta) por um de um 147 JTD que já tem a entrada feita de fábrica e o buraco é mais largo e alto em forma de pá, fazendo com que entre mais ar em ponta.
    Quando estas fizerem 100.000km, irei colocar umas de Iridium julgo que irei só ter vantagens…



    Concluindo
    O carro ficou com um trabalhar um pouco diferente, oiço perfeitamente o barulho das faíscas incandescer…que até mete impressão!
    Como andei muitos km com problemas nas sondas e kat julgo que tenha ficado muita sujidade e depósito de óleo e carvão e gordura nas paredes do motor e válvulas…com o spray e as velas limpas julgo que tenha feito com que alguma dessa sujidade tenha ido pelo escape fora, mas o ideial era abrir o motor e limpar tudo mesmo!
    Em relação a performance, funix não tem nada haver…se com tudo que fiz agora, tudo que arranjei e limpei ele ficou espectacular e julgava que não havia espaço para melhorias…estava enganado…agora sim, está mesmo Potente!!!
    Quando acelero em segunda até sinto a frente levantar e os pneus a perderem tracção…embora não seja nenhum diesel nem se compare a um, acredito que tenha agora muito mais binário já que a resposta do acelerador é imediata e puxa com nunca puxou!
    Notei mais melhorias nas baixas e medias, apesar das altas parecer que progride mais rapidamente, em relação a ponta só testando…mas julgo que não deva dar muito mais!
    Quanto aos consumos, pelo que pude verificar ontem e hoje, em cidade e no para arranca parece que gasta pelo menos quase metade do que antes…mas se acelerar sempre a fundo as medias também vão para o dobro, ultimas estavam nos 16L/100!!!
    Mas como ainda não fiz muitos km, por isso também não é um valor acertado.

  2. #2
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2004
    Localização
    Odivelas * Benedita
    Mensagens
    195

    Padrão

    bom tópico!!!
    Muito bem explicado e documentado! Já estou a pensar em ver o estado das minhas.

    Boas curvas.

    http://opelmantaportugal.blogspot.com/ blog dedicado ao Manta A
    Astra 2.0Di
    tol_4speed@yahoo.com

  3. #3
    Senior Member Average 2 Avatar de Alfa147
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    V.N.Gaia - Portugal
    Mensagens
    271

    Padrão

    Como se costuma dizer…se 4 velas dão muito trabalho…então 8…
    Ainda demorei algumas horas com isto porque queria ter a certeza que ficava tudo montado em condições.
    Não esquecer fazer seja o que for com o carro parado já algumas horas ou mesmo frio!
    Não esquecer de desligar a bateria!

    Se quiserem ter alguma info, comprar ou mesmo faqs sobre velas, existe este site muito útil:
    http://www.sparkplugs.co.uk


    Vou tentar arranjar uma dinamometrica para a próxima vez ter a certeza que é tudo montado nos conformes!

    PS:
    Conforme disse no outro dia sobre o Spray para limpeza de carburadores…usem, mas não abusem…nos primeiros minutos que se liga o carro o motor tem um trabalhar estranho…mas após ficar quente e depois de algumas aceleradelas lá volta ao sitio e com muito mais pulmão!

    PS2:
    De qualquer forma não me responsabilizo por qualquer danos que possam ter com o uso do mesmo…façam o que acharem melhor…eu é que sou daquele tipo, que gosto de testar e experimentar para depois saber do que estou a falar e ver como as coisas realmente funcionam…não é como muito aqui que só tem mesmo é letra!

  4. #4
    Senior Member Average 2 Avatar de Alfa147
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    V.N.Gaia - Portugal
    Mensagens
    271

    Padrão

    Já agora, descobri este site que explica exactamente como usar um "Gapping Tool", sorry não sei o nome em português...mas é para tirar a folga do eléctrodo como se pode ver nesta foto:



    Link:
    http://216.213.143.2/ProAuthor/ManPr...9&ProcID=10898

  5. #5
    JT
    JT está desconectado
    Time Attack Super user
    Data de Inscrição
    Apr 2004
    Localização
    Hamamatsu, Shizuoka, Japan
    Mensagens
    5.134

    Padrão

    alfa parabens pelo bom topico criado
    2 old 4 this $hit

  6. #6
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Sep 2004
    Localização
    Faro
    Mensagens
    3

    Padrão

    boas,
    nice post
    esse instrumento de ke falas ("Gapping Tool") é vulgarmente conhecido por "papa folgas" e assemelha-se a um leque de laminas com espessura k varia desde os 0.1mm ate 1 ou 2 mm s nao estou em erro.
    cumpz
    Meet-me some where. in about 5 minuts

  7. #7
    Senior Member Average 2 Avatar de Alfa147
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    V.N.Gaia - Portugal
    Mensagens
    271

    Padrão

    Ora aqui está...como gosto da perfeição e não coisas em cima do joelho...comprei na Norauto um papa folgas e uma chave dinamometrica...
    O papa folgas como foi muito bem dito...vai de 0.1 mm até 1.0 mm e é qualquer coisa como isto:


    Quanto à chave dinamometrica é qualquer coisa como isto:


    O papa folgas custou 4.95euros (e vem até com uma escova de aço pequena e uma lima pequena) e a chave custou 29euros...mas também lá havia uma para cerca de 75euros...mas acho que não vale a pena, esta dá perfeitamente!

    Quando tiver algum tempo livre, lá vou ter de desmontar tudo de novo...apesar de não ter o trabalho de limpeza e de tirar as folgas já que por curiosidade a serrinha de ferro que usei para servir de medida para tirar as folgas às velas, por curiosidade é exactamente entre 0.7 e 0.8mm que é a medida aconselhável de fabrica!

  8. #8
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Jan 2005
    Localização
    Torres Novas
    Mensagens
    2

    Padrão

    muito bom topico

    cumps


    www.clioteam.com

    kamikaze666 no Emule, Lançamentos Frescos todas as Semanas

  9. #9
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Aug 2003
    Localização
    Barreiro
    Mensagens
    1.905

    Padrão

    Mt bom topic

    Tenho k fazer isso no meu, sao 4 velas e o problema recente nele axo k tem a ver c velas.


  10. #10
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Apr 2003
    Localização
    Norte
    Mensagens
    38

    Padrão

    Excelente post...

    Pena não estar no Alfisti
    Classic...not plastic
    Performance...not looks
    Gentleman driver...not "Zé do boné"

  11. #11
    Senior Member Average 2 Avatar de Alfa147
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    V.N.Gaia - Portugal
    Mensagens
    271

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Mr. 7
    Excelente post...

    Pena não estar no Alfisti
    Calma...não dá para tudo...já lá meto!

  12. #12
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Localização
    Porto - Bragança
    Mensagens
    20

    Padrão

    Bom post
    Audi A4 1.9TDI (Stock)

  13. #13
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Mensagens
    3.224

    Padrão

    já fazia isso no meu, e para além das velas, de vez enquando dar uma limpeza ao distribuidor

  14. #14
    Senior Member Average 2 Avatar de UnDeR_ScOr3
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Localização
    Setúbal
    Mensagens
    322

    Padrão

    Muito bom post... secalhar tb dá jeito c uma lixa fina(de agua) enrola-la e lixar os contactos dos cabos das velas por dentro, pra melhorar a conductividade, n sei se melhora alguma coisa...mas mal n faz de certeza!!
    Recentemente tb começei a sentir algo estranho no 306, n sei se será defeito ou feitio, ali nas 2900/3000rpm sem acelerar(só a manter) sinto o carro a engasgar-se... isto é mais notório com a 3ª mudança engrenada... n sei o que será... alguém tem ideia do que possa ser??
    Em todo o caso, penso esta semana, fazer-lhe uma mini-revisão... trocar alguns filtros, velas, oleo de travões, etc...

    Um abraço, fikem bem!

  15. #15
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Mensagens
    3.224

    Padrão

    ai nota-se e bem! noto o carro a frio pega melhor, melhor resposta e melhores recuperações, já pa não falar dos consumos

  16. #16
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Sep 2004
    Localização
    algures onde hajam porcas
    Mensagens
    1

    Padrão

    fod@se o teu carro tem velas ??!!!
    sou uma badocha

  17. #17
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    Barreiro
    Mensagens
    166

    Padrão

    N deixem o topico morrer....a info é mt util!

  18. #18
    ADN
    ADN está desconectado
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Lisboa, Saldanha
    Mensagens
    18

    Padrão

    Ei mt fixe o topico.. N deixo morrer.

    Ja agora corrijo apenas o post numa cena APALPA-FOLGAS para "papa" ja temos o pastor alemao

    Cumps!
    VTi - EG6 a curvar.
    Membro JDMTECH.net

  19. #19
    Member Average Avatar de khaOs
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Localização
    Porto
    Mensagens
    51

    Padrão

    loooooool akilo n papa nada! como o ADN disse e muito bem chama-se APALPA-FOLGAS!! kem m dera a mim k só o precisa.s d usar para isso.. essa ceninha vê folgas em tudo quanto e lado.. face do bloko, face da colaça, segmentos ao cilindro, segmentos ao pistão.. dass! kuanto ao topico.. mto bom :P se o meu prof de mekanika deixa.se eu fazia aki uns posts bakanos.. trokar segmentos.. lavar o motor todo.. verifikar folgas nas faces.. armar um bloko.. knd desmontar o meu eu faço o post completo.. tenhu k trokar juntas e segmentos.. :P

    Cumps!


    Ps.: Alfa ja reparei k gostas de sujar as mãos!

  20. #20
    Member Average Avatar de khaOs
    Data de Inscrição
    Feb 2003
    Localização
    Porto
    Mensagens
    51

    Padrão

    btw.. pra k precisas da chave dinamometrika?! k eu saiba as velas n têm um binário certo para apertar.. ou têm?!

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Velas / Termostato ==> PERFORMANCE
    Por miras_man no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 7
    Última Resp.: 30-07-2010, 16:05
  2. [Vendo] Cabos velas OBX-R + Velas Iridium OBX-R
    Por CouRaGE` no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 3
    Última Resp.: 31-07-2008, 23:20
  3. [Vendo] Cabos velas OBX-R+Velas Iridium da OBX-R + Admissão Directa OBX
    Por Crazy_Civic no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 6
    Última Resp.: 18-01-2008, 19:46
  4. [VENDO] Velas iridium + Cabos de velas da OBX-R para Hondas
    Por Crazy_Civic no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 4
    Última Resp.: 16-08-2007, 13:29

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •