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Tópico: [DIY] Intercooler em 307 1.4HDi.

  1. #41
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    Em pimeiro lugar queria dar-te os parabéns pela mod. Trabalhinho discreto, bem feito e bem explicado. thumbs up!

    Agora essa de teres menos lag do que sem intercooler, para mim, não é realista. Repara, o turbo é o mesmo, a debitar a mesma pressão, logo debita a mm quantidade de ar.

    Tens tubagens e intercooler para encher, coisa que não tinhas antes, ou seja, tens que encher um volume maior para estabilizar/atingir a pressão desejada, logo lag maior. Não estou a dizer que é uma alteração má. Muito pelo contrário. Mas esse aumento de potência tem um custo, que dificilmente me convencem de que não é um maior turbo-lag.

    Em relação ao aumento de potência... Acho que é um pouco modesto... 5 a 7 cv? espero que seja a roda e não de motor!

    Mais uma vez, parabéns pela mod. enjoy!!!

  2. #42
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    Citação Mensagem Original de Junglas
    Em pimeiro lugar queria dar-te os parabéns pela mod. Trabalhinho discreto, bem feito e bem explicado. thumbs up!

    Agora essa de teres menos lag do que sem intercooler, para mim, não é realista. Repara, o turbo é o mesmo, a debitar a mesma pressão, logo debita a mm quantidade de ar.

    Tens tubagens e intercooler para encher, coisa que não tinhas antes, ou seja, tens que encher um volume maior para estabilizar/atingir a pressão desejada, logo lag maior. Não estou a dizer que é uma alteração má. Muito pelo contrário. Mas esse aumento de potência tem um custo, que dificilmente me convencem de que não é um maior turbo-lag.

    Em relação ao aumento de potência... Acho que é um pouco modesto... 5 a 7 cv? espero que seja a roda e não de motor!

    Mais uma vez, parabéns pela mod. enjoy!!!
    Boas,

    Em relação ao lag, talvez me tenha expressado mal!!! O que quero dizer, é que ele responde mais prontamente (melhor) logo em baixas rotações!!! Na minha teoria, devido ao facto de em baixa rotação, o motor depender apenas da "qualidade" do ar (o turbo ainda não está a produzir pressão, mais massa de ar), ao entrar ar a uma temperatura muito inferior ao que anteriormente entrava, compensa logo aqui o facto do turbo demorar um pouco mais a encher!! Espero que tenham percebido esta minha teoria....

    Em relação aos números, apenas atirei esse valor "ao ar", porque é um valor próximo entre o antes e depois... no papel!!

    Abraço
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  3. #43
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    gostei do trabalho e das explicações...
    axo k so falta arranjar maneira de "puxares" mais ar para o IC pk metade do IC n apanha c ar fresco...
    abraços

  4. #44
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    Citação Mensagem Original de 307_hdi
    Boas,

    Em relação ao lag, talvez me tenha expressado mal!!! O que quero dizer, é que ele responde mais prontamente (melhor) logo em baixas rotações!!!
    Ah pronto, assim tá bem... E sim, é verídico. O ar está bem mais fresco do que estava anteriormente. Não podes ver o incremento de potência só de 95 para 100 cvs. Tens que ver que ganhaste potência ao longo de toda a curva, em relação aos valores que tinhas antes. O turbo-lag, tal como eu já expliquei aí num outro post, está relacionado com o funcionamento do turbo. Para o detectares coloca-te por exemplo na casa das 2000 rpms, por exemplo em 3ª. Isto, só com o pé encostado no acelerador, quase sem carga. Depois e de maneira BRUSCA, carrega a fundo no acelerador e deixa o pé em baixo. O tempo que decorre entre carregares a fundo no acelerador e sentires o disparo do turbo é o que se chama de turbo-lag.

    Se esse motor é o mesmo que equipa os ibiza 1.4 TDi, de origem o lag é de cerca de 1seg a 1,5 segundos. É normal que com a colocação do IC esse lag suba meio segundo.

    Mas é uma boa mod!

  5. #45
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    Boas!!

    Em relação ao IC "apanhar" pouco ar, é um facto!!! Mas agora depois de já ter tido todo aquele trabalho, até já tenho medo de mexer mais :P

    Agora, em relação ao lag, também é um facto que aquilo demora mais de 1s até começar a "puxar a sério"!! Acredito que agora esse tempo seja maior, mas não me acredito que esteja a demorar mais 0.5s No entanto este tempo será maior!!!

    Já agora, convido a visitarem este meu novo forum dedicado ao 307, onde constam lá todas, ou quase todas, as alterações que já efectuei no meu carro!!

    www.createforum.com/phpbb/clube307.html

    Abraço
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  6. #46
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    Boa Noite,

    depois de já ter visto tantos DV4 70cv com o IC montado, decidi meter mãos à obra e montar um exemplar no meu c3.
    tendo terminado o trabalho agora mesmo, e depois de ter andado com o carro 15km´s, por incrivel que pareça já se notam diferenças, nomeadamente:

    --> o motor ficou mais linear, deixou de ter um comportamento ON-OFF;
    --> está mais forte em altas e principalmente a subir;
    --> o motor faz mais ruido tanto a frio como a quente;
    --> está a fazer 1.2 de pico e 1.15 estáveis, quando sem IC fazia 1.3 de pico e 1.25 estáveis.

    Bem estas são as primeira impressões que tenho, amanha como vou fazer mais km's e logo vejo o que dá.

    por agora deixo aqui as fotos que tirei, depois coloco mais :

    http://img318.imageshack.us/my.php?image=img0015vv.jpg

    http://img318.imageshack.us/my.php?image=img0046ai.jpg

    http://img312.imageshack.us/my.php?image=img0062xv.jpg


    PS: o material que usei para a instalação, para além do IC como é claro, foi o seguinte :

    Tubo metálico 42*3mm,
    Tubo de borracha de ligação entre turbo e IC de um XSARA TD,
    Foi utilizado o tubo de ligação Turbo-admissão de origem para ligar o IC à admissão.


    307_HDI, desculpa por estar a colocar as fotos do meu IC no teu Post. sem tua autorização.

    Cumprimentos,

    PR.
    Pedro Ramalho
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  7. #47
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    Ora essa Pedro, acho muito bem que o faças, para enriquecer este topico de ICs

    Também acho que já estava na altura de lá meteres isso no sitio

    Essa do ruído também notei, quase parece um 1.6HDi :P
    Em relação a pressão não sei, tenho de montar um!!
    Não notaste melhorias em baixas? No meu caso acho que tambem ficou com melhor resposta!!
    Outra coisa, em relação à pressão, a partir de que rotação é que a pressão começa a baixar? Ou mantem-se sempre estável mesmo para lá das 4000rpm??

    Abraço
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  8. #48
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    Citação Mensagem Original de pedro ramalho
    Boa Noite,

    depois de já ter visto tantos DV4 70cv com o IC montado, decidi meter mãos à obra e montar um exemplar no meu c3.
    tendo terminado o trabalho agora mesmo, e depois de ter andado com o carro 15km´s, por incrivel que pareça já se notam diferenças, nomeadamente:

    --> o motor ficou mais linear, deixou de ter um comportamento ON-OFF;
    --> está mais forte em altas e principalmente a subir;
    --> o motor faz mais ruido tanto a frio como a quente;
    --> está a fazer 1.2 de pico e 1.15 estáveis, quando sem IC fazia 1.3 de pico e 1.25 estáveis.

    Bem estas são as primeira impressões que tenho, amanha como vou fazer mais km's e logo vejo o que dá.

    por agora deixo aqui as fotos que tirei, depois coloco mais :

    http://img318.imageshack.us/my.php?image=img0015vv.jpg

    http://img318.imageshack.us/my.php?image=img0046ai.jpg

    http://img312.imageshack.us/my.php?image=img0062xv.jpg


    PS: o material que usei para a instalação, para além do IC como é claro, foi o seguinte :

    Tubo metálico 42*3mm,
    Tubo de borracha de ligação entre turbo e IC de um XSARA TD,
    Foi utilizado o tubo de ligação Turbo-admissão de origem para ligar o IC à admissão.


    307_HDI, desculpa por estar a colocar as fotos do meu IC no teu Post. sem tua autorização.

    Cumprimentos,

    PR.
    Boas!
    Está com bom aspecto a montagem, parabéns.
    Sim o barulho do motor fica mais intenso, fica fixe!
    Eu to é lixado com os meus tubos... tenho de arranjar solução.

  9. #49
    Senior Member Senior Avatar de pedro ramalho
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    Boas,

    depois de mais 100km com o IC deixo aqui mais umas fotos :

    http://img295.imageshack.us/my.php?image=img0168sf.jpg

    http://img295.imageshack.us/my.php?image=img0151ee.jpg

    http://img515.imageshack.us/my.php?image=img0146jt.jpg

    http://img515.imageshack.us/my.php?image=img0135qz.jpg

    http://img295.imageshack.us/my.php?image=img0118ly.jpg

    http://img515.imageshack.us/my.php?image=img0043ya.jpg


    1.ª(s) conclusões:

    o motor está muito melhor tanto em baixas como em altas, passou a apresentar uma entrega de potência mais linear.
    a pressão do turbo desceu de 1.2 para 1.1 - 1.15bar.
    faz mais ruido.
    tem mais velocidade de ponta, denotando-se uma maior facilidade em manter médias mais altas e com uma amplitude mais reduzida.

    Ou seja, mesmo sem ajuste da repro, o motor está muito melhor.
    Dou por bem gasto o tempo que dispendi com esta brincadeira......

    Agora vou ver se arranjo tempo para leva-lo ao banco e medir a potência.



    Cumprimentos,

    PR.
    Pedro Ramalho
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  10. #50
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    Isso ficou porreiro Pedro!!!

    Afinal ainda tinhas bastante espaço para instalar
    Tenho de ver se dou um toque na tampa do motor para ficar melhorzito!!

    Mete aí mais umas fotos para tirar mais umas ideias para melhorar no emu, eheh

    E em relação à estabilidade da pressão do turbo? mantem-se sempre estável mesmo a rotação muito elevada?

    Abraço
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  11. #51
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    sinceramente, muito bom, parabens!!!
    só fiquei agora foi a pensar no aquecimento..., é que no meu tenho os colectores de saida com o respectivo turbo entre o motor e o habitáculo, ou seja, não apanha o minimo de ar... ah, e tenho o ic deitado...

    fizeste um exelente trabalho, tiveste cá uma paciencia, mas quando se corre de gosto...

    fica bem!

  12. #52
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    boa noite,

    desde já obrigado pelos comentários.
    sim, muita paciencia e dores no corpo depois de passar este tempo todo de volta do carro.

    Para a semana vou ver se tiro mais fotos.

    em relação à pressão do turbo, esta tende a diminuir por volta das 3500-3750, mais muito pouco.


    Cumprimentos,

    PR.
    Pedro Ramalho
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  13. #53
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    Isto vai pegar moda ...
    O pessoal dos DV4TD vão começar todos a montar IC'S. De facto vale a pena...
    Eu finalmente consegui ligar o meu IC. Desde já agradeço ao pedro ramalho a dica dos tubos do Xsara são bem resistentes. Thank's.
    Para enrikecer mais ainda este tópico, se o 307_HDI ñ se importar!
    Aki vai:

    As diferenças são bem notórias...
    Abraços!

  14. #54
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    Boas!!

    Isso é que é preciso, informação nunca é demais!!! Quero partilhar aquilo que não encontrei quando precisei

    Sim, sem dúvida, as diferenças são "brutais"!!

    Abraço
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  15. #55
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    So falta aí fotos da aplicação num fiesta c o mm motor...mal possa tiro algumas
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  16. #56
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    Citação Mensagem Original de STDCI
    So falta aí fotos da aplicação num fiesta c o mm motor...mal possa tiro algumas
    Isso é k era de valor... posta ai umas fotos... já tens IC? a montagem é idêntica?
    Cumps!

  17. #57
    Senior Member Super user Avatar de Scirocco
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    A montagem é identica, montei o IC na horizontal de modo a ficar totalmente frontal
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  18. #58
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    Citação Mensagem Original de STDCI
    A montagem é identica, montei o IC na horizontal de modo a ficar totalmente frontal
    Deve tar fixe! E as diferenças??? o Ic é de k modelo???
    Coloca aí umas fotos...
    Abraço!

  19. #59
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    Boas.
    Tenho um 206 1.4 Hdi com as segyuntes alteracoes a nivel motor:
    Linha de escape 5.5cm com panela final supersprint, sem catalisador,
    ccv bypass,
    BMC CDA 70-130.
    embraiagem reforcada,
    reprogramcao feita antes e depois das alteracoes,
    intercooler,
    turbo de geometria variavel, garrett GT15V
    Reslutados em banco, deu me de pico 108 cv e um binario de 210Nm.
    Estes resultados foram obtidos sem ventuinha e a uma carga de 1.2 bar (Os rolos nao tem capacidade de efetuar mais carga no motor, num turbo de geometria varivel actuado mecanicamente isto torna-se um problema).
    Na estrada chega aos 1.4 bar em plena carga.
    Valores previstos reais sao de 110 a 115cv de potencia e 215 a 235 Nm de binario.
    Vou regular o actuador para ficar em estrada a dar o maximo que deu no banco, 1.2 bar (108cv, 210Nm), pois ja tive fuga entre a cabeca e os colectores (pressao aliada a temperatura) e foi necessario entre outros fazer rosca nova na cabeca do motor.
    Realmente vejo ai resultados apenas com reprogramacao e reprogramacao e IC com binarios bastante animadores (principalmente se tivermos em consideracao a embraiagem de origem, 200mm so aguentar 190Nm, salvo no 307 que leva caixa BE onde estas levam embraiagem de 228mm que aguenta a volta de 240Nm).
    Obrigado.

  20. #60
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    Boas!!!
    Não tens gráficos para dar-mos uma olhadela?? E fotos das modificações??
    Eu gostava era de saber valores mais reais do que aqueles que deram no banco da turbotec

    Abraço
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