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Tópico: [DIY]Golf mk4(e outros c/mesma carroçaria) COILOVER's + Cabeçotes

  1. #1
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    Padrão [DIY]Golf mk4(e outros c/mesma carroçaria) COILOVER's + Cabeçotes

    Este Diy foi intitulado como sendo para Golf4, mas é compatível com outros carros do grupo vw que utilizam a mesma carroçaria, como audi a3, audi tt, seat leon, seat toledo, skoda octavia mk1, vw beetle, mesmo nos ibizas 6l e polo o processo é muito semelhante, desde que utilizem tracção frontal, no caso de utilizarem tracção inegral o processo é diferente na traseira e na frente muda o sitio onde aperta a barra estabilizadora.



    Visto que é cada vez mais frequente a escolha de sistema coil-over, fiz este pequeno tutorial de uma montagem a um carro de um cliente, para ajudar quem se quiser arriscar, as fotos não são as melhores pois cada vez que tirava uma foto tinha de parar, limpar as mãos, pegar na maquina...., mas em caso de duvida postem.
    O carro em questão já tinha suspensão coil-over, mas encontravam-se em mau estado e foram substituídos por unidades novas, também foram substituídos os cabeçotes, os rolamentos de suspensão foram abertos, limpos e levaram massa nova, os casquilhos da barra estabilizadora foram substituídos, assim como os pendurais foram substituídos por uns reguláveis.

    1- com o carro no chão, aliviar os parafusos da roda para depois com o carro no ar conseguirem retira-los
    2- levantar o carro no ar e arranjar um suporte seguro para poderem trabalhar

    By mario_marques at 2011-04-03
    3- retirar a tampa do topo de amortecedor e começar a desapertar, irão precisar de uma chave de humbraco e de uma chave de estria

    By mario_marques at 2011-04-03
    4-desapertar o pendural da barra estabilizadora(convém desapertarem logo dos dois lados

    By mario_marques at 2011-04-03
    5- desapertar parafusos de suporte de amortecedor na manga de eixo

    By mario_marques at 2011-04-03
    6- aqui neste passo devem soltar todas as bichas, cabos e tubos do amortecedor e manga de eixo, é bastante fácil pelo que nem meti fotos, depois retirar o amortecedor(neste caso coil-over, mas o processo é exactamente o mesmo, metam, qualquer coisa, como na foto, a segurar a manga de eixo, pois se as vossas transmissões já estiverem "cansadas" podem-se desarmar todas ao ficarem esticadas e inclinadas, e para quem não estiver já acostumado a mexer em transmissões isso pode ser um grande problema...Se tiverem dificuldade em soltar o amortecedor da manga de eixo utilizem algo para abrir a manga de eixo, tipo uma chave de fendas grande e um martelo.

    By mario_marques at 2011-04-03


    By mario_marques at 2011-04-03

    REPITAM OS MESMOS PASSOS DO LADO OPOSTO

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    Sempre que se troca de amortecedores deve-se trocar os cabeçotes, logo nem meti aqui a explicar como se desmontam os velhos, apesar de ser fácil; uma imagem vale mais que mil palavras, logo, metam novos!
    MAs se mesmo assim quiseres usar os velhos, ao desmontar, lembrem-se que a mola está sobre pressão.
    Velho vs novo:

    By mario_marques at 2011-04-03


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    Referencia dos cabeçotes originais

    By mario_marques at 2011-04-03




    O coil-over armado, independentemente da marca, para ir ao sitio deve ficar algo como isto da foto, começando a descrever de cima para baixo, mola grande, espaçador, mola de assistencia, topo de amortecedor, rolamento, cabeçote, femea

    By mario_marques at 2011-04-03


    By mario_marques at 2011-04-03

    Os rolamentos de topo de amortecedor são uma peça que geralmente não se desgasta muito, mas já que estão com a mão na massa, convém revisionar ou substituir, dependendo do estado deles, geralmente dão para reparar:


    By mario_marques at 2011-04-03


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    atenção ao montar que eles têm direitas, a parte com estrias fica para baixo, a parte lisa fica para o lado do cabeçote

    Para apertar o cabeçote vão ter de usar algo como isto e ter boa força de braços, atenção que se estiverem a usar suspensões com cargas koni(kw v2, konig sport, koni sport e koni sport coils, não devem abusar da força de aperto, devem apertar só até ficar firme), para ser mais fácil apertar, devem apertar com a rosca do coil toda em baixo para a mola fazer menos força.
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    Substituir casquilhos da barra estabilizadora

    Bem, não tem muito que saber, é desapertar um parafusos, sacar velho, meter novo e voltar a apertar, é preciso uma chave de caixa 13 e de preferencia um roquete pequeno para o serviço ser mais rapido senão perdem a juventude a apertar


    By mario_marques at 2011-04-03


    By mario_marques at 2011-04-03


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    Atenção que estes casquilhos têm direitas e medidas diferentes, logo, confirmem antes de comprar.

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    Trocar os pendurais também nã tem muito que se lhe diga desde que tenham ferramenta minimamente em condições e forcinha nos braços.

    By mario_marques at 2011-04-03


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    Suspensão traseira

    A suspensão traseira é a parte mais facil de se substituir, contudo, trabalhem sempre em segurança.

    1- Aliviar rodas no chão
    2 - levantar carro no ar, remover rodas
    3 - colocar dois macacos, um por baixo de cada amortecedor e desapertar os parafusos de fixação do amortecedor, fazer nesta ordem, as fotos não estão por ordem, apenas como exemplo

    By mario_marques at 2011-04-03


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    4- com o parafusos do amortecedor desapertardo, descer os macacos para o eixo descer lentamente, as molas depois caem, devem meter os macacos pois se não meterem o eixo irá sair disparado


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    5 desapertar a parte de cima do amortecedor para o tirar do carro

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    6 - os cabeçotes traseiros, geralmente não se desgastam muito, logo, geralmente podem ser reaproveitados, para os tirarem é fácil, tirar a tampa de plastico e desapertar, depois montar nos novos


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    7- agora monta-se os afinadores traseiros, basicamente é pousa-los no sitio, e meter o parafuso e anilha


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    Agora, depois de tudo montado, rodas ao sitio, afinem a altura que desejam, igual dos dois lados, de preferência, a traseira um pouco mais alta que a frente e a frente não demasiado baixa, façam ai uns 500km's e depois alinhem a direcção.
    Última edição por Smoker; 03-07-2011 às 05:38.
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  2. #2
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    eu tb montei uns colworver num audi a3 e com o tempo a barra começou a roussar na transmissao,hoje montei os pendurais regulaveis e ainda rossa o que podera ser

  3. #3
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    ou trocas a barra estabilizadora + pendurais do S3 e ves se os teus amortecedores tem uma orelha onde vai apertar os novos pendurais ou uma barra especifica da H&R ou outras marcas em que são diferentes o angulo da barra ou levantas um pouco o carro

  4. #4
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    eu tb montei uns colworver num audi a3 e com o tempo a barra começou a roussar na transmissao,hoje montei os pendurais regulaveis e ainda rossa o que podera ser
    Os pendurais regulaveis são para dar pré-carga á barra não são para impedir que bata nas transmissões.
    Se te bate nas transmissões é porque ou está demasiado baixo ou porque a tua suspensão têm um valor de compressão muito baixo, podes montar uns limitadores de curso na suspensão, mas pessoalmente preferia levantar o carro.
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  5. #5
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    mas eu quando montei nao fazia barulho com 2 3 meses e começou a fazer e era pro lado direito que eu curvava mais

  6. #6
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    mas eu quando montei nao fazia barulho com 2 3 meses e começou a fazer e era pro lado direito que eu curvava mais

    Qual é a marca da suspensão?
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  7. #7
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    coilover raceland

  8. #8
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  9. #9
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    coilover raceland
    Pois, está explicado então....
    Experimenta dar précarga á barra estabilizadora já que tens os tirantes regulaveis, ajuda um pouco e sobe o carro que já aumenta a tensão na mola e evita que afunde.
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  10. #10
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    amanha ja vou subir,eu tava com medo que fosse alguma coisa da transmissao

  11. #11
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    ta igual helder audi.jpg

  12. #12
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    a transmissao rossa no pendural

  13. #13
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    a transmissao vai rossar a frente nao é pra cima e pra baixo
    e tb quando montei os coilovers tb montei os 2 triangulos,agora tb nao sei o pque podera ser

  14. #14
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    amanha ja vou subir,eu tava com medo que fosse alguma coisa da transmissao
    Faz o que te disse, dá pré-tensão á barra e sobe um pouco, já montei varios e não roçam, incluindo o carrro das fotos da montagem.
    Abraço
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  15. #15
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    ja dei e ja alevantei o carro agora fica a rossar nos pendurais, Rossa a frente nao é por baixar ou levantar,é pro lado

  16. #16
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    ja dei e ja alevantei o carro agora fica a rossar nos pendurais, Rossa a frente nao é por baixar ou levantar,é pro lado
    Amigo, das duas uma, ou tens algo rebentado(amortecedor) ou então não estás a fazer isso bem.
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