Tenho um problema no meu Corsa. Basta eu andar com o pé levemente apoiado no acelerador, ele começa a abanar fazendo lembrar um carro de escola de condução... acreditem nao é agradavel. Isto passa-se a qualquer velocidade, e é irregular, as vezes faz, outras não. Ao mesmo tempo que isto acontece, acende a luz amarela (luz da electronica).
Levei á Opel, mas para além de ser mal atendido, para ligar o carro á maquina e fazer unicamente um diagnostico era a pagar.. a pagar e bem!
Mais do que isso era só um diagnostico, e nao ia resolver nada.
Após umas pesquisas na internet, encontrei uma maneira de fazermos um diagnostico fiável e sobretudo (para a malta que nao tem dinheiro aos montes) GRATIS !!!
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Material necessário:
- Um clip
- Papel e caneta
- Carro de injecção electrónica
1- Localizar a ficha de diagnostico. No meu caso (Corsa 1.4 Si) localiza-se ao lado dos fusiveis, dentro do carro. Em alguns localiza-se no compartimento do motor, mas é o mesmo procedimento em todos.
2 - O passo seguinte é fazer uma ligação entre o A e o B com o clip de modo a ficarem em contacto, isto ainda com o carro desligado. Não ha problema em principio se voçes se enganarem nos buracos, mas convem nao arriscar.
3 - Agora é altura de sentar com o papel e caneta na mão e ter atenção. Rodem a chave ate as luzes do painel acenderem, vão reparar que a luz de electronica vai piscar deste modo: * pausa **. Temos então o código 12. Os códigos piscam sempre 3 vezes e depois passam ao seguinte codigo. Deste modo basta anotarem a primeiro e depois as vezes, eu anotei desta maneira -> 12 - III (codigo 12, 3 vezes). O 12 neste caso indica que o teste está a iniciar-se. O teste começa sempre em 12 e acaba em 12 tambem.
No meu anotei os seguinte erros:
- 12: III
- 93: III
- 35: III
- 34: III
- 24: III
- 22: III
- 12: III
(sim, isto esta mesmo cheio de erros...)
Podem aqui verificar que todos os codigos apareceram 3 vezes, o que confirma positivamente o erro.
Aqui ficam os codigos de erro para os motores de ECU Multec:
13 - Lambda, sensor do oxigéneo
14 - Sensor de temperatura da água - Coolant Temperature Sensor (CTS) - baixa voltagem
15 - Sensor de temperatura da água - Coolant Temperature Sensor (CTS) - alta voltagem
16 ou 18 - Sensor de detonação
17 - Relé da bomba de combustível e válvula injectora
18 - Módulo do filtro de detonação
19 - Conta rotações com problemas. RPM's incorrectas
21 ou 22 - Sensor de posição da borboleta (Throttle Potentiometer Sensor - TPS)
24 - Sem sinal de velocidade
29 - Bomba de combustível
32 - Relé da bomba de combustível
33 - Sensor MAP
34 - Sensor MAP
35 - Controle do ar em IDLE - ralenti
41 - Bobina dos cilindros 2 e 3
42 - Bobina dos cilindros 1 e 4
44 e 45 - Sonda Lambda (mistura pobre)
45 - Sonda Lambda (mistura rica)
47 - Válvula EGR
49 - Alta voltagem na ECU (mais de 17 volts)
51 - Centralina com defeito (tentar ligar e desligar e voltar a fazer um teste)
52 - Relé de bomba secundária de ar (baixa voltagem)
53 - Relé de bomba secundária de ar (alta voltagem)
55 - Defeito na centralina
56 e 57 - Solenóide do sistema de injecção secundária de ar
61 e 62 - Circuito da válvula do canister / Válvula de ventilação
63 - Linha EST – bobina cilindros 2 e 3
64 - Linha EST – bobina cilindros 1 e 4
66 - Circuito do sensor de borboleta com defeito
69 e 71 - Sensor de temperatura do ar da admissão
87 - Relé do ar condicionado
88 - Relé de corte de combustível
92 - Circuito do sensor de fase
93 e 94 - Módulo Quad Drive / sensor hall
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Baseado traduzido e adaptado a partir de:
http://www.topbuzz1.carenthusiasts.co.uk
http://forum.tigratuning.com.br
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Espero que isto sirva a alguem como serviu a mim.
abraço á comunidade TOL,
Hugo AKA LeNnOxLeWiS