Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 21 a 26 de 26

Tópico: DIY - Diagnostico da ECU em OPEL

  1. #21
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Mensagens
    30

    Padrão

    isto funciona num opel frontera 2.5 de 98?ja agora existe algum cabo de diagonostico para os opel? e o programa kual é?
    obrigado

  2. #22
    Moderador Super user Avatar de LeNnOxLeWiS
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.903

    Padrão

    Não tenho informações acerca disso. Penso que o melhor seja experimentar. Relativamente ao cabo ha a maquina oficial que liga nessa ficha.
    AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]

  3. #23
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Mensagens
    30

    Padrão

    não existe nenhum cabo e programa para opel tipo vag-com?

  4. #24
    Member Average Avatar de silveiro
    Data de Inscrição
    Oct 2009
    Localização
    arcena
    Mensagens
    66

    Padrão

    Citação Mensagem Original de LeNnOxLeWiS Ver Post
    Tenho um problema no meu Corsa. Basta eu andar com o pé levemente apoiado no acelerador, ele começa a abanar fazendo lembrar um carro de escola de condução... acreditem nao é agradavel. Isto passa-se a qualquer velocidade, e é irregular, as vezes faz, outras não. Ao mesmo tempo que isto acontece, acende a luz amarela (luz da electronica).

    Levei á Opel, mas para além de ser mal atendido, para ligar o carro á maquina e fazer unicamente um diagnostico era a pagar.. a pagar e bem!
    Mais do que isso era só um diagnostico, e nao ia resolver nada.

    Após umas pesquisas na internet, encontrei uma maneira de fazermos um diagnostico fiável e sobretudo (para a malta que nao tem dinheiro aos montes) GRATIS !!!
    __________________________________________________ ___________

    Material necessário:
    - Um clip
    - Papel e caneta
    - Carro de injecção electrónica

    1- Localizar a ficha de diagnostico. No meu caso (Corsa 1.4 Si) localiza-se ao lado dos fusiveis, dentro do carro. Em alguns localiza-se no compartimento do motor, mas é o mesmo procedimento em todos.



    2 - O passo seguinte é fazer uma ligação entre o A e o B com o clip de modo a ficarem em contacto, isto ainda com o carro desligado. Não ha problema em principio se voçes se enganarem nos buracos, mas convem nao arriscar.

    3 - Agora é altura de sentar com o papel e caneta na mão e ter atenção. Rodem a chave ate as luzes do painel acenderem, vão reparar que a luz de electronica vai piscar deste modo: * pausa **. Temos então o código 12. Os códigos piscam sempre 3 vezes e depois passam ao seguinte codigo. Deste modo basta anotarem a primeiro e depois as vezes, eu anotei desta maneira -> 12 - III (codigo 12, 3 vezes). O 12 neste caso indica que o teste está a iniciar-se. O teste começa sempre em 12 e acaba em 12 tambem.

    No meu anotei os seguinte erros:
    - 12: III
    - 93: III
    - 35: III
    - 34: III
    - 24: III
    - 22: III
    - 12: III

    (sim, isto esta mesmo cheio de erros...)

    Podem aqui verificar que todos os codigos apareceram 3 vezes, o que confirma positivamente o erro.

    Aqui ficam os codigos de erro para os motores de ECU Multec:

    13 - Lambda, sensor do oxigéneo
    14 - Sensor de temperatura da água - Coolant Temperature Sensor (CTS) - baixa voltagem
    15 - Sensor de temperatura da água - Coolant Temperature Sensor (CTS) - alta voltagem
    16 ou 18 - Sensor de detonação
    17 - Relé da bomba de combustível e válvula injectora
    18 - Módulo do filtro de detonação
    19 - Conta rotações com problemas. RPM's incorrectas
    21 ou 22 - Sensor de posição da borboleta (Throttle Potentiometer Sensor - TPS)
    24 - Sem sinal de velocidade
    29 - Bomba de combustível
    32 - Relé da bomba de combustível
    33 - Sensor MAP
    34 - Sensor MAP
    35 - Controle do ar em IDLE - ralenti
    41 - Bobina dos cilindros 2 e 3
    42 - Bobina dos cilindros 1 e 4
    44 e 45 - Sonda Lambda (mistura pobre)
    45 - Sonda Lambda (mistura rica)
    47 - Válvula EGR
    49 - Alta voltagem na ECU (mais de 17 volts)
    51 - Centralina com defeito (tentar ligar e desligar e voltar a fazer um teste)
    52 - Relé de bomba secundária de ar (baixa voltagem)
    53 - Relé de bomba secundária de ar (alta voltagem)
    55 - Defeito na centralina
    56 e 57 - Solenóide do sistema de injecção secundária de ar
    61 e 62 - Circuito da válvula do canister / Válvula de ventilação
    63 - Linha EST – bobina cilindros 2 e 3
    64 - Linha EST – bobina cilindros 1 e 4
    66 - Circuito do sensor de borboleta com defeito
    69 e 71 - Sensor de temperatura do ar da admissão
    87 - Relé do ar condicionado
    88 - Relé de corte de combustível
    92 - Circuito do sensor de fase
    93 e 94 - Módulo Quad Drive / sensor hall

    __________________________________________________ ___________

    Baseado traduzido e adaptado a partir de:
    http://www.topbuzz1.carenthusiasts.co.uk
    http://forum.tigratuning.com.br
    __________________________________________________ ___________


    Espero que isto sirva a alguem como serviu a mim.

    abraço á comunidade TOL,

    Hugo AKA LeNnOxLeWiS
    eu tambem encontrei esta informacao no forum do copt e tambem tenho um pdf que indica modelo,codigo do motor e a centralina que esse motor usa..agora a minha grande questao e a seguinte esse procedimento tambem da para os dti's?e ja alguem testou num dti? agradeco que alguem me de essa resposta e se alguem quiser esse pdf ou outras informacoes que eu possa ter e so mandarem uma mensagem cump ppl

  5. #25
    Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.859

    Wink Centralinas & centralinas

    Existem varias normas implantadas, pré-ODB, ODB I, ODB II, EODB. as centralinas com a norma ODB I e ODB II (antes do ano 2000) indicam os códigos de erro na luz do check engine no painel de instrumentos se não se tiver um scanner de erros. Nas centralinas a partir de 1999, acho que só mesmo com um scanner de erros.

    Nas centralinas da geração ODB I, os codigos de erro são 2 algarismos que são indicados pelo numero de piscadelas da luz do check engine. As centralinas ODB II e EODB são um bocadinho diferentes, pois primeiro é uma letra do alfabeto e seguem-se 4 algarismos.

    Ter em atenção que por vezes são indicados alguns erros específicos do fabricante, e se o scanner for genérico não indica o texto que corresponde ao erro, ficando-se só pela indicação dum erro do tipo (exemplo "P4776") e se não se tiver uma tabela para descodificar o erro, fica-se a saber o mesmo que nada.

    Por outro lado, nem todos os fabricantes usam o mesmo protocolo de comunicações, daí cada um ter o seu scanner especifico. Na maior parte dos casos conseguem-se saber os erros, mas não se conseguem apagar os erros, nem fazer o reset aos indicadores de revisão.

  6. #26
    Member Average Avatar de silveiro
    Data de Inscrição
    Oct 2009
    Localização
    arcena
    Mensagens
    66

    Padrão

    Citação Mensagem Original de 106XSiLx Ver Post
    Existem varias normas implantadas, pré-ODB, ODB I, ODB II, EODB. as centralinas com a norma ODB I e ODB II (antes do ano 2000) indicam os códigos de erro na luz do check engine no painel de instrumentos se não se tiver um scanner de erros. Nas centralinas a partir de 1999, acho que só mesmo com um scanner de erros.

    Nas centralinas da geração ODB I, os codigos de erro são 2 algarismos que são indicados pelo numero de piscadelas da luz do check engine. As centralinas ODB II e EODB são um bocadinho diferentes, pois primeiro é uma letra do alfabeto e seguem-se 4 algarismos.

    Ter em atenção que por vezes são indicados alguns erros específicos do fabricante, e se o scanner for genérico não indica o texto que corresponde ao erro, ficando-se só pela indicação dum erro do tipo (exemplo "P4776") e se não se tiver uma tabela para descodificar o erro, fica-se a saber o mesmo que nada.

    Por outro lado, nem todos os fabricantes usam o mesmo protocolo de comunicações, daí cada um ter o seu scanner especifico. Na maior parte dos casos conseguem-se saber os erros, mas não se conseguem apagar os erros, nem fazer o reset aos indicadores de revisão.
    pois no caso dos opel as centralinas que usam esse tipo de erro (exemplo"p4776") sao as simtec 56.5 deixo aqui o site ondese encontra essa informacao http://www.topbuzz.co.uk/info/fault_...ault_codes.htm mas eu gostava mxm de saber se isso tambem da para fazer num vectra 2.0 dti de 98,alguem ja se aventurou a isso? fico a espera de respostas
    cumps
    Última edição por silveiro; 03-12-2009 às 16:04.

Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12

Tópicos Similares

  1. Opcom Ferramenta de diagnóstico Opel Op-com
    Por Ice-Warez no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 8
    Última Resp.: 26-02-2011, 15:43
  2. diagnostico
    Por gforcegforce no fórum Geral Tuning
    Respostas: 0
    Última Resp.: 19-07-2010, 00:50

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •