bom post
Tenho um problema no meu Corsa. Basta eu andar com o pé levemente apoiado no acelerador, ele começa a abanar fazendo lembrar um carro de escola de condução... acreditem nao é agradavel. Isto passa-se a qualquer velocidade, e é irregular, as vezes faz, outras não. Ao mesmo tempo que isto acontece, acende a luz amarela (luz da electronica).
Levei á Opel, mas para além de ser mal atendido, para ligar o carro á maquina e fazer unicamente um diagnostico era a pagar.. a pagar e bem!
Mais do que isso era só um diagnostico, e nao ia resolver nada.
Após umas pesquisas na internet, encontrei uma maneira de fazermos um diagnostico fiável e sobretudo (para a malta que nao tem dinheiro aos montes) GRATIS !!!
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Material necessário:
- Um clip
- Papel e caneta
- Carro de injecção electrónica
1- Localizar a ficha de diagnostico. No meu caso (Corsa 1.4 Si) localiza-se ao lado dos fusiveis, dentro do carro. Em alguns localiza-se no compartimento do motor, mas é o mesmo procedimento em todos.
2 - O passo seguinte é fazer uma ligação entre o A e o B com o clip de modo a ficarem em contacto, isto ainda com o carro desligado. Não ha problema em principio se voçes se enganarem nos buracos, mas convem nao arriscar.
3 - Agora é altura de sentar com o papel e caneta na mão e ter atenção. Rodem a chave ate as luzes do painel acenderem, vão reparar que a luz de electronica vai piscar deste modo: * pausa **. Temos então o código 12. Os códigos piscam sempre 3 vezes e depois passam ao seguinte codigo. Deste modo basta anotarem a primeiro e depois as vezes, eu anotei desta maneira -> 12 - III (codigo 12, 3 vezes). O 12 neste caso indica que o teste está a iniciar-se. O teste começa sempre em 12 e acaba em 12 tambem.
No meu anotei os seguinte erros:
- 12: III
- 93: III
- 35: III
- 34: III
- 24: III
- 22: III
- 12: III
(sim, isto esta mesmo cheio de erros...)
Podem aqui verificar que todos os codigos apareceram 3 vezes, o que confirma positivamente o erro.
Aqui ficam os codigos de erro para os motores de ECU Multec:
13 - Lambda, sensor do oxigéneo
14 - Sensor de temperatura da água - Coolant Temperature Sensor (CTS) - baixa voltagem
15 - Sensor de temperatura da água - Coolant Temperature Sensor (CTS) - alta voltagem
16 ou 18 - Sensor de detonação
17 - Relé da bomba de combustível e válvula injectora
18 - Módulo do filtro de detonação
19 - Conta rotações com problemas. RPM's incorrectas
21 ou 22 - Sensor de posição da borboleta (Throttle Potentiometer Sensor - TPS)
24 - Sem sinal de velocidade
29 - Bomba de combustível
32 - Relé da bomba de combustível
33 - Sensor MAP
34 - Sensor MAP
35 - Controle do ar em IDLE - ralenti
41 - Bobina dos cilindros 2 e 3
42 - Bobina dos cilindros 1 e 4
44 e 45 - Sonda Lambda (mistura pobre)
45 - Sonda Lambda (mistura rica)
47 - Válvula EGR
49 - Alta voltagem na ECU (mais de 17 volts)
51 - Centralina com defeito (tentar ligar e desligar e voltar a fazer um teste)
52 - Relé de bomba secundária de ar (baixa voltagem)
53 - Relé de bomba secundária de ar (alta voltagem)
55 - Defeito na centralina
56 e 57 - Solenóide do sistema de injecção secundária de ar
61 e 62 - Circuito da válvula do canister / Válvula de ventilação
63 - Linha EST – bobina cilindros 2 e 3
64 - Linha EST – bobina cilindros 1 e 4
66 - Circuito do sensor de borboleta com defeito
69 e 71 - Sensor de temperatura do ar da admissão
87 - Relé do ar condicionado
88 - Relé de corte de combustível
92 - Circuito do sensor de fase
93 e 94 - Módulo Quad Drive / sensor hall
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Baseado traduzido e adaptado a partir de:
http://www.topbuzz1.carenthusiasts.co.uk
http://forum.tigratuning.com.br
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Espero que isto sirva a alguem como serviu a mim.
abraço á comunidade TOL,
Hugo AKA LeNnOxLeWiS
AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]
bom post
Grande DIY.
O homem até estraga o carro todo para exemplificar 6 ou 7 erros
Cada erro = menos 5 cv's. :P
Por isso já sabem o ppl dos Corsas, Tigras e Astras a gasolina.
Bom Post. Mesmo como curto, pouca parra e mta uva
Abraço ao Fórum
Mostraste uma ficha OBD de 10pins, as OBD2 tem 16pins, e preciso de fazer isso num corsa B do ano 2000 q tem ficha OBD2 com 16 pins... onde tenho de colocar o clip, uma vez q como tem mais pins, nao sei como sao os pin-outs deles....
Obg
In the land of the killers, a sinner's mind is a sanctum...
Olá Dtype, para o teu tens q começar a contar a partir da esquerda em baixo. Portanto na ficha de 16 dividida em 2 tens o 5 e o 6 na mesma parte, na parte da esquerda.
Liga o 5 e o 6 no teu caso. Penso nao estar errado. Depois avisa se funcionou indicando o modelo em questão para o caso de haver mais gente com um modelo igual ao teu. Se possivel indica o codigo de motor.
No meu caso foi testado e aprovado no meu Corsa B 1.4 Si Sport - motor C14SE
AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]
Consegues fazer um desenho da ficha e por aki? Ou entao mandar me para o meu mail, sff. luis_dtype@hotmail.comMensagem Original de LeNnOx
Isto é pra fazer a um amigo meu, eu tambem tinha em casa kuais os pins a ligarem, mas ja nao sei onde guardei isso. Agradecia te imenso se me pudesses ajudar.
Obg
In the land of the killers, a sinner's mind is a sanctum...
O motor é o X12XE, é um Corsa Sport 1.2 16v.
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muito Bom
Só é estranho, é que na oficina em Alcobaça da Auto Industrial, sempre q lá vou ligam o carro à maquina e fazem o diagnóstico, e nunca me cobraram por isso, a ultima vez q lá fui a luz da electrónica acendeu porque faltava uma luz de stop à bastante tempo (dava sinal no comp. de bordo mas não liguei), e só me cobraram 3,5€ por 2 lâmpadas!!!
No entanto, parabéns pelo post
a minha astra tem essa fixa será que ela está la so por estar ou nem por isso? vou ver se descubro alguma coisa visto o meu motor nao usar nada de electronica para ser gerido...
Space star 1.9 DI-D 102cv 235nm... Maybe
Astra X17DTL 68cv 132nm... Maybe
http://rpm.planetaclix.pt
tenta ligar os seguintes 5 e 6:Mensagem Original de Dtype
| 8 - 16 |
| 7 - 15 |
| 6 - 14 |
| 5 - 13 |
| 4 - 12 |
| 3 - 11 |
| 2 - 10 |
| 1 - 9 |
depois diz qqr coisa sobre o efeito, se deu ou nao. Nao tenhas problemas em fazer curtocircuitos nem nada, é pouco provavel.
AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]
Nao dá.... Esta ficha nao tem contacto no Pin6... Vi no autodata, e diz lá q para os veiculos(opel) sem o pin6 nao dá pra fazer leitura atravez da luz de avaria, so mm na makina de diagnostico..
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Mensagem Original de 4speed
Dtype: se fores de lisboa ja sabes, aproveita a sugestao aqui do 4speed!!!
AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]
isso dá para fazer no corsa TD? tb tem essa ficha de diagnosticos
estive la agora a ver e so tenho as fichas dentros das casas 16, 7, 5, 4, 3 e 12, o resto ta la o lugar mas n tem pinos
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|8 - 16|
|7 - 15|
|6 - 14|
|5 - 13|
|4 - 12|
|3 - 11|
|2 - 10|
|1 - 9 |
eu ainda nao vi nada para esses motores. so tenho a certeza para estes q testei.
AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]
Eu tb tinha no meu 1.5td... Isso so da pra ver a nivel de ABS, Ar condicionado, e instalação electrica... A nivel de motor nd...Mensagem Original de corsa_tuning
EU sou da zona de lisboa, margem sul. qd preciso de alguma coisa da opel, vou ao montijo q conheço la o chefe da oficina.
P.S. Esse corsa 1.2 16V nao é meu, touu é a ajudar o meu amigo a solucionar o problema dela.
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sabes como se faz no corsa TD o truque dos pinos? quais sao os k se ligam?Mensagem Original de Dtype
Nao ha truque pro corsa td. o quadrante nem luz de avaria tem. SO mm ligando na makina lá na opel.Mensagem Original de corsa_tuning
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Retirado do Autodata2004 para o X12XE
Thanks to ImageShack for Free Image Hosting
cumps
obrigado birika pela achega.
AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]
Exactamente o q eu vi no meu autodata, pra modelos q nao têm contacto no pin 6 , so mm indo à makina...
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