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Tópico: DIY - Diagnostico da ECU em OPEL

  1. #1
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    Padrão DIY - Diagnostico da ECU em OPEL

    Tenho um problema no meu Corsa. Basta eu andar com o pé levemente apoiado no acelerador, ele começa a abanar fazendo lembrar um carro de escola de condução... acreditem nao é agradavel. Isto passa-se a qualquer velocidade, e é irregular, as vezes faz, outras não. Ao mesmo tempo que isto acontece, acende a luz amarela (luz da electronica).

    Levei á Opel, mas para além de ser mal atendido, para ligar o carro á maquina e fazer unicamente um diagnostico era a pagar.. a pagar e bem!
    Mais do que isso era só um diagnostico, e nao ia resolver nada.

    Após umas pesquisas na internet, encontrei uma maneira de fazermos um diagnostico fiável e sobretudo (para a malta que nao tem dinheiro aos montes) GRATIS !!!
    __________________________________________________ ___________

    Material necessário:
    - Um clip
    - Papel e caneta
    - Carro de injecção electrónica

    1- Localizar a ficha de diagnostico. No meu caso (Corsa 1.4 Si) localiza-se ao lado dos fusiveis, dentro do carro. Em alguns localiza-se no compartimento do motor, mas é o mesmo procedimento em todos.



    2 - O passo seguinte é fazer uma ligação entre o A e o B com o clip de modo a ficarem em contacto, isto ainda com o carro desligado. Não ha problema em principio se voçes se enganarem nos buracos, mas convem nao arriscar.

    3 - Agora é altura de sentar com o papel e caneta na mão e ter atenção. Rodem a chave ate as luzes do painel acenderem, vão reparar que a luz de electronica vai piscar deste modo: * pausa **. Temos então o código 12. Os códigos piscam sempre 3 vezes e depois passam ao seguinte codigo. Deste modo basta anotarem a primeiro e depois as vezes, eu anotei desta maneira -> 12 - III (codigo 12, 3 vezes). O 12 neste caso indica que o teste está a iniciar-se. O teste começa sempre em 12 e acaba em 12 tambem.

    No meu anotei os seguinte erros:
    - 12: III
    - 93: III
    - 35: III
    - 34: III
    - 24: III
    - 22: III
    - 12: III

    (sim, isto esta mesmo cheio de erros...)

    Podem aqui verificar que todos os codigos apareceram 3 vezes, o que confirma positivamente o erro.

    Aqui ficam os codigos de erro para os motores de ECU Multec:

    13 - Lambda, sensor do oxigéneo
    14 - Sensor de temperatura da água - Coolant Temperature Sensor (CTS) - baixa voltagem
    15 - Sensor de temperatura da água - Coolant Temperature Sensor (CTS) - alta voltagem
    16 ou 18 - Sensor de detonação
    17 - Relé da bomba de combustível e válvula injectora
    18 - Módulo do filtro de detonação
    19 - Conta rotações com problemas. RPM's incorrectas
    21 ou 22 - Sensor de posição da borboleta (Throttle Potentiometer Sensor - TPS)
    24 - Sem sinal de velocidade
    29 - Bomba de combustível
    32 - Relé da bomba de combustível
    33 - Sensor MAP
    34 - Sensor MAP
    35 - Controle do ar em IDLE - ralenti
    41 - Bobina dos cilindros 2 e 3
    42 - Bobina dos cilindros 1 e 4
    44 e 45 - Sonda Lambda (mistura pobre)
    45 - Sonda Lambda (mistura rica)
    47 - Válvula EGR
    49 - Alta voltagem na ECU (mais de 17 volts)
    51 - Centralina com defeito (tentar ligar e desligar e voltar a fazer um teste)
    52 - Relé de bomba secundária de ar (baixa voltagem)
    53 - Relé de bomba secundária de ar (alta voltagem)
    55 - Defeito na centralina
    56 e 57 - Solenóide do sistema de injecção secundária de ar
    61 e 62 - Circuito da válvula do canister / Válvula de ventilação
    63 - Linha EST – bobina cilindros 2 e 3
    64 - Linha EST – bobina cilindros 1 e 4
    66 - Circuito do sensor de borboleta com defeito
    69 e 71 - Sensor de temperatura do ar da admissão
    87 - Relé do ar condicionado
    88 - Relé de corte de combustível
    92 - Circuito do sensor de fase
    93 e 94 - Módulo Quad Drive / sensor hall

    __________________________________________________ ___________

    Baseado traduzido e adaptado a partir de:
    http://www.topbuzz1.carenthusiasts.co.uk
    http://forum.tigratuning.com.br
    __________________________________________________ ___________


    Espero que isto sirva a alguem como serviu a mim.

    abraço á comunidade TOL,

    Hugo AKA LeNnOxLeWiS
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  2. #2
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    bom post

  3. #3
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    Grande DIY.

    O homem até estraga o carro todo para exemplificar 6 ou 7 erros

    Cada erro = menos 5 cv's. :P

    Por isso já sabem o ppl dos Corsas, Tigras e Astras a gasolina.

    Bom Post. Mesmo como curto, pouca parra e mta uva

    Abraço ao Fórum

  4. #4
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    Mostraste uma ficha OBD de 10pins, as OBD2 tem 16pins, e preciso de fazer isso num corsa B do ano 2000 q tem ficha OBD2 com 16 pins... onde tenho de colocar o clip, uma vez q como tem mais pins, nao sei como sao os pin-outs deles....

    Obg

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  5. #5
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    Olá Dtype, para o teu tens q começar a contar a partir da esquerda em baixo. Portanto na ficha de 16 dividida em 2 tens o 5 e o 6 na mesma parte, na parte da esquerda.

    Liga o 5 e o 6 no teu caso. Penso nao estar errado. Depois avisa se funcionou indicando o modelo em questão para o caso de haver mais gente com um modelo igual ao teu. Se possivel indica o codigo de motor.

    No meu caso foi testado e aprovado no meu Corsa B 1.4 Si Sport - motor C14SE
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  6. #6
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    Citação Mensagem Original de LeNnOx
    Olá Dtype, para o teu tens q começar a contar a partir da esquerda em baixo. Portanto na ficha de 16 dividida em 2 tens o 5 e o 6 na mesma parte, na parte da esquerda.

    Liga o 5 e o 6 no teu caso. Penso nao estar errado. Depois avisa se funcionou indicando o modelo em questão para o caso de haver mais gente com um modelo igual ao teu. Se possivel indica o codigo de motor.

    No meu caso foi testado e aprovado no meu Corsa B 1.4 Si Sport - motor C14SE
    Consegues fazer um desenho da ficha e por aki? Ou entao mandar me para o meu mail, sff. luis_dtype@hotmail.com
    Isto é pra fazer a um amigo meu, eu tambem tinha em casa kuais os pins a ligarem, mas ja nao sei onde guardei isso. Agradecia te imenso se me pudesses ajudar.

    Obg

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  7. #7
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    O motor é o X12XE, é um Corsa Sport 1.2 16v.

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  8. #8
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    muito Bom
    Só é estranho, é que na oficina em Alcobaça da Auto Industrial, sempre q lá vou ligam o carro à maquina e fazem o diagnóstico, e nunca me cobraram por isso, a ultima vez q lá fui a luz da electrónica acendeu porque faltava uma luz de stop à bastante tempo (dava sinal no comp. de bordo mas não liguei), e só me cobraram 3,5€ por 2 lâmpadas!!!

    No entanto, parabéns pelo post

    http://opelmantaportugal.blogspot.com/ blog dedicado ao Manta A
    Astra 2.0Di
    tol_4speed@yahoo.com

  9. #9
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    a minha astra tem essa fixa será que ela está la so por estar ou nem por isso? vou ver se descubro alguma coisa visto o meu motor nao usar nada de electronica para ser gerido...
    Space star 1.9 DI-D 102cv 235nm... Maybe
    Astra X17DTL 68cv 132nm... Maybe
    http://rpm.planetaclix.pt

  10. #10
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    Citação Mensagem Original de Dtype
    O motor é o X12XE, é um Corsa Sport 1.2 16v.
    tenta ligar os seguintes 5 e 6:

    | 8 - 16 |
    | 7 - 15 |
    | 6 - 14 |
    | 5 - 13 |
    | 4 - 12 |
    | 3 - 11 |
    | 2 - 10 |
    | 1 - 9 |

    depois diz qqr coisa sobre o efeito, se deu ou nao. Nao tenhas problemas em fazer curtocircuitos nem nada, é pouco provavel.
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  11. #11
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    Nao dá.... Esta ficha nao tem contacto no Pin6... Vi no autodata, e diz lá q para os veiculos(opel) sem o pin6 nao dá pra fazer leitura atravez da luz de avaria, so mm na makina de diagnostico..

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  12. #12
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    Citação Mensagem Original de 4speed
    muito Bom
    Só é estranho, é que na oficina em Alcobaça da Auto Industrial, sempre q lá vou ligam o carro à maquina e fazem o diagnóstico, e nunca me cobraram por isso, a ultima vez q lá fui a luz da electrónica acendeu porque faltava uma luz de stop à bastante tempo (dava sinal no comp. de bordo mas não liguei), e só me cobraram 3,5€ por 2 lâmpadas!!!

    No entanto, parabéns pelo post

    Dtype: se fores de lisboa ja sabes, aproveita a sugestao aqui do 4speed!!!
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  13. #13
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    isso dá para fazer no corsa TD? tb tem essa ficha de diagnosticos

    estive la agora a ver e so tenho as fichas dentros das casas 16, 7, 5, 4, 3 e 12, o resto ta la o lugar mas n tem pinos
    ______
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  14. #14
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    eu ainda nao vi nada para esses motores. so tenho a certeza para estes q testei.
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  15. #15
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    Citação Mensagem Original de corsa_tuning
    isso dá para fazer no corsa TD? tb tem essa ficha de diagnosticos

    estive la agora a ver e so tenho as fichas dentros das casas 16, 7, 5, 4, 3 e 12, o resto ta la o lugar mas n tem pinos
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    Eu tb tinha no meu 1.5td... Isso so da pra ver a nivel de ABS, Ar condicionado, e instalação electrica... A nivel de motor nd...

    EU sou da zona de lisboa, margem sul. qd preciso de alguma coisa da opel, vou ao montijo q conheço la o chefe da oficina.

    P.S. Esse corsa 1.2 16V nao é meu, touu é a ajudar o meu amigo a solucionar o problema dela.

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  16. #16
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    Citação Mensagem Original de Dtype
    Citação Mensagem Original de corsa_tuning
    isso dá para fazer no corsa TD? tb tem essa ficha de diagnosticos

    estive la agora a ver e so tenho as fichas dentros das casas 16, 7, 5, 4, 3 e 12, o resto ta la o lugar mas n tem pinos
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    Eu tb tinha no meu 1.5td... Isso so da pra ver a nivel de ABS, Ar condicionado, e instalação electrica... A nivel de motor nd...

    EU sou da zona de lisboa, margem sul. qd preciso de alguma coisa da opel, vou ao montijo q conheço la o chefe da oficina.

    P.S. Esse corsa 1.2 16V nao é meu, touu é a ajudar o meu amigo a solucionar o problema dela.
    sabes como se faz no corsa TD o truque dos pinos? quais sao os k se ligam?

  17. #17
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    Citação Mensagem Original de corsa_tuning
    Citação Mensagem Original de Dtype
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    isso dá para fazer no corsa TD? tb tem essa ficha de diagnosticos

    estive la agora a ver e so tenho as fichas dentros das casas 16, 7, 5, 4, 3 e 12, o resto ta la o lugar mas n tem pinos
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    Eu tb tinha no meu 1.5td... Isso so da pra ver a nivel de ABS, Ar condicionado, e instalação electrica... A nivel de motor nd...

    EU sou da zona de lisboa, margem sul. qd preciso de alguma coisa da opel, vou ao montijo q conheço la o chefe da oficina.

    P.S. Esse corsa 1.2 16V nao é meu, touu é a ajudar o meu amigo a solucionar o problema dela.
    sabes como se faz no corsa TD o truque dos pinos? quais sao os k se ligam?
    Nao ha truque pro corsa td. o quadrante nem luz de avaria tem. SO mm ligando na makina lá na opel.

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  18. #18
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  19. #19
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    obrigado birika pela achega.

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  20. #20
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    Exactamente o q eu vi no meu autodata, pra modelos q nao têm contacto no pin 6 , so mm indo à makina...

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