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Tópico: [DIY] Destrancador de mala by aopinto

  1. #1
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    Padrão [DIY] Destrancador de mala by aopinto

    Introdução
    Despois de alguns pedidos de pessoas a quem arranjei deste material, resolvi fazer um DIY.
    O trabalho que vou mostrar foi realizado numa Toyota StarVan de 91 (CE90).


    Etapas
    Os passos necessários são os seguinte:
    1 – Instalação do motor na porta da mala.
    2 – Passagem dos fios.
    3 – Instalação do botão de pressão.
    4 – Ligação à corrente.

    1 – Instalação do motor na porta da mala.
    Começa-se por retirar o plástico da mala. Neste caso é só puxar, pois está preso por molas (assinalado a amarelo).
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    Como a travessa que vem no kit não era suficientemente comprida para o tamanho da abertura já existente na porta, tive que fazer uma maior. Usei uma barra de alumínio de 20 mm de largura.
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    Em seguida furei a barra para fixar o suporte do motor.
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    Depois de instalado o destrancador e de ter também estudado como iria aplicar o cabo a fecho, marquei com um dobra onde iria fazer o “laço”. Na imagem seguinte é possível ver o pormenor desse “laço” no fecho (desmontado).
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    O aspecto final é este. A esponja serve para absorver algum ruído produzido pelo mecanismo do destrancador.
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    2 – Passagem dos fios.
    A passagem dos fios é talvez a parte mais morosa e que requer mais paciência. Para me ajudar a passar os fios usei um passa-cabos de electricista (vulgarmente designado por “bicha”).
    Comecei pela localização do motor.
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    Depois com é um comercial a parte de trás foi relativamente fácil de ultrapassar.
    Chegado ao lugar do condutor, retirei a calha mesmo ao lado da porta. Foi só tirar os parafusos e puxar um pouco para cima.
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    Poderia ter utilizado os fios que existem perto dos fusíveis, mas como também irei montar um fecho centralizado e um alarme, achei melhor ir buscar a energia directamente à bateria, utilizando uma passagem já existente.
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    Na foto tenho já o passa-cabos colocado.

    A saída no compartimento do motor:
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    A ligação à bateria fica para último passo.

    3 – Instalação do botão de pressão.
    Procurar um sítio acessível para colocar o botão. Neste caso escolhi colocar na parte de baixo do tablier num local que me parecia já preparado para o efeito.
    Para ser mais fácil trabalhar, desmontei essa parte e o resultado foi o seguinte:
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    A foto foi tirada com o plástico em cima da bateria... daí a confusão que está por trás.

    Aconselho efectuar o corte de corrente no positivo. Assim, ao botão de pressão liga-se o num dos contactos o fio (positivo) que vem da alimentação e no outro o que está ligado ao destrancador.

    4 – Ligação à corrente.
    Antes de realizar qualquer ligação, desliga-se o borno positivo da bateria.

    As ligações do motor não têm polaridade definida. Assim, liga-se um qualquer um dos fios à massa (negativo) e o outro ao botão de pressão.

    Liga-se o borno à bateria.



    Observações
    A posição do motor foi entretanto alterada devido a um problema de abertura que eu julgava estar relacionado com a posição do motor. No final e após algum tempo de testes, concluí que o problema residia na pressão que o fecho fazia quando a porta estava fechada. Aliviei um pouco essa pressão (cerca de 2 mm) sem com isso deixar a porta “solta”.
    O kit já traz fusível. Ficou perto da caixa de fusíveis existente.



    Conselhos
    • Sempre que possível soldar as ligações
    • Quando quiser desprender qualquer elemento preso por molas, auxiliar (por ex. com uma chave de fendas) para não partir a mola, ou o seu suporte.





    Com os erros aprende-se...

    Este é o meu primeiro DIY (do it yourself), em português faça você mesmo. Espero que sirva para ajudar a pelo menos, não errarem onde eu errei.

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    André Pinto




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  2. #2
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    grande DIY parabens pela paxorra e obrigado pelas fotos e explikação... fiz uma coisa parecida mas um pouco mais simples no entanto ta brutal... mais uma vez... parabens and tks...

  3. #3
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    N1!!!

  4. #4
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    Parabens, esta realmente mto bom... o nosso amigo Pernalonga está a ficar pra tras

    Obrigado pela contribuiçao, parabens mais uma vez!
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  5. #5
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    Citação Mensagem Original de LennoxLewis
    o nosso amigo Pernalonga está a ficar pra tras
    E que n viesse o comentário ......

    Bom Diy Já vi que tens mais por aki.

    Neste só n percebi uma coisa... quando carregas no botão de pressão a mala abre e o destrancador desliga-se quando abres a mala ?

    É pq nos Opel Corsa por ex: a pistola tem que estar armada até alguém abrir a mala...cm se fosse alguém a carregar no fecho com o dedo enquanto se puxa a tampa para abrir.

    Ando à cata disto faz tempo

    Parabéns mais uma x . Continua

    Abraço ao fórum

  6. #6
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    Viva.

    Obrigado pelos elogios.

    Quando carrego no botão o motor está a puxar. Ao largar ele deixa de fazer força.

    No teu caso seria preciso uma molita qualquer que te levantasse um pouco a porta (digo eu)... mas sinceramente não sei.

    Abraço,
    Andre

  7. #7
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    Pois é exactamente essa o meu prob.

    O que tenho pensado é fazer com que o motor esteja sempre armado um x tempo.. até alguém puxar a mala para cima. Será algo intercalado com o switch da mala.

    Já agora. custos da mod !

    Obrigado
    Abraço ao Fórum

  8. #8
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    Exacto. Podes usar um relay que fique X segundos activo e depois desliga. Tipo os picas :P

    Kit com:
    1-Motor
    1-Suporte motor
    1-Barra para ajudar a fixar o motor.
    1-Botao pressão
    1-Suporte botão
    Cablagem c/ fusivel

    30 eur.

  9. #9
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    sei que ja foi postado há mt, mas onde posso arranjar um kit destes? ou apenas o motor chegava-me...
    Jimmy the Sa[n]dman
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