Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 27
Like Tree1Gostos

Tópico: [DIY] Como forrar o forro do tejadilho

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de rockansky
    Data de Inscrição
    Apr 2006
    Mensagens
    281

    Padrão [DIY] Como forrar o forro do tejadilho

    O seguinte diy é meramente representativo e mostra como poderá ser feita a aplicação de um novo forro no tejadilho. Como tal não me responsabilizo por danos que possam vir a ser provocados caso decidam fazer esta operação!

    É um mal comum em muitos carros e existem marcas e modelos vais vulneráveis a este problema e a OPEL é uma delas...
    Ha quem diga que este problema se deve essencialmente ao calor em excesso dentro do veiculo, exposição solar prolongada ajuda a acelerar o processo. O que é certo é que a zona que se destrói é uma fina camada de esponja com cerca de 3mm que se esfarela completamente deixando o pano se aderência e consequentemente solto.

    O material necessário para executar esta operação é o seguinte:

    - pano para forrar
    - 1 litro cola de contacto (vulgarmente designada por cola de sapateiro)
    - 1 lápis dermatológico branco
    - tesoura
    - X-acto
    - escova de nylon
    - 1 trincha

    A primeira fase é retirar o forro e obviamente essa tarefa depende de viatura para viatura, neste caso concreto a viatura que sofreu esta intervenção foi uma Opel vectra.
    Começamos por retirar as palas do sol, as pegas, o plafonier as borrachas das portas, os pilares, etc, etc. Resumidamente é necessário retirar doas as peças que ajudam a suportar o forro.

    O que antes estava assim:



    ficou assim:



    Já com o forro do lado de fora é necessário apoiar o mesmo em cima de cavaletes de forma a poder trabalhar nele mais facilmente



    Nestas fotos é possível ver a destruição da camada isoladora





    Arranca-se o tecido velho



    e partimos para a parte suja do trabalho



    remover a esponja velha com a ajuda de uma escova de nylon



    no final ficara algo como isto:





    Com o lápis devem desenhar uma linha longitudinal a meio do forro e do pano





    esta linha serve para quando formos aplicar o tecido servirmos-nos dela como guia para termos a certeza que o pano se enquadra bem com o forro



    Próximo passo é agitar bem a cola e barrar o forro com a ajuda da trincha. A área a aplicar a cola devera ser de mais ou menos 80cm ou então dividir o forro em 3 ou 4 partes dependendo um pouco do tamanha de cada forro.
    Deve-se começar sempre da parte de trás do forro para a frente.





    Depois de aplicada a cola deve-se aplicar logo de seguida o tecido.

    ATENÇÃO: o tecido não pode nem deve ser esticado, ele deve cair suavemente sobre o forro e logo de seguida fazer pressão no mesmo para ele aderir.





    Depois de aplicado o tecido em toda a extensão do forro deve se virar ao contrario para cortar o tecido excedentário deixando uma margem de aproximadamente 4 cm.



    Coloca-se um pouco de cola no rebordo e dobra-se a borda do tecido



    Especial atenção para as zonas das luzes, pegas, etc



    No final para garantirmos uma adesão a 100% do tecido ao forro com a ajuda de uma pano micro-fibras é conveniente voltar a comprimir o pano contra a forro assegurando assim desta forma que não ficam zonas por colar.

    Se correr tudo bem ficara algo parecido com isto:



    Cumprimentos a todos e qualquer duvida disponham sempre.

  2. #2
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2010
    Localização
    Sjm, Porto
    Mensagens
    470

    Padrão

    Bom diy. Mas ao aplicar a cola e de seguida o tecido, a cola n vai passar para o lado de fora do tecido? Não fica um pouco peganhento?

  3. #3
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Mar 2011
    Mensagens
    497

    Padrão

    tu es um mau exemplo pah assim um gajo pensa que é facil, tenta em casa e da cabo de tudo eheheheh muito bom trabalho

  4. #4
    Senior Member Super user Avatar de luis_td
    Data de Inscrição
    Sep 2009
    Localização
    barreiro
    Mensagens
    1.123

    Padrão

    ate ´´e facil fazer , acho qe o mais dificil ´´e retirar a esponja estragada com a escova pk n sai assim tao facilmente lol

  5. #5
    Senior Member Average 2 Avatar de rockansky
    Data de Inscrição
    Apr 2006
    Mensagens
    281

    Padrão

    Citação Mensagem Original de claudiobs Ver Post
    Bom diy. Mas ao aplicar a cola e de seguida o tecido, a cola n vai passar para o lado de fora do tecido? Não fica um pouco peganhento?
    não passa para o tecido porque a camada de cola têm de ser uniforme e o tecido têm uma camada de esponja que adere a cola e não o tecido

  6. #6
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Jul 2009
    Mensagens
    1

    Padrão Forro no teto.

    Olá, caro amigo da partilha de saberes ligados ao "faça você mesmo" dos automóveis.

    Um grande obrigado pelo tutorial postado.

    Servir-me-á, certamente, num futuro próximo, quando decidir escurecer o teto da minha "velhinha" Ford Focus Sw de 2001.

    Muita sorte.

    Luís Lopes

  7. #7
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2010
    Mensagens
    8

    Padrão

    onde poderei comprar pano para forrar?

  8. #8
    Senior Member Average 2 Avatar de rockansky
    Data de Inscrição
    Apr 2006
    Mensagens
    281

    Padrão

    De que zona és?

  9. #9
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2011
    Mensagens
    5

    Padrão

    Bom dia

    Queria só comentar aqui forragem deste tecto.

    Só gostaria de informar que esse tecto vai descolar no espaço de 2 anos ou menos.

    A nível de limpeza estiveste bem, o traço não é preciso fazer existem outros metodos mais simples, na colagem estragaste tudo, não vou mencionar aqui ,porque o segredo é a alma do negócio.

    Um tecto para ficar bem feito é em 1 dia.

    Isto não é para desanimar ninguem, nem quem fez o post.
    A intenção é que os nossos veiculos fiquem impecáveis, quem nao tem pratica o melhor é não mexer.

    Nem todos os estofadores são ladrões. peçam orçamentos e que vos mostrem trabalhos realizados.

    cumps

  10. #10
    Senior Member Average 2 Avatar de GziitoPETER
    Data de Inscrição
    Feb 2006
    Localização
    Barreiro
    Mensagens
    275

    Padrão

    Deixa la que o dinheiro que ele poupou, eu não me importava daqui a 2/3 anos repetir outra vez lol

  11. #11
    Senior Member Average 2 Avatar de maddox
    Data de Inscrição
    Oct 2010
    Mensagens
    184

    Padrão

    atenção a cola contacto deve-se aplicar deixar secar um certo tempo e só depois aplicar. vejam na lata e verão que th razão.

    quanto ao post do el_miau epa eu vou ao estufador porque não tenho paciência. mas ja agora iria gosta de ir fazer isso a tua suposta casa com um carro preto que a vida dele é tar ao sol e ai imame rir ao fim desse ano. onde ja se viu pedirem 120€ por o que rockansky fez nem por 20 ou 30? ficam danados porque perdem clientes com estes post. mas se ah um segredo que "falta" qualquer dia esta aqui. é pena não haver segredo. o que falta e cola em condições mas esse post já cá foi posto a muito tempo atrás. é com estes posts que muita gente que não tem guito para forrar o carro se safam. porque seu chegar ai com o orçamento que tenho para o meu de 620 euros e dizer que pago em duas vezes manda-me f*der. mas é assim que se perde clientes.

  12. #12
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2011
    Mensagens
    5

    Padrão

    Citação Mensagem Original de maddox Ver Post
    atenção a cola contacto deve-se aplicar deixar secar um certo tempo e só depois aplicar. vejam na lata e verão que th razão.

    quanto ao post do el_miau epa eu vou ao estufador porque não tenho paciência. mas ja agora iria gosta de ir fazer isso a tua suposta casa com um carro preto que a vida dele é tar ao sol e ai imame rir ao fim desse ano. onde ja se viu pedirem 120€ por o que rockansky fez nem por 20 ou 30? ficam danados porque perdem clientes com estes post. mas se ah um segredo que "falta" qualquer dia esta aqui. é pena não haver segredo. o que falta e cola em condições mas esse post já cá foi posto a muito tempo atrás. é com estes posts que muita gente que não tem guito para forrar o carro se safam. porque seu chegar ai com o orçamento que tenho para o meu de 620 euros e dizer que pago em duas vezes manda-me f*der. mas é assim que se perde clientes.
    Eu não sou estofador. Em relação ao teu carro preto que passa o dia ao sol, o estofador do meu amigo estofa tectos de barcos que de certeza apanham sol e humidade todo ano e duram cerca de 8 a 10 anos a descolarem. Preços não sei dizer. Em relação ao orçamento se for como tuu mencionas, lá vem o velho ditado, ''quem não tem dinheiro não tem vicios'', mas tenho conhecimento que o estofador do meu amigo para esse tipo de pagamentos, ele aceita metade dinheiro e a outra parte cheque, por isso nao te manda as favas, foi o que aconteceu com o meu amigo.
    Segundo sei ele tem imensos clientes, nao so auto ou moto, como de pequenas aviações e embarcações.

    Não precisas de ficar chateado. A minha intenção nao é magoar ninguem.

    cumps

  13. #13
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Jul 2003
    Mensagens
    41

    Padrão

    Viva, onde posso comprar o tecido na zona de Lisboa/Odivelas?

  14. #14
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jan 2009
    Mensagens
    14

    Padrão

    Excelente DIY!
    Obrigado pela partilha de info!

  15. #15
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jul 2011
    Mensagens
    11

    Padrão

    Muito bom, parabens!!

  16. #16
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2011
    Mensagens
    12

    Padrão

    Muito bom este tópico, eu só não faço isto por mim próprio porque tenho medo de deixar ainda pior. Existe algum sitio onde façam este tipo de serviços em Lisboa ou arredores? É que tenho o tecto do carro arruinado devido a anos e anos de usar o carro para surfar.

  17. #17
    Senior Member Average 2 Avatar de rockansky
    Data de Inscrição
    Apr 2006
    Mensagens
    281

    Padrão

    Tambem executo este trabalhos.

  18. #18
    Senior Member Average 2 Avatar de AMMendes
    Data de Inscrição
    Feb 2006
    Mensagens
    154

    Padrão

    Onde posso encontrar este tecido com esponja na zona de Lisboa/Margem sul
    Miata 1.6 NA
    Quando se compra um Miata é para anda com a capota aberta. CAPOTA ABERTA. Se a capota está fechada é bom que a tempestade tenha nome.

  19. #19
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2010
    Mensagens
    8

    Padrão

    Na Margem Sul tens a Casa das Napas, em Setúbal, o que não falta lá é tecidos para isto.

  20. #20
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jan 2012
    Localização
    sassoeiros
    Mensagens
    61

    Padrão

    que tipo de cola usou??

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. [PROCURO] Forro tampa motor VW Golf4 TDI
    Por GiJoe no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 0
    Última Resp.: 10-01-2010, 01:23
  2. Onde forrar um volante?
    Por ivovicente no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 8
    Última Resp.: 16-09-2008, 00:24
  3. Forrar porta luvas
    Por Taiago no fórum Geral Tuning
    Respostas: 0
    Última Resp.: 20-01-2008, 00:37
  4. forrar o tejadilho
    Por labtec no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 0
    Última Resp.: 04-09-2006, 04:20
  5. Colunas pa Chapeleira + forro
    Por Desabafos no fórum Car Audio & ICE
    Respostas: 4
    Última Resp.: 14-04-2006, 14:04

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •