Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 21

Tópico: [DIY] Aplicação de KIT de fecho central by aopinto

  1. #1
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Cortegaça(Ovar) - Aveiro
    Mensagens
    24

    Padrão [DIY] Aplicação de KIT de fecho central by aopinto

    Introdução
    Depois de da instalação do destrancador de mala, instalei um KIT fecho central.
    O trabalho que vou mostrar foi realizado numa Toyota StarVan de 91 (CE90).


    Etapas
    Os passos necessários são os seguinte:
    1 – Instalação dos motores nas portas.
    2 – Ligação à corrente.

    1 – Instalação dos motores nas portas.
    Começa-se por retirar a cartela da porta. Para isso é preciso retirar o puxador da porta, o manípulo do vidro e a parte do destrancador da porta.



    O puxador da porta tem apenas dois parafusos. Quanto ao destrancador da porta, depois de retirar o parafuso, é necessário empurrar no sentido da seta. O manípulo do elevador do vidro tem uma mola que deve ser retirada no sentido indicado na imagem.

    Na imagem seguinte é possível vem mais em pormenor a mola que segura o manípulo já um pouco de fora.



    Em seguida, é necessário retirar a cartela que está presa por molas. O meu conselho para esta operação, é sempre que possível auxiliar com uma chave de fendas ou outra ferramenta de preferência de um material que não risque a tinta.



    Depois de desprendidas todas as molas é só puxar a cartela para cima.

    Depois de retirar o plástico, que tapava a porta colocou-se o motor no sítio. Tal como no primeiro DIY, foi preciso inventar um pouco para fixar o motor. A barra de alumínio de 20 mm voltou a entrar em acção.

    O cuidado principal na aplicação do motor é fazer com que a acção deste, seja paralela ao sistema existente.


    Como este carro não tinha nenhuma instalação eléctrica, nem passa-cabos, foi necessário colocar. Foram utilizados passa-cabos iguais ao existente na porta da mala.



    Retirou-se a porta e marcou-se o local onde se iria fazer a furação. Depois fizeram-se pequenos furos (broca 4 mm) para recortar.



    Em seguida é só cortar com uma “talhadeira” e limar.

    O resultado final é o seguinte:



    Agora é necessário realizar a operação equivalente na porta. A risco amarelo que se pode ver na imagem serviu como guia para a marcação na porta. O furo da porta foi realizado ou pouco mais abaixo do que a posição natural do passa-cabos para comprimir um pouco a borracha e dar-lhe assim maior raio de acção.



    O processo de furação foi idêntico ao realizado na carroçaria. Depois foi só colocar a porta no seu sítio e passar os cabos.
    Os passos descritos foram repetidos para a outra porta (neste caso só haviam duas portas), faltando apenas ligar à corrente.

    2 – Ligação à corrente.
    Antes de realizar qualquer ligação, desliga-se o borno positivo da bateria.
    No 1º DIY, já tinha deixado um ponto de energia directo da bateria. Não é obrigatório, mas sempre que possível é aconselhável.
    Como o kit já tem fusível, não foi necessário nenhuma instalação adicional.
    Liga-se o fio vermelho ao positivo e o preto à massa.
    Liga-se o borno à bateria.

    Conselhos
    • Sempre que possível soldar as ligações
    • Quando quiser desprender qualquer elemento preso por molas, auxiliar (por ex. com uma chave de fendas) para não partir a mola, ou o seu suporte.
    • Experimentar sempre bem o sistema antes de colocar as cartelas no sítio.
    • Deixar o fusível num local acessível (de preferência perto da caixa de fusíveis existente)


    O meu segundo DIY. Espero que seja útil...

    Contactos
    André Pinto




    versão PDF

  2. #2
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Mensagens
    3.224

    Padrão

    grande trabalho, também já fiz no meu mas fiz da maneira mais fácil, comprei tudo de órigem e instalei mas este kit requer muito mais trabalho

  3. #3
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Cortegaça(Ovar) - Aveiro
    Mensagens
    24

    Padrão

    Este só deu trabalho pq nao tinha passa cabos.

    Qnt ao resto... julgo que o preço compensa bem a tarde perdida...

  4. #4
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Mensagens
    3.224

    Padrão

    ai pois se compensa, dá um grande jeito o fecho central, no caso do meu carro também não tinha cabos nem nada, comprei a cablagem de outro igual ao meu mas a versão já com esses extras, apliquei a cablagem, pistolas e um relé que controla o fecho

  5. #5
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Cortegaça(Ovar) - Aveiro
    Mensagens
    24

    Padrão

    Este KIT já traz tudo.

    Centralina para controlar o sistema, cablagem c/ fusível e ferragens.

  6. #6
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Feb 2005
    Mensagens
    14

    Padrão

    falta o mais importante... :P

    quanto custou e onde compraste o kit?? :P

    cumps e parabens pelo trabalhO!

    1991 Citroën AX Ten 1.0

  7. #7
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    exacto...

    onde ek se arranja um kit desses e principalmente por quanto?
    esse kit é tipo "universal" ou existe para as diferentes marcas/modelos de carro?

    bom DIY!

    fica bem!

    XAD + XADT

  8. #8
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Cortegaça(Ovar) - Aveiro
    Mensagens
    24

    Padrão

    Citação Mensagem Original de [Panda
    ]exacto...

    onde ek se arranja um kit desses e principalmente por quanto?
    esse kit é tipo "universal" ou existe para as diferentes marcas/modelos de carro?

    bom DIY!

    fica bem!
    Arranjam-se >aqui<. Sou mesmo quem os arranja

    Fiz estes DIY (este e o do destrancador de mla) para o ppl que me tem comprado. Como não sou invejoso, resolvi partilhar com toda gente. Independentemente da origem

  9. #9
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2004
    Localização
    Odivelas * Benedita
    Mensagens
    195

    Padrão

    exelente iniciativa, previne esquecimentos contra os amigos do alheio!

    http://opelmantaportugal.blogspot.com/ blog dedicado ao Manta A
    Astra 2.0Di
    tol_4speed@yahoo.com

  10. #10
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Apr 2005
    Localização
    Almada
    Mensagens
    38

    Padrão

    boas,

    esclarece-me umas duvidas sff...

    1- esses kits dá para ir buscar alimentaçao ao rádio? isso dá muito jeito nao tem de se inventar ligaçoes à bateria...

    2- como é que passas os fios para as embaladeiras para eles passarem para as portas? atraves dos plástico interiores dá?

    se me agradar a instalaçao... talvez te compre um kit desses


    cumps

  11. #11
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Cortegaça(Ovar) - Aveiro
    Mensagens
    24

    Padrão

    Viva.

    Citação Mensagem Original de Shinwa
    1- esses kits dá para ir buscar alimentaçao ao rádio? isso dá muito jeito nao tem de se inventar ligaçoes à bateria...
    O dar dá, mas não aconselho pq vai ser mais uma carga para essa linha que está perfeitamente pensada e calculada para tal. Para não teres o trabalho de ir buscar uma linha directa, podes optar por ir buscar a energia imediatamente antes da sua entrada na caixa de fusíveis que já se encontra no interior do carro.


    Citação Mensagem Original de Shinwa
    2- como é que passas os fios para as embaladeiras para eles passarem para as portas? atraves dos plástico interiores dá?
    Tudo fica no interior inclusivé a centralina que ficou por trás do tablier. Podes passar os fios por baixo do tablier e deixar coberto pela forra do chão. Foi assim que eu fiz. Depois por cada coluna onde estão as dobradiças das portas, passas o fio para as portas.


    Andre

  12. #12
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Cortegaça(Ovar) - Aveiro
    Mensagens
    24

    Padrão

    Na minha toyota os fios onde dizia que podias ir buscar a energia antes da caixa de fusíveis é aqui:


  13. #13
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Apr 2005
    Localização
    Almada
    Mensagens
    38

    Padrão

    hmmm ok... mas a alimentaçao disso nao é 12V?

    eu nao percebo nada de electrecidade auto mas pensei: a alimentaçao do fecho central so deve ocorrer quando se abre e fecha o carro (confirma-me isto ), ora em andamento quando se leva o radio ligado normalmente nunca se fecham as portas portanto nao devia haver problema, mas realmente ligado ai tambem nao é mal pensado

    quanto as portas o problema é que o meu carro nao tem colunas nas portas nem tenho cabos a passarem para la...

    cumps

  14. #14
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Cortegaça(Ovar) - Aveiro
    Mensagens
    24

    Padrão

    Sim é 12V.

    Eu não disse que não podias ligar ao rádio. Era só um conselho.

    Quanto à passagem dos fios... faz como eu. Parece mais trabalhoso do que é na verdade.

  15. #15
    Junior Member Novato Avatar de Hellblazzer
    Data de Inscrição
    Feb 2007
    Mensagens
    18

    Padrão

    Bem, excelente DIY! Ando a pensar inventar um fecho centralizado para a minha Transit de 1986, espaço para motores e para passar cabos não falta
    Ainda arranjas os kits?

  16. #16
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Cortegaça(Ovar) - Aveiro
    Mensagens
    24

    Padrão

    Abandonei o negócio.

    Mas atenção se a tua transit for daquelas com chave redonda, em princípio não dá.

    Citação Mensagem Original de Hellblazzer Ver Post
    Bem, excelente DIY! Ando a pensar inventar um fecho centralizado para a minha Transit de 1986, espaço para motores e para passar cabos não falta
    Ainda arranjas os kits?

  17. #17
    Junior Member Novato Avatar de Hellblazzer
    Data de Inscrição
    Feb 2007
    Mensagens
    18

    Padrão

    Citação Mensagem Original de aopinto Ver Post
    Abandonei o negócio.

    Mas atenção se a tua transit for daquelas com chave redonda, em princípio não dá.
    Sim é de chave redonda ainda, é de 1986.
    Não dá porquê? Não se consegue adaptar o motor, ou é por não haver cabos para a porta deslizante de lado?

  18. #18
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Cortegaça(Ovar) - Aveiro
    Mensagens
    24

    Padrão

    Segundo quem tentou o problema é a alavanca de abrir a porta servir também para trancar e descrancar a porta (leia-se fechar/abrir "à chave").

    Para a porta de correr não haveria problema porque arranja-se sempre contactos para a porta.

    Se fores daqui da zona posso te dar motor da porta e ferragem para tentares uma solução. nao tem centralina, mas dá para testar ligado a 12V.

    Citação Mensagem Original de Hellblazzer Ver Post
    Sim é de chave redonda ainda, é de 1986.
    Não dá porquê? Não se consegue adaptar o motor, ou é por não haver cabos para a porta deslizante de lado?

  19. #19
    Junior Member Novato Avatar de Hellblazzer
    Data de Inscrição
    Feb 2007
    Mensagens
    18

    Padrão

    Citação Mensagem Original de aopinto Ver Post
    Segundo quem tentou o problema é a alavanca de abrir a porta servir também para trancar e descrancar a porta (leia-se fechar/abrir "à chave").
    Pois, há tempos tive de tirar as forras da porta para endireitar a chapa duma cacetada e acho que é o mesmo "arame" sim... De qualquer modo posso confirmar um dia destes. Se bem que não devia ser muito difícil adaptar 2 arames, era só manter o que já lá está e adaptar outro para o motorzinho fazendo-o caber no encaixe simultaneamente que o actual e fixá-lo ao motor... "Nada" é impossível, às vezes acontece é ser trabalhoso demais para o resultado lol.

    Citação Mensagem Original de aopinto Ver Post
    Para a porta de correr não haveria problema porque arranja-se sempre contactos para a porta.
    Não me tinha ocorrido isso, obrigado pela ideia


    Citação Mensagem Original de aopinto Ver Post
    Se fores daqui da zona posso te dar motor da porta e ferragem para tentares uma solução. nao tem centralina, mas dá para testar ligado a 12V.
    Agradeço imenso a disponibilidade, a sério. Mas moro perto de Lisboa...

  20. #20
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    May 2010
    Mensagens
    2

    Padrão Para Seat

    Boas. Eutou A Pensar Fazer O Mesmo No Meu Comercial. é Um Seat Ibiza De 1995 E Gostava De Saber Se Esses Kits Dao Para Este Carro

    Cump...

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Fecho central
    Por tiagolourenco no fórum Geral Tuning
    Respostas: 3
    Última Resp.: 03-06-2011, 18:50
  2. fecho central 1
    Por joelke20 no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 1
    Última Resp.: 27-11-2009, 22:50
  3. fecho central 96
    Por joelke20 no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 0
    Última Resp.: 27-11-2009, 21:37
  4. fecho central
    Por joelke20 no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 0
    Última Resp.: 26-11-2009, 22:05
  5. Kit fecho central
    Por bakuuu no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 0
    Última Resp.: 06-07-2009, 23:59

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •