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  • 3 Escrito por K_Senhor
  • 1 Escrito por artomitive

Tópico: Diesel VS Gasolina+LPG

  1. #1
    Senior Member Super user Avatar de WolfDesign
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    Padrão Diesel VS Gasolina+LPG

    Boas pessoal,

    chegou o tempo de mudar de carro para mim, estou a contemplar a mudança durante os próximos 2-3 meses dependedo da oferta que aparecer.
    Neste momento estou com uma a4 1.9tdi de 96 com 319mil kms, que me tem servido muito bem. No entanto, agora faço viagens longas com menos frequencia e 90% do tempo o carro passa em cidade, isto levou-me a questionar se devo mudar para um carro a gasolina com lpg.
    Faço cerca de 16 mil km's/ano, no entanto, uma vez por outra faço uma viagem mais longa, cerca de 400kms (ás vezes mais, o que interessa aqui é que é uma viagem longa).
    Agora, um carro a gasolina, é mais barato de comprar, normalmente os motores são mais simples e a manutenção acaba também por ser mais barata. O preço do combustivel está ela por ela, e lpg está ainda mais barato.
    No entanto, para ter LPG tenho que sacrificar espaço na mala, e existe manutenção extra, no entanto o preço do combustivel é bem menor (se bem que carros a LPG tendem a gastar um pouco mais), o ourto ponto é que o carro a diesel é mais facil de vender no futuro e segura melhor o seu valor.

    Que dizem?

    TL;DR
    se passo a maioria do tempo em cidade mas faço uma viagem longa de vez em quando, compro diesel ou gasolina+lpg?

    Cumprimentos

  2. #2
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    Diesel power.

  3. #3
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    Se não tiveres problemas em ter um carro a GPL, avança para o GPL. Tinha um Nissan Almera 2.2dci 136cv comercial 2004, que em cidade fazia 7l e nacional fazia 4.8l, que troquei por a familia ter crescido. Agora tenho um Subaru Legacy 3.0R 245cv 2004 que faz 15l a 16l em cidade e 12l em nacional, a GPL.
    Aos preços mais baratos do pais ficaria basicamente por cada 100km, em cidade a 8.736€/Almera, 10.035€ a 10.704€/Legacy e em nacional 5.99€/Almera 8.028€/Legacy.
    Fica mais caro? Fica! Mas tambem estou a fazer uma comparação sem nexo nenhum. Se fosse a fazer contas a um 3.0 diesel ficava mais caro a gasóleo comparando com este Subaru, basta perguntar a alguém com um 330d ou um C320cdi, onde os consumos não baixam da casa dos 6.5l/100km. Isto sem falar nas versões com tração integral, para uma comparação justa, o que faz subir os consumos um pouco mais.
    Este testamento todo para dizer que se fosse comprar novamente não me faria rogado em ficar pela gasolina e montaria depois o GPL. Andando pouco ou muito, acho que hoje em dia, com as novas regras para o GPL compensa mais, para além da desvalorização já ser muito menor devido à maior procura de viaturas GPL devido à nova lei. Cumps

    3.0R SpecB

  4. #4
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    K_Senhor, notas diferença na manutenção extra?
    Ouvi dizer que GPL desgasta certos componentes do motor, como os injectores, tenho conhecimento disto?

    Cumps

  5. #5
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    Desgasta porque o pessoal não tem cuidado com a manutenção do carro. Não há o cuidado de fazer as revisões atempadamente. A do GPL até é bastante barata. Hj até fui fazer a minha30€+IVA já com o filtro incluido, no principal importador e instalador da BRC. Fui de Setubal a Óbidos de propósito e aproveitei para passear, só por ser o representante oficial. Claro que há instaladores creditados aqui na margem sul. Mas são mais caros (50€+IVA).
    A diferença é que passa a ter um sistema de lubrificação extra onde meter óleo. É um óleo especifico para GPL, para a lubrificação dos injetores, porque o GPL não tem as mesmas propriedades lubrificantes da Gasolina, logo precisando de um sistema de lubrificação extra. Esse óleo é 10€ a garrafa de 500ml que trata 500l gás, ou seja dá para muitos e muitos kms. O GPL até provoca menos desgaste nas peças por ser menos tóxico. Lá está, tal como nas revisões normais o pessoal tem é de ter cuidado. No meu faz a revisão ao GPL a cada 15000km.



    Mal se nota o kit instalado





    A de tampa azul é o deposito do óleo GPL "FlashLube"



    Imagens Anexas Imagens Anexas

    3.0R SpecB

  6. #6
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    Muito bom, obrigado pela info K_Senhor, estava preparado para ir para diesel outra vez mas agora estou com duvidas. especialmente depois de ver que se arranja lexus IS 200 a bons preços hoje em dia. Mais uma questão, 700€ é um preço realista para um kit GPL decente ou devo estar preparado para mais?

  7. #7
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    700€ na oficina do canto. Aponta para acima dos 1000€. Convem ser uma que tenha a certificação em dia. Cumps

    3.0R SpecB

  8. #8
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    Tudo depende dos kms que tEm o motor se tiver muitos nao convem meter lpg.

  9. #9
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    Is200 é uma bela compra.
    Mas se puderes vai para a is300 e converte para gpl.
    É uma boa compra. Sao superfiaveis e bem construidos.
    Como ja disseram, o importante é ter manutenção em dia.
    Como tudo. Desleixo estraga qualquer veiculo.
    Mas pessoalmente, apostava num carro a gasolina + gpl
    midnightblack gosta disto.

  10. #10
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    Citação Mensagem Original de artomitive Ver Post
    Is200 é uma bela compra.
    Mas se puderes vai para a is300 e converte para gpl.
    É uma boa compra. Sao superfiaveis e bem construidos.
    Como ja disseram, o importante é ter manutenção em dia.
    Como tudo. Desleixo estraga qualquer veiculo.
    Mas pessoalmente, apostava num carro a gasolina + gpl
    tambem eu queria um 330, mas a oferta e pouca.

  11. #11
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    Os is300 acho que ate so ha em sportwagon ca em PT.
    Sao carros fantasticos.
    Mas há muito poucos à venda é verdade

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