Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 27

Tópico: dicas pa melhorar as perfomances dum 206 2.0hdi antes repro

  1. #1
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Localização
    lisboa
    Mensagens
    18

    Padrão dicas pa melhorar as perfomances dum 206 2.0hdi antes repro

    ola pessoal gostava de saber as vossas opinioes e dicas pa eu melhorar este belo motor 2.0hdi antes de por uma repro.Pois ja tenho um filtro de caixa e E.G:R desligada,se tirar o catalizador vou ter melhorias com o motor stock?

  2. #2
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Localização
    Santiago do Cacém
    Mensagens
    24

    Padrão

    EGR off so serve para aumentares poluiçao, e consumos. De resto n te faz mais nd. Portanto é uma má mod.
    Cat off tens alguns ganhos, mas tb ganhas lag no enchimento do turbo, logo perdes em resposta qd keres fazer reprizes. Tens boas baixas/medias rotações sem cat, mas perdes em altas.

  3. #3
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Cinfães
    Mensagens
    197

    Padrão

    Citação Mensagem Original de LiveMetal
    EGR off so serve para aumentares poluiçao, e consumos. De resto n te faz mais nd. Portanto é uma má mod.
    Cat off tens alguns ganhos, mas tb ganhas lag no enchimento do turbo, logo perdes em resposta qd keres fazer reprizes. Tens boas baixas/medias rotações sem cat, mas perdes em altas.
    Eu tenho uma interpretação diferente...
    EGR off: colector de admissão muito mais limpo!
    CAT off: a perder, é em baixas (devido a eventual falta de back-pressure). Ganho em médios e altos regimes!
    António Monteiro
    Sócio TOL n.º 14
    Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
    Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!

  4. #4
    Senior Member Average 2 Avatar de AtitudeJim
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Banbury/Oxfordshire
    Mensagens
    313

    Padrão

    eu tb tenho um 2.0 hdi e tb kero desligar a egr. por acaso nao podes meter ai umas fotos da mod e umas intrucoeszitas era porreiro, quanto ao cat off tb vou faze-lo so tenho probs em encontrar o sitio, pois aki as casas de escapes normais recusam-se a fazelo pois dizem ke falha na inspecao.

    dizem ke a repro e uma grande ajuda, mas acho ke mais vale ter o carro preparado para ter a repro do ke fazelo depois. e na minha mudei as correias todas , incluindo a crankshaft pulley, nao ha muitos hdis ke chegam depois dos 100k e quase se desintegram, velas novas tou para meter agora, e tb mudar o filtro do gasoleo. tentar aumentar a fiabilidade antes de dar fruta.

    ja agora ke filtro usas? so encontro de caixa os jetex, e green.
    Mercedes S211 E280CDi V6 (UK)
    Peugeot 206 2.0Hdi (UK)
    Suzuki Swift 1.3Glx (PT)

  5. #5
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Cinfães
    Mensagens
    197

    Padrão

    No meu caso, tirei mesmo a EGR fora e meti uma falange a tapar o buraco no colector de admissão (aproveitei e meti aí um buraquinho para ligar o manómetro de pressão do turbo).
    No colector de escape, fiz o mesmo (uma falange a tapar o buraco).

    Se não quiseres fazer da mesma forma que eu, desligas o tubinho que faz a válvula actuar, ficando sempre fechada!

    Quanto ao catalizador, o ideal é ires a uma casa de escapes e pedir para fazerem um tubo directo (és tu que pagas, eles têm de fazer...).
    Podem deixar de forma a poderes meter o catalizador, quando fores com o carro à inspecção.
    Era assim que eu tinha.
    Neste momento, tenho lá o catalizador, mas sem o interior (está oco).
    Na inspecção não dá qualquer problema...

    No que diz respeito ao filtro de ar, uso o original de caixa.
    Andei muito tempo com um JR (lavável) de caixa e era melhor.
    Mas passado uns valentes meses, resolveu fazer uma ressonância (parecia que encaixava mal) e resolvi não andar mais com ele. Mas o carro respirava um bocadinho melhor em baixas...
    António Monteiro
    Sócio TOL n.º 14
    Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
    Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!

  6. #6
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Almada
    Mensagens
    301

    Padrão

    Citação Mensagem Original de LiveMetal
    EGR off so serve para aumentares poluiçao, e consumos. De resto n te faz mais nd. Portanto é uma má mod.
    Cat off tens alguns ganhos, mas tb ganhas lag no enchimento do turbo, logo perdes em resposta qd keres fazer reprizes. Tens boas baixas/medias rotações sem cat, mas perdes em altas.
    Cat-off ficas com lag no enchimento do turbo?

    Abraço
    320TD M

  7. #7
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Cinfães
    Mensagens
    197

    Padrão

    Cat-off é capaz de piorar alguma coisa das 1000 às 1500 rpm...
    De resto, é mais fácil ganhar do que perder!
    António Monteiro
    Sócio TOL n.º 14
    Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
    Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!

  8. #8
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Almada
    Mensagens
    301

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ClioDti
    Cat-off é capaz de piorar alguma coisa das 1000 às 1500 rpm...
    De resto, é mais fácil ganhar do que perder!
    Pois... mas mesmo assim tenho noção que não pois por norma ao retirar-se o catalizador o pedal de acelerador fica mais sensível a responder. Quanto a ganhos vai reduzir a temperatura dos gases de escape que dá logo mais saúde ao motor.

    Abraço
    320TD M

  9. #9
    Senior Member Super user Avatar de Scirocco
    Data de Inscrição
    Mar 2003
    Mensagens
    1.123

    Padrão

    e no caso do 1.4hdi sai akela rolha a seguir ao turbo que geralmente ate ja nem esta nas melhores condiçoes...dp, nada que um ligeiro aumento da pressao de turbo n melhore em todo o regime...Quanto a EGR off, é td mt lindo ate ela começar a dar problemas...no caso dos hdi se ja tiver alguns kms recomendo.
    STDCI | EuroR I | Scirocco R Line | WhiteCooperD JCW | F21 Pack M & A3 Sportback 8v

  10. #10
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    11

    Padrão

    Tás de parabens com a tua ideia, pois o que mais se vê é pessoal que só vê numeros e reprogramações !.

    Pois então se me permites, aqui ficam as minhas recomendações:

    A potencia que realmente interessa é a potencia ÀS RODAS ! ... logo, em qualquer carro existe sempre uma perca de potencia entre o motor e as rodas. O que tens de fazer:
    Basicamente tudo o que possas para que exista menos atrito entre o motor e as as rodas, desde verificar o estado dos rolamentos, o estado de lubrificação de todas peças moveis desde o motor até às rodas.

    Mais, tens um peugeot, isso é um optimo chassi, não precisas de meter pneus muito largos, não vais curvar a mais de 250 seguramente. Investe antes em uma boa suspensao, e uma barra AA, com bons pneus (e medidas de origem) curvas melhor que muitos carros de segmentos acima !. Alem de fazeres melhores consumos, vais também ter melhores recuperaçoes e velocidade de ponta. (menos drag)

    Muda o liquido de refrigeração, um motor melhor refrigerado é melhor performante.

    Se possivel, coloca um radiador de oleo, o oleo do motor é o que te lubrifica o turbo, logo um turbo lubrificado com oleo mais fresco, não aquece tanto o ar que entra para o motor, logo maiores ganhos.

    Se tiveres hipotese, tira o colector fora, e manda tornear para o maior diametro possivel, e faz de forma a que não exista imperfeiçoes, seja tudo impecavelmente polido. Antes de montar, forra o colector com aquelas placas de isolamento termico para altas temperaturas. É um motor turbo, quanto maior o diametro do colector de escape, melhor saem os gases, logo maior performance. O facto de teres os colectores a uma temperatuda relativamente constante e o mais proxima possivel do interior da camara de combustao, faz com que os gases de escape saiam com maior facilidade (isto é termodinamica)

    Colector de admissao, se consguires tirar fora - manda pulir, (e já agora fecha a EGR para ele n voltar a ficar sujo) e tenta fazer uma ligaçao com o filtro de ar o mais directa possivel, com as menores curvas possiveis, por forma ao ar ter a menor resistencia possivel.

    Por fim, um pequeno truque, tenta bloquear um pouco a saida de ar na wastegate, isto vai-te dar um pouco mais de pressao no turbo.

    Vais ver que com estes pequenos truques, consegues o mesmo que se tivesses reprogramado o carro para pelo menos +15cv a 20cv !!! e mais importante ainda, estás a dar saude ao carro !!

    Boa sorte !

  11. #11
    Senior Member Senior Avatar de pedro ramalho
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Mensagens
    835

    Padrão

    Boa Tarde,

    Com que então a EGR OFF não dá qualquer ganho em CV.....
    Para informação:

    Num motor VAG 1.9 TDI de 150cv, medindo a temp. de ar antes e após mistura dos gases de recirculação obtem-se os seguintes valores :

    Temp. ar antes da EGR: 45ºC
    Temp. ar após EGR : 90ºC para um regime de 2500 rpm's que corresponde a uma taxa de recirculação na ordem de 50%.

    Se tivermos em conta que a temp. do ar tem um peso importante na correcta combustão do motor, logo poderemos verificar que talvez se ganhe algo em termos de potência com a operação EGR OFF.
    E atenção estou a dar como exemplo um motor com EGR refrigerada, bem menos penalizante.
    É verdade que com a EGR em termos de valores de temp. final na camara de combustão esta é mais baixa, visto que o valor energético do ar a utilizar é também mais baixo, logo maior longevidade e niveis de partidas sólidas mais baixas, no entanto para se obter rendimentos sup. tem que se utilizar o máximo de energia no processo de combustão.

    Para além de que o colector de admissão após EGR fica todo sujo podendo até chegar a uma situação de obstrução isto em motores que andam regularmente em baixos regimes.

    No meu caso tanto o XSARA como o C3 tem a EGR OFF, sendo que XSARA simplesmente foi retirada, como fez o CLIO DTI.
    Adeus fugas, adeus aquecimentos.....
    O Frontera ainda tem a EGR ligada porque ainda não consegui enganar a Centralina como deve ser, mas está a caminho.

    Em relação ao CAT, eu tirei-o ao XSARA e só tenho bem a dizer, baixei as EGT's, tenho melhor respostas em altas e acima de tudo passei a ter um turbo com maior disponibilidade para realizar pressões mais altas, tipo.... 1.65bar's


    Cumprimentos,

    PR.
    Pedro Ramalho
    RACECOMPdiesel
    Citroen XSARA 1.9 td power by RACECOMPDIESEL
    Citroen C2 VTS 1.6 HDI power by RACECOMPDIESEL

  12. #12
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    11

    Padrão

    Caro Pedro Ramalho,

    A EGR so abre a baixas rotações, que são situaçoes em que o carro está (no limite) parado.

    Em andamento, ou melhor dizendo, acima de uma determinada rotação, vamos supor para exemplo 1700rpm a EGR fecha, logo, estar lá ou não a coisa é a mesma.

    Para quem não sabe (julgo não ser o seu caso) a EGR é uma valvula que faz circular os gases de escape directamente para a admissao, com isto consegue-se que:

    - A temperatura do ar de admissao suba (muito bem dito, Sr. Pedro Ramalho), uma vez que apanha com os gases de escape.

    - Suje a admissao

    - Consideravelmente menores níveis de emissoes de gases poluentes, em especial as particulas não queimadas (vulgo fumo "preto" dos diesels). - Que é esta a sua finalidade !!!

    Conclusao, tirar a EGR não dá potencia nenhuma adicional, porque (como já disse) ela está fechada em andamento ... ou seja, é como se lá nao estivesse fisicamente.

    Tirar a EGR, faz com que a admissao ande mais limpinha, e o ambiente mais poluido (mas que se lixe isso, né ?)

    Cumprimentos

  13. #13
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Cinfães
    Mensagens
    197

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Gaston
    Tirar a EGR, faz com que a admissao ande mais limpinha, e o ambiente mais poluido (mas que se lixe isso, né ?)
    Cumprimentos
    Quando eliminei a EGR no meu, o colector de admissão já só tinha cerca de 30% do espaço livre.
    O resto era carvão preto. Nessa altura é que decidi eliminar aquilo...
    Será que com a admissão assim o carro debitava a mesma potência, que com o colector de admissão limpinho????
    António Monteiro
    Sócio TOL n.º 14
    Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
    Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!

  14. #14
    Senior Member Super user Avatar de Scirocco
    Data de Inscrição
    Mar 2003
    Mensagens
    1.123

    Padrão

    Pedro Ramalho...n podia estar mais de acordo, que eu saiba baixando a temperatura e mantendo a admissao limpa da um ganho em cavalos ou evita a sua perda...mas cm nem tudo que é resposta do motor é medido em cavalos, cada um que faça o que axar melhor...neste caso concreto e para quem sabe, é altamente recomendavel ate pelas oficinas da marca.
    Os catalizadores e egr´s sao bons ate começarem a dar problemas...ou em carros "stock"...

    cumps.
    STDCI | EuroR I | Scirocco R Line | WhiteCooperD JCW | F21 Pack M & A3 Sportback 8v

  15. #15
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Localização
    Santiago do Cacém
    Mensagens
    24

    Padrão

    Vamos la a ver se nos entendemos... qd disse baixas/medias referia-me mesmo a rotaçoes entre as 2300rpm e as 3500rpm... Ai sim o cat nota-se bastante n tar la! Agr tanto em baixas como em altas perde-se pk, cm disse o ClioDTi e bem, perde-se backpressure entao ker em baixas ker em altas ele perde (logo menos ponta e menos disparo em baixas). Cm n tem backpressure, ha menos restricção, logo o turbo perde mt no enchimento do mesmo (aumenta o tempo de encher o turbo). Noto isso especialmente qd vou atrás de um carro e sou obrigado a levantar o pé... Na mesma situaçao c um carro com cat ele responde mais rapidamente devido a isso mesmo. No meu demora mais, mas qd dispara sai mais rapido. Outra coisa é tb, cm ja foi dito, a baixa da EGT, o k claro poupa n só motor mas ESSENCIALMENTE turbo.

    Em relação à EGR, eu n axo k seja uma boa mod visto k aumentou a média (no caso do meu HDi) cerca de 0,5litros/100kms á mesma velocidade a fazer o mesmo trajecto. Sim senhor k suja a admissao... vcs eskecem-se de um pormenor tb... vamos supor k o carro ta frio. Os 2.0HDi sao motores k ja por si qd tao, por exemplo, uma noite parados, no dia a seguir demoram mt a aquecer (mesmo c a EGR aberta). A EGR tb serve para akecer mais rapidamente o motor para o mesmo atingir a temp de serviço.
    Se os colectores tiverem limpos, eliminar ou desligar a EGR n vai dar mais cavalos. Fikam c uma keima mais eficiente em baixas, e é so isso! n muda mais nd...

    Outra coisa, ate sem cat se passa no IPO. No caso dos carros a gasoleo, apartir de 2000 (penso eu) n precisam de cat. Desde k os niveis de opacidade dos gases do escape e os niveis de NOx estejam dentro do normal, n ha problema. Falo por mim, k tenho so panela final.

    Atenção eu tou a falar por as experiencias k ja fiz no meu carro e digo mm... EGR no meu caso n justifica, a n ser a nao acumulaçao de depositos de carvao na camara de combustao e colectores de admissao. Pk de resto so piorou... consumos! Para n falar k fikei c um assobio a sair do escape k qd o carro ta parado incomodava (parecia k fazia remoinho na panela ou sei la o k era akilo). E mesmo por isso poluia mais... N se pode so pensar em meter cavalos... cada vez mais temos de pensar no meio ambiente!

  16. #16
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Localização
    Santiago do Cacém
    Mensagens
    24

    Padrão

    Outra coisa, n ha marca nenhuma k aconselhe a desligar ou tirar o k ker k seja, qd falamos de normas anti-poluicao. Sim eles podem dizer k deve-se tirar, mas na realidade n o podem fazer (entao se o carro tiver na garantia eskeçam mesmo pk isso é sinonimo de perder a garantia). Sao metodos anti-poluiçao mal estudados sim senhor, mas funcionam! Logo eles n podem tirar so pk diminui a fiabilidade e durabilidade do motor.

  17. #17
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Cinfães
    Mensagens
    197

    Padrão

    LiveMetal

    Muito bem.
    O que dizes faz sentido e concordo.

    No caso do meu dTi, a questão do aquecimento demorado também se coloca, provávelmente ainda mais do que nos HDI. Nesse aspecto a EGR ajudava alguma coisa.
    Mas quando ví aquele colector de admissão, até me assustei. Estava tudo tapado...
    Como logo de seguida mexí no escape, a EGR saiu.
    Notei uma melhoria notória na resposta do motor, mas devido à limpeza do colector...
    Ah.. e com a válvula lá, garanto que o colector não se mantém assim limpinho!

    De resto, não notei nenhum efeito negativo relacionado com a falta da válvula!

    __________________________________________________ ____________________________________

    Em relação catalizador, também já tive a "prova" de que, nas inspecções se os niveis de opacidade dos gases do escape e os niveis de NOx não ultrapassarem o limite imposto, o carro passa na boa.

    O meu foi ao IPO em Abril.
    Tinha o carro a deitar muito fumo (race520/repro e com o turbo a fazer 1.1bar apenas).
    Aquilo fazia uma nuvem de fumo sempre que aceleravam.
    Até insistiram mais, devido a isso, e a máquina não mediu valores acima do estipulado...
    Atenção que não meti nenhuma cunha e estive a olhar para a máquina - estava ligeiramente abaixo do máximo permitido (perguntei onde era o máximo)...

    Isso significa que excesso de fumo, não representa obrigatóriamente excesso de gases considerados nocivos...!
    António Monteiro
    Sócio TOL n.º 14
    Clio 1.9 dTi - 80cv (160nm) - Chip+IC+VNT20@1,3bar+EGR OFF+Cat OUT = 155cv (320nm)
    Turbo 1.5bar+5% gasóleo+umas afinações... quantos mais???!

  18. #18
    Senior Member Average 2 Avatar de EvenSketch
    Data de Inscrição
    Oct 2003
    Mensagens
    204

    Padrão

    O meu foi ao IPO em Abril.
    Tinha o carro a deitar muito fumo (race520/repro e com o turbo a fazer 1.1bar apenas).
    Aquilo fazia uma nuvem de fumo sempre que aceleravam.
    Até insistiram mais, devido a isso, e a máquina não mediu valores acima do estipulado...
    Atenção que não meti nenhuma cunha e estive a olhar para a máquina - estava ligeiramente abaixo do máximo permitido (perguntei onde era o máximo)...

    Isso significa que excesso de fumo, não representa obrigatóriamente excesso de gases considerados nocivos...!
    Exactamente julgar o fumo pela sua cor n da resultados correctos.

    Qt ao CAT off e a EGR off 2 thumbs up nas duas
    Focus TDCi by VCPower

    Seat Ibiza GT TDi

  19. #19
    Senior Member Super user Avatar de Scirocco
    Data de Inscrição
    Mar 2003
    Mensagens
    1.123

    Padrão

    Citação Mensagem Original de LiveMetal
    Outra coisa, n ha marca nenhuma k aconselhe a desligar ou tirar o k ker k seja, qd falamos de normas anti-poluicao. Sim eles podem dizer k deve-se tirar, mas na realidade n o podem fazer (entao se o carro tiver na garantia eskeçam mesmo pk isso é sinonimo de perder a garantia). Sao metodos anti-poluiçao mal estudados sim senhor, mas funcionam! Logo eles n podem tirar so pk diminui a fiabilidade e durabilidade do motor.
    Logico...mas tb n podes chipar ou reprogramar o carro dentro da garantia :P
    STDCI | EuroR I | Scirocco R Line | WhiteCooperD JCW | F21 Pack M & A3 Sportback 8v

  20. #20
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Localização
    lisboa
    Mensagens
    18

    Padrão

    filtro de ar k tenho no meu é da green dentro de caixa.Omeu colector d admissao ta limpo pk conforme comprei desliguei logo a EGR depois kd fiz a distribuiçao ai sim fiz uma junta atapar a EGr. EU ouvi falar entrada d ar do dv6 gostaria saber melhor sobre isso.
    com o cat fora o turbo nao akece tanto dai ter mais longevidade e dar um pouco mais pressao no turbo para compensar o cat fora.
    Gaston falaste mt bem isso eu ja tinha pensado fazer mas requer mt tempo e paciencia para o fazer pois sou eu k faço as mods no meu carro todo.
    Isto que vou dizer é so para voces saber eu sou mecanico e as us tempso atras tirei um colector dum a4 tava completamente xei ode carvao no interior do colector era um buraco pekeno k passava o ar portanto imaginei bem o ke faz uma EGR.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Dicas para Melhorar o Rendimento
    Por Clio 1.9D 1999 no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 2
    Última Resp.: 31-07-2011, 14:19
  2. [procuro] Repro Para Partner 2.0hdi Centralina Siemens
    Por JONHYG no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 38
    Última Resp.: 22-03-2010, 22:08
  3. Peugeot 206 2.0HDi 90cv -> Repro 125HP
    Por Sky_Boy_ no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 32
    Última Resp.: 08-06-2008, 08:53
  4. Golf IV 1.4 perfomançes
    Por PUNTO_Turbo no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 35
    Última Resp.: 30-09-2006, 14:33
  5. Golf 110 tdi o antes, a repro, a repro e uns pozinhos....
    Por propeler no fórum BD de testes de potência
    Respostas: 7
    Última Resp.: 08-01-1970, 18:25

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •