Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 23
Like Tree15Gostos

Tópico: Desemprego!

  1. #1
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Jan 2012
    Mensagens
    598

    Padrão Desemprego!

    Pois bem pessoal, sem nada fazer prever, depois de dois anos e meio a vestir a camisola pela empresa calhou-me a mim!!!
    Eu que pensava que agora no dia 19 iria ficar efectivo, usaram uma pequena situação que não foi grave para me mandarem para o olho da rua!!
    A explicação já foi dada noutro fórum e passo para aqui para terem uma ideia da estupidez de certos patrões!

    "Estou triste pessoal...
    Recebi á pouco uma chamada do meu director acerca da possibilidade de eu ser despedido...
    Ia passar a efectivo em Agosto mas talvez me despeçam devido a uma situação que aconteceu no último natal.
    Ora bem, estava de serviço e aparece o filho do meu patrão com a mulher com uns sacos com bolas e enfeites para a nossa árvore de natal. Pediram-me se eu acabava de enfeitar a árvore. Eu disse que não tinha muito jeito para a coisa mas ia tentar.
    Coloquei algumas bolas e entretanto chegam clientes para fazer check-in (trabalho num hotel).
    Ora larguei aquilo e fui atender os clientes mas deixei o saco ao pé da árvore.
    O meu colega entretanto chegou para me render, disse-lhe que tinha de acabar a árvore ao que ele diz logo que não ia fazer nada. Enfim...
    Quando venho dos balneários com roupa trocada para me ir embora quem está na recepção na conversa com o meu colega? O filho do patrão!
    Ora, perguntou-me logo porque é que não acabei e eu expliquei-lhe que tive clientes mas o que ele não gostou mesmo foi o facto de eu ter deixado o saco ao pé da árvore...
    Mandou logo a boca do género: estás na lista negra! Ou vermelha.... Sei lá mas foi algo deste género. Eu ri-me... Ele até já estava com uns copos e levei para a brincadeira.

    Ora, no dia seguinte liga-me o meu director a dar-me na cabeça... Hoje é que ele me disse que na altura o filho do patrão disse que quando o meu contrato acabasse para me mandarem para a rua...

    O meu diretor disse que ia interceder por mim e dizer-lhe que eu tenho um filho com 1 ano a ver se ele esquece a ideia pois o meu diretor tem de perguntar a ele quem fica e quem é despedido antes de ficar efetivo. Pelo meu director eu fico efetivo.

    Posso estar a sofrer antecipadamente pois ainda não há certezas mas...
    Não sei como vai ser... Eu sabia que iria ficar efetivo e nunca iria pensar que por uma implicância do filho do patrão a minha permanência na empresa estava em causa! Tenho colegas a render-me com 1 hora de atraso porque adormeceram, isto constantemente, sem terem represálias por parte do patrão. Um deles é o tal colega que me rendeu nesse tal dia. Ontem rendeu-me á 1 da manhã quando devia ser á meia noite...

    Enfim, estou revoltado com esta situação!!!

    Valerá a pena entrar por vias judiciais?! Sei lá... Ficar desempregado nesta altura da minha vida não dá mesmo!!!

    Abraços pessoal e desculpem o testamento..."

    Se alguém souber de algo que me avise. Sempre trabalhei em hoteis mas se souberem de algo como andar nas entregas em carrinhas ou mesmo para ajudar numa oficina pois gostava de trabalhar numa destas áreas.
    Abraços pessoal

  2. #2
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    lamento a tua situação. Isso que contas é lamentavel e acho que devias (e aqui nao percebo muito) fazer queixa...não sei realmente onde.
    Need4Drive gosta disto.

  3. #3
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Jan 2012
    Mensagens
    598

    Padrão

    Era o que me apetecia... Podia pagar a um advogado do sindicato para tratar disto mas no final não irá adiantar de nada acho eu. Se eu já estivesse efectivo... e mesmo assim...
    O gajo quando marca alguém por mais parva que seja a situação manda embora! Já soube de várias situações do género inclusive no momento mandar uma empregada trocar de roupa e mandar para casa de vez!
    Vamos lá a ver como vai ser...
    O pior de tudo é que ontem no Amadora Sintra também chamaram a minha mulher para entregar uma carta que daqui a dois meses acaba o contrato e ela deixa de exercer funções!!!
    Isto já anda mau e andam a meter pessoas na rua assim....! Quer dizer... Não estamos seguros em lado nenhum e ainda dão mais poder para os patrões fazerem o que quiserem!!!
    A minha maria ontem estava nuns nervos e ainda chorou!!!
    Nem sei.....

  4. #4
    Senior Member Senior Avatar de kalaschnicov
    Data de Inscrição
    May 2012
    Mensagens
    824

    Padrão

    vá coragem, tenho certeza k vais conseguir dar a volta por cima, é uma situação muito má mesmo mas tens k ser forte e nunca baixar os braços...abraço e boa sorte
    [SIGPIC][/SIGPIC]

  5. #5
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Jan 2012
    Mensagens
    598

    Padrão

    Eu sei mas e muito chato de um momento para o outro acontecer isto... Uma pessoa vive na incerteza se amanha temos trabalho. Ainda se eu tivesse sido um mau empregado... Em dois anos e meio foi o unico erro que cometi e nem e grave mas lembrou-se de me tomar de ponta...
    Abracos e obrigado pelo apoio.

  6. #6
    The Dead 106 (60CV) Super user Avatar de Need4Drive
    Data de Inscrição
    Mar 2013
    Localização
    Vale da Amoreira
    Mensagens
    1.683

    Padrão

    Filho do patrão é a uma das pessoas mais importantes para se ter laços de amizades pois por mais parva que seja a situação vai encher a cabeça ao pai e se o pai "obedecer" a tudo o que o filho diz, como acontece em muitos casos, o mais certo é seres despedido mas temos de ser positivos e nunca baixar os braços, isso dos teus colegas não cumprirem o horário é ridículo, á primeira escapava mas se o mesmo gajo fizesse isso 2x já tinha ido fazer queixas mas se eles fossem amigos do filho do patrão quem acabava por levar na cabeça eras tu, tens de ser forte e pode acabar tudo bem
    Odeio esses filhos dos outros que se armam em chefes e se for preciso nem percebem nada do ramo...
    ------------------------------------ Live Free & Drive Hard

    ----- If one day the speed kills me, don't cry because I was smiling - Paul Walker

    Fotos de carros - https://www.facebook.com/MiguelLucioPhotography

    Videos de carros - https://www.youtube.com/user/McBenfica

  7. #7
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Apr 2009
    Mensagens
    487

    Padrão

    Em primeiro lugar é preciso não perder a calma, apesar de a situação ser complicada.

    No teu lugar primeiro ia à ACT pessoalmente e expunha a situação, sempre podes ter um noção melhor do problema que enfrentas.

    Depois ia ter com o director e expunha exactamente o caso como ele aconteceu, pois o que tens a perder? Dizias o que se passou para ele ter pegado contigo, que aquilo nem era motivo e que nesse tempo todo tens sido exemplar. Punha o jogo todo em cima da mesa, as horas extras, o porque delas, a situação familiar, etc, etc.

    Por fim, caso sejas mesmo mandado embora e se for possível pedia uma reunião ao tal pai do fdp e contava tudo outra vez. Talvez ele tenha alguma coisa na cabeça ao contrario do filho e repense, ou quem sabe se não conhece alguém que precise de alguém

    Pode ser uma versão muito positiva da historia mas não vale a pena ser mais negativista do que a própria realidade em si..

    Há que acreditar
    Chlorophant gosta disto.

  8. #8
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    eu acho que a referencia ao tal facto é simplesmente uma desculpa...o que é certo é que se te mantivessem lá, tinhas que passar a efectivo...e isso eventualmente não interessava.
    Need4Drive gosta disto.

  9. #9
    The Dead 106 (60CV) Super user Avatar de Need4Drive
    Data de Inscrição
    Mar 2013
    Localização
    Vale da Amoreira
    Mensagens
    1.683

    Padrão

    Citação Mensagem Original de tuningonline Ver Post
    eu acho que a referencia ao tal facto é simplesmente uma desculpa...o que é certo é que se te mantivessem lá, tinhas que passar a efectivo...e isso eventualmente não interessava.
    Exato, os efectivos já é mais difícil irem prá rua, eles queriam era mandar pessoal embora
    ------------------------------------ Live Free & Drive Hard

    ----- If one day the speed kills me, don't cry because I was smiling - Paul Walker

    Fotos de carros - https://www.facebook.com/MiguelLucioPhotography

    Videos de carros - https://www.youtube.com/user/McBenfica

  10. #10
    Senior Member Average 2 Avatar de skazi69
    Data de Inscrição
    May 2007
    Localização
    Gondomar
    Mensagens
    316

    Padrão

    caro amigo,realmente essa situaçao é de lamentar... isso foi um "meio" usado para chegarem a um "fim" e te poderem despedir,aconselho que exponhas o caso ao teu patrao mesmo e não ao porco do filho. a seguir aconselho-te a expor o mesmo caso no tribunal de trabalho. desejo-te as maiores felicidades e sorte.
    TDI のレーサー

  11. #11
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Mensagens
    396

    Padrão

    Sinto muito

    Pela tua descrição acho que o pior terá sido mesmo a "risada", isto se fosse comigo esse teria sido o maior motivo. Para ti o que ele disse teve o contexto de uma brincadeira. Para ele foi o oposto, ele deu-te uma ordem que não foi cumprida e quanto te está a passar o raspanete e a te ameaçar ainda te ris dele.
    Isto não é uma critica, é apenas para mostrar como confusões e desentendimentos acontecem com facilidade e algumas vezes nem nos damos conta disso.

    Penso que não possas fazer nada pela via legal, o teu contrato anterior acabou, nada na lei obriga o Patronato a fazer-te um novo contracto e a passar-te a efectivo, aliás existem "n" empresas que trabalham assim, têm as pessoas a termo certo e nunca passam ninguém a efectivo.
    Aliás acabou de sair legislação extradordinária com caractér temporário até 2016 se não estou em erro, que permite mais dois contractos de um ano cada no máximo sem se passar a efectivo, só não sei quando é que o decreto lei entra em vigor.

    Existem outros factores actuais que tornam aliciante para as empresas não terem efectivos. Poder-se ir-se buscar desempregrados e ficar-se com subsidios e isenções de descontos, outro é o facto de se estar na época de estágios das escolas de hotelaria e turismo (mão de obra a preço zero)

    Logo tb sou da opinião que é um conjunto de factores e não apenas esse episódio, e a maioria destes factores hoje em dia estão completamente fora do nosso controle.

    Boa Sorte

  12. #12
    Senior Member Super user Avatar de PilotoZetec
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Mensagens
    3.280

    Padrão

    Então vais supostamente ser despedido por não teres acabado de motar a arvore de natal porque estavas a fazer o teu trabalho. Vais perguntar ao teu patrão se no código da tua profissão tem lá como função montar arvores de natal.

    Eu acho que apenas tem que falar com calma e a bem com o teu patrão, fazeres um pouco um choradinho por causa do teu filho e tal, tens que tentar de tudo mas a bem, apenas assim terás algum hipotese de resolver o problema.

    Se ele quiser levar com a dele avante nunca na vida te pode despedir por um capricho. Como trabalhador legal e com um código de profissão associado nunca na vida o teu trabalho passa por montar arvores de natal. Ou será que era mais importante montares a arvore do que atender o cliente?!. Enfim vai-se vendo cada uma...

    No fundo tu e que podia fazer queixa á a ACT por estares a fazer trabalhos que não te competem profissionalmente.

    Esse patrão e principalmenteo filho não querem é renovar o contrato só isso mas por esta desculpa que te indicaram nunca é despedimento por justa causa, NUNCA!!!
    Última edição por PilotoZetec; 05-08-2013 às 12:13.

  13. #13
    sky
    sky está desconectado
    Z32 J spec 99 Super user Avatar de sky
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    japan
    Mensagens
    5.064

    Padrão

    Um amigo meu o mes passado saiu de uma empresa porque já ia passar a efectivo, e sempre foi um trabalhador exemplar... a desculpa da ótaria da chefe foi "não gosto do teu trabalho" mas perguntava se a qualquern um na empresa, o rapaz era um exemplo...

    Agora meteram la um tão lento que ainda volta atras no tempo... na volta é sobrinho da ótaria.

    Chefe essa que entrou para lá porque se casou com o irmao do patrão...

    É o que se tem em portugal
    DO86, Chlorophant, 300c e 1 outros gostam disto.

  14. #14
    Senior Member Senior Avatar de artomitive
    Data de Inscrição
    Sep 2011
    Mensagens
    661

    Padrão

    Primeiro de tudo antecipa-te e vai ao tribunal de trabalho expor a situação para te aconselharem de alguma maneira, e paralelamente convinha inscreveres-te num dos sindicatos existentes da hotelaria e ires la falar com eles para expor a situaçao, eles ate teem advogado que caso precises, trata do que for preciso.
    Nestas situações, a antecipaçao de algo é sempre uma ajuda.

    Mas é triste ver a fraqueza de patronato que temos neste país.... preferem escovas do que bons profissionais à volta deles.
    Força nisso e boa sorte para que tudo corra pelo melhor.
    Need4Drive gosta disto.

  15. #15
    Senior Member Super user Avatar de Chlorophant
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Localização
    Almeirim, Santarém
    Mensagens
    1.340

    Padrão

    Só agora é que reparei neste tópico...vou contar-te o caso da minha "maria", é semelhante ao teu:ela esteve a trabalhar por vez duma empresa de trabalho temporário durante 2 anos, nunca tirou férias nem tão pouco sabia que tinha direito a elas, ao longo desses anos os chefes estiveram sempre a mudar e os funcionários também...neste último ano despediram cerca de 40 pessoas(tinham perto de 60 a trabalhar no armazém),ficaram por volta de 20 a fazer o trabalho de 60.
    Entrava as 7 da manhã e não tinha hora para sair, isto de segunda a sábado.
    Faziam agora 10 a 14h de trabalho(só paravam 10 minutos para comer) e a receber o ordenado mínimo.
    À pouco tempo apareceu-lhe uma hérnia discal, pediu para se ir embora, porque com dores não conseguia fazer nada...não quiseram deixar, pegou nas coisas dela e veio-se embora.

    Moral da história:Quando os patrões precisam, tem de ser logo e com muita vontade, quando os empregados precisam é conforme a vontade do patrão.

    Se fosse a ti dizia tudo o que tinhas a dizer ao patrão(o filho é o típico explorador) e que venha a folha do fundo de desemprego e nem te chateies mais com isso...as leis estão feitas para beneficiar os patrões, quando a base do trabalho(empregados) é que devia ser incentivada.E assim prossegue Portugal,,,
    kalaschnicov gosta disto.

  16. #16
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Calma rapaz, a vida segue, só é preciso saber lidar com ela.
    Em vez de ires lá armar alarido com o patrão, vai falar tranquilo, diz-lhe que entndes a situação e que tiveste muito orgulho em trabalhar para ele (seja isso verdade ou não). Pede-lhe uma carta de recomendação e lembra-lhe nessa altura as horas extra e o teu bom trabalho. Nunca fales mal dos teus colegas, isso só te prejudica. Depois é meteres curriculos com fartura, hoteis, pousadas, residenciais, restaurantes, cafés, pastelarias, etc, etc, etc, estâo constantemente a trocar de staff, mas é assim em todas as empresas, só é preciso saber lidar c essa situção e passar de umas pas outras, é assim k funciona.
    Acalma a tua mulher mesmo k a situação seja muiito má, dá-lhe alento e ajuda-a a ajudar-te senão passas a ter uma crise familiar também.
    bilitri e Chlorophant gostam disto.
    ...

  17. #17
    Senior Member Average 2 Avatar de Feiticeiro
    Data de Inscrição
    Oct 2004
    Localização
    Mafra
    Mensagens
    376

    Padrão

    Faz uma queixa no Tribunal do Trabalho.

  18. #18
    Senior Member Super user Avatar de Chlorophant
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Localização
    Almeirim, Santarém
    Mensagens
    1.340

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    Calma rapaz, a vida segue, só é preciso saber lidar com ela.
    Em vez de ires lá armar alarido com o patrão, vai falar tranquilo, diz-lhe que entndes a situação e que tiveste muito orgulho em trabalhar para ele (seja isso verdade ou não). Pede-lhe uma carta de recomendação e lembra-lhe nessa altura as horas extra e o teu bom trabalho. Nunca fales mal dos teus colegas, isso só te prejudica. Depois é meteres curriculos com fartura, hoteis, pousadas, residenciais, restaurantes, cafés, pastelarias, etc, etc, etc, estâo constantemente a trocar de staff, mas é assim em todas as empresas, só é preciso saber lidar c essa situção e passar de umas pas outras, é assim k funciona.
    Acalma a tua mulher mesmo k a situação seja muiito má, dá-lhe alento e ajuda-a a ajudar-te senão passas a ter uma crise familiar também.
    Nem mais, é seguir em frente.

  19. #19
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Jan 2012
    Mensagens
    598

    Padrão

    Obrigado a todos pelo apoio. Não cheguei a chatear-me com aquilo. Pagaram-me o que tinha direito e pronto.
    Graças a Deus já arranjei trabalho depois de um mês desempregado. Vou para melhor graças a Deus. Mandei bastantes currículos e apenas chamaram-me para uma entrevista mas foi o suficiente para ficar.
    Começo no dia 1 e vamos lá a ver. No meio disto tudo a males que vem por bem! Loool
    Obrigado ao user Pretuh que também tinha dito que ia ver se arranjava algo para mim.
    Obrigado a todos pelo apoio.
    Abraços
    PilotoZetec, miras_man e scris3 gostam disto.

  20. #20
    Senior Member Average 2 Avatar de skazi69
    Data de Inscrição
    May 2007
    Localização
    Gondomar
    Mensagens
    316

    Padrão

    isso é que interessa amigo,bota frente e o resto é conversa
    TDI のレーサー

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •