Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Debito de maximo de Gasóleo em Bomba Lucas CAV - Motores PSA

  1. #1
    Senior Member Senior Avatar de pedro ramalho
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Mensagens
    835

    Padrão Debito de maximo de Gasóleo em Bomba Lucas CAV - Motores PSA

    Olá Pessoal,

    Pois bem, depois de ter montado um turbo novo (preparado pela TB) no meu XSARA TD, tenho-me deparado com uma situação que inicialmente não contava, a qual passo a descrever;

    Desde a montagem do turbo tenho notado que o carro em altas (a partir das 3750rpm's) não tem o rendimento que antes tinha, isto para pior é claro. Com aceleração estabilizada o carro começa a falhar notando-se perdas de rendimento.
    O turbo faz 1.5 bar´s de pressão, sendo um valor facil de atingir não notando-se qualquer quebra na escalada de pressão.

    Ora bem, desde que montei o turbo o carro ficou a fazer muito menos fumo, tanto em cargas totais com parciais, deixando-me a ideia que passei a ter relação de combustivel mais fraca, só que nunca pensei que fosse caso para em altas ter este tipo de comportamento.

    Tendo eu os débitos já no máximo (meia volta no parafuso do rotor) e os injectores a 175 bar´s de pressão, como poderei aumentar o débito da bomba mais um pouco.

    Terei que trocar a Bomba por uma Bosch das versões instaladas nos primeiros XUD9 e XUD10?

    P.S.: a quando da montagem do turbo as janelas de admissão foram abertas e foi montada uma linha de escape de 60mm de diâmetro com panela final.

    Se alguêm já teve este problema, agradecia a ajuda ou opnião.


    Cumprimentos,

    PR.
    Pedro Ramalho
    RACECOMPdiesel
    Citroen XSARA 1.9 td power by RACECOMPDIESEL
    Citroen C2 VTS 1.6 HDI power by RACECOMPDIESEL

  2. #2
    Senior Member Senior Avatar de pedro ramalho
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Mensagens
    835

    Padrão Debito maximo de Gasóleo em Bomba Lucas CAV - Motores PSA

    Já me esquecia,

    Com a montagem do turbo retirei também EGR, e instalei um UP-PIPE em Aço inox.


    Cumprimentos,

    PR.
    Pedro Ramalho
    RACECOMPdiesel
    Citroen XSARA 1.9 td power by RACECOMPDIESEL
    Citroen C2 VTS 1.6 HDI power by RACECOMPDIESEL

  3. #3
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    160

    Padrão

    Boas,

    Parece que lhe falta gota em altas. Isso só é contornado abrindo a bomba e modificando-a para entrar em corte mais tarde.

    Nem a sobre-alimentação da LDA; nem o débito no máximo contornam esse problema.

    Creio que podes fazer isso com essa bomba sem necessidade da Bosch.

    A confirmar-se é questão de teres alguém que faça o trabalhinho,. bem feito.

    Espero ter ajudado.
    Abraço ao Fórum

  4. #4
    Senior Member Senior Avatar de pedro ramalho
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Mensagens
    835

    Padrão

    Boa Noite Pessoal,

    Depois de 1500km's em rodagem e ensaios(consegui rebentar três tubos de união do turbo ao up-pipe), penso que consegui resolver o problema de falta de alma em altas rpm's.

    Devido à necessidade de ter o carro a andar houve alguns pormenores que me falharam, nomeadamente:

    --> A Bomba manual de gasóleo estava com uma fuga
    --> A bomba injectora tinha a membrana do turbo boost controller completamente cheia de óleo do anterior turbo, tendo regulado esta para maior quantidade de gásoleo de retorno disponivel
    --> Instalei a BMC CDA, que tinha retirado para modificar (aumentei o volume ar após filtro)
    --> Afinei o relantim

    Bem neste momento tenho o motor a puxar de uma forma mais sustentada não existindo falhas ou quebras.

    No entanto existem duas coisas que em principio vou tentar modificar :

    --> quero ver se encontro os injectores do 2.1, visto que estes vão até aos 185bar's (os que tenho instalados já se encontram no máximo - 175bar's)
    --> Abrir a Bomba para modificar o ponto de corte e respectivo débito de gásoleo em altas.
    --> Arvore de cames da Piper Cams.

    Cumprimentos,

    PR.
    Pedro Ramalho
    RACECOMPdiesel
    Citroen XSARA 1.9 td power by RACECOMPDIESEL
    Citroen C2 VTS 1.6 HDI power by RACECOMPDIESEL

  5. #5
    Senior Member Senior Avatar de pedro ramalho
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Mensagens
    835

    Padrão

    Boa Tarde Pessoal,

    Bem, depois de ter resolvido mais um problemas, eis que me aparece outro.
    Só que agora este parece ser bem mais grave.
    O carro nas últimas viagens começou a libertar liquido de arrefecimento pela tampa do vaso de expansão.
    Não aquece para além do que sempre aqueceu.
    80ºC em andamento normal 90 a 95º C a puxar forte.
    Noto que o circuito está com muita pressão nos tubos.
    O Termoestáto dá-me a ideia que abre na altura certa.
    Não existem reziduos de óleo no liquido de arrefecimento.
    O carro pega bem a frio.
    E o mais estranho é que o nivel não baixa por ai além (passados 1000km's).

    O que será que está a mandar pressão para o circuito ?
    Séra por o carro ter estado parado muito tempo ?


    Estou a começar a ficar preocupado com isto, porque normalmente isto é sintomas de junta de cabeça queimada.

    Agradecia a Vossa ajuda Pessoal.


    Cumprimentos,

    PR.
    Pedro Ramalho
    RACECOMPdiesel
    Citroen XSARA 1.9 td power by RACECOMPDIESEL
    Citroen C2 VTS 1.6 HDI power by RACECOMPDIESEL

  6. #6
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jan 2003
    Mensagens
    54

    Padrão

    boas.
    já tive o mesmo problema. o meu carro, um megane dT de 96, deve estar com o mesmo andamento que o teu. injectores a 180 bares, turbo a fazer 1.8 bar. debito e boost ao maximo.
    1º deves por termostato a abrir + cedo, no meu caso arranjei um compativel a abrir aos 74/75º.
    depois na valvula da tampa do vaso compesador,( não sei se o teu tem), aquilo tem uma mola que abre em função da pressão do circuito. dás calor á mola e "pasmas-la" para ir libertando prerssão em forma de vapor e assim compensas. no meu caso é a unica forma.
    abraço

  7. #7
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    boa noite!

    já que se falam de injectores e respectivas pressões... qual a grande vantagem de substituir/afinar os mesmos para valores superiores?? uma pulverização mais eficiente e respectva combustao melhorada??

    mas a minha principal questão é: se os injectores abrem a uma pressão superior, apesar d se obter uma melhor pulverização não vai ser injectado menos combustivel? por ser mais dificil/demorado atingir essas pressões ou tb é necessário alterar a bomba injectora para para funcionar correctamente com estas pressoes superiores?

    desculpem as perguntas um pouco deslocadas do tema... mas pareceu-me oportuno para esclareer estas dúvidas!

    obrigado!
    boa noite!

    XAD + XADT

  8. #8
    Senior Member Senior Avatar de pedro ramalho
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Mensagens
    835

    Padrão

    Boa Noite,

    Lemos:

    Sim já tenho o termoestáto a abrir mais cedo, no meu caso está aos 73º.
    Em relação à tampa do vazo de expanção esta é nova e comprei-a na Citroen.
    O chato disto é que antes não fazia nada disto.

    À uns tempos atrás apliquei um produto para limpeza do circuito, não sei se é disto mas até comprei um produto de uma marca de renome (bem mais caro por sinal) já para não ter problemas.
    Só que na altura ficou tudo ok e agora aparece isto.

    A pressão do meu turbo está pelos 1.55bar's, agora com o teu a 1.8 isso deve estar forte.

    Em relação aos injectores, sim é verdade que sem mais gasóleo por parte da bomba não vou ganhar muito, unicamente uma melhor pulverização do combustivel nada mais.
    Para isso já estou a tratar de abrir a bomba para obter maior quantidade e pressão de gasóleo.

    Mas para já tenho que resolver a questão do liquido de arrefecimento !!!
    Esse sim é um problema.


    Cumprimentos,

    PR.
    Pedro Ramalho
    RACECOMPdiesel
    Citroen XSARA 1.9 td power by RACECOMPDIESEL
    Citroen C2 VTS 1.6 HDI power by RACECOMPDIESEL

  9. #9
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    160

    Padrão

    Boas,

    Só me ocorre que: esse termostato (73º) é demasiado baixo para um motor stock quanto mais para o teu que está alterado.

    Penso que tens a água a circular demasiadamente rápido no circuito e com isso a n arrefecer direito, mantendo-se assim mais tempo quente perto da "fervura". Nesta circunstância é natual que a válvula acuse maior pressão no circuito devido a água estar mais tempo próxima do ponto de ebulição.

    Há outras hipóteses mas são bem mais graves. Vamos a ver o que nos vais contando do problema

    Abraço ao fórum

  10. #10
    Senior Member Senior Avatar de pedro ramalho
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Mensagens
    835

    Padrão

    Boa Tarde Pessoal,

    PernaLonga;

    Já me passou isso pela cabeça, visto que mesmo antes disto ocorrer, já existiam variações de nivel sem no entanto existirem razões para tal.
    Tipo, à noite via o nivel de agua um pouco abaixo do nivel e depois ao outro dia o nivel já estava no máximo.
    Ou seja o circuito antes e após termoestáto não estava equilibrado.
    Para além de que normalmente o motor anda sempre muito frio, tipo 70ºC.
    Só subindo a temperatura quando puxo muito pelo motor, tipo subidas e regimes perto das 5000 rpm's. Sendo que nestas situações a temp. chega aos 90-95ºC.

    Já mandei vir um termoestato com uma temp. de 78ºC (o de origem é de 83ºC), para ver como é que se porta.

    Em relação às outras causas nem quero pensar.


    Cumprimentos,

    PR.
    Pedro Ramalho
    RACECOMPdiesel
    Citroen XSARA 1.9 td power by RACECOMPDIESEL
    Citroen C2 VTS 1.6 HDI power by RACECOMPDIESEL

Tópicos Similares

  1. Débito na Bomba Lucas
    Por 320 D OE no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 4
    Última Resp.: 13-01-2014, 05:38
  2. [VENDO] Bomba injectora Renault Lucas =Nova
    Por leandro 205 no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 3
    Última Resp.: 21-09-2011, 12:45
  3. Afinar motor só com bomba no máximo ...
    Por MercFan no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 9
    Última Resp.: 31-03-2008, 14:54

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •