Página 3 de 7 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 41 a 60 de 139
Like Tree49Gostos

Tópico: Debate: FPT / união entre tuners / bediferent

  1. #41
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    May 2007
    Localização
    PaRaDiSe CiTy
    Mensagens
    1.558

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Chlorophant Ver Post
    Epá, isso também é demais!Nem quero imaginar o que acontecia a um gajo que fosse atropelado por esse carro, o que faria essa hélice...

    Mas voltanto ao assunto original, devia haver mais tolerância em certas coisas...lembro-me que alguns anos atrás não havia tanta "caça à alteração/multa" como hoje existe...agora parece que voltámos aos tempos de ditadura em que ninguém pode "mijar" fora da sanita que leva logo com uma ripa em cima...ah mas esperem, se tiverem dinheiro siga para bingo, não se passou nada...
    dinheiro ou influência!

  2. #42
    MB Power Super user Avatar de HellRaiser
    Data de Inscrição
    Jan 2004
    Localização
    Wherever i may roam
    Mensagens
    3.521

    Padrão

    Então eu pergunto o que acham vocês da caca?

    Andar com um carro alterado mata pessoas e nao pode ser legal.

    Andar aos tiros já esta tudo bem e esta regulamentado e etc.

    Andar com um escape a fazer barulho e tramado, mas dezenas ou centenas de gajos a andar de bicicleta sem sequer serem obrigados a ter um seguro de responsabilidade civil já nao tem problema...

    Portugal e gerido por uns merdosos de uns politicos que nao passam de sofistas que na verdade pouco sabem mas que sobre tudo acham que podem falar ou lidar.

    Mercedes A45 AMG
    Mini F56 JCW
    Mini R53 JCW
    Fiat 124 Special T
    Fiat Coupe 20VT
    BMW M4

  3. #43
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    Mas.... em relação ao que eu postei, o que é que vocÊs acham?
    -as perguntas que eu fiz não foram boas o suficiente para um bom debate?
    -não conhecem ninguém com alterações legais?
    -ninguém conhece pessoal que trabalhe em inspecções?
    -ninguém conhece pessoal da forças de segurança que possa ajudar com informações?
    -ninguém conhece "alguém" que trabalhe numa casa mãe que possa ajudar de algum modo com informações?

    O que eu chego á conclusão, é que este assunto em particular é como sempre. Muita poeira no ar mas quando se vai a ver as coisas não são bem desta ou daquela maneira e há imenso diz que disse pelo meio sobre o que se pode e não se pode...
    designer anonymu gosta disto.
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  4. #44
    Senior Member Super user Avatar de pistolas
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    Vila Real
    Mensagens
    1.586

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Ev0luti0n_ Ver Post
    Mas.... em relação ao que eu postei, o que é que vocÊs acham?
    -as perguntas que eu fiz não foram boas o suficiente para um bom debate?
    -não conhecem ninguém com alterações legais?
    -ninguém conhece pessoal que trabalhe em inspecções?
    -ninguém conhece pessoal da forças de segurança que possa ajudar com informações?
    -ninguém conhece "alguém" que trabalhe numa casa mãe que possa ajudar de algum modo com informações?

    O que eu chego á conclusão, é que este assunto em particular é como sempre. Muita poeira no ar mas quando se vai a ver as coisas não são bem desta ou daquela maneira e há imenso diz que disse pelo meio sobre o que se pode e não se pode...
    Eu só posso dar a minha opinião pessoal em relação a esses temas.
    Conheço alguns Moinas, mas eles sabem tanto ou menos do que eu a respeito das legislações.....só sabem dizer que é proibido e que têm que multar !!
    Modificações legais conheço várias pessoas, mas mod´s orientadas para jantes, peliculas entre outros artigos que já se conseguem homologar com muito custo.
    Nas inspecções não podem levar nada que não seja original.......ate pelo lettering podem implicar porque alegam que os carros devem ter identificação de modelo e Marca.

    Ópá.......esse assunto da legalização e regularização das alterações e etc, é um poço sem fundo, por isso é que a malta já nem se dá ao trabalho de discutir ou de se esforçar por mudar o que quer que seja pois aos anos que se anda nisto, e os resultados que se conseguiu é no mínimo frustrante !!!!
    tuningonline e Maçarico gostam disto.
    C16XE ins
    Citação Mensagem Original de MrCupra2008 Ver Post
    Também não sabia que pistões forjados eram usados para RPM...julgava que o seu objetivo era baixa compressão, AKA turbinados

  5. #45
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    512

    Padrão

    É bem dito sim sr...

    Acho que o pessoal já desistiu...

    Eu ando cá desde 2002 ou antes disso, e se formos a ver o que mudou desde lá até aos dias de hoje?...

    Muito pouco, para não dizer nada.

  6. #46
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    Pistolas, é de lamentar.. era mesmo isso que eu queria evitar...
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  7. #47
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    Homologação de Componentes

    O artigo 114.º do Código da Estrada estabelece que os sistemas, componentes e acessórios dos veículos estão sujeitos a aprovação de acordo com as regras previstas na regulamentação específica.

    Diversas Directivas da União Europeia permitem nuns casos e obrigam noutros, a homologação de sistemas enquanto elementos de um modelo de veículo, ou de componentes para os veículos.

    Em alternativa à homologação segundo as directivas da UE, é admissível em muitos casos a homologação de sistemas e componentes segundo os Regulamentos da Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas (CEE/ONU).

    Para além dos sistemas e componentes cuja homologação já se encontra regulamentada por Directivas da UE, existem outros elementos cuja aprovação pode ter um âmbito nacional, inserindo-se neste conjunto as chapas de matricula, os triângulos de pré-sinalização, placas retrorreflectores ou películas para colocação em vidros.

    ---------------------------------------------------------------------------

    Transformações

    Considera-se transformação a alteração da estrutura, carroçaria, motor, sistemas ou componentes, de um veículo matriculado de modelo aprovado.

    As transformações que impliquem alteração das características regulamentares dos veículos, nomeadamente no que se refere aos seus elementos de identificação ou classificação, que alterem sistemas componentes ou acessórios objecto de homologação ou possam constituir risco para a segurança rodoviária, só podem ser efectuadas mediante autorização prévia do IMTT.

    Nos casos em que dada a natureza da transformação se torna necessária a apresentação de um projecto de transformação, este pode revestir a forma de projecto individual, válido apenas para um veículo, ou projecto geral, válido para um modelo de veículo.

    Os projectos individuais devem ser apresentados junto dos Serviços Regionais e Distritais do IMTT, sendo os projectos gerais analisados pelos serviços centrais do Instituto.

    -----------------------------------------------------------------------------

    Transformação de Sistemas e Componentes

    A transformação de sistemas ou componentes de veículos objecto de homologação, carece de aprovação prévia, devendo ser apresentados elementos que comprovem a manutenção das condições de segurança do veículo e a protecção do ambiente.


    Documentos

    O pedido de aprovação deve ser apresentado junto dos Serviços Regionais e Distritais do IMTT, acompanhado dos seguintes documentos:
    •Formulário Modelo 9 IMTT;
    •Memória descritiva;
    •Desenhos que ilustrem a transformação pretendida (se aplicável);
    •Certificação emitida pelo fabricante do veículo ou por serviço técnico acreditado atestando a segurança da transformação e a manutenção do nível de protecção do ambiente;
    •Cópias de certificados de homologação de sistemas ou componentes integrados na transformação;
    •Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de matrícula);
    •Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).
    Taxa: € 150,00

    ---------------------------------------------------------------------------------

    Substituição do Motor

    A substituição do motor de um veículo deve ser efectuada de forma a ser assegurada a compatibilidade do novo motor com o veículo em termos de segurança e protecção do ambiente.

    Documentos

    O pedido deve ser apresentado junto dos Serviços Regionais e Distritais do IMTT, sendo a eventual inspecção ao veículo efectuada por estes Serviços. Consoante as situações, deve ser acompanhado dos respectivos documentos.

    Sem alteração das características técnicas (por motor igual ao de origem)
    •Formulário Modelo 9 IMTT (a entregar no Serviço Regional do IMTT da área de residência do requerente);
    •Documento comprovativo da origem e propriedade do motor;
    •Termo de Responsabilidade pela montagem do motor;
    •Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);
    •Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
    •Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).
    Taxa: € 50,00

    Com alteração das características técnicas

    •Formulário Modelo 9 IMTT (a entregar no Serviço Regional do IMTT da área de residência do requerente);
    •Documento comprovativo da origem e propriedade do motor;
    •Termo de Responsabilidade pela montagem do motor;
    •Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);
    •Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do imposto devido (só aplicável nos automóveis ligeiros quando se verifique um aumento de cilindrada, das emissões de CO2, bem como das emissões de partículas);
    •Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
    •Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).
    Taxa: € 165,00


    Eis que o site do IMTT me ajudou um pouco....
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  8. #48
    Senior Member Super user Avatar de pistolas
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    Vila Real
    Mensagens
    1.586

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Ev0luti0n_ Ver Post
    Pistolas, é de lamentar.. era mesmo isso que eu queria evitar...
    Eu não disse nada com o intuito de desmoralizar ninguém, até porque como sabes, tomara eu que as modificações fossem simples de regulamentar. Pelo menos não andava sempre preocupado e a pensar quando será que a Moina me vai mandar abrir o capon.
    A questão, é que por mais simples que pareça no papel, há sempre N complicações pelo meio e os custos das homologações são altíssimos, poucos são aqueles que conseguem suportar o Desporto da totalidade e 100% legais.

    Os artigos ou alíneas que mencionas-te, são explícitos e só prova que é possível ter as coisas legais, mas se pensares nos custos que isso implica, nas burocracias que terás pela frente, na falta de conhecimento e ignorância das pessoas que trabalham nas entidades competentes e na Moina ( que vai-te mandar encostar quer tenhas tudo legal ou não ) a unica que coisa que te espera, são semanas a fio de complicações e uma pipa de nota que vais tar a investir.

    Como disse mais a baixo, eu pessoalmente desisti de me preocupar com isso e optei por um projecto Low Profile ou Sleeper precisamente para evitar o máximo possível de problemas.
    E tem resultado porque em 5 anos de projecto, nunca tive um único stress apesar de já ter sido mandado parar algumas vezes para testar álcool e comprovar documentação.
    Acho que não vale a pena é só isso !!!! Andar a "dar" dinheiro ao Estado para depois vender o carro ou acabar com ele contra uma parede ?? Vale mais apostar numas cams e nuns bons pneus....o Estado que sa fod@ porque já tem muita guita.......anda a ser é mal investida.
    Chlorophant gosta disto.
    C16XE ins
    Citação Mensagem Original de MrCupra2008 Ver Post
    Também não sabia que pistões forjados eram usados para RPM...julgava que o seu objetivo era baixa compressão, AKA turbinados

  9. #49
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    ora.. o que está aqui em discussão é se é possível tu legalizeres as alterações de motor, mecânicas em causa. Não se falou em preço. Mas já que tocas nisso, achas sensato gastares mais de 5000 euros a modificar um carro e depois não correres este mundo e o outro a tentar andar o mais legal possível?
    Transformação de Sistemas e Componentes

    O pedido de aprovação deve ser apresentado junto dos Serviços Regionais e Distritais do IMTT, acompanhado dos seguintes documentos:

    •Formulário Modelo 9 IMTT;
    •Memória descritiva;
    •Desenhos que ilustrem a transformação pretendida (se aplicável);
    •Certificação emitida pelo fabricante do veículo ou por serviço técnico acreditado atestando a segurança da transformação e a manutenção do nível de protecção do ambiente;
    •Cópias de certificados de homologação de sistemas ou componentes integrados na transformação;
    •Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de matrícula);
    •Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).
    Taxa: € 150,00
    O caso bicudo aqui são os dois pontos que estão a negrito. E acho que já sei onde vou procurar a seguir.
    Última edição por Ev0luti0n_; 11-06-2013 às 21:51.
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  10. #50
    Senior Member Super user Avatar de pistolas
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    Vila Real
    Mensagens
    1.586

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Ev0luti0n_ Ver Post
    ora.. o que está aqui em discussão é se é possível tu legalizeres as alterações de motor, mecânicas em causa. Não se falou em preço. Mas já que tocas nisso, achas sensato gastares mais de 5000 euros a modificar um carro e depois não correres este mundo e o outro a tentar andar o mais legal possível?


    O caso bicudo aqui são os dois pontos que estão a negrito. E acho que já sei onde vou procurar a seguir.
    Sim, eu percebi.
    Mas tipo.....que é possivel todos nós sabemos isso a vários anos. Basta que um Engenheiro te faça um projecto e assine por baixo e te ajude a mexer os papeis e blá blá blá e não precisas de te chatear com mais nada.

    Mas......e os custos disso ????
    A Policia vai deixar de te chatear ?? Não !!!
    Vais ter que andar sempre com chatices e papeladas para trás e para a frente ?? Vais !!!

    Dai dizer que é um poço sem fundo porque infelizmente no que diz respeito ao Tuning, ainda estamos ANOS atrás dos nossos vizinhos Europeus !!.
    C16XE ins
    Citação Mensagem Original de MrCupra2008 Ver Post
    Também não sabia que pistões forjados eram usados para RPM...julgava que o seu objetivo era baixa compressão, AKA turbinados

  11. #51
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    ó pistolas... a partir do momento em que tens as coisas averbadas no livrete, ninguém te pode pegar por nada. (corrijam-me se estiver enganado?).. e continuo-te a dizer que não fáz sentido o que tu dizes... Então, se toda a gente sabe, porque é que há tão pouca gente a seguir por esse caminho? e onde estão esses engenheiros ou empresas que tu falas? diz-me porque eu gostava de saber.
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  12. #52
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    a partir do momento em que tens as coisas averbadas no livrete, ninguém te pode pegar por nada.
    Da chatisse ninguém te livra. Por muito que tenhas algumas coisas averbadas, haverá sempre por onde pegar, ou achas que se te mandam parar e vêem que está tudo bem e estavam a contar multar, não vão procurar melhor, tipo a manete das velocidades ou a tampa do óleo!

    há tão pouca gente a seguir por esse caminho?
    Porque esses eng que ate legalizam algumas coisas não estão para se chatear e ter problemas, e não é um trabalho assim tão simples. Por outro lado nem deve compensar...

    e onde estão esses engenheiros ou empresas que tu falas?
    nunca conheci nenhum

  13. #53
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    Mas nesse caso, andas só com aquilo que consegues averbar. E se não conheceste nenhum, como é que podes afirmar isso? vamos aqui falar factos e coisas que podemos provar apenas, por favor...
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  14. #54
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    Não digo que ando só com o que consigo averbar, obviamente arrisco andar com outras alterações.

  15. #55
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    referi-me a "se não conheceste nenhum engenheiro destes, como podes dizer o que disseste?

    há tão pouca gente a seguir por esse caminho?
    ----------------
    Porque esses eng que ate legalizam algumas coisas não estão para se chatear e ter problemas, e não é um trabalho assim tão simples. Por outro lado nem deve compensar...
    -----------------
    e onde estão esses engenheiros ou empresas que tu falas?
    nunca conheci nenhum
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  16. #56
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    não sei onde andam. O que te quis dizer é que ando nisto há muitos anos e nunca me cruzei com nenhum, nem soube que alguem fazia esse serviço em troca de X, etc...mas eu tb não sei tudo.

  17. #57
    Senior Member Super user Avatar de pistolas
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    Vila Real
    Mensagens
    1.586

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Ev0luti0n_ Ver Post
    ó pistolas... a partir do momento em que tens as coisas averbadas no livrete, ninguém te pode pegar por nada. (corrijam-me se estiver enganado?).. e continuo-te a dizer que não fáz sentido o que tu dizes... Então, se toda a gente sabe, porque é que há tão pouca gente a seguir por esse caminho? e onde estão esses engenheiros ou empresas que tu falas? diz-me porque eu gostava de saber.
    Pá, eu até gostava que tudo fosse assim, pelo menos o pessoal andava mais descansado.
    Mas não é tão bonito quanto isso.
    Podes até ter tudo legal, mas a bófia vai-te mandar parar, vão passar o carro a pente fino e na ignorância ainda te passam uma multa que terás que recorrer e ir a tribunal, apresentar provas, documentação....etc.
    São essas as chatices a que me refiro.

    Quanto ao legalizar, eu nem quero pensar na trabalheira que dá......encontrar um Eng. maluco que tenha tempo para perder com isso, correr o IMTT em busca de "cunhas" para ajudar nas burocracias, IPO´s falar com a Marca, saber dos procedimentos e passos a seguir consumar a cena, andar a correr as Empresas ( fabricantes e preparadores ) em busca de certificados + o capital necessário é daquelas coisas que me leva logo a dizer " QUE SA FODA ".

    Talvez por isso, quando se fala neste tema, a malta perca o ânimo ao cair na real e acho que é por isto que tão pouca gente segue a via legal.......dificuldade em conseguir regularizar e falta de €´s na generalidade dos praticantes.
    C16XE ins
    Citação Mensagem Original de MrCupra2008 Ver Post
    Também não sabia que pistões forjados eram usados para RPM...julgava que o seu objetivo era baixa compressão, AKA turbinados

  18. #58
    Senior Member Super user Avatar de pistolas
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    Vila Real
    Mensagens
    1.586

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Ev0luti0n_ Ver Post
    Mas nesse caso, andas só com aquilo que consegues averbar. E se não conheceste nenhum, como é que podes afirmar isso? vamos aqui falar factos e coisas que podemos provar apenas, por favor...
    Podes fazer Evolution, dá é trabalho para vários meses e tens que correr meio Portugal para conseguir ter tudo Street Legal.
    Os Engenheiros certamente que não fazem disso ganha pão, mas aposto que se conseguem informar sobre os procedimentos certos em poucos dias.
    A conta final é que não deve ser nada agradável.
    C16XE ins
    Citação Mensagem Original de MrCupra2008 Ver Post
    Também não sabia que pistões forjados eram usados para RPM...julgava que o seu objetivo era baixa compressão, AKA turbinados

  19. #59
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    Pá, eu até gostava que tudo fosse assim, pelo menos o pessoal andava mais descansado.
    Mas não é tão bonito quanto isso.
    Podes até ter tudo legal, mas a bófia vai-te mandar parar, vão passar o carro a pente fino e na ignorância ainda te passam uma multa que terás que recorrer e ir a tribunal, apresentar provas, documentação....etc.
    São essas as chatices a que me refiro.
    Eu por um lado não me apetece responder-te porque isso são situações hipotéticas e tem muito que se lhe diga o que disseste. Mas por outro digo-te: nesse caso vais a tribunal, sais por cima, e ainda pedes indemnização por teres sido multado injustamente...

    Quanto ao legalizar, eu nem quero pensar na trabalheira que dá......encontrar um Eng. maluco que tenha tempo para perder com isso, correr o IMTT em busca de "cunhas" para ajudar nas burocracias, IPO´s falar com a Marca, saber dos procedimentos e passos a seguir consumar a cena, andar a correr as Empresas ( fabricantes e preparadores ) em busca de certificados + o capital necessário é daquelas coisas que me leva logo a dizer " QUE SA FODA ".
    O trabalho é se calhar menor do que fazer um projecto como alguns dos que se vêem por aqui. E havendo certificados do material, mais projecto do engenheiro, juntamente com todos os documentos, mais aprovação da marca, duvido que precises de cunhas no IMTT. Não digo que não seja melhor...

    Talvez por isso, quando se fala neste tema, a malta perca o ânimo ao cair na real e acho que é por isto que tão pouca gente segue a via legal.......dificuldade em conseguir regularizar e falta de €´s na generalidade dos praticantes.
    Pois claro... e depois os géninhos mandam-te encostar e tu lavas-te em lágrimas a ver o menino dos teus olhos a ir embora sem poderes fazer nada....

    e isto tudo que postei tá no site do IMTT... consulta se quiseres...
    Última edição por Ev0luti0n_; 13-06-2013 às 23:03.
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  20. #60
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    Supostamente a LTA devia poder legalizar mais coisas, mas pouco mais fazem do que legalizar conjuntos de jantes e pneus.

Página 3 de 7 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Respostas: 187
    Última Resp.: 29-11-2014, 22:16
  2. Passatempo BEDIFERENT @ BITMS 2012
    Por tuningonline no fórum Geral Tuning
    Respostas: 0
    Última Resp.: 07-08-2012, 11:16
  3. FPT: pre-inscrição
    Por tuningonline no fórum Geral Tuning
    Respostas: 5
    Última Resp.: 21-03-2012, 20:31
  4. Biodiesel Debate Forum
    Por tuningonline no fórum Novidades do mundo do tuning
    Respostas: 0
    Última Resp.: 25-11-2007, 22:40
  5. Biofuel debate forum
    Por tuningonline no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 0
    Última Resp.: 25-11-2007, 00:40

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •