Página 6 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 4567 ÚltimoÚltimo
Resultados 101 a 120 de 139
Like Tree49Gostos

Tópico: Debate: FPT / união entre tuners / bediferent

  1. #101
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    MarcoA: Boas! presumo que venhas da parte do Artomitive, ou estou enganado? Um obrigado desde já pela participação na thread. Quando falas "o teu caso", é exactamente que tipo de projecto?
    Terias a possibilidade de te alongar um bocadinho mais a nível de que alterações tens que foram homologadas?

    Eu sei que ainda não existe regulamento e sem duvida que isso deve condicionar um bom bocado a LTA. Mas não é seguro pensar que "se o pessoal escolher material específico para o carro" já com número de série que vai sempre conseguir homologar na LTA?
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  2. #102
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2004
    Localização
    Figueira da Foz
    Mensagens
    218

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Ev0luti0n_ Ver Post
    MarcoA: Boas! presumo que venhas da parte do Artomitive, ou estou enganado? Um obrigado desde já pela participação na thread. Quando falas "o teu caso", é exactamente que tipo de projecto?
    Venho da minha parte mesmo
    Nada que agradecer my friend, sempre disponível para o debate de ideias e soluções concretas. Não o faço mais pq é raro haver debate de ideias, ideias própriamente ditas (concretas, realsista e viáveis) e soluções

    Quando falo no meu caso falo do Projecto que foi feito (precisamente pelo LTA) ao meu Honda Prelude.
    Alterações constantes no Projecto, enumerar de momento é complicado até pq de momento de não tenho o Dossier aqui à mão...mas logo que possa indico.
    Mas é contudo uma "batalha legislativa" complicada e demorada, precisamente pq não há regulamento e qualquer avanço que se consegue "hoje" o IMTT apresenta um novo entrave...curiosamente indicando aquilo a que se se chama "resposta automática", isto é não apresentando dado concreto mas sim generalidades baseadas na leitura simples da Lei existente...e anda-se num circulo repetitivo!

    Chega-se ao cumulo por exemplo de o IMTT pedir declaração de homologação europeia CE ou TUV...e quando é apresentada dizer que "não é reconhecida em Portugal". Ou pedir uma Declaração de conformidade de Laboratório acreditado para o efeito e depois recusar a Declaração do LTA, que até é reconhecido pelo IMTT!!!

    Enfim...
    tuningonline gosta disto.

    Tuning,projectos,diversão,amizade,convivio...assim é o NewLife Tuning Club

  3. #103
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    Hmmm... eu percebi o que disseste. Mas estou confuso. Como é que eles conseguem seguir em frente com a averbação de projectos se o IMTT dificulta tanto? é do género,
    "demora mas consegue-se?" é que pelos mails que troquei com eles, a imagem que passa é precisamente de "se o material for específico, consegue-se passar para o livrete.

    E que dossiêr é esse? é o tal documento que agrega todas as alterações que tens no veículo, tipo desenho técnico?
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  4. #104
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2004
    Localização
    Figueira da Foz
    Mensagens
    218

    Padrão

    Como disse cada caso é um caso... Como não há Regulamento as coisas são feitas por tentativa e sim insistência também. Algumas coisas são mais simples pois há um certificado europeu. Num caso como o meu em que muitas das alterações são específicas e originais tornar-se mais difícil receber o aval do imtt.
    É um assunto extenso e de difícil exposição por escrito... Se quiseres podemos trocar umas impressões, falando é mais fácil. Se quiseres posso enviar os meus contactos por MP...

    O Dossier é o processo de homologação que no meu caso acompanha e é parte integrante dos documentos do carro. É esse Dossier que me permite andar com o carro sem problemas e comparecer nas ipo, bem como mostrar às autoridades caso solicitem os documentos.
    Última edição por MarcoA; 29-01-2015 às 23:29.

    Tuning,projectos,diversão,amizade,convivio...assim é o NewLife Tuning Club

  5. #105
    Senior Member Senior Avatar de artomitive
    Data de Inscrição
    Sep 2011
    Mensagens
    661

    Padrão

    Acho que era de mais valor partilharem tosa a informaçao aqui mesmo.
    Ou até pedir ao rui para permitir modificar o topico inicial e colocar lá, tudo o que sabem.

  6. #106
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    a partilha é fundamental, um topico com isso era o ideal, mas pode ser neste.

  7. #107
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    partilho aqui um artigo interessante da Absolute Motors relativo a este tema, com os comentários inclusivamente de quem escreveu o artigo: A transformação de veículos

  8. #108
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    Citação Mensagem Original de MarcoA Ver Post
    Como disse cada caso é um caso... Como não há Regulamento as coisas são feitas por tentativa e sim insistência também. Algumas coisas são mais simples pois há um certificado europeu. Num caso como o meu em que muitas das alterações são específicas e originais tornar-se mais difícil receber o aval do imtt.
    É um assunto extenso e de difícil exposição por escrito... Se quiseres podemos trocar umas impressões, falando é mais fácil. Se quiseres posso enviar os meus contactos por MP...

    O Dossier é o processo de homologação que no meu caso acompanha e é parte integrante dos documentos do carro. É esse Dossier que me permite andar com o carro sem problemas e comparecer nas ipo, bem como mostrar às autoridades caso solicitem os documentos.
    Era espetacular conseguir falar contigo. Fico a aguardar então que envies algo para a minha inbox!

    Citação Mensagem Original de tuningonline Ver Post
    partilho aqui um artigo interessante da Absolute Motors relativo a este tema, com os comentários inclusivamente de quem escreveu o artigo: A transformação de veículos
    Estive a ler o artigo e até tenho vergonha de dizer que gosto de automóveis... Só labregos a postar e ainda por cima em frente a um agente da autoridade. Exemplifica bem os zé do boné que por aí andam na estrada.....
    Última edição por Ev0luti0n_; 02-02-2015 às 00:20.
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  9. #109
    Senior Member Average 2 Avatar de Roadblock
    Data de Inscrição
    Dec 2009
    Localização
    Gondomar
    Mensagens
    268

    Padrão

    Rui o que postas-te é mais para os carros de rally e competição que agora podem circular para as provas e IPO mesmo fora do road book.
    No nosso caso não nos ajuda em muito pois os carros são para circular diariamente.
    O que user MarcoA colocou é que pode ajudar muita gente se ele conseguir partilhar.
    De qualquer forma obrigado a ambos pelas partilhas e ao Ev0luti0n_ vou ressuscitar o tema.

  10. #110
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2004
    Localização
    Figueira da Foz
    Mensagens
    218

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Ev0luti0n_ Ver Post
    Era espetacular conseguir falar contigo. Fico a aguardar então que envies algo para a minha inbox!
    Segueria contactos por MP mas tens a Caixa cheia

    Citação Mensagem Original de Roadblock Ver Post
    O que user MarcoA colocou é que pode ajudar muita gente se ele conseguir partilhar.
    De qualquer forma obrigado a ambos pelas partilhas e ao Ev0luti0n_ vou ressuscitar o tema.
    Os DL referidos pelo Sr. Coronel são aquilo a que na giria se chama "tapar o sol com a peneira"... Um deles nem se aplica ao caso em discussão pois refer-se a veiculos de 2 e 3 rodas!
    O outro sim destina-se a tapar a lacuna do Código da Estrada até pq era obrigatório a aplicação da directiva eurpeia depois de tantos anos de multas aplicadas ao Estado devido à inexistencia do referido regulamento!
    De qualquer forma lendo o DL e seus Artigos verificamos que a sua aplicação por Particulares é praticamente inviavel pelo que o mesmo não resolve o problema...mas é uma base importante a partir da qual poderemos trabalhar. Faz-me lembrar um pouco a questão da homologação de películas nos vidros em que a emenda foi (quase) pior que o soneto, como se costuma dizer...

    Quanto à minha partilha o que posso dizer é que:
    - Consultei e fiz a respectiva inscrição no BTS desse ano junto da UP Tuning da proposta de homologação das alterações da minha viatura. Essa proposta resultou de uma parceria na altura criada entre a UP Tuning e o LTA com vista a pressionar a DGV (agora IMTT) para o problema das Homologações.
    Infelizmente devido à (estranha) pouca adesão dos Tuners apenas foram a testes pouco mais de 30 viaturas...aliás durante o processo de recolha de inscrições foram mais os que desistiram ainda na fase embrionária do que aqueles que avançaram com o processo!!! Resumindo: mais um tiro no pé por parte de quem deveria estar na linha da frente: os Tuners!
    - O LTA recolheu informação sobre o meu carro, alterações propostas, vistorias técnicas e ensaios e fez um estudo de viabilidade sobre o mesmo. Daí resultou um Processo de Homologação. Esse Processo foi entregue na DGV que marcou uma IPO B. Dessa (anedótica) IPO B realizada por um Engº devidamente credenciado foi elaborado um relatório enviado ao LTA.
    - No Relatório foi indicado os aspectos que mereciam aprovação (poucos), os que deveriam ser rectificados e...pasme-se, alguns que nem estavam sugeitos a homologação e...pasme-se ainda mais, alguns que nem foram alvo de alterações!!!
    - O aspecto mais relevante e que evidencia bem a "qualidade" da IPO B realizada foi por exemplo quando o Engº escreve no relatório: Solicita-se entrega de documentação relativa à aplicação/alteração da supensão de origem!
    Atenção: A suspensão não foi alvo de qualquer alteração, estando no seu estado original e por isso nem sequer constava no Processo de Homologação!!!...curioso não?
    - Felizmente que no resultado da IPO B constou uma frase importante: A viatura não apresenta componentes que ponham em causa a sua segurança bem como a de outros pelo que pode circular na via publica sem restrições até conclusão do Processo.
    Observação pessoal: Se a viatura não apresenta componentes que ponham em causa a sua segurança e a de outros porque não foi de imediato aprovado o Processo?
    - Resumindo, desde meados de 2008 até hoje o Proceso continua "em análise" por parte do IMTT...
    Última edição por MarcoA; 02-02-2015 às 02:41.
    tuningonline e Ev0luti0n_ gostam disto.

    Tuning,projectos,diversão,amizade,convivio...assim é o NewLife Tuning Club

  11. #111
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    excelente testemunho...entretanto gostava de salientar isto:

    Infelizmente devido à (estranha) pouca adesão dos Tuners apenas foram a testes pouco mais de 30 viaturas...aliás durante o processo de recolha de inscrições foram mais os que desistiram ainda na fase embrionária do que aqueles que avançaram com o processo!!! Resumindo: mais um tiro no pé por parte de quem deveria estar na linha da frente: os Tuners!

  12. #112
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    Mesmo Admin. MarcoA, é sem dúvida um grande enredo tudo o que está descrito acima, e é reconfortante ver alguém que seguiu em frente com um processo tão difícil e moroso como este no estado actual das coisas!
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  13. #113
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2004
    Localização
    Figueira da Foz
    Mensagens
    218

    Padrão

    Citação Mensagem Original de tuningonline Ver Post
    excelente testemunho...entretanto gostava de salientar isto:
    ...mas o "curioso" Rui e deves recordar, estávamos em pleno Boom do Tuning, todos queriam "fazer" "participar" em iniciativas, era a Petição, era a manifestação, etc etc...o que é certo é que quando as oportunidades para se fazer algo concreto surgiam a adesão era nula!!!
    Braga teve nesse ano mais de 4000 viaturas expostas, projectos portugueses presentes (alguns que eram habitués nas Concentrações) eram mais de 2000 e conseguiram-se pouco mais de 50 inscrições!!!

    A minha pergunta fica: o que teria acontecido se o IMTT se visse inundado de 2000 projectos tuning para dar seguimento e homologar?!
    O que teria acontecido se tivessem sido reunidas as assinaturas necessárias (4000) para levar a Petição a discussão na AR?

    É triste dizer até porque poderia ter sido diferente mas o que temos hoje é culpa de um só lado: o nosso (tuners), salvo raríssimas excepções!

    Tuning,projectos,diversão,amizade,convivio...assim é o NewLife Tuning Club

  14. #114
    Senior Member Average 2 Avatar de Roadblock
    Data de Inscrição
    Dec 2009
    Localização
    Gondomar
    Mensagens
    268

    Padrão

    MarcoA tens toda a razão no que dizes, as pessoas falam mais do que fazem, mas isso é em todo o lado.
    Mas também te digo que o que tem havido também é um problema de logistica, visto que há muita gente interessada e que provavelmente alinharia mesmo e (como eu) não costumam ir a muitas concentrações.
    Para este tipo de coisas ir para a frente é necessário falar com uma amostra bem mais abrangente desde "o pessoal" dos classicos que tanto gostavam de ter as rollbar nos minis e datsuns, com as lojas como a CleanKunt, oficinas de preparações e quem sabe mesmo o pessoal do Mundo da Picaria que tanto tem feito pelo Drag e teriam todo o gosto certamente em diminuir os problemas com os senhores de farda.
    Mas tudo depende de nós e do quanto queremos/necessitamos que isto evolua.
    Mais uma vez, os meus parabéns porque já muito conseguiste tu.

  15. #115
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    o problema é que as pessoas não se vão unir, ou porque acham que o que fazem não é tuning, ou porque não se querem misturar com quem poe um kit de fibra, ou porque não gostam do amarelo. Mesmo quando havia muita mais gente envolvida na modalidade, nunca se conseguiu fazer nada. Hoje em dia é muito mais dificil.

  16. #116
    Senior Member Average 2 Avatar de Roadblock
    Data de Inscrição
    Dec 2009
    Localização
    Gondomar
    Mensagens
    268

    Padrão

    Citação Mensagem Original de tuningonline Ver Post
    O que tem que unir as pessoas é o gosto pelos automóveis e pela sua alteração/personalização.
    Rui tu proprio o disses-te ha uns anos atras neste tópico.
    Feliz ou infelizmente eu aina sou daquelas pessoas que acha que pode fazer a diferença e que uma atitude na altura certa pode mudar muita coisa.
    Tens toda a razão ao dizer que a maioria não se vai unir, que muitos ainda tem a ideia que os tuners são uma cambada de saloios sem principios, tanto tens razao que muitos dos meus colegas ficam a olhar quando toco no assunto .
    Mas também te digo que as minorias tambem podem fazer a diferença, e quase aposto que quando o TOL foi criado foi com a ideia de reunir uma minoria.
    Agora se as coisas forem para ir para algum lado, não vai ser num mês e provavelmente nem num ano. Mas acredito que este forum juntamente com mais um ou outro tem mais que pessoas capazes de fazerem algo.

    Mas pronto, é a minha opinião, eu também ainda acredito que um dia possa criar uma marca e veiculos minha...

  17. #117
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    Obviamente que quando comecei o site não havia "o problema" nem a necessidade de reunir e unir as pessoas em volta disto. No entanto, o problema aconteceu, a legislação mudou e desde então não se tem conseguido fazer nada.

    No entanto aqui a postura sempre tem sido em prol da união, não criando grupinhos, não afastando ninguem e reunindo esforços em torno do tuning, mesmo que nem todos gostem da mesma coisa.

    Mas é como é digo, acho dificil acontecer...mas vamos ver..as coisas podem mudar.

  18. #118
    Senior Member Average 2 Avatar de Roadblock
    Data de Inscrição
    Dec 2009
    Localização
    Gondomar
    Mensagens
    268

    Padrão

    Infelizmente, o mais provavel é teres razão e a verdade é que viste isto evoluir e melhor que muitos sabes como a situação é complicada.
    Mas se aparecerem mais tuners ativos como o MarcoA, quem sabe...

  19. #119
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    andava aqui a ver o meu album no forum e vi esta imagem...já não me lembro o contexto, mas pronto, aplica-se aos ultimos posts...


  20. #120
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2004
    Localização
    Figueira da Foz
    Mensagens
    218

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Roadblock Ver Post
    Mas também te digo que as minorias tambem podem fazer a diferença
    Aí é que está, não podem!!!

    Eu penso que muitos não têem a noção do que estamos a falar quando nos referimos à criação de um regulamento especifico para o Tuning cujo o termo nem sequer tem enquadramento jurídico!
    É uma luta que terá forçosamente de incluir uma enorme maioria de Tuners com vontade e capacidade de criar algo com cabeça, tronco e membros... E vamos falar a verdade, neste momento não há condições sociais, capacidade nem pessoas dispostas a isso!

    Não podemos chegar a uma reunião com um Sec.Estado (e já seria mt chegar a um Sec.Estado) e dizer que a nossa FPT (que ninguém naqueles corredores sequer sabe q existe!) tem uma representação de 10% do universo de Tuners (se calhar até tem menos)!
    Não podemos ir para lá falar no IVA e afins de peito cheio e donos da razão quando nos dirão mt simplesmente que o IVA tb é pago por um isqueiro e neinguém espera q alguém o use para atear um incendio!!! Aliás nem será preciso ir por aí, basta perceber que um Coil-over é permitido em competição, em circuito fechado e portanto está e deve estar disponivel nas lojas para ser comprado e aplicado com o fim a que se destina!

    Quere-se fazer algo?...muito bem, comecem pelas fundações: é um trabalho para anos, dispendioso, reuna-se apoios adequados (ANECRA, ACP, FPAK, Partidos com representação parlamentar, a cereja no topo do bolo seria a ETO...cuja acessoria tem um custo superior a 1000€/mês!)...onde andam os Clubes?...Empresas?...Organizações?...façam colóquios e convidem membros dessas entidades, do Governo, do IMTT, GNR/PSP (saudades dos colóquios na Batalha durante a Tuning party a que ninguém comparecia pq estava a ver as meninas a lavar carros!!!), Comunicação Social, etc...provavelmente nos primeiros ninguém vai aparecer, mas continue-se a fazer, a convidar...

    Sabem qual o custo de tudo isso, e é só o inicio?...horas tiradas à familia, amigos, dinheiro a fundo perdido, tempo e mais tempo e preparar-se para a indiferença, criticas, acusações disto e daquilo (até de que queremos é protagonismo)!

    Confessem...acreditam?

    Alguém que me apresente um projecto credivel, estruturado, com ideias e iniciativas viáveis...quem sabe eu volte ao activo!!!

    ...e perguntam vocês: Porque não apresentas tu?!
    Simples, porque eu não tenho disponibilidade para "liderar" e estar na linda da frente...já tive, já estive, mas a vida muda e as prioridades tb...e claro falta tb acreditar que seria possível o que não acontece, mas podem tentar convencer-me
    Última edição por MarcoA; 03-02-2015 às 02:13.
    tuningonline gosta disto.

    Tuning,projectos,diversão,amizade,convivio...assim é o NewLife Tuning Club

Página 6 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 4567 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Respostas: 187
    Última Resp.: 29-11-2014, 22:16
  2. Passatempo BEDIFERENT @ BITMS 2012
    Por tuningonline no fórum Geral Tuning
    Respostas: 0
    Última Resp.: 07-08-2012, 11:16
  3. FPT: pre-inscrição
    Por tuningonline no fórum Geral Tuning
    Respostas: 5
    Última Resp.: 21-03-2012, 20:31
  4. Biodiesel Debate Forum
    Por tuningonline no fórum Novidades do mundo do tuning
    Respostas: 0
    Última Resp.: 25-11-2007, 22:40
  5. Biofuel debate forum
    Por tuningonline no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 0
    Última Resp.: 25-11-2007, 00:40

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •