Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Dames Device : Sim ou Não?

  1. #1
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão Dawes Device : Sim ou Não?

    Boas! Apos pesquisar uns minutos encontrei esta descrição no google :

    "Básicamente trata-se de uma válvula pneumática com regulação manual instalada entre a Wasgatte e o Turbo (output nipple). É no fundo um controlador manual do boost. Obrigatório será sempre a utilização de um manómetro de pressão turbo e uma leitura atenta ás recomendações originais sobre a instalação. Contudo existem desvios dos diagramas de montagem apresentados pela Dawes quando comparados com outras já elaboradas com exito. Por exemplo: (O alargar do furo no cotovelo da válvula em 1.5milimetros), a própria colocação da válvula numa posição vertical, o manter dos tubos esticados sem dobras, o tapar dos tubos originais vindos do solenóide (que pode ser de duas ou três vias, consoante o modelo do turbo), são factores que não estão bem explícitos nas instruções originais"

    Vantagens : redução do Lag e estabilização da pressao de turbo!

    A minha pergunta é :

    - Faz sentido a utilização em motores sobrealimentados Stock? Ganhos?

    - Depois duma repro, faz sentido a sua utilização? Ou apenas o sensor MAP e a valvula de controlo da geometria chega?

    Obrigado a todos os intervenientes

    ps: a minha astra trabalha a 1.4bar de origem e penso que com 1.4bar de pressão deveria ter + do que os 125cv declarados, que axam?
    Última edição por Lopez; 10-07-2008 às 16:54.
    Vendo T2 NOVO com Garagem

    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

  2. #2
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Mensagens
    797

    Padrão

    Dawes Device pode servir como mecanismo de segurança no entanto não acredito em ganhos.

    Em relação à tua carrinha, infelizmente n é só o ar(pressão) que faz o carro andar, se me disseres que com os mesmos 1.4bar consegue-se mais cvs c incremento de débito de gasóleo acredito que sim, mas o simples facto de fazer X pressão não quer dizer que tenha obrigatoriamente Y cvs. Aliás há quem faça electrónicas mantendo a pressão original.

    Cumpts

  3. #3
    320D 2XXcv by Mtec Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2007
    Localização
    Sul
    Mensagens
    122

    Padrão

    Citação Mensagem Original de FastCupra Ver Post
    Dawes Device pode servir como mecanismo de segurança no entanto não acredito em ganhos.

    Em relação à tua carrinha, infelizmente n é só o ar(pressão) que faz o carro andar, se me disseres que com os mesmos 1.4bar consegue-se mais cvs c incremento de débito de gasóleo acredito que sim, mas o simples facto de fazer X pressão não quer dizer que tenha obrigatoriamente Y cvs. Aliás há quem faça electrónicas mantendo a pressão original.

    Cumpts
    Ao aumentar o débito de gasoleo a pressão de turbo tem sempre tendencia a aumentar tambem.

    Mas como o fastcupra disse não é só a pressão que faz o motor andar, e se o turbo ter pouco caudal por muito pressão que tenha não tens grandes ganhos, 2 turbos diferentes a trabalharem á mesma pressão não quer dizer que entra o mesmo ar no motor, fala-se muita na pressão mas o caudal é um ponto chave tambem.

    Mas na tua carrinha se lhe deres gasoleo a pressão do turbo vai aumentar(daí fazerem electronicas sem alterar a pressão)
    Mtec performance

  4. #4
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    Citação Mensagem Original de FastCupra
    Dawes Device pode servir como mecanismo de segurança no entanto não acredito em ganhos.

    Em relação à tua carrinha, infelizmente n é só o ar(pressão) que faz o carro andar, se me disseres que com os mesmos 1.4bar consegue-se mais cvs c incremento de débito de gasóleo acredito que sim, mas o simples facto de fazer X pressão não quer dizer que tenha obrigatoriamente Y cvs. Aliás há quem faça electrónicas mantendo a pressão original.

    Cumpts
    Sim, gostaria apenas de saber se tem alguma utilidade a nivel de fiabilidade e teoricamente alguns ganhos estando "Stock", a aplicação desta coisa...LOL

    Apenas referi a pressão de sobrealimentação apenas pk axo exagerado 1.4bar para 125cv...cm sabemos os 1.7 100cv e 1.9 150cv têm uma margem de manobra upa, upa...será que este motor tb tem?

    Para fazer cvs e nm é necessario combustivel lol, tá-me a gastar 6,3L (o que nao axo exagerado mas tb nao axo pouco). Será que o FAP tem algo haver? Já ouvi dizer que trazem 130/140cv (?) e sem FAP e Cat, imagino entao!

    Obrigado Fast
    Vendo T2 NOVO com Garagem

    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

  5. #5
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    O 1.9 tdi de 130cv de origem faz 1.35 Bar para produzir 130cv. Como podes ver, 1.4 num 1.7 litros não é exagerado para 125cv. Dawes Device num carro stock não me parece boa ideia, regra geral os carros com vnt de origem têm um controlo de pressão espectacular, provavelmente só iria piorar isso.

  6. #6
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Cap
    O 1.9 tdi de 130cv de origem faz 1.35 Bar para produzir 130cv. Como podes ver, 1.4 num 1.7 litros não é exagerado para 125cv. Dawes Device num carro stock não me parece boa ideia, regra geral os carros com vnt de origem têm um controlo de pressão espectacular, provavelmente só iria piorar isso.
    Provavelmente deves ter razão! E uma pergunta : mesmo nos com "repros" puxadas o "dawes device" não é útil? Ou apenas o sensor MAP alterado e controlo da geometria pela N75 chega para evitar os picos de pressão?

    Cumps
    Vendo T2 NOVO com Garagem

    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

  7. #7
    BUG Addicted Super user Avatar de Digas®ATD
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Mensagens
    1.056

    Padrão

    No bluebird é capaz de aprovar.

  8. #8
    VC Power Average 2 Avatar de CDCI
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Mensagens
    259

    Padrão

    Citação Mensagem Original de corracer Ver Post
    Ao aumentar o débito de gasoleo a pressão de turbo tem sempre tendencia a aumentar tambem.

    (...)

    Mas na tua carrinha se lhe deres gasoleo a pressão do turbo vai aumentar(daí fazerem electronicas sem alterar a pressão)
    Se houver maior debido de gasoleo não quer dizer k se tenha mais pressão de turbo, já que a wastgate abre sempre á mesma pressão se não for mexida..

    O que acontece é k a pressão de turbo maxima é atingida mais cedo.. Mas a wastgate encarrega-se de manter sempre a mesma pressão.....
    Turbos Novos e Usados
    GT2260V BMW 218cv
    GT2260VK BMW 231cv
    GTB2260VK BMW 245cv



  9. #9
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    CDCI: Em carros sem controlo electrónico da wastegate, a partir de certo caudal aumenta qq coisa, a pressão de turbo. Pouco mas aumenta. O meu por exemplo, depois da repro ficou a fazer mais 0,05 mas porque tenho uma repro não muito puxada. Um motor igual ao meu com repro puxada aumentou 0,15.

  10. #10
    Senior Member Super user Avatar de Lopez
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    PT
    Mensagens
    1.663

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Digas®ATD
    No bluebird é capaz de aprovar.
    Em 1998 quando andei com o GT25 (durante 1ano), que rebentei com um diferencial, 2transmissões, talvez tivesse feito muito jeitinho

    Conclusão : a Dawes Device não serve para nada......
    Vendo T2 NOVO com Garagem

    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

Tópicos Similares

  1. Repro MB Power by Raio Power Costumer 1.95b (Pke dawes device)
    Por Black Smoke Raio Azul no fórum BD de testes de potência
    Respostas: 107
    Última Resp.: 19-01-2010, 02:23
  2. [Vendo] Dawes Device (regulação da pressao do turbo)
    Por Gardete no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 11
    Última Resp.: 02-12-2009, 23:02
  3. Torneira Dawes Device - regulação da pressao do turbo
    Por max_martel no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 6
    Última Resp.: 28-10-2009, 11:20
  4. Vendo Dawes Device
    Por Charade no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 1
    Última Resp.: 08-05-2008, 23:23

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •