GOSTO um projecto da casa TOL...
Marca: Opel
Modelo: Corsa B
Versão: Gsi 1.6 16V
Ano: 1995
Descrição do Projecto:
Comprei o veiculo num estado muito conservado para um carro de 1995.
Inicialmente estava destinado a ser um projecto de modificações maioritariamente estéticas. Mas depois de verificar o seu estado de conservação e a raridade da Versão, decidi manter o visual o mais original possível e melhorar os pontos de performance da viatura, afim de me ser possível usufruir das potencialidades do carro e ao mesmo tempo evitar problemas com as autoridades.
Iniciei o projecto em inícios de 2008, mas o mesmo esteve em stand by durante alguns meses, retomando as modificações mais tarde em 2009, até hoje.
Actualmente já se encontra numa fase final, mas ainda requer algumas melhorias, sendo para já prematuro assinar por baixo.
Apesar de ter efectuado inúmeras modificações ( algumas delas desisti ou foram substituídas ), deixo ficar o resumo, de como o projecto se encontra actualmente.
Alterações Totais:
Motor:
- Base C16XE
- Bloco em Overbore
- Relas de bloco douradas
- Pistões KS 80mm
- Segmentos KS
- Bronzes tri-camada Gliyco
- Culaça com port-polish
- Head Gasket GM
- Kit de retentores GM
- Cams 266º Dbilas
- Polis reguláveis Dbilas
- Válvulas polidas
- Molas de Válvulas GM
- Borboleta polida
- 2ª secção do colector de admissão X16XE
- 1ª secção do Colector de Admissão Mantzel Power inlet
- Velas Beru Ultra
- Filtro Cónico K&N
- Colectores de escape bipartidos 4-2-1 Raceland
- Revestimento dos colectores com fita térmica
- Descatalizador
- Linha directa até a panela final
- Panela final Ansa Silbersenni Grupo A
- Short Shift
- Reprogramação de centralina VC POWER
- Corte de injecção nas 7.600 Rpms
- Tampa de motor em preto
Suspensão:
- Molas Apex -4 cmt
- Amortecedores a gás Sach Advantage tubo duplo
Travões:
- Originais
Rodas:
- Jantes originais em 14 com pneus Continental Mabor 185/55
Exterior:
- Lettering da mala removido
- Logo GSi16V aplicado na grelha frontal superior
- Piscas laterais brancos Corsa C
- Marcha atrás em LED
- Opticas Morette
- Triângulo dos rectrovisores revestido em carbono ( vinil )
Interior:
- Foco de habitaculo Vectra B tripla lâmpada
- Manometro AFR Depo Gauge
- Bancos e quartelas em pele sintética com costuras vermelhas.
- Forro da manete de velocidades em Pele
- Quadrante Plasma Innoparts
- Ponteiros Rectro Iluminados Xtuners
Som:
- Bateria 75 Amp.
- Auto Radio Sony
- Colunas Frontais MTX 260
- Colunas Traseiras originais
- Amplificador Shark 1000
- Cabos 10mm
- Subwoofer Piooner
Alterações Realizadas em 2012: As alterações de destaque realizadas em 2012 foram sem duvida a aplicação das ópticas Morette e das melhorias feitas no sistema de som.
TOL: Há quanto tempo possui este carro?
Resposta: Desde Janeiro de 2008.
TOL: Quando começaram as alterações?
Resposta: 2 meses depois da compra pois foi necessário efectuar alguns gastos em manutenção básica antes de poder investir nas modificações.
TOL: O que destaca neste projecto que tenha sido realizado no ano de 2012?
Resposta: As melhorias feitas a nível de Áudio, pois durante os primeiros 4 anos foi uma área pobre, a qual não tinha desenvolvido até a presente data e que pretendo evoluir ainda mais a nível de qualidade de equipamento.
TOL: Quais os objectivos futuros para este projecto tuning?
Resposta: Melhorar o sistema de arrefecimento do motor e aumentar a segurança com alguns safty devices nomeadamente barras estabilizadoras e sistema de travão, pois as melhorias mecânicas estão concluídas.
TOL: Se fosse enquadrado num estilo de tuning como o denominaria?
Resposta: Sleeper Style.
TOL: Qual é a peça/alteração melhor conseguida durante 2012 e porquê?
Resposta: A aplicação das opticas Morette, pois com a remoção de uma das lentes, permitiu canalizar um exelente fluxo de ar fresco para o filtro de ar, que resultou em uma melhoria substâncial das prestações em altos regimes.
TOL: Que inspirações tiveste ou que influências mais destacas para este projecto?
Resposta: As inspirações vieram um pouco de todo o lado. Recolhi muitos exemplos de projectos idênticos no estrangeiros e também de outros projectos portugueses, mas todo o projecto foi desenvolvido e criado tendo por base os meus objectivos pessoais.
TOL: Que tipo de utilização faz do carro?
Resposta: Actualmente apenas faço utilização do carro para satisfazer as necessidades do dia a dia.
TOL: O que diria para convencer os restantes utilizadores a votar neste projecto?
Resposta: O voto creio que deveria ser dado com base em tudo aquilo que o projecto representa, não só para mim, mas também para todos os que o acompanharam desde o 1º dia. A simplicidade e discriçao são pontos fortissimos, e que ao mesmo tempo andam de mãos dadas com a agressividade e rebeldia, tornando portanto este, em um exemplo de contraste e assimetria em 4 rodas.
Fotografias:
Vídeos:
Agradecimentos:
A minha família está no topo dos agradecimentos por sempre ter aceite este hobbie, ainda que em certas alturas, sem total compreensão do mesmo
Seguidamente aos meus amigos locais que acompanharam de perto toda a evolução, meteram "a mão na massa" várias vezes e sempre estiveram presentes com 100% de disponibilidades para ajudar nas alturas mais difíceis.
Queria também agradecer aos fóruns onde o projecto está publicado e a todos os respectivos membros que acompanharam e apoiam ( ainda que à distância ) pois sempre contribuíram com as suas opiniões, criticas e know-how , que de uma forma ou outra ajudaram na evolução que hoje se vê, como tal, a todos vocês, um muito obrigado.
GOSTO um projecto da casa TOL...
Aprovo!
Marecia umas jantes 15" mais desportivas... apenas.
Built, not bought!
Está fixe, bom projecto sem dúvida. Boa sorte.
P.S- Oh MrCupra2008 anda cá ver isto
Concordo e desde o inicio explorei e tive alguns setups nessa medida.
Mas como referi na discrição, algumas mod´s foram removidas e as jantes que estão pensadas para Show Off serão em 16.
No entanto tal investimento será feito apenas mais lá para o final pois no momento existem outras prioridades.
Cumps.
mas que belo projeto meu grande amigo
dos corsas b gsi k vi ate agora é o mais porreiro k vi, desde mecanica a estetica, esta simples, muito oem(dentro dos possiveis). na verdade esse carro a meu ver so tem um mau, k pra mim considero grande,
é esses extras nao estarem no meu bixinho hahaaha
continua a estimar essa makina porque ela merece e continua trazer no novidades a respeito do teu projecto.
tens aqui um admirador quanto ao teu projeto.
abraço
Deve estar venenoso...
Muito bom! o carro é brutal. esse quadrante é do teu carro ou é so mesmo o plasma glow?
Até nem está nada de especial ....pessoalmente até gostava que estivesse com a Spec 3 da SBD MS mas ter que mudar internos mostrou-se demasiado dispendioso para os objectivos pretendidos. Mas ia ser giro de ver como é que cams de 290º ficavam aqui a bater com Compressão 12:1 ....lá ia o relantim para as 2.000
Quem sabe se não faço pralá uma maluqueira com o Bloco de reserva.....
Boas.
Sim o quadrante é mesmo o do meu carro.
Tanto o plasma como os LEd´s dos ponteiros permitem regular a intensidade do brilho e uso o glow de ambos num ponto intermédio.
Cumps
Ahh muito fixe. mas por acaso pensei que fosse do corsa C. Mas muito fixe mesmo!
Pois....mas a única coisa que dá para aplicar do Corsa C são os ponteiros, ( também tenho uns ) e mesmo esses têm que ser adaptados porque os encaixes são diferentes.
O plasma foi comprado especifico para este modelo/versão e mais tarde acrescentei os ponteiros iluminados que são universais mas tiveram que ser adaptados devido a questão dos encaixes uma vez mais.
Cumps.
Boa Noite pistolas
Já há muito que acompanho este projecto aqui pelo ToL...
Primeiro o carro, um Corsa B, em que a palavra que melhor descreve acho ser simplicidade, não quer ser mais do que é.. também dado a idade, hoje em dia já se olha com respeito.. a imagem é simples e claro se envergar por umas dessas jantes que referiu à pouco é só pontos a favor..
Acho que o "prato forte" é esse "Engine Bay", imagino quantos espantos já deu a muitas pessoas quando apre o capo ..... fantasticamente bem estimado e "venenoso" (como foi já apelidado) .... só acho que algo tão apimentado merecia uns bancos mais enquadrados... não sei se devido a altura a Opel tenha em "casa" alguma solução..
Abraços e boa sorte..
Última edição por Bora; 09-01-2013 às 00:15.
agradame o teu corsa, tá aqui um exemplo do que é um opel corsa B desenvolvido continua pistolas
este carro não costuma andar por Constantim?
Boa noite Bora.
O carro desde sempre surpreendeu pela sua estima, mas nesse aspecto estamos todos de parabéns pois estima é algo que todos temos em comum pelos nossos bólides.
O veneno não é nada de especial, apenas a preparação mais básica que existe para este motores, mas que proporciona bons resultados. Simplesmente se destaca por ter sido dos poucos em Portugal a ter sucesso na exploração desta mecânica ( que tão bem se porta ).
Quanto aos bancos, sempre optei por manter os interiores todos originais para manter a originalidade da versão no ponto máximo. Com o uso diário e com 18 anos, as esponjas começam a ressentir, e ai sim irei intervir.
Cumps