Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 21

Tópico: corsa b 1.5td aquece e ventilador nao dispara

  1. #1
    Member Average Avatar de silveiro
    Data de Inscrição
    Oct 2009
    Localização
    arcena
    Mensagens
    66

    Padrão corsa b 1.5td aquece e ventilador nao dispara

    boas, tenho um corsa 1.5td e o carro em andamento aquece e o ponteiro passa dos 90º e por vezes vai ate meio e o ventilador n dispara.ja chantei os fios que ligam na valvula do radiador e o ventilador trabalha,comprei uma valvula de temperatura e mesmo assim continua a nao disparar, alguem me pode dar uma ideia do que seja?no sitio dos fusiveis ha algum rele que esteja na sucata?

  2. #2
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2010
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    391

    Padrão

    Ou relé da ventoinha lixado, ou então tens o termóstato colado na posição de fechado. Com o termóstato assim, dai até estourares a junta da cabeça é um tirinho. Tenta ver isso rapidamente.
    O termóstato está entre a cabeça do motor e a peça onde enrosca a válvula de temperatura que trocaste. Sacas a peça fora, tiras o termóstato, montas tudo outra vez e andas assim com o carro.
    Se mesmo assim a ventoinha não disparar, ou tens o relé lixado ou tens algum problema a nivel de cablagem.

    Cumps

  3. #3
    Senior Member Super user Avatar de Chlorophant
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Localização
    Almeirim, Santarém
    Mensagens
    1.340

    Padrão

    Citação Mensagem Original de piresPQ Ver Post
    Ou relé da ventoinha lixado, ou então tens o termóstato colado na posição de fechado. Com o termóstato assim, dai até estourares a junta da cabeça é um tirinho. Tenta ver isso rapidamente.
    O termóstato está entre a cabeça do motor e a peça onde enrosca a válvula de temperatura que trocaste. Sacas a peça fora, tiras o termóstato, montas tudo outra vez e andas assim com o carro.
    Se mesmo assim a ventoinha não disparar, ou tens o relé lixado ou tens algum problema a nivel de cablagem.

    Cumps
    A ventoinha desses carros dispara aos 92,5ºC...não falham na altura.
    Agora se não dispara é o termostato...ou a falta dele, já apanhei alguns carros sem termostato o que é mau sinal.

  4. #4
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jun 2013
    Mensagens
    5

    Padrão

    Isso já me aconteceu no meu, se chantas os fios do valvula e funciona a parte eletrica esta OK.

    Quando tiveres o carro quente, depois de uma viaguem verifica se o radiador está aquecido uniformemente, se não estiveres tem má circuilação no circuito da agua, o que faz com que a agua quente esteija na parte superior do radiador, e a temperatura da agua no canto onde está a valvula seija baixa.

    Seija como for, se a temperatura numa utilização normal passar os 95 ºC podes mudar a bomba da agua, o termoestrato e limpar o radiador. Se o fizeres numa ofcina aproveita e mete tanbém a correia de distribuição, já que para mudar a bomba tem de tirar a correia fora.

  5. #5
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Mensagens
    396

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Plus Ver Post
    Se o fizeres numa ofcina aproveita e mete tanbém a correia de distribuição, já que para mudar a bomba tem de tirar a correia fora.
    Nada de mais errado nestes carros/motores e em muitos motores izusu mesmo mais modernos (mesmo os 1.7dti) que mantêm a bomba de água na correia dos acessórios.

  6. #6
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Mensagens
    396

    Padrão

    Voltando ao assunto inicial. A valvula do circuito de refrigeração na maioria desde motores (excepto alguns bem mais antigos) controla duas velocidades da ventoinha do radiador.

    A primeira e mais lenta velocidade é activada aos 95º
    A segundo e mais rápida velocidade é activada aos 105º

    Claro que depois existem para aí algumas variações destes valores. Uns porque devido a material da concorrência ligeiramente diferente e outros devido a alterações feitas.

    Se a valvula sensora de temperatura da água que se encontra no corpo do termostato estiver a medir bem e a temperatura da água não ultrapassar os 95° não existe razão para a ventoinha disparar, só acima dos 95° lá para os 96°

    Teste a olhometro, depois de andar com o carro ao chegar a casa, deixe o carro a trabalhar e espere até a temperatura subir. Assim que o ponteiro da temperatura passar para lá dos 95° a ventoinha deverá arrancar na 1ra velocidade. Se isso acontecer, está tudo bem.


    Abraço
    Última edição por soile; 26-07-2013 às 21:51.

  7. #7
    Member Average Avatar de silveiro
    Data de Inscrição
    Oct 2009
    Localização
    arcena
    Mensagens
    66

    Padrão

    Citação Mensagem Original de soile Ver Post
    Voltando ao assunto inicial. A valvula do circuito de refrigeração na maioria desde motores (excepto alguns bem mais antigos) controla duas velocidades da ventoinha do radiador.

    A primeira e mais lenta velocidade é activada aos 95º
    A segundo e mais rápida velocidade é activada aos 105º

    Claro que depois existem para aí algumas variações destes valores. Uns porque devido a material da concorrência ligeiramente diferente e outros devido a alterações feitas.

    Se a valvula sensora de temperatura da água que se encontra no corpo do termostato estiver a medir bem e a temperatura da água não ultrapassar os 95° não existe razão para a ventoinha disparar, só acima dos 95° lá para os 96°

    Teste a olhometro, depois de andar com o carro ao chegar a casa, deixe o carro a trabalhar e espere até a temperatura subir. Assim que o ponteiro da temperatura passar para lá dos 95° a ventoinha deverá arrancar na 1ra velocidade. Se isso acontecer, está tudo bem.


    Abraço
    boas a valvula no corpo do termostato trabalha em conjunto com a do radiador?por vezeso ponteiro vai ate aos 100º e o ventilador capute n trabalha,a valvula do radiador estava la escrito 95º e 105º.e onde esta o rele do ventilador?e que tenho um fusivel grande verde de 30amp e um pequeno de 15amp rele deve ser na posicao 12 vi no autodata e no carro ta la o sitio mas n tem.nem no motor esta nenhum numa caixa junto do vaso de espançao.entao tenho de ver se tem o termostato ou comprar um e bomba de agua assimja sei que dali nao é e evito dissabores

    p.s. e o que faz as 2 velocidade do ventilador?pooderei ter ai algum problema e esta a fazer so uma velocidade?pq eu acho que o ventilador so trabalhou em uma velocidade.
    Última edição por silveiro; 26-07-2013 às 22:09.

  8. #8
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Mensagens
    396

    Padrão

    E lá... tanta pergunta

    Como deves entender não tenho os circuitos electricos do carro de memória logo teria de ir investigar.
    O relé grande verde é o das velas de incandescencia se não estou em erro.
    Os circuitos (fusivel e relé do ventilador deverão estar dentro do habitáculo, onde estão todos os fusiveis e relés, do lado esquerdo, em baixo junto ao volante do condutor. É fácil identificar os relés e fusiveis que são para um determinado circuito, ou vendo no manual do carro, ou olhando na tampa do tablier que tapa os fusiveis e relés, têm lá um esquema simples das coisas que pode ajudar.

    O valvula do radiador é a correcta, 95° para a primeira velocidade e 105º para a segunda velocidade. A razão de ser disto... algo que nunca me preocupou, a primeira velocidade é a velocidade normal para arrefecer o carro e a segunda velocidade deverá ser a que evitará o carro de entrar no vermelho falando de aquecimento.
    Os carros modernos tb têm sistemas desse género em que existe um modo de emergência e a ventoinha ou as ventoinhas disparam todas à velocidade máxima.
    Mas a não ser que consigas levar o carro quase a entrar no vermelho, não irás ver a velocidade máxima da ventoinha, 100º não chega, tem que aquecer bem mais.

    Se queres um bitaite... para mim isso é mesmo o termostato, não a falta dele, mas sim um que não esteja a abrir, que esteja a prender.

  9. #9
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Mar 2012
    Mensagens
    45

    Padrão

    No meu corsa b 1.5td a ventoinha começa a trabalhar na primeira velocidade antes dos 95º.

  10. #10
    Member Average Avatar de silveiro
    Data de Inscrição
    Oct 2009
    Localização
    arcena
    Mensagens
    66

    Padrão

    boas,eu ja andei a investigar o autodata e dá-me o rele k12 com rele do ventilador e no carros na parte dos rele tem la um que tem XII logo deve ser o rele 12,mas n tem la rele nenhum. tem com já referi um fusível grande verde de 30A e um de 15A. se o termostato estiver a prender ou n abrir vai provocar o aquecimento,e msm assim o ventilador n devia disparar?

  11. #11
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    May 2010
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    391

    Padrão

    Não dispara e eu explico porquê:

    -> O termóstato é o que permite a circulação do liquido pelo circuito do radiador portante, se estiver fechado, o líquido nunca te vai circular através do radiador e respectivas tubagens onde a válvula termostática se encontra.

    ->Em todos os carros existem duas medições distintas de temperatura do líquido de refrigeração: uma para o quadrante (sensor no corpo do termóstato, no caso do teu carro) e outra para o ventilador (válvula termostática, que pelo que eu percebi foi essa que trocaste). Assim sendo, caso o termóstato esteja "fechado", o líquido que está na válvula que faz disparar o ventilador nunca vai estar tão quente como o líquido que está no motor.

    -> Conclusão: Como a temperatura do líquido medida (a que tu vês no quadrante) não corresponde à temperatura do líquido que está a tocar na válvula termostática, vais ter leituras altas de temperatura e a ventoinha não vai disparar, porque o líquido ao nível da válvula termostática está mais frio que o líquido no bloco do motor (medido no corpo do termostáto).
    Última edição por piresPQ; 28-07-2013 às 23:19.

  12. #12
    Member Average
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Mensagens
    49

    Padrão

    Nesses carros a velocidade máxima da ventoinha só dispara mesmo perto dos 100º, portanto... Isso é normal!

    Há formas de contornar isso, como por exemplo meter a válvula de temperatura das Astra 1.7TD que faz disparar a ventosa mais cedo e termostato do Pajero (este só é mesmo necessário caso tenhas muita carga no carro).

  13. #13
    Member Average Avatar de silveiro
    Data de Inscrição
    Oct 2009
    Localização
    arcena
    Mensagens
    66

    Padrão

    Citação Mensagem Original de piresPQ Ver Post
    Não dispara e eu explico porquê:

    -> O termóstato é o que permite a circulação do liquido pelo circuito do radiador portante, se estiver fechado, o líquido nunca te vai circular através do radiador e respectivas tubagens onde a válvula termostática se encontra.

    ->Em todos os carros existem duas medições distintas de temperatura do líquido de refrigeração: uma para o quadrante (sensor no corpo do termóstato, no caso do teu carro) e outra para o ventilador (válvula termostática, que pelo que eu percebi foi essa que trocaste). Assim sendo, caso o termóstato esteja "fechado", o líquido que está na válvula que faz disparar o ventilador nunca vai estar tão quente como o líquido que está no motor.

    -> Conclusão: Como a temperatura do líquido medida (a que tu vês no quadrante) não corresponde à temperatura do líquido que está a tocar na válvula termostática, vais ter leituras altas de temperatura e a ventoinha não vai disparar, porque o líquido ao nível da válvula termostática está mais frio que o líquido no bloco do motor (medido no corpo do termostáto).
    ja percebi a coisa,e uma pergunta minha anteriormente foi se esses 2 sensores trabalhavam em comum,mas pelos vistos n,vou tratar disso entao e depois digo o resultado. obrigado

  14. #14
    Member Average Avatar de silveiro
    Data de Inscrição
    Oct 2009
    Localização
    arcena
    Mensagens
    66

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ankjay Ver Post
    Nesses carros a velocidade máxima da ventoinha só dispara mesmo perto dos 100º, portanto... Isso é normal!

    Há formas de contornar isso, como por exemplo meter a válvula de temperatura das Astra 1.7TD que faz disparar a ventosa mais cedo e termostato do Pajero (este só é mesmo necessário caso tenhas muita carga no carro).
    mesmo o carro full stock quando se puxa um bocado por ele o ponteiro começa a subir um pouco,mas uma vez que o circuito de refigeracao n esta a trabalhar corretamente deve ser normal. e esse permostato do pagero qual a diferenca?e plug and play?e a valvula de temp. do astra 1.7td faz disparar o ventilador mais cedo?

  15. #15
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Mensagens
    396

    Padrão

    O termostato do Paguero não sei nada disso.

    O que sei é que o termostato do corsa D e TD abre aos 85º (ao desmontares podes ver que esse valor estará gravado algures no corpo do termostato. E que há termostatos a abrir mais cedo. A exemplo eu tenho um abrir aos 82.5º e a ventoinha sempre a disparar à velocidade máxima

    Mas o meu carro tem bastante carga e 360k em cima LOL

  16. #16
    Senior Member Super user Avatar de pistolas
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    Vila Real
    Mensagens
    1.586

    Padrão

    Boas.

    Depois de tudo aquilo que te explicaram, já ficas com uma boa base para tentar descobrir o problema. No entanto, apontaria mais para uma falha mecânica do que propriamente eléctrica.
    Pessoalmente optava por substituir os principais componentes do sistema de refrigeração e que possam estar a tornar-se problemáticos, nomeadamente a bomba de água ( com mais pás ), o termostato, os sensores de temperatura, o radiador e os tubos de água. ( Não é assim tão dispendioso quanto isso ).
    Garantias portanto que dessa forma, todo o circuito estava a 100%.

    Uma coisa muito importante que ninguém se lembrou de falar, foi no permutador de calor e que no fundo acaba por ser o principal responsável pelo aquecimento desses motores.
    O permutador deve ser eliminado sem se pensar duas vezes.

    No que toca ao melhorar / controlar os níveis de temperatura, podes também recorrer a outras alterações básicas como aplicar um radiador de óleo, um radiador de água com mais capacidade e até mesmo um Cárter de óleo de um Izuso 1.7 TD, pois o mesmo tem sulcos que canalizam o fluxo de ar e pela maior consistência de contacto, ajudam a baixar a temperatura do óleo do motor.

    Não esquecer de usar sempre e unicamente água destilada + anti-gelo como fluido de refrigeração para evitar concentração de ferrugem e lixo no circuito.

    Se tiveres cuidados neste sentido e fizeres as melhorias certas, não terás problemas com a temperatura do teu fumarento

    Cumps e boa sorte.
    Última edição por pistolas; 01-08-2013 às 19:20.
    C16XE ins
    Citação Mensagem Original de MrCupra2008 Ver Post
    Também não sabia que pistões forjados eram usados para RPM...julgava que o seu objetivo era baixa compressão, AKA turbinados

  17. #17
    Member Average Avatar de silveiro
    Data de Inscrição
    Oct 2009
    Localização
    arcena
    Mensagens
    66

    Padrão

    o radiador do 1.7 td e do msm tamanho ou maior?e que radiador maior aconcelham que seja plug and play? isto vai ficar so quase full stock so leva cat off,pressao e debito.nada mais,eu tou para ver material para revisao,bomba de agua e termostato e possivelmente mande dar uma limpeza no radiador.o anticongelante diluido a 50%acham que e mt agressivo?ou por exemplo 2lts de anticongelante a 50% e depois meter mais agua?e so tenho gasto no material pq a mao de obra e minha.

    p.s. o permutador de calor do oleo certo?e isso esta a tras do motor onde esta o filtro de oleo?quando falas e anual e anular e meter um radiador de oleo.
    Última edição por silveiro; 02-08-2013 às 19:40.

  18. #18
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Mensagens
    396

    Padrão

    Calma, o Pistolas levantou as pedras todas de uma só vez LOL

    O 1.7td não saiu nos corsas... saiu nos astras F e vectras B logo o radiador não serve porque as dimensões são diferentes. O que o há é radiadores mais expessos e com mais favos. A expessura normal é mais ou menos 3,5cm, se arranjares um com 4cm ou mais de expessura poderás ter um radiador que te arrefeça melhor a água. Numa casa de radiadores a sério eles ou têm disponivel ou fazem de encomenda.

    Sim, fala-se em anular o permutador agua/oleo que monta entre o bloco e o filtro de oleo. Para anular claro que se tem que montar um radiador de oleo e convem montar ou uma bolacha adaptadora com termostado ou um termostato exterior para o oleo senão no Inverno o carro demora muito a aquecer.

    Eu não ligo muito ao anticongelante para este motor, qualquer um mesmo marca continente serve. Para os motores mais modernos com camisas dos injectores em aluminio, o´rings e afins é que tomo mais cuidado.

  19. #19
    Member Average Avatar de silveiro
    Data de Inscrição
    Oct 2009
    Localização
    arcena
    Mensagens
    66

    Padrão

    eu so falei no anticongelante no caso,se andares sempre com agua no motor,depois se meteres anticongelante isso vai levantar a ferrugem e calcario no bloco e vais entupir radiador e ate pode furar os cilindro.e so por isso. e msm por corsa se calhar com uma concentracao de 25% se calhar deve ser o ideal n sei

  20. #20
    Member Average Avatar de silveiro
    Data de Inscrição
    Oct 2009
    Localização
    arcena
    Mensagens
    66

    Padrão

    alguem me pode dizer se a resistencia do ventilador uma peça que esta junto do ventilador que tem 2 fios aparafusados com parafuso philips setiver danificada o ventilador funciona mesmo assim?eque ja montei valvula do radiador e o ventilador n funciona e montei termoestato e msm assim n funciona.sera a valvula nova que esta danificada?e os valoeres de temp e igual a que tinha antes com os valores de origem.os reles do lado do pendura podem influenciar?se tivesse algum danificadoquando ligo directo funcionava certo?

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Corsa 1.5td
    Por Korsa no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 8
    Última Resp.: 16-03-2013, 03:54
  2. turbo por vezes nao dispara
    Por gtc rmm no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 36
    Última Resp.: 26-04-2012, 10:30
  3. Ventoinha não dispara!
    Por SVPHDi no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 6
    Última Resp.: 24-02-2009, 00:51
  4. Corsa B 1.5TD ME
    Por [CoRsA[tD]4eVa] no fórum BD de testes de potência
    Respostas: 2
    Última Resp.: 13-05-2008, 23:23
  5. CORSA 1.5TD
    Por [CoRsA[tD]4eVa] no fórum BD de testes de potência
    Respostas: 46
    Última Resp.: 09-01-1970, 14:27

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •