Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 57
Like Tree12Gostos

Tópico: CORSA B 1.5TD 5 Portas - o carro para ir às compras

  1. #1
    Moderador Super user Avatar de LeNnOxLeWiS
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.903

    Padrão CORSA B 1.5TD 5 Portas - o carro para ir às compras

    Ora como isto do tuning vale, nem que seja para turbinar uma trotinete... O carro da Sra. minha Mãe não pode escapar.

    Estou a aproveitar uma estadia dela no estrangeiro prolongada para lhe fazer um overhaul' em alguns pontos essenciais.

    A minha vertente nunca foi estética, ou melhor, sempre deixei para segundo plano. Assim sendo, planeio rever pontos da mecânica que me parecem essenciais:

    1-travagem: passagem dos discos sólidos para uns ventilados na medida 288mm de diâmetro.
    2-jantes: passagem de jante 14 para 15 com ET49, jantes originais opel usadas no Tigra.
    3-pneus: passagem de pneu 165/65 R14 para 195/50 R15
    4-motor: aumento para cerca de 130cvs (é para ser usado no dia-a-dia)

    Detalhando a questão do motor que é o que será mais trabalhado:

    - aumento do débito 1/2 volta (feito)
    - ajuste do ralenti quente e frio (feito)
    - injetores limpos e calibrados para mais pressão
    - LDA com "white ring mod"
    - LDA com ângulo do "plunger" modificado
    - Turbo a 1.1Bar graças à instalação de boost controller (feito)
    - linha de escape de ferro de maior diametro
    - filtro cónico diretamente aplicado no turbo (comprado, falta adaptador)
    - intercooler (por comprar/escolher)
    - turbo rhf4 e colector de escape 1.7td
    - radiador de óleo

    Basicamente é isto!
    Última edição por LeNnOxLeWiS; 28-03-2015 às 20:05.
    Ev0luti0n_ gosta disto.
    AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]

  2. #2
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Mar 2012
    Mensagens
    45

    Padrão

    Para 150cv's tem que dar mais que 1/2 de débito e 1.1 de pressão, isso é quase stock.

    Fotos.... O pessoal quer é fotos....
    Última edição por CPinto; 27-03-2015 às 20:37.

  3. #3
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    também quero ver fotos...

    quanto às mods, as duas primeiras têm também a vertente estética, embora não seja a mais importante...

  4. #4
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Mar 2012
    Mensagens
    45

    Padrão

    Com um RHF4 num 15TD dificilmente chega aos 150cv's, 120 parece-me um valor mais aceitável, a meu ver 288mm é demasiado mas eu próprio tenho alturas que os 254mm já me sabem a pouco.

    As alterações nestes carros já são sobejamente conhecidas mas informo que um filtro cónico directo ao turbo muitas vezes os ganhos são inferiores a um filtro K&N de caixa com a caixa devidamente alterada... E depois à o som... Eu andei um dia com essa mod, adorei o som nos primeiros 30minutos mas depois torna-se insuportável para uma condução normal.
    https://www.youtube.com/watch?v=CXQ8OGm0DWk
    Este é um exemplo… o som que este faz às 2500rpm, fazia o meu com o RHF4 às 1200rpm, o filtro que coloquei era um K&N duplo.
    FILTRO CONICO.jpg

    Sem falar que senti perda de potência.

  5. #5
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    Tudo isto, para a senhora ir ás compras mais depressa! gostei da lista de mods! hehe
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  6. #6
    Senior Member Average 2 Avatar de Roadblock
    Data de Inscrição
    Dec 2009
    Localização
    Gondomar
    Mensagens
    268

    Padrão

    Parabéns pela lista, apesar de não entender bem qual o objetivo visto que o carro ao que parece é para quem não vai dar uso as mods.
    Quanto aos pneus já tratas-te de averbar?
    Venham as fotos

  7. #7
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2014
    Localização
    Ermesinde
    Mensagens
    497

    Padrão

    150cv ?

  8. #8
    Moderador Super user Avatar de LeNnOxLeWiS
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.903

    Padrão

    Citação Mensagem Original de RubenTeixeira Ver Post
    150cv ?
    São na verdade 130, erro meu. Já corrigi
    RubenTeixeira gosta disto.
    AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]

  9. #9
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Aug 2004
    Mensagens
    396

    Padrão

    Discos 288 ventilados... agora não me recordo se cabem em jante 15 ou não... se couberem as pinças devem ficar a um fio de distancia da jante, já os 256 ficam bem grandes lá.
    Acho que estás a exagerar no tamanho dos discos... vais acabar por ficar com uns discos enormes a pesarem-te e a tornarem-te o carro mais lento. Sempre é preferivel meter melhor tipo discos de boa marca rasurados e perfurados e pastilhas a sério.

    Para chegar a essas potencias com 1.1 bar só mesmo com muito e muito débito, vais ficar com um petroleiro.

    Como já te diseram por ai muita malta prefere (eu incluido) manter o filtro de caixa com KN e fazer os tipicos buracos na caixa por baixo do lado da cava da roda.... para só entrar ar fresco.

    Abraço

  10. #10
    Moderador Super user Avatar de LeNnOxLeWiS
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.903

    Padrão

    Citação Mensagem Original de soile Ver Post
    Discos 288 ventilados... agora não me recordo se cabem em jante 15 ou não... se couberem as pinças devem ficar a um fio de distancia da jante, já os 256 ficam bem grandes lá.
    Acho que estás a exagerar no tamanho dos discos... vais acabar por ficar com uns discos enormes a pesarem-te e a tornarem-te o carro mais lento. Sempre é preferivel meter melhor tipo discos de boa marca rasurados e perfurados e pastilhas a sério.

    Para chegar a essas potencias com 1.1 bar só mesmo com muito e muito débito, vais ficar com um petroleiro.

    Como já te diseram por ai muita malta prefere (eu incluido) manter o filtro de caixa com KN e fazer os tipicos buracos na caixa por baixo do lado da cava da roda.... para só entrar ar fresco.

    Abraço
    Discos 288 cabem na jante do Tigra e sim, ficam pertissimo da jante. Já usei este setup e gosto.

    O débito que tenho agora e aliás, todo o setup, não é o final como é óbvio lol

    Se ganhar 130cv fosse só isto era uma alegria
    AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]

  11. #11
    Moderador Super user Avatar de LeNnOxLeWiS
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.903

    Padrão

    Ora passemos ao que interessa...

    1.jpg

    2.jpg

    3.jpg

    4.jpg

    Esta mod powered by Ghetto Mechanics ainda está a ser testada portanto quem quiser replicar, faça-o por sua conta e risco!

    - tubo em "L" de autoclismo com redução de 50mm para 40mm
    - tubo flexível para lavatório de 40mm (que é o diâmetro externo do turbo)
    - abraçadeiras
    - filtro cónico simples

    Custo total inferior a 15€.

    Os tubos apesar de estarmos a falar de plásticos (entre os quais PVC), depois de uma boa esfrega, continuam a temperatura ambiente. Isto porque a fonte mais próxima de calor é o colector de escape mas o calor gerado sobe e aquece o que está a menos de 20cm. O tubo flexivel não apanha esse calor e o tubo em "L" ainda menos. São ambos favorecidos pelo buraco em frente à caixa de velocidades, por onde entra ar fresco. O filtro cónico fica em cima da cava da roda onde existe outro buraco de entrada de ar fresco. É a melhor localização para captar ar fresco.

    Podia eventualmente encurtar um pouco o tubo em "L" mas neste fase não vou alterar nada, está a funcionar muito bem.

    Os ganhos foram notórios, não foi preciso recorrer a banco de potência para constatar isso. O ganho maior foi evidentemente na resposta/aceleração. A potência fica disponível muito mais cedo e com mais vigor. O som é também ele agradável, mesmo ao ralenti. Por se tratar de plástico, o som está mais anasalado, se fosse tubagem em inox ficaria certamente mais agudo/metálico. Mas não desgosto nada. Quando ao som da aspiração do turbo, é só felicidade, não chateia minimamente até porque não ando sempre em altas. Mesmo em 5a velocidade, uma vez que a posição do acelerador é minima só para manter a velocidade, volta a ser totalmente suportável.

    Na minha opinião, devia ser uma mod obrigatória MESMO que não se use débito nem pressão de turbo. A diferença de temperatura do ar entre este setup de filtro cónico e o de filtro de caixa é abismal. Recordo que o sistema de admissão de origem é uma entrada por um tubo na frente do carro > passa para a caixa onde está o filtro > usa um tubo redondo que leva o ar para a parte superior do colector de admissão > passa para outro tubo que o leva para o turbo.

    Ora neste percurso temos vários diametros, angulos, comprimentos que prejudicam a chegada do ar ao turbo. Mesmo não falando do fluxo do ar, temos a questão da temperatura. O colector de admissão do 1.5TD na verdade são 2 em 1:

    2liiyph.jpg

    A parte superior é por onde passa o ar e experimentem encostar a mão nessa parte com o motor quente: queimam-se. Portanto é fácil perceber que por muito bom que seja o filtro de caixa usado, a admissão de origem nunca terá a mesma performance deste setup com filtro cónico.


    Abraço ao fórum!
    Última edição por LeNnOxLeWiS; 31-03-2015 às 09:52.
    Ev0luti0n_ gosta disto.
    AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]

  12. #12
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    A verdadeira mod low cost! Não conseguirias redirecionar a tubagem para ficar a apanhar ar fresco a vir de frente? ou fazer uma conduta de ár a vir do parachoques até ao filtro?
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  13. #13
    Moderador Super user Avatar de LeNnOxLeWiS
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.903

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Ev0luti0n_ Ver Post
    A verdadeira mod low cost! Não conseguirias redirecionar a tubagem para ficar a apanhar ar fresco a vir de frente? ou fazer uma conduta de ár a vir do parachoques até ao filtro?
    O corsa já tem essa conduta por defeito. Há uma abertura em baixo que vem dar ao sitio onde está o filtro. Melhorar só se fizesse uma divisória para resguardar aquela parte do calor do motor.. mas sinceramente não compensa no rácio resultados/trabalho que me iria dar.

    Em todo o caso, na minha modesta opinião e da forma como entendo a dinamica do ar, cada vez que introduzes uma curva alteras o trajeto do ar. Quando o ar viaja em linha reta não há problema. Mas quando o ar está a viajar em linha reta e encontra uma curva, penso que interfere com a eficácia da admissão.

    Neste caso é mesmo necessário uma curva no "L". O que pode ajudar neste caso e razão pela qual acho que é um bom setup é que a boca do filtro é de 50mm e o tubo reduz para 40mm. Isso cria pressão porque os 50mm colhem/recebem mais ar do que seria possivel receber nos 40mm.

    Quando montar o IC terei que alterar a admissão e nessa altura logo coloco uma versão mais final, eventualmente em INOX.

    AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]

  14. #14
    Member Novato
    Data de Inscrição
    Mar 2012
    Mensagens
    45

    Padrão

    E depois chumba no IPO. A diferença foi notória porque passou de um filtro de papel e caixa stock para um mini filtro cónico. Passe do que tem actualmente para um K&N de caixa com a caixa devidamente alterada e vai notar novamente melhorias.

    PS: Pela aparência do vaso de expansão esse motor está em muito bom estado.
    Última edição por CPinto; 01-04-2015 às 01:03.

  15. #15
    Moderador Super user Avatar de LeNnOxLeWiS
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.903

    Padrão

    Citação Mensagem Original de CPinto Ver Post
    E depois chumba no IPO. A diferença foi notória porque passou de um filtro de papel e caixa stock para um mini filtro cónico. Passe do que tem actualmente para um K&N de caixa com a caixa devidamente alterada e vai notar novamente melhorias.

    PS: Pela aparência do vaso de expansão esse motor está em muito bom estado.
    Tirar e por o tubo original demora literalmente 2 minutos.

    Obrigado pela sugestão mas prefiro este setup pelas razões que já expliquei
    AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]

  16. #16
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    Citação Mensagem Original de CPinto Ver Post
    E depois chumba no IPO. A diferença foi notória porque passou de um filtro de papel e caixa stock para um mini filtro cónico. Passe do que tem actualmente para um K&N de caixa com a caixa devidamente alterada e vai notar novamente melhorias.

    PS: Pela aparência do vaso de expansão esse motor está em muito bom estado.
    lol --------------------------------^

    o pessoal não perdoa!
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  17. #17
    Moderador Super user Avatar de LeNnOxLeWiS
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.903

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Ev0luti0n_ Ver Post
    lol --------------------------------^

    o pessoal não perdoa!
    Eu perdoo!
    AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]

  18. #18
    Moderador Super user Avatar de LeNnOxLeWiS
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.903

    Padrão

    IMG_20150403_124419.jpg

    IMG_20150403_124425.jpg

    O meu manómetro ficou no porta luvas. Não é usado em permanência portanto prefiro que não fique à mostra. Uso cada vez que altero algo a nível de pressão ou débito apenas.

    Ele liga a luz com os mínimos/médios ligados. Para ter 12v fui buscar 1 fio do painel da hora/data/temperatura por ser o mais acessível e fácil de usar. Não tenho aqui foto do fio mas tirando o painel para fora e acedendo ao fio, é fácil chegar lá com um multímetro.
    AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]

  19. #19
    Moderador Super user Avatar de LeNnOxLeWiS
    Data de Inscrição
    Jul 2004
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    1.903

    Padrão

    IMG_20150404_175843.jpg

    IMG_20150404_175700.jpg

    IMG_20150404_162219.jpg

    IMG_20150404_175653.jpg

    Usei o botão dos faróis de nevoeiro para criar um interruptor para a ventoinha do radiador de água. Raramente uso os farois de nevoeiro mas de qualquer forma não anulei a funcionalidade. Apenas terei que arranjar outro interruptor e simplesmente encaixar no sitio, e fico novamente com farois de nevoeiro. Não terei que desmontar nada porque já deixei a ficha pronta no buraco de cima.

    Para fazerem isto, basta tirarem uma massa de algures porque a ventoinha, recebe já +12v com a chave rodada à primeira posição. O que o termostato faz é dar-lhe uma massa (-).
    Imagens Anexas Imagens Anexas
    Última edição por LeNnOxLeWiS; 06-04-2015 às 13:00.
    AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]

  20. #20
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    O único em que andei e que estava mexido andava bastante bem, fumava um pedaço e se me lembro na altura acusou ~100cv em banco. Não me lembro que boost tinha mas penso que era mais que 1.1Bar. Devorava era a rotação, fazia 6000rpm "com força" e dp ainda fazia mais 500 a moer um bocado.
    soile gosta disto.

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. 1200cv para ir de férias ou às compras...
    Por tuningonline no fórum Videos
    Respostas: 1
    Última Resp.: 07-04-2014, 14:54
  2. Toyota auris hibrido conversão de 4 portas para 2 portas
    Por ymanuel no fórum Tuning Virtual
    Respostas: 0
    Última Resp.: 24-08-2012, 04:06
  3. Site para compras de Natal
    Por Almeida7crx no fórum TOLices
    Respostas: 0
    Última Resp.: 08-12-2010, 13:29
  4. nao deixem as mulheres levar o carro as compras
    Por Vitor Garcia no fórum TOLices
    Respostas: 7
    Última Resp.: 09-07-2007, 14:42

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •