Para 150cv's tem que dar mais que 1/2 de débito e 1.1 de pressão, isso é quase stock.
Fotos.... O pessoal quer é fotos....
Ora como isto do tuning vale, nem que seja para turbinar uma trotinete... O carro da Sra. minha Mãe não pode escapar.
Estou a aproveitar uma estadia dela no estrangeiro prolongada para lhe fazer um overhaul' em alguns pontos essenciais.
A minha vertente nunca foi estética, ou melhor, sempre deixei para segundo plano. Assim sendo, planeio rever pontos da mecânica que me parecem essenciais:
1-travagem: passagem dos discos sólidos para uns ventilados na medida 288mm de diâmetro.
2-jantes: passagem de jante 14 para 15 com ET49, jantes originais opel usadas no Tigra.
3-pneus: passagem de pneu 165/65 R14 para 195/50 R15
4-motor: aumento para cerca de 130cvs (é para ser usado no dia-a-dia)
Detalhando a questão do motor que é o que será mais trabalhado:
- aumento do débito 1/2 volta (feito)
- ajuste do ralenti quente e frio (feito)
- injetores limpos e calibrados para mais pressão
- LDA com "white ring mod"
- LDA com ângulo do "plunger" modificado
- Turbo a 1.1Bar graças à instalação de boost controller (feito)
- linha de escape de ferro de maior diametro
- filtro cónico diretamente aplicado no turbo (comprado, falta adaptador)
- intercooler (por comprar/escolher)
- turbo rhf4 e colector de escape 1.7td
- radiador de óleo
Basicamente é isto!
Última edição por LeNnOxLeWiS; 28-03-2015 às 20:05.
AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]
Para 150cv's tem que dar mais que 1/2 de débito e 1.1 de pressão, isso é quase stock.
Fotos.... O pessoal quer é fotos....
Última edição por CPinto; 27-03-2015 às 20:37.
também quero ver fotos...
quanto às mods, as duas primeiras têm também a vertente estética, embora não seja a mais importante...
Com um RHF4 num 15TD dificilmente chega aos 150cv's, 120 parece-me um valor mais aceitável, a meu ver 288mm é demasiado mas eu próprio tenho alturas que os 254mm já me sabem a pouco.
As alterações nestes carros já são sobejamente conhecidas mas informo que um filtro cónico directo ao turbo muitas vezes os ganhos são inferiores a um filtro K&N de caixa com a caixa devidamente alterada... E depois à o som... Eu andei um dia com essa mod, adorei o som nos primeiros 30minutos mas depois torna-se insuportável para uma condução normal.
https://www.youtube.com/watch?v=CXQ8OGm0DWk
Este é um exemplo… o som que este faz às 2500rpm, fazia o meu com o RHF4 às 1200rpm, o filtro que coloquei era um K&N duplo.
FILTRO CONICO.jpg
Sem falar que senti perda de potência.
Tudo isto, para a senhora ir ás compras mais depressa! gostei da lista de mods! hehe
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Parabéns pela lista, apesar de não entender bem qual o objetivo visto que o carro ao que parece é para quem não vai dar uso as mods.
Quanto aos pneus já tratas-te de averbar?
Venham as fotos
150cv ?
Discos 288 ventilados... agora não me recordo se cabem em jante 15 ou não... se couberem as pinças devem ficar a um fio de distancia da jante, já os 256 ficam bem grandes lá.
Acho que estás a exagerar no tamanho dos discos... vais acabar por ficar com uns discos enormes a pesarem-te e a tornarem-te o carro mais lento. Sempre é preferivel meter melhor tipo discos de boa marca rasurados e perfurados e pastilhas a sério.
Para chegar a essas potencias com 1.1 bar só mesmo com muito e muito débito, vais ficar com um petroleiro.
Como já te diseram por ai muita malta prefere (eu incluido) manter o filtro de caixa com KN e fazer os tipicos buracos na caixa por baixo do lado da cava da roda.... para só entrar ar fresco.
Abraço
AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]
Ora passemos ao que interessa...
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Esta mod powered by Ghetto Mechanics ainda está a ser testada portanto quem quiser replicar, faça-o por sua conta e risco!
- tubo em "L" de autoclismo com redução de 50mm para 40mm
- tubo flexível para lavatório de 40mm (que é o diâmetro externo do turbo)
- abraçadeiras
- filtro cónico simples
Custo total inferior a 15€.
Os tubos apesar de estarmos a falar de plásticos (entre os quais PVC), depois de uma boa esfrega, continuam a temperatura ambiente. Isto porque a fonte mais próxima de calor é o colector de escape mas o calor gerado sobe e aquece o que está a menos de 20cm. O tubo flexivel não apanha esse calor e o tubo em "L" ainda menos. São ambos favorecidos pelo buraco em frente à caixa de velocidades, por onde entra ar fresco. O filtro cónico fica em cima da cava da roda onde existe outro buraco de entrada de ar fresco. É a melhor localização para captar ar fresco.
Podia eventualmente encurtar um pouco o tubo em "L" mas neste fase não vou alterar nada, está a funcionar muito bem.
Os ganhos foram notórios, não foi preciso recorrer a banco de potência para constatar isso. O ganho maior foi evidentemente na resposta/aceleração. A potência fica disponível muito mais cedo e com mais vigor. O som é também ele agradável, mesmo ao ralenti. Por se tratar de plástico, o som está mais anasalado, se fosse tubagem em inox ficaria certamente mais agudo/metálico. Mas não desgosto nada. Quando ao som da aspiração do turbo, é só felicidade, não chateia minimamente até porque não ando sempre em altas. Mesmo em 5a velocidade, uma vez que a posição do acelerador é minima só para manter a velocidade, volta a ser totalmente suportável.
Na minha opinião, devia ser uma mod obrigatória MESMO que não se use débito nem pressão de turbo. A diferença de temperatura do ar entre este setup de filtro cónico e o de filtro de caixa é abismal. Recordo que o sistema de admissão de origem é uma entrada por um tubo na frente do carro > passa para a caixa onde está o filtro > usa um tubo redondo que leva o ar para a parte superior do colector de admissão > passa para outro tubo que o leva para o turbo.
Ora neste percurso temos vários diametros, angulos, comprimentos que prejudicam a chegada do ar ao turbo. Mesmo não falando do fluxo do ar, temos a questão da temperatura. O colector de admissão do 1.5TD na verdade são 2 em 1:
2liiyph.jpg
A parte superior é por onde passa o ar e experimentem encostar a mão nessa parte com o motor quente: queimam-se. Portanto é fácil perceber que por muito bom que seja o filtro de caixa usado, a admissão de origem nunca terá a mesma performance deste setup com filtro cónico.
Abraço ao fórum!
Última edição por LeNnOxLeWiS; 31-03-2015 às 09:52.
AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]
A verdadeira mod low cost! Não conseguirias redirecionar a tubagem para ficar a apanhar ar fresco a vir de frente? ou fazer uma conduta de ár a vir do parachoques até ao filtro?
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O corsa já tem essa conduta por defeito. Há uma abertura em baixo que vem dar ao sitio onde está o filtro. Melhorar só se fizesse uma divisória para resguardar aquela parte do calor do motor.. mas sinceramente não compensa no rácio resultados/trabalho que me iria dar.
Em todo o caso, na minha modesta opinião e da forma como entendo a dinamica do ar, cada vez que introduzes uma curva alteras o trajeto do ar. Quando o ar viaja em linha reta não há problema. Mas quando o ar está a viajar em linha reta e encontra uma curva, penso que interfere com a eficácia da admissão.
Neste caso é mesmo necessário uma curva no "L". O que pode ajudar neste caso e razão pela qual acho que é um bom setup é que a boca do filtro é de 50mm e o tubo reduz para 40mm. Isso cria pressão porque os 50mm colhem/recebem mais ar do que seria possivel receber nos 40mm.
Quando montar o IC terei que alterar a admissão e nessa altura logo coloco uma versão mais final, eventualmente em INOX.
AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]
E depois chumba no IPO. A diferença foi notória porque passou de um filtro de papel e caixa stock para um mini filtro cónico. Passe do que tem actualmente para um K&N de caixa com a caixa devidamente alterada e vai notar novamente melhorias.
PS: Pela aparência do vaso de expansão esse motor está em muito bom estado.
Última edição por CPinto; 01-04-2015 às 01:03.
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O meu manómetro ficou no porta luvas. Não é usado em permanência portanto prefiro que não fique à mostra. Uso cada vez que altero algo a nível de pressão ou débito apenas.
Ele liga a luz com os mínimos/médios ligados. Para ter 12v fui buscar 1 fio do painel da hora/data/temperatura por ser o mais acessível e fácil de usar. Não tenho aqui foto do fio mas tirando o painel para fora e acedendo ao fio, é fácil chegar lá com um multímetro.
AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]
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Usei o botão dos faróis de nevoeiro para criar um interruptor para a ventoinha do radiador de água. Raramente uso os farois de nevoeiro mas de qualquer forma não anulei a funcionalidade. Apenas terei que arranjar outro interruptor e simplesmente encaixar no sitio, e fico novamente com farois de nevoeiro. Não terei que desmontar nada porque já deixei a ficha pronta no buraco de cima.
Para fazerem isto, basta tirarem uma massa de algures porque a ventoinha, recebe já +12v com a chave rodada à primeira posição. O que o termostato faz é dar-lhe uma massa (-).
Última edição por LeNnOxLeWiS; 06-04-2015 às 13:00.
AUDI A4 2.5 TDI CABRIO - 2XX Project [Powered by Ghetto Mechanics]
O único em que andei e que estava mexido andava bastante bem, fumava um pedaço e se me lembro na altura acusou ~100cv em banco. Não me lembro que boost tinha mas penso que era mais que 1.1Bar. Devorava era a rotação, fazia 6000rpm "com força" e dp ainda fazia mais 500 a moer um bocado.