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Tópico: Corsa B 1.5 TD

  1. #1
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    Boas Pessoal!

    Gostaria de saber o que é necessário e que alteraçoes implica a mudança do turbo original deste carro (Corsa 1.5TD de 99) salvo erro um IHI RHB3 para um VNT17?

    Ja ouvi falar em actuadores para o turbo mas ainda nao consegui decifrar a coisa

    O projecto sera composto por um VNT17, IC, Radiador de oleo (em principio de um PuntoGT), injectores de maior debito, afinaçao da bomba injectora e linha de escape a medida.

    A meta sera os 120Cv com relativa fiabilidade, penso que sao valores bastante razoaveis para o material em questao.

    Grande Abraço

  2. #2
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    O VNT17 que falas é de um tdi de 130 ou 150cvs? se for não vais ter gasóleo suficiente com o embolo de origem...

    De resto é bem possivel meter esse material no corsa, os €'s é que ditam!

    Cumps
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  3. #3
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    O VNT17 que falas é de um tdi de 130 ou 150cvs? se for não vais ter gasóleo suficiente com o embolo de origem...

    De resto é bem possivel meter esse material no corsa, os €'s é que ditam!

    Cumps
    Tava a pensar num de 130cv sim, e ainda nao averiguei se a bomba do Corsa 1.7D isuzu tem uma bomba injectora com mais debito de gasoleo.

    Qt mais nao seja manda-se trabalhar o embolo da bomba

  4. #4
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    Então pronto... se estás para aí virado aconselho:

    - Turbo TDI 150cvs ( GT1749vb )
    - Um IC frontal tipo o do 320D com as calhas alteradas
    - Bomba trabalhada e Embolo da bomba maior (10/11/12mm), 12mm ficas com muito gasóleo mesmo...
    - Radiador de óleo
    - Injectores do 1.7TD com pressão no maximo

    Com estas alterações todas já ficas com um carro muito engraçado, mas não é para ponta nem velocidades cruzeiro elevadas, por causa da caixa curta e aquecimento

    Cumps
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  5. #5
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    Citação Mensagem Original de BirikA Ver Post
    Então pronto... se estás para aí virado aconselho:

    - Turbo TDI 150cvs ( GT1749vb )
    - Um IC frontal tipo o do 320D com as calhas alteradas
    - Bomba trabalhada e Embolo da bomba maior (10/11/12mm), 12mm ficas com muito gasóleo mesmo...
    - Radiador de óleo
    - Injectores do 1.7TD com pressão no maximo

    Com estas alterações todas já ficas com um carro muito engraçado, mas não é para ponta nem velocidades cruzeiro elevadas, por causa da caixa curta e aquecimento

    Cumps
    Essencialmente o carro sera para fazer um bom andamento em cidade (preferencia em elevado binario em "Baixas" salvo seja refiro-me genero 2000rpms) e boas reprises e obviamente boas aceleraçoes.

    Nao sou de grandes velocidades.

    Qq das formas continuo sem pescar da cena do actuador embora saiba o pq dele existir so nao tou a ver qual sera a ligaçao do mesmo e onde. Qual servira tambem é uma duvida um pouco pertinente.

    Abraço a todos

  6. #6
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    Boas! O corsa originalmente tem turbo de geometria fixa...

    O k fazes para controlar a geometria é akilo que o António (ClioDti) tem no seu clio (torneirinha)

    Dá uma olhadela no topic e notas k tb faço essa questão e o António (na boa...) diz como funciona

    cumps
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  7. #7
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    Boas! O corsa originalmente tem turbo de geometria fixa...

    O k fazes para controlar a geometria é akilo que o António (ClioDti) tem no seu clio (torneirinha)

    Dá uma olhadela no topic e notas k tb faço essa questão e o António (na boa...) diz como funciona

    cumps
    a torneira po si só não serve para controlar a geometria... aliás nem é preciso torneirinha para controlar a geometria! usa-se simplesmente uma wastegate a funcionar por pressão

    uma wastegate é isto:



    existe 2 tipos, por pressão e por vácuo. No teu caso tens que montar uma por pressão, já que as que funcionam por vácuo são controladas pela centralina.

    ainda com duvidas?

    Cumps
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  8. #8
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    a torneira po si só não serve para controlar a geometria... aliás nem é preciso torneirinha para controlar a geometria! usa-se simplesmente uma wastegate a funcionar por pressão

    uma wastegate é isto:



    existe 2 tipos, por pressão e por vácuo. No teu caso tens que montar uma por pressão, já que as que funcionam por vácuo são controladas pela centralina.

    ainda com duvidas?

    Cumps
    Ah bom! assim ja tou a ver o que seja!

    É que em principio sera tudo home made e entao precisava dessas informaçoes visto ser um pouco verde no mundo dos TDs

    Obrigadao pela ajuda

  9. #9
    h&d
    h&d está desconectado
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    boas aproveito o topico pra perguntar aos entendidos se nao da pra colocar um potenciometro no tirante do acelarador na bomba para dai controlarmos uma eletrovalvula q por sua vez controle a geometria do turbo comforme a posicao do acelarador
    nao sei se me expliquei muito bem mas no fundo era aplicar uma n75 dum tdi pra controlar a geometria

  10. #10
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    boas aproveito o topico pra perguntar aos entendidos se nao da pra colocar um potenciometro no tirante do acelarador na bomba para dai controlarmos uma eletrovalvula q por sua vez controle a geometria do turbo comforme a posicao do acelarador
    nao sei se me expliquei muito bem mas no fundo era aplicar uma n75 dum tdi pra controlar a geometria
    Isso pra mim já é inventar muito... mas não digo que seja impossível!

    [fiesta_16v] é esse o espirito... se quiseres por o turbo pronto a montar, manda aplicar uma wastegate por pressão na turbocenter


    cumps
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  11. #11
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    Isso pra mim já é inventar muito... mas não digo que seja impossível!

    [fiesta_16v] é esse o espirito... se quiseres por o turbo pronto a montar, manda aplicar uma wastegate por pressão na turbocenter


    cumps
    Sabes o preço da coisa?

    Epa eu basicamente nunca mandei fazer nada fora a nao ser que nao tenha ferramentas para tal pelo menos em termos mecanicos

    Por isso ha que ler mto mto mto para dps aplicar da melhor forma

    Grande Abraço

  12. #12
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    Perguntei uma vez e disseram-me +/- 80€. Podes é começar a procurar em sucatas por wastegates de turbos! mas é complicado comprar uma wastegate assim... sem saber se é de mola fraca ou dura

    cumps
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  13. #13
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    boas tu sabes disto
    que sugeres para um hyundai 1.5crdi de 3cilindros com 85cv de origem e 120mil km no motor?????

    essa historia do radia dor a oleo como se aplica????
    que carros traz de origem isso que de no meu????
    o oleo não se estraga mais por aquecer muito e vir arrefecer ao radiador e voltar a aquecer ....... ????
    quando mudar o oleo tenho que tirar o oleo que esta no radiador???

  14. #14
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    boas tu sabes disto
    que sugeres para um hyundai 1.5crdi de 3cilindros com 85cv de origem e 120mil km no motor?????

    essa historia do radia dor a oleo como se aplica????
    que carros traz de origem isso que de no meu????
    o oleo não se estraga mais por aquecer muito e vir arrefecer ao radiador e voltar a aquecer ....... ????
    quando mudar o oleo tenho que tirar o oleo que esta no radiador???

    boas!

    sei porque é o motor do meu carro... e interesso-me por isto. quanto ao teu motor o melhor deve ser uma reprogramação!

    Pode-se aplicar o radiador de óleo de outro carro que não há problema nenhum, pode é ser pequeno ou as saídas não estarem nas melhores posições! é uma questão de procurar...

    o óleo estraga-se é por estar demasiado quente... ou melhor vais perdendo as suas propriedades lubrificantes e consistência (fica demasiado fino)

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  15. #15
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    ONDE arranjo um radiador novo de oleo???
    quanto custa
    como se aplica

  16. #16
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    O melhor no teu caso é ires a uma casa preparadora e pedires orçamento

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  17. #17
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    Pensei que fosse mais..

    Bem sendo assim é começar a procura dum turbo em condiçoes...

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  1. 26-09-2011, 00:49

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