O VNT17 que falas é de um tdi de 130 ou 150cvs? se for não vais ter gasóleo suficiente com o embolo de origem...
De resto é bem possivel meter esse material no corsa, os €'s é que ditam!
Cumps
Boas Pessoal!
Gostaria de saber o que é necessário e que alteraçoes implica a mudança do turbo original deste carro (Corsa 1.5TD de 99) salvo erro um IHI RHB3 para um VNT17?
Ja ouvi falar em actuadores para o turbo mas ainda nao consegui decifrar a coisa
O projecto sera composto por um VNT17, IC, Radiador de oleo (em principio de um PuntoGT), injectores de maior debito, afinaçao da bomba injectora e linha de escape a medida.
A meta sera os 120Cv com relativa fiabilidade, penso que sao valores bastante razoaveis para o material em questao.
Grande Abraço
O VNT17 que falas é de um tdi de 130 ou 150cvs? se for não vais ter gasóleo suficiente com o embolo de origem...
De resto é bem possivel meter esse material no corsa, os €'s é que ditam!
Cumps
Então pronto... se estás para aí virado aconselho:
- Turbo TDI 150cvs ( GT1749vb )
- Um IC frontal tipo o do 320D com as calhas alteradas
- Bomba trabalhada e Embolo da bomba maior (10/11/12mm), 12mm ficas com muito gasóleo mesmo...
- Radiador de óleo
- Injectores do 1.7TD com pressão no maximo
Com estas alterações todas já ficas com um carro muito engraçado, mas não é para ponta nem velocidades cruzeiro elevadas, por causa da caixa curta e aquecimento
Cumps
Essencialmente o carro sera para fazer um bom andamento em cidade (preferencia em elevado binario em "Baixas" salvo seja refiro-me genero 2000rpms) e boas reprises e obviamente boas aceleraçoes.
Nao sou de grandes velocidades.
Qq das formas continuo sem pescar da cena do actuador embora saiba o pq dele existir so nao tou a ver qual sera a ligaçao do mesmo e onde. Qual servira tambem é uma duvida um pouco pertinente.
Abraço a todos
Boas! O corsa originalmente tem turbo de geometria fixa...
O k fazes para controlar a geometria é akilo que o António (ClioDti) tem no seu clio (torneirinha)
Dá uma olhadela no topic e notas k tb faço essa questão e o António (na boa...) diz como funciona
cumps
a torneira po si só não serve para controlar a geometria... aliás nem é preciso torneirinha para controlar a geometria! usa-se simplesmente uma wastegate a funcionar por pressão
uma wastegate é isto:
existe 2 tipos, por pressão e por vácuo. No teu caso tens que montar uma por pressão, já que as que funcionam por vácuo são controladas pela centralina.
ainda com duvidas?
Cumps
boas aproveito o topico pra perguntar aos entendidos se nao da pra colocar um potenciometro no tirante do acelarador na bomba para dai controlarmos uma eletrovalvula q por sua vez controle a geometria do turbo comforme a posicao do acelarador
nao sei se me expliquei muito bem mas no fundo era aplicar uma n75 dum tdi pra controlar a geometria
Perguntei uma vez e disseram-me +/- 80€. Podes é começar a procurar em sucatas por wastegates de turbos! mas é complicado comprar uma wastegate assim... sem saber se é de mola fraca ou dura
cumps
boas tu sabes disto
que sugeres para um hyundai 1.5crdi de 3cilindros com 85cv de origem e 120mil km no motor?????
essa historia do radia dor a oleo como se aplica????
que carros traz de origem isso que de no meu????
o oleo não se estraga mais por aquecer muito e vir arrefecer ao radiador e voltar a aquecer ....... ????
quando mudar o oleo tenho que tirar o oleo que esta no radiador???
boas!
sei porque é o motor do meu carro... e interesso-me por isto. quanto ao teu motor o melhor deve ser uma reprogramação!
Pode-se aplicar o radiador de óleo de outro carro que não há problema nenhum, pode é ser pequeno ou as saídas não estarem nas melhores posições! é uma questão de procurar...
o óleo estraga-se é por estar demasiado quente... ou melhor vais perdendo as suas propriedades lubrificantes e consistência (fica demasiado fino)
Cumps
ONDE arranjo um radiador novo de oleo???
quanto custa
como se aplica
O melhor no teu caso é ires a uma casa preparadora e pedires orçamento
Cumps
Pensei que fosse mais..
Bem sendo assim é começar a procura dum turbo em condiçoes...