Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Corpo da Borboleta [Desmontagem, Bypass e Limpeza] - Corsa C

  1. #1
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Localização
    Esposende
    Mensagens
    18

    Padrão Corpo da Borboleta [Desmontagem, Bypass e Limpeza] - Corsa C

    Pois este sábado fiz mais uma mod no carro que se revelou excelente e aconselho vivamente a todos os quanto possam fazer o mesmo.

    Já algum tempo que isto me andava a fazer confusão para saber o porquê de passar água do sistema de refrigeração pelo corpo da borboleta. Pois se o que se quer é que o ar admitido seja frio, ao aquecer o corpo da borboleta a ar ao passar vai aquecer, logo menos potência.

    Então resolvi por mão à obra e retirar aquilo.

    Primeiro desmonta-se o tubo vindo da MAF e a cabeça por cima do corpo (as fotos já foram tiradas numa fase avança porque me esqueci de tirar logo de início.
    Para se retirar isto, desaperta-se as abraçadeiras do tubo e os 2 parafusos visíveis na cabeça com uma chave Torx.







    Depois de tudo retirado, temos acesso à corpo da borboleta e aqui já se consegue ver um pouco como a borboleta está cheia de óleo bem como a cabeça também estava, até pingava.







    Aqui estão a ligação da água ao corpo, a ligação de baixo vem directamente da bomba de água, liga ao corpo e sai pela ligação de cima que posteriormente vai sair no vaso de expansão (reservatório da água).







    Aqui se pode ver a ligação original, de baixo para cima, bomba de água, corpo da borboleta e vaso de expansão.







    Aqui já tinha desligado os tubos, estavam meios colados, mas com jeito e umas festinhas lá saíram.







    Como não queria tirar os tubos de vez, uni-os e tudo funciona normalmente, um dia que venda o carro ou que queria que tudo volte ao original, está lá tudo.

    Numa drogaria comprei uma união, custou 1 € mais as abraçadeiras que foram 1,30 €.

    As abraçadeiras é que foram caras, foram compradas numa casa de peças e já me arrependi, mas pronto, está feito.







    Aqui está o tubo que vai ser usado nas ligações do corpo, uma vez que saiem os outros tenho de os tapar de alguma forma.







    Agora vem a parte que me deixou com calafrios, nunca pensei que estivesse assim tão mau.

    A parte de baixo da borboleta, aqui é tudo carvão vindo da EGR, mesmo junto à borboleta tem um tubo com um furo na lateral por onde sai os gases.


    Para se retirar o corpo da borboleta é necessário desapertar os 4 parafusos Torx visíveis e desligar a ficha. Quem tiver os tubos da água ligados, é preciso também desliga-los, usado para isso uma alicate universal, ou um pescoço de cavalo, ou até mesmo um especifico que existe para aquele tipo de abraçadeiras, se bem que não acho necessário gastar dinheiro nisso.









    A parte de cima, com bastante óleo.







    Depois de uma limpeza exaustiva com diluente, o petróleo não ia lá, principalmente no carvão, não saia nada, teve de ser com diluente.

    A parte de cima (pode-se ver como foi deita a ligação dos tubos de água no corpo, esqueci-me de tirar uma foto em pormenor)







    A parte de baixo, onde estava cheio de carvão.



    .



    Depois limpei, onde consegui chegar com o dedo o colector de admissão e o tubo da EGR, as juntas aparentemente estavam boas, lubrifiquei as faces com WD-40 para ajudar a vedar, se é que veda alguma coisa, mas sempre fica melhor que em contacto seco.

    Montei o corpo da borboleta e fui ligar o carro a ver se nada tinha corrido mal e se tudo funciona. Convém dar à chave mas não ligar o carro logo, como o corpo da borboleta foi desligado da ficha, convém esperar cerca de 30 segundo para a centralina fazer ali uma série de testes, à espécie de um scan a ver se está tudo OK.

    O ideal era ter desligado a bateria e é assim que se deve fazer, eu não o fiz porque queria que os valores na centralina se mantivessem os mesmo a ver as reais diferenças da mod.

    Feito os testes todo, roda a chave e ligou, acende-me logo a luz da avaria, nada de pânico, vi logo o que poderia ser, uma vez que estava tudo ligado, era o motor a trabalhar, a ser acelerado, mas a MAF estava a dar sinal que não passava ar, logo a centralina assumiu aquilo como um erro, porque como pode um motor trabalhar a não passar ar na MAF?

    Desliguei o carro, tirar sempre a chave da ignição, montei tudo, a cabeça, o tubo de ligação da MAF à cabeça, liguei também a CCV Bypass e pronto, era hora do real teste, de tinha feito asneiras ou não.

    Dei à chave o motor ligou, estava com um trabalhar diferente, mais abafado e a luz de erro ficou acesa por cerca de 3 / 4 segundo, mas como já circulava ar pela MAF apagou e a rotação subiu logo para a ± 1300, o normal quando está frio e pronto ficou tudo OK. Que alivio.




    Resultados disto:

    Ontem fiz uma viagem igual a que tinha feito na Sexta, antes da mod, uma viagem de cerca de 50 km em auto estrada e 10 em estrada para cada lado, sempre seguido, e quando parei, fui vês coo aquilo estava.

    A CCV bypass estava fria e estava tudo bem, a cabeça por cima da borboleta estava fria, parece que o motor nem tinha trabalho e dantes ficava sempre quente e pensava eu que era do calor que se acumulava no compartimento do motor. O corpo da borboleta estava frio também, nem morno estava, que se estivesse considerava normal, uma vez que está mesmo por cima do motor.

    A rotação está estável, antes ele oscilava, caia um pouco, principalmente quando vinha almoçar e depois pegava no carro e o motor estava meio quente, tinha alturas que a rotação oscilava bastante, agora está certinha e nem se mexe.


    A temperatura do motor, baixou, deve andar pelos 85 ºC, anda mais baixa um pouco que o normal.


    Mas o melhor de tudo é a resposta do acelerador, muito melhor, mais cedo a noto a velocidade e as rotações a subirem muito mais rápido e acho que com menos aceleração.

    Conclusão, uma mod muito fácil de fazer, barata e com uns óptimos resultados.

    Sinceramente estou super contente com isto e recomendo a toda a gente fazer.


    A próxima mod, será fechar a EGR.


    Abraços
    |

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de ColtGLi
    Data de Inscrição
    Jan 2005
    Localização
    Zurique
    Mensagens
    1.785

    Padrão

    Boas, tanto este como o teu outro DIY tão impecáveis! Obrigado por partilhares, recomendo vivamente a lerem tudo .

    Por acaso é algo que também já queria fazer á algum tempo, nem sei como está aquilo.

    Cumps
    08/99 Mitsubishi Lancer Evolution 6
    05/74 Datsun 1200 Deluxe

  3. #3
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Localização
    Esposende
    Mensagens
    18

    Padrão

    Obrigado pela opinião e pelo apoio.


    Pois, ainda tem um bocadito para ler, quando começo as vezes entusiasmo-me um pouco.


    Se tudo correr como previsto, também vou arranjar forma de desviar os gases da EGR para onde devem ir, sem ser para a admissão.


    Abraço
    |

  4. #4
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Sep 2004
    Localização
    porto, matosinhos -> Lisbon, Upgrade
    Mensagens
    1.604

    Padrão

    mt bom DIY, de salientar que este é um dos problemas dos VAGs e audis e afins e o que se sente é que o carro liga, mas o ralenti naoa guenta e vai abaixo, normalmente é a borboleta marada

  5. #5
    Senior Member Super user Avatar de ColtGLi
    Data de Inscrição
    Jan 2005
    Localização
    Zurique
    Mensagens
    1.785

    Padrão

    Citação Mensagem Original de andremeira Ver Post
    Obrigado pela opinião e pelo apoio.


    Pois, ainda tem um bocadito para ler, quando começo as vezes entusiasmo-me um pouco.


    Se tudo correr como previsto, também vou arranjar forma de desviar os gases da EGR para onde devem ir, sem ser para a admissão.


    Abraço
    Aguardo então esse DIY
    08/99 Mitsubishi Lancer Evolution 6
    05/74 Datsun 1200 Deluxe

  6. #6
    Saab Performance Team Senior Avatar de Rpscavaleiro
    Data de Inscrição
    Jun 2005
    Localização
    Margem Sul
    Mensagens
    985

    Padrão

    Boas

    Bom DIY, se ainda tivesse o meu corsa C acho que me ia aventurar a fazer o mesmo!



    cumps

  7. #7
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Mensagens
    326

    Padrão

    Topeira MODE = ON

    tenho um astra gtc 1.6 turbo que tem o relanti bastante instavel quando está frio e está naquele X rotaçoes mais alto ao inicio, andei a procura de tudo e mais alguma coisa e nivel de sensores etc, amanha ja vou desmontar a borboleta do meu que finalmente descobri onde era AMEN.
    Depois posto aqui os resultados.

    Sai um up para o DIY muito bem feito

  8. #8
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2006
    Mensagens
    326

    Padrão

    Bem algo correu mal ao ligar a igniçao, la começou a fazer os tais testes, depois desliguei a igniçao e voltei a ligar e ligar o motor, erro no painel e relanti bastante instavel. voltei a desmontar e monta tudo novamente e o resultado foi o mesmo, nao puxa quase nada e quase que se vai abaixo.. =|

Tópicos Similares

  1. [VENDO] Vários Corsa B (Limpeza de Garagem)
    Por _MoReNo88_ no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 0
    Última Resp.: 03-09-2011, 13:44
  2. ] Compro [ Corpo Termostato VW
    Por miras_man no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 0
    Última Resp.: 24-05-2010, 16:20
  3. [ajuda]corpo de injeção
    Por sandro_fidalgo no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 0
    Última Resp.: 29-11-2009, 05:12
  4. ccv bypass
    Por RSFerreira no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 0
    Última Resp.: 15-10-2008, 16:57
  5. corpo da valvula de admição cup
    Por nocivo no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 3
    Última Resp.: 02-11-2007, 22:06

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •