Vamos la pessoal, preciso de ajuda
Boas pessoal, venho aqui pedir a vossa opinião e conhecimentos em como controlar a geometria de um gt18 no meu 306 hdi. Pelo que percebo disso posso controla la por pressão ou por vacuo que por sua vez e controlado com uma electrovalvula ligada a ecu. É possivél a ecu das minha boga controlar a tal electrovalvula e ser por vacuo???
Quais as vantagens e desvantagens dos dois processos???
Encontrei isso na net: http://www.efterz.com/lars/turbo_gui...i270_turbo.htm
Comentem pessoal PLEASE, preciso de ajuda.
CUMPS
CUIDADO, não de descuides...
Vamos la pessoal, preciso de ajuda
CUIDADO, não de descuides...
se tens hipotese de meter por vácuo é melhor pq fica mais fácil de controlar abertura/fecho da geometria e o respectivo controlo de pressão...
ainda por cima tens um tuturial completo ao que me parece...
XAD + XADT
onde arranjo esse tutorial
CUIDADO, não de descuides...
o tuturial é o link que tu próprio meteste... mais detalhado que aquilo só se pagares a alguem pra fazer no teu e tirares fotos a tudo e explicares... LOL
XAD + XADT
É isto a que o silva se refere:
- 3bar mapsensor (from a 1,9L tdi130bhp or 150bhp)
- turbo selenoid
- ECU software from a 406HDI pre-2002
Ok entao vou seguir esse prolecto a ver no que da.
Obrigado e cumps
CUIDADO, não de descuides...
fala com o teu reprogramador para saber se ele arranja e consegue meter o software certo na tua centralina... se conseguir o resto é fazer igual às fotos
XAD + XADT
Olá.
O 306HDi de 90cv tem um turbo de geometria fixa GT1546S controlado por pressão. Sendo que vai ser impossivel controlar o turbo por vácuo como sugeres visto que não existe electro-valvula que actue de acordo com a pressão lida pelo sensor MAP. Se tivesse a história era diferente. Como não tem vai ter de comprar um actuador de pressão e colocar no turbo e regular os kgs de pressão máxima para a abertura máxima das alhetas da geometria. Ou seja. Imagina que ele quer fazer 1.5kgs de boost. Coloca o actuador e um manometro que existe para ler a força exercida na membrana. Verifica onde o perno da geometria atinge o máximo de abertura e regula a afinação na vareta para que quando o perno estiver no maximo a força que faz na membrana seja de 1.5kgs.E tá feito.
Abraço.
Opel Vectra B 2.0DTI "100" Caravan
Seat Ibiza GT TDi
Bem pessoal, vou seguir o projecto que esta no link, ja tenho o ic quase pronto e o turbo gt18 ta pronto, agora é só mesmo montar e ver o k da.
CUIDADO, não de descuides...
Eletrovavula eu tenho, mas e a controlar a egr, vou usar essa electrovalvula para controlar o actuador do gt18 tenho e que trocar um fio Na ecu, por o sensor de presao e o file especial do 406 hdi
CUIDADO, não de descuides...
Boas. Certamente ter-te-à escapado este quote a responder ao amigo Metralha:
Para quê gastar dinheiro numa electro-valvula, trocar cablagens, colocar ficheiros de outros modelos quando por 80€ se compra um actuador de pressão especifico da Garrett para o turbo em questão e se coloca e afina a pressão e geometria na Turbocenter? Just my 2 cents...
Abraço!
Opel Vectra B 2.0DTI "100" Caravan
Seat Ibiza GT TDi
Respondendo ao VectraDTI, eu sou açoriano e dai nao poder ir à turbo center, todo o material que tenho para o carro ja veio do continente e nao posso mandar o turbo outra vez prai por causa dos custos.
CUIDADO, não de descuides...
Tens alguma Bosch Car Service perto de ti? Se sim muito provavelmente lá encontras o tal manómetro que falo mas que agora não me lembra o nome ( ) e com o qual regulas a pressão máxima que queres que faça de acordo com o máximo de abertura das alhetas. Assim só ligas para a Turbocenter e pedes o actuador, vão-te pedir a referência do turbo e tás safo.
Abraço!
Opel Vectra B 2.0DTI "100" Caravan
Seat Ibiza GT TDi
e com controlo por pressao a rolar a geometria vai sempre muito fechada... a unica coisa que se ganha é silencio e desgaste desnecessário no turbo... enfim...
XAD + XADT