Resultados 1 a 20 de 20

Tópico: Controlar a geometria num 306 hdi

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de 306 xs hdi
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Mensagens
    139

    Padrão Controlar a geometria num 306 hdi

    Boas pessoal, venho aqui pedir a vossa opinião e conhecimentos em como controlar a geometria de um gt18 no meu 306 hdi. Pelo que percebo disso posso controla la por pressão ou por vacuo que por sua vez e controlado com uma electrovalvula ligada a ecu. É possivél a ecu das minha boga controlar a tal electrovalvula e ser por vacuo???
    Quais as vantagens e desvantagens dos dois processos???
    Encontrei isso na net: http://www.efterz.com/lars/turbo_gui...i270_turbo.htm

    Comentem pessoal PLEASE, preciso de ajuda.
    CUMPS
    CUIDADO, não de descuides...

  2. #2
    Senior Member Average 2 Avatar de 306 xs hdi
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Mensagens
    139

    Padrão

    Vamos la pessoal, preciso de ajuda
    CUIDADO, não de descuides...

  3. #3
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    se tens hipotese de meter por vácuo é melhor pq fica mais fácil de controlar abertura/fecho da geometria e o respectivo controlo de pressão...

    ainda por cima tens um tuturial completo ao que me parece...

    XAD + XADT

  4. #4
    Senior Member Average 2 Avatar de 306 xs hdi
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Mensagens
    139

    Padrão

    onde arranjo esse tutorial
    CUIDADO, não de descuides...

  5. #5
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    o tuturial é o link que tu próprio meteste... mais detalhado que aquilo só se pagares a alguem pra fazer no teu e tirares fotos a tudo e explicares... LOL

    XAD + XADT

  6. #6
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    É isto a que o silva se refere:

    • 3bar mapsensor (from a 1,9L tdi130bhp or 150bhp)
    • turbo selenoid
    • ECU software from a 406HDI pre-2002

  7. #7
    Senior Member Average 2 Avatar de 306 xs hdi
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Mensagens
    139

    Padrão

    Ok entao vou seguir esse prolecto a ver no que da.
    Obrigado e cumps
    CUIDADO, não de descuides...

  8. #8
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    fala com o teu reprogramador para saber se ele arranja e consegue meter o software certo na tua centralina... se conseguir o resto é fazer igual às fotos

    XAD + XADT

  9. #9
    VECTRADTI Motorsport Senior Avatar de VECTRADTI
    Data de Inscrição
    Jun 2008
    Mensagens
    704

    Padrão

    Citação Mensagem Original de ®_$¡|va Ver Post
    fala com o teu reprogramador para saber se ele arranja e consegue meter o software certo na tua centralina... se conseguir o resto é fazer igual às fotos
    Olá.

    O 306HDi de 90cv tem um turbo de geometria fixa GT1546S controlado por pressão. Sendo que vai ser impossivel controlar o turbo por vácuo como sugeres visto que não existe electro-valvula que actue de acordo com a pressão lida pelo sensor MAP. Se tivesse a história era diferente. Como não tem vai ter de comprar um actuador de pressão e colocar no turbo e regular os kgs de pressão máxima para a abertura máxima das alhetas da geometria. Ou seja. Imagina que ele quer fazer 1.5kgs de boost. Coloca o actuador e um manometro que existe para ler a força exercida na membrana. Verifica onde o perno da geometria atinge o máximo de abertura e regula a afinação na vareta para que quando o perno estiver no maximo a força que faz na membrana seja de 1.5kgs.E tá feito.

    Abraço.
    Opel Vectra B 2.0DTI "100" Caravan
    Seat Ibiza GT TDi

  10. #10
    Senior Member Average 2 Avatar de 306 xs hdi
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Mensagens
    139

    Padrão

    Bem pessoal, vou seguir o projecto que esta no link, ja tenho o ic quase pronto e o turbo gt18 ta pronto, agora é só mesmo montar e ver o k da.
    CUIDADO, não de descuides...

  11. #11
    Senior Member Senior Avatar de Metralha
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Em Luanda no Bairro do Kazenga
    Mensagens
    955

    Padrão

    Citação Mensagem Original de VECTRADTI Ver Post
    Olá.

    O 306HDi de 90cv tem um turbo de geometria fixa GT1546S controlado por pressão. Sendo que vai ser impossivel controlar o turbo por vácuo como sugeres visto que não existe electro-valvula que actue de acordo com a pressão lida pelo sensor MAP. Se tivesse a história era diferente. Como não tem vai ter de comprar um actuador de pressão e colocar no turbo e regular os kgs de pressão máxima para a abertura máxima das alhetas da geometria. Ou seja. Imagina que ele quer fazer 1.5kgs de boost. Coloca o actuador e um manometro que existe para ler a força exercida na membrana. Verifica onde o perno da geometria atinge o máximo de abertura e regula a afinação na vareta para que quando o perno estiver no maximo a força que faz na membrana seja de 1.5kgs.E tá feito.

    Abraço.
    Amigo és tão subtil Dás cabo do rapaz Gostei do promenor de querer controlar o turbo por vácuo nesse carro
    ART DISCIPLE - Team Máfia Power

  12. #12
    VECTRADTI Motorsport Senior Avatar de VECTRADTI
    Data de Inscrição
    Jun 2008
    Mensagens
    704

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Metralha Ver Post
    Amigo és tão subtil Dás cabo do rapaz Gostei do promenor de querer controlar o turbo por vácuo nesse carro
    Mas existe maneira de o fazer mesmo em carros que n tenham electro-valvula de origem! Dá é trabalho e torna-se mais dispendioso amigo.
    Opel Vectra B 2.0DTI "100" Caravan
    Seat Ibiza GT TDi

  13. #13
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Citação Mensagem Original de VECTRADTI Ver Post
    Olá.

    O 306HDi de 90cv tem um turbo de geometria fixa GT1546S controlado por pressão. Sendo que vai ser impossivel controlar o turbo por vácuo como sugeres visto que não existe electro-valvula que actue de acordo com a pressão lida pelo sensor MAP. Se tivesse a história era diferente.
    Se tu tivesses lido o topic todo e o link que está no inicio é que a história era diferente.

  14. #14
    Senior Member Average 2 Avatar de 306 xs hdi
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Mensagens
    139

    Padrão

    Eletrovavula eu tenho, mas e a controlar a egr, vou usar essa electrovalvula para controlar o actuador do gt18 tenho e que trocar um fio Na ecu, por o sensor de presao e o file especial do 406 hdi
    CUIDADO, não de descuides...

  15. #15
    VECTRADTI Motorsport Senior Avatar de VECTRADTI
    Data de Inscrição
    Jun 2008
    Mensagens
    704

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Cap Ver Post
    Se tu tivesses lido o topic todo e o link que está no inicio é que a história era diferente.
    Boas. Certamente ter-te-à escapado este quote a responder ao amigo Metralha:

    Citação Mensagem Original de VECTRADTI Ver Post
    Mas existe maneira de o fazer mesmo em carros que n tenham electro-valvula de origem! Dá é trabalho e torna-se mais dispendioso amigo.
    Para quê gastar dinheiro numa electro-valvula, trocar cablagens, colocar ficheiros de outros modelos quando por 80€ se compra um actuador de pressão especifico da Garrett para o turbo em questão e se coloca e afina a pressão e geometria na Turbocenter? Just my 2 cents...

    Abraço!
    Opel Vectra B 2.0DTI "100" Caravan
    Seat Ibiza GT TDi

  16. #16
    Senior Member Average 2 Avatar de 306 xs hdi
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Mensagens
    139

    Padrão

    Respondendo ao VectraDTI, eu sou açoriano e dai nao poder ir à turbo center, todo o material que tenho para o carro ja veio do continente e nao posso mandar o turbo outra vez prai por causa dos custos.
    CUIDADO, não de descuides...

  17. #17
    VECTRADTI Motorsport Senior Avatar de VECTRADTI
    Data de Inscrição
    Jun 2008
    Mensagens
    704

    Padrão

    Citação Mensagem Original de 306 xs hdi Ver Post
    Respondendo ao VectraDTI, eu sou açoriano e dai nao poder ir à turbo center, todo o material que tenho para o carro ja veio do continente e nao posso mandar o turbo outra vez prai por causa dos custos.
    Tens alguma Bosch Car Service perto de ti? Se sim muito provavelmente lá encontras o tal manómetro que falo mas que agora não me lembra o nome ( ) e com o qual regulas a pressão máxima que queres que faça de acordo com o máximo de abertura das alhetas. Assim só ligas para a Turbocenter e pedes o actuador, vão-te pedir a referência do turbo e tás safo.

    Abraço!
    Opel Vectra B 2.0DTI "100" Caravan
    Seat Ibiza GT TDi

  18. #18
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Citação Mensagem Original de VECTRADTI Ver Post
    Para quê gastar dinheiro numa electro-valvula, trocar cablagens, colocar ficheiros de outros modelos quando por 80€ se compra um actuador de pressão especifico da Garrett para o turbo em questão e se coloca e afina a pressão e geometria na Turbocenter? Just my 2 cents...
    Na minha opinião vale a pena, porque nunca vi uma linha de boost de jeito com o método do actuador de pressão sem controlo electrónico a actuar sobre um turbo vnt. Ora não têm baixas, ora a pressão sobe muito em altas..

  19. #19
    Senior Member Average 2 Avatar de 306 xs hdi
    Data de Inscrição
    Apr 2008
    Mensagens
    139

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Cap Ver Post
    Na minha opinião vale a pena, porque nunca vi uma linha de boost de jeito com o método do actuador de pressão sem controlo electrónico a actuar sobre um turbo vnt. Ora não têm baixas, ora a pressão sobe muito em altas..
    É por isso mesmo que prefiro que o controle seja pela electronica
    CUIDADO, não de descuides...

  20. #20
    #13 Super user Avatar de ®_$¡|va
    Data de Inscrição
    Sep 2005
    Localização
    SMA
    Mensagens
    2.004

    Padrão

    e com controlo por pressao a rolar a geometria vai sempre muito fechada... a unica coisa que se ganha é silencio e desgaste desnecessário no turbo... enfim...

    XAD + XADT

Tópicos Similares

  1. Como controlar a geometria?
    Por Nuno_peugeot 207 HDi no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 8
    Última Resp.: 12-03-2010, 10:26
  2. Turbo de geometria fixa para geometria variavél
    Por T_clio no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 9
    Última Resp.: 07-03-2010, 16:36
  3. Como controlar a vossa mulher ou vosso marido
    Por Psy_Cool no fórum TOLices
    Respostas: 4
    Última Resp.: 15-05-2009, 17:29
  4. Como controlar a vossa mulher ou vosso marido
    Por Psy_Cool no fórum Geral Tuning
    Respostas: 1
    Última Resp.: 15-05-2009, 02:26
  5. Quanto custa controlar geometria do turbo??
    Por VoodooCreations no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 1
    Última Resp.: 09-01-1970, 13:55

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •