Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 39
Like Tree3Gostos

Tópico: Consumo óleo do motor

  1. #1
    Senior Member Super user Avatar de Chlorophant
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Localização
    Almeirim, Santarém
    Mensagens
    1.340

    Padrão Consumo óleo do motor

    Pessoal tenho notado que o meu chasso anda a beber óleo em demasia, tenho frequentado outro fórum especifico de PSA´s e há muita mais gente a queixar-se do mesmo, preciso de saber de que forma fico melhor servido:se a mudar componentes de desgaste(segmentos, retentores etc) ou a mudar o motor inteiro(dentro dos PSA´s talvez outro 8v ou 16v do gti).
    O carro conta com 162mil km, não acho normal estar com o motor assim, provavelmente levou uma escáfia.

    P.S:Estou a atravessar uma fase profissional complicada e dentro em breve vou pertencer aos números do desemprego, esta decisão vai decidir se fico com ele ou não, peço a vossa opinião neste assunto.

    Abraço

  2. #2
    sky
    sky está desconectado
    Z32 J spec 99 Super user Avatar de sky
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    japan
    Mensagens
    5.064

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Chlorophant Ver Post
    Pessoal tenho notado que o meu chasso anda a beber óleo em demasia, tenho frequentado outro fórum especifico de PSA´s e há muita mais gente a queixar-se do mesmo, preciso de saber de que forma fico melhor servido:se a mudar componentes de desgaste(segmentos, retentores etc) ou a mudar o motor inteiro(dentro dos PSA´s talvez outro 8v ou 16v do gti).
    O carro conta com 162mil km, não acho normal estar com o motor assim, provavelmente levou uma escáfia.

    P.S:Estou a atravessar uma fase profissional complicada e dentro em breve vou pertencer aos números do desemprego, esta decisão vai decidir se fico com ele ou não, peço a vossa opinião neste assunto.

    Abraço
    Bebe muito oleo como? 1 litro por 100km 1000?

    Mede a compressão

    tenta usar oleo menos viscoso 15W40 ou 15w50 a ver se melhora.

  3. #3
    Senior Member Super user Avatar de Chlorophant
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Localização
    Almeirim, Santarém
    Mensagens
    1.340

    Padrão

    Citação Mensagem Original de sky Ver Post
    Bebe muito oleo como? 1 litro por 100km 1000?

    Mede a compressão

    tenta usar oleo menos viscoso 15W40 ou 15w50 a ver se melhora.
    Do que tenho notado é cerca de 1lt/1000km, o mais estranho é que ando devagar com ele(raramente passo dos 80km/h), e quando o nível baixa mais que o indicador mínimo fica por ali, não desce mais.

    Quando está a trabalhar ouço um "tec-tec" vindo do motor, tenho utilizado 10w40.

    Um teste à compressão vai dizer se tenho de mudar aquilo ou tirar o motor e meter outro?

  4. #4
    sky
    sky está desconectado
    Z32 J spec 99 Super user Avatar de sky
    Data de Inscrição
    Sep 2003
    Localização
    japan
    Mensagens
    5.064

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Chlorophant Ver Post
    Do que tenho notado é cerca de 1lt/1000km, o mais estranho é que ando devagar com ele(raramente passo dos 80km/h), e quando o nível baixa mais que o indicador mínimo fica por ali, não desce mais.

    Quando está a trabalhar ouço um "tec-tec" vindo do motor, tenho utilizado 10w40.

    Um teste à compressão vai dizer se tenho de mudar aquilo ou tirar o motor e meter outro?
    é uma questao de custos... motor vs Reconstruir esse.. mas existe um problema... metes um motor usado e se nao tiver bom? é um risco... eu motores usados só se tiver certeza que teja bom.

  5. #5
    Senior Member Super user Avatar de Chlorophant
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Localização
    Almeirim, Santarém
    Mensagens
    1.340

    Padrão

    Citação Mensagem Original de sky Ver Post
    é uma questao de custos... motor vs Reconstruir esse.. mas existe um problema... metes um motor usado e se nao tiver bom? é um risco... eu motores usados só se tiver certeza que teja bom.


    O medo é mesmo esse:é que se for reconstruido sei o que levou novo e à partida não tem nada que saber, agora outro motor é o risco de estar igual ou pior...quem diz que esse motor não andava sempre no red line até ao dia em que bateu numa parede e foi o fim dele?
    No fórum que procurei houve um que colocou um motor igual e que tinha o mesmo problema, mas só descobriu mais tarde.

  6. #6
    Senior Member Average 2 Avatar de mexanico1971
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Localização
    terceiro calhau a contar do sol
    Mensagens
    405

    Padrão

    já viste se tens algum vedante em mau estado !
    pra esses motores só semi-sintetico melhor é mesmo sintético !
    tenho um dessa familia mas 1.8 e tenho-o a cortar ás 7500rpm e vi que quando lhe arrefinfo a serio nota-se que o semi-sintetico não se aguenta á temperatura fica, um cheiro a queimado !!
    no meu xad T tambem tive de passar a usar sintético o 10/40 desaparecia !
    a tampa onde metes o oleo salta ou saem muitos vapores por lá ?!
    ou na vareta ?!

    cump"s

  7. #7
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Jan 2012
    Mensagens
    598

    Padrão

    Também sinto cheiro a queimado mexanico no meu e estava a pensar em mudar para 5W40. Não há problemas á partida não é?

  8. #8
    Senior Member Super user Avatar de Chlorophant
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Localização
    Almeirim, Santarém
    Mensagens
    1.340

    Padrão

    Citação Mensagem Original de mexanico1971 Ver Post
    já viste se tens algum vedante em mau estado !
    pra esses motores só semi-sintetico melhor é mesmo sintético !
    tenho um dessa familia mas 1.8 e tenho-o a cortar ás 7500rpm e vi que quando lhe arrefinfo a serio nota-se que o semi-sintetico não se aguenta á temperatura fica, um cheiro a queimado !!
    no meu xad T tambem tive de passar a usar sintético o 10/40 desaparecia !
    a tampa onde metes o oleo salta ou saem muitos vapores por lá ?!
    ou na vareta ?!

    cump"s
    Não será pior se usar sintético?É que se com um semi sintético já bebe qualquer coisa imagino com um ainda mais fino.

    Sempre ouvi dizer que os semi sintéticos eram a melhor das opções em óleo.

  9. #9
    Senior Member Super user Avatar de designer anonymu
    Data de Inscrição
    Sep 2012
    Localização
    + vila real +
    Mensagens
    1.120

    Padrão

    não te posso ajudar porque não é a minha especialidade esta àrea mas espero que te te safes e oh pah sobre o facto de pertenceres ao desemprego tem calma, tudo melhora nunca desistir

  10. #10
    Senior Member Super user Avatar de germani
    Data de Inscrição
    May 2007
    Localização
    portugal
    Mensagens
    1.600

    Padrão

    De que ano è o carro ? Ao ler os Teus Topicos ia-te dizer para meter Oleo 10W40 mas jà o fizeste.
    Depende do Ano mas se for o 1°è aconsselhado este entre outros 3:Helix HX7 10W40.
    Ou este que è mais Barato:Super 1000 X1 15W40 MOBIL 151180.
    Última edição por germani; 30-01-2013 às 22:11.

  11. #11
    Senior Member Average 2 Avatar de mexanico1971
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Localização
    terceiro calhau a contar do sol
    Mensagens
    405

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Chlorophant Ver Post
    Não será pior se usar sintético?É que se com um semi sintético já bebe qualquer coisa imagino com um ainda mais fino.

    Sempre ouvi dizer que os semi sintéticos eram a melhor das opções em óleo.
    podes usar nesse motor

    0W/30
    5W/30

    mas não é barato !
    mas fazes muitos mais KM"s e em extremos não perde propriedades

    cump"s

  12. #12
    Senior Member Super user Avatar de Chlorophant
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Localização
    Almeirim, Santarém
    Mensagens
    1.340

    Padrão

    Citação Mensagem Original de mexanico1971 Ver Post
    podes usar nesse motor

    0W/30
    5W/30

    mas não é barato !
    mas fazes muitos mais KM"s e em extremos não perde propriedades

    cump"s
    A minha ideia não é "camuflar" o problema, o arranjo dele(mais o valor!) é que decido se fico com ele ou não, senão faço como a maior parte do pessoal:dá à troca mais €€€ por outro.

    Segmentos+vedantes das camisas+mão-de-obra ficará mais ou menos em que valores?

  13. #13
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2006
    Mensagens
    18

    Padrão

    Tenho um toyota yaris de 99/04 tem 215mil e bebe oleo tambem ando em cidade uso o motul 10w40 disseram-me para meter o 15w40 mas dizem ser a maior barvaridade. No manual diz 5w30 nunca usei esta viscosidade o que acham???

  14. #14
    Senior Member Super user Avatar de pistolas
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    Vila Real
    Mensagens
    1.586

    Padrão

    Boas.

    Consumos de óleo podem ter várias causas e antes de pensares nos custos envolvidos para a resolução do problema, deves primeiro procurar a sua origem, avaliar e depois então procurar orçamentos para a resolução.

    Já te sugeriram medir a compressão e muito bem, pois isso irá dizer-te se existe desgaste nos seguementos.
    Babas de óleo também podem ser indícios de retentores ou juntas estragados ( juntas do carter, tampa das válvulas, retentores das cams ou da cambota ).
    Tira as velas fora e vê se estão limpas, livres de vestígios de óleo pois isso também te diz se existe óleo a ir parar a câmara de combustão.

    Portanto, tens alguns processos básicos a seguir para poderes encontrar a origem do problema e mediante isso poderás então procurar orçamentos. No entanto sou da opinião de que mediante os danos é preferível a reparação do que a troca de motor, pois um motor usado corre o risco de estar igual ou pior.
    Trocar internos não fica propriamente caro. Sendo feito por alguém competente e usando materiais de boa qualidade, ficas sempre garantido em termos de longevidade de motor.

    Para esse carro um 10W40 Semi-Sint. é mais do que suficiente.

    Cumps.
    C16XE ins
    Citação Mensagem Original de MrCupra2008 Ver Post
    Também não sabia que pistões forjados eram usados para RPM...julgava que o seu objetivo era baixa compressão, AKA turbinados

  15. #15
    Senior Member Average 2 Avatar de mexanico1971
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Localização
    terceiro calhau a contar do sol
    Mensagens
    405

    Padrão

    Citação Mensagem Original de filipetoyota Ver Post
    Tenho um toyota yaris de 99/04 tem 215mil e bebe oleo tambem ando em cidade uso o motul 10w40 disseram-me para meter o 15w40 mas dizem ser a maior barvaridade. No manual diz 5w30 nunca usei esta viscosidade o que acham???
    5w XX é sintectico !
    é melhor ou pior que o semi ou mineral ?!

  16. #16
    Senior Member Super user Avatar de pistolas
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    Vila Real
    Mensagens
    1.586

    Padrão

    Citação Mensagem Original de mexanico1971 Ver Post
    5w XX é sintectico !
    é melhor ou pior que o semi ou mineral ?!
    5W30 é sintético ????
    Pode não ser, até porque essa referência apenas designa a viscosidade do óleo e não a propriedade natural ou artificial.

    No meu ponto de vista, qualquer semi- sintético ou 100% sintético é melhor do que o mineral e o grau de viscosidade deve ser escolhido não só mediante o Clima como também mediante o uso e desgaste do motor.

    Cumps.
    C16XE ins
    Citação Mensagem Original de MrCupra2008 Ver Post
    Também não sabia que pistões forjados eram usados para RPM...julgava que o seu objetivo era baixa compressão, AKA turbinados

  17. #17
    Senior Member Super user Avatar de Chlorophant
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Localização
    Almeirim, Santarém
    Mensagens
    1.340

    Padrão

    Citação Mensagem Original de pistolas Ver Post
    5W30 é sintético ????
    Pode não ser, até porque essa referência apenas designa a viscosidade do óleo e não a propriedade natural ou artificial.

    No meu ponto de vista, qualquer semi- sintético ou 100% sintético é melhor do que o mineral e o grau de viscosidade deve ser escolhido não só mediante o Clima como também mediante o uso e desgaste do motor.

    Cumps.
    O fato de ser 100% sintético quer dizer que pode ser consumido mais rapidamente pelo motor do que semi-sintético?
    Pergunto isto porque tenho utilizado semi-sintético, tenho sido aconselhado a utilizar este por ser das melhores opções em óleos.

  18. #18
    Senior Member Super user Avatar de pistolas
    Data de Inscrição
    Apr 2007
    Localização
    Vila Real
    Mensagens
    1.586

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Chlorophant Ver Post
    O fato de ser 100% sintético quer dizer que pode ser consumido mais rapidamente pelo motor do que semi-sintético?
    Pergunto isto porque tenho utilizado semi-sintético, tenho sido aconselhado a utilizar este por ser das melhores opções em óleos.
    Os óleos sintéticos são mais finos, chegam com mais facilidade as partes a serem lubrificadas e não perdem as propriedades lubrificantes tão rapidamente, não criam borra dentro do motor e aguentam-se por mais quilómetros.
    Mas havendo uma fuga ou um desgaste acentuado corre mais riscos de ser consumido mais rapidamente pelo facto de ser mais fino.
    Só acho que justifica o oleo 100% em casos onde os motores são altamente exigentes porque para o dia a dia do carro comum é desnecessário.

    O Semi-Sintético é uma "mistura" entre o 100% sintético e o mineral. Não é tão fino portanto, mas tem também excelentes propriedades lubrificantes e é o meio termo para utilização em carros comuns do dia a dia pois por ter menos concentrados de carbono evita a carbonização das culaças e graças as propriedades artificiais ajuda a manter uma boa lubrificação.

    No teu caso, um semi-sintético é mais do que suficiente para garantir uma boa lubrificação. Deves é manter as especificações da viscosidade recomendada pela Marca. E para resolveres o problema dos consumos de óleo terás que fazer um check-up ao motor para encontrar a causa.

    Cumps
    C16XE ins
    Citação Mensagem Original de MrCupra2008 Ver Post
    Também não sabia que pistões forjados eram usados para RPM...julgava que o seu objetivo era baixa compressão, AKA turbinados

  19. #19
    Senior Member Average 2 Avatar de ricardofr-200
    Data de Inscrição
    Mar 2012
    Localização
    Lourinhã
    Mensagens
    299

    Padrão

    1L/1000 km, vais com sorte, o meu deve gastar o triplo disso

    Desculpem estar a meter-me aqui (mas era escusado estar a fazer outro tópico sobre mesmo assunto),

    O que se passa com o meu bolinhas:

    De vez enquanto, vejo fumo do óleo (azul clarinho) quando estou no para arranca, um vez estava parado no semáforo e passou ao verde, arranquei normalmente, alta nuvem só de estar ali parado. Ou então isso também acontece quando passo das 2500/3000 rpms para cima. Também sai esse fumo pelo respiro do motor (alias, aquilo já está tudo cagado, de volta e meia, limpeza do carburador, já 2 vezes desde ter arranjado a junta da cabeça, em Dezembro) O meu mecânico diz que são os segmentos que estão bons para ir para o lixo.

    Desde de Dezembro, já fui algumas vezes a Lisboa, uma vez a Santarém (ai é que se viu bem o fumo que aquilo fazia no vídeo ) e já consumi quase 5 litros de óleo, e só fiz cerca de 2000km!!!

    É pena que o meu motor já a levou mão de obra que levou, agora estar a desmontar aquilo tudo outra vez, nem quero imaginar, e nem tenho carteira para tudo...

    PS: O motor tem agora 151757, e sempre usou 10W40

  20. #20
    Senior Member Average 2 Avatar de mexanico1971
    Data de Inscrição
    Feb 2009
    Localização
    terceiro calhau a contar do sol
    Mensagens
    405

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Mudança de oleo do motor
    Por Chlorophant no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 3
    Última Resp.: 29-03-2009, 17:52
  2. Gasóleo tem óleo e oleo facilita a penetraçao em motor diesel
    Por Black Smoke Raio Azul no fórum TOLices
    Respostas: 49
    Última Resp.: 23-03-2009, 13:24
  3. Consumo de óleo saxo vts
    Por Saxo666 no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 0
    Última Resp.: 05-10-2008, 13:50
  4. Consumo de Óleo e Touches a bater! - PD150
    Por VP no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 7
    Última Resp.: 04-02-2008, 14:41
  5. Óleo motor com 40% DESCONTO
    Por Ricardo J Ferreira no fórum Manutenção
    Respostas: 0
    Última Resp.: 21-10-2006, 21:09

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •