Pessoal tenho notado que o meu chasso anda a beber óleo em demasia, tenho frequentado outro fórum especifico de PSA´s e há muita mais gente a queixar-se do mesmo, preciso de saber de que forma fico melhor servido:se a mudar componentes de desgaste(segmentos, retentores etc) ou a mudar o motor inteiro(dentro dos PSA´s talvez outro 8v ou 16v do gti).
O carro conta com 162mil km, não acho normal estar com o motor assim, provavelmente levou uma escáfia.
P.S:Estou a atravessar uma fase profissional complicada e dentro em breve vou pertencer aos números do desemprego, esta decisão vai decidir se fico com ele ou não, peço a vossa opinião neste assunto.
Abraço
Do que tenho notado é cerca de 1lt/1000km, o mais estranho é que ando devagar com ele(raramente passo dos 80km/h), e quando o nível baixa mais que o indicador mínimo fica por ali, não desce mais.
Quando está a trabalhar ouço um "tec-tec" vindo do motor, tenho utilizado 10w40.
Um teste à compressão vai dizer se tenho de mudar aquilo ou tirar o motor e meter outro?
O medo é mesmo esse:é que se for reconstruido sei o que levou novo e à partida não tem nada que saber, agora outro motor é o risco de estar igual ou pior...quem diz que esse motor não andava sempre no red line até ao dia em que bateu numa parede e foi o fim dele?
No fórum que procurei houve um que colocou um motor igual e que tinha o mesmo problema, mas só descobriu mais tarde.
já viste se tens algum vedante em mau estado !
pra esses motores só semi-sintetico melhor é mesmo sintético !
tenho um dessa familia mas 1.8 e tenho-o a cortar ás 7500rpm e vi que quando lhe arrefinfo a serio nota-se que o semi-sintetico não se aguenta á temperatura fica, um cheiro a queimado !!
no meu xad T tambem tive de passar a usar sintético o 10/40 desaparecia !
a tampa onde metes o oleo salta ou saem muitos vapores por lá ?!
ou na vareta ?!
cump"s
Também sinto cheiro a queimado mexanico no meu e estava a pensar em mudar para 5W40. Não há problemas á partida não é?
não te posso ajudar porque não é a minha especialidade esta àrea mas espero que te te safes e oh pah sobre o facto de pertenceres ao desemprego tem calma, tudo melhora nunca desistir
De que ano è o carro ? Ao ler os Teus Topicos ia-te dizer para meter Oleo 10W40 mas jà o fizeste.
Depende do Ano mas se for o 1°è aconsselhado este entre outros 3:Helix HX7 10W40.
Ou este que è mais Barato:Super 1000 X1 15W40 MOBIL 151180.
Última edição por germani; 30-01-2013 às 22:11.
Tenho um toyota yaris de 99/04 tem 215mil e bebe oleo tambem ando em cidade uso o motul 10w40 disseram-me para meter o 15w40 mas dizem ser a maior barvaridade. No manual diz 5w30 nunca usei esta viscosidade o que acham???
Boas.
Consumos de óleo podem ter várias causas e antes de pensares nos custos envolvidos para a resolução do problema, deves primeiro procurar a sua origem, avaliar e depois então procurar orçamentos para a resolução.
Já te sugeriram medir a compressão e muito bem, pois isso irá dizer-te se existe desgaste nos seguementos.
Babas de óleo também podem ser indícios de retentores ou juntas estragados ( juntas do carter, tampa das válvulas, retentores das cams ou da cambota ).
Tira as velas fora e vê se estão limpas, livres de vestígios de óleo pois isso também te diz se existe óleo a ir parar a câmara de combustão.
Portanto, tens alguns processos básicos a seguir para poderes encontrar a origem do problema e mediante isso poderás então procurar orçamentos. No entanto sou da opinião de que mediante os danos é preferível a reparação do que a troca de motor, pois um motor usado corre o risco de estar igual ou pior.
Trocar internos não fica propriamente caro. Sendo feito por alguém competente e usando materiais de boa qualidade, ficas sempre garantido em termos de longevidade de motor.
Para esse carro um 10W40 Semi-Sint. é mais do que suficiente.
Cumps.
5W30 é sintético ????
Pode não ser, até porque essa referência apenas designa a viscosidade do óleo e não a propriedade natural ou artificial.
No meu ponto de vista, qualquer semi- sintético ou 100% sintético é melhor do que o mineral e o grau de viscosidade deve ser escolhido não só mediante o Clima como também mediante o uso e desgaste do motor.
Cumps.
Os óleos sintéticos são mais finos, chegam com mais facilidade as partes a serem lubrificadas e não perdem as propriedades lubrificantes tão rapidamente, não criam borra dentro do motor e aguentam-se por mais quilómetros.
Mas havendo uma fuga ou um desgaste acentuado corre mais riscos de ser consumido mais rapidamente pelo facto de ser mais fino.
Só acho que justifica o oleo 100% em casos onde os motores são altamente exigentes porque para o dia a dia do carro comum é desnecessário.
O Semi-Sintético é uma "mistura" entre o 100% sintético e o mineral. Não é tão fino portanto, mas tem também excelentes propriedades lubrificantes e é o meio termo para utilização em carros comuns do dia a dia pois por ter menos concentrados de carbono evita a carbonização das culaças e graças as propriedades artificiais ajuda a manter uma boa lubrificação.
No teu caso, um semi-sintético é mais do que suficiente para garantir uma boa lubrificação. Deves é manter as especificações da viscosidade recomendada pela Marca. E para resolveres o problema dos consumos de óleo terás que fazer um check-up ao motor para encontrar a causa.
Cumps
1L/1000 km, vais com sorte, o meu deve gastar o triplo disso
Desculpem estar a meter-me aqui (mas era escusado estar a fazer outro tópico sobre mesmo assunto),
O que se passa com o meu bolinhas:
De vez enquanto, vejo fumo do óleo (azul clarinho) quando estou no para arranca, um vez estava parado no semáforo e passou ao verde, arranquei normalmente, alta nuvem só de estar ali parado. Ou então isso também acontece quando passo das 2500/3000 rpms para cima. Também sai esse fumo pelo respiro do motor (alias, aquilo já está tudo cagado, de volta e meia, limpeza do carburador, já 2 vezes desde ter arranjado a junta da cabeça, em Dezembro) O meu mecânico diz que são os segmentos que estão bons para ir para o lixo.
Desde de Dezembro, já fui algumas vezes a Lisboa, uma vez a Santarém (ai é que se viu bem o fumo que aquilo fazia no vídeo ) e já consumi quase 5 litros de óleo, e só fiz cerca de 2000km!!!
É pena que o meu motor já a levou mão de obra que levou, agora estar a desmontar aquilo tudo outra vez, nem quero imaginar, e nem tenho carteira para tudo...
PS: O motor tem agora 151757, e sempre usou 10W40