Resultados 1 a 19 de 19

Tópico: Condutores Inem e Ambulancias em geral

  1. #1
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    512

    Padrão Condutores Inem e Ambulancias em geral

    Boas gostaria de perguntar aqui se alguem tem ideia de qual a formação que o pessoal que conduz ambulancias e afins tem.

    Já ouvi versões de que na maioria dos casos os condutores são enfermeiros e outra versão a dizer que os motoristas tem curso de 1os socorros mas não tem que ter necessáriamente uma formação superior na area da saude.

    Alguem sabe alguma coisa sobre isto?

    Acho que podia ser uma profissão interessante para quem goste de andar abrir o que acho que engloba a maioria do pessoal do forum, seria uma opção interessante em alternativa a ser Gnr ou Policia.

    Acho que são as profissões mais interessantes para quem goste de andar na esgalha.

    Se souberem algo digam.

  2. #2
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    acho que pode ser interessante nessa componente, mas o que se tem que ver e assistir é bem pior...

  3. #3
    Senior Member Super user Avatar de PilotoZetec
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Mensagens
    3.280

    Padrão

    Este emprego passa por vários testes psicotécnicos... basta notarem que és a agressivo ao volante ou que só queres o trabalhar para andares a abrir esquece... nunca mais na vida!

  4. #4
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Aveiro
    Mensagens
    1.024

    Padrão

    é preciso cursos t.a.t e t.a.s no minimo, não é qualaque um que tira o t.a.s.

    não é um curso facil!!!!

  5. #5
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    512

    Padrão

    Explica lá isso do tat e tas que não sei ao que te referes...

    Alguem conhece pessoal a trabalhar no meio?

    Ganha-se bem?

    Tuningonline acredito que seja preciso mto estomago pois realmente essa malta deve-se deparar com situações mta maradas...

    Lancei o tópico como curiosidade pois de x em qdo lá passa um Inem por mim quando ando a dar aulas na baixa e comecei a pensar no assunto...

    A vida de instrutor automovel não tá facil e tenho falado com algumas pessoas que são instrutores e a dada altura decidiram mudar de carreira devido ao facto de instrutor estar mto dependente da natalidade e do local onde a escola se situa por forma a haver trabalho.

    Eu pessoalmente não me queixo de falta de trabalho, antes pelo contrário mas como conheci algum pessoal que saiu de instrutor para ser motorista de carris e afins começo a ponderar se não é boa ideia apostar noutra profissão qq, vai dai lembrei-me disto das ambulancias.

  6. #6
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Lisboa/ Torres Novas
    Mensagens
    225

    Padrão

    recomendo vivamente actor de filmes ****o... isso sim da dinheiro e passa-se a vida e "gozar"... xD

    perfeito perfeito era actor de filmes ****o a tempo inteiro e condutor de ambulancias a part-time... o pior é que ha enfermeiras bem boas e um gajo ja vem cansado de um dia longo de trabalho a montar.... xD

    esclareçam la isso do Tas e Tat pq é um assunto interessante para quem esta a pensar mudar de ramo...

  7. #7
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    512

    Padrão

    LOOOOOOOOOL

    Vai tudo pedir trabalho ao Sá Leão

  8. #8
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Aveiro
    Mensagens
    1.024

    Padrão

    o T.A.T é facil o problema é o T.A.S. o T.A.S é um curso que por norma é frequentado por bombeiros ou enfermeiros não sei se tá aberto a civis, e aviso já que não é um curso fácil e émuito extenso e não é só ter estomago, isso é o mais fácil é preciso saber lidar com as situções de perto e no momento, são trabalhos que exigem muitos conhecimentos a nivel de socorrismo e saúde. mas informa-te melhor no INEM. lá eles dizem tudo o que precisas.

  9. #9
    Senior Member Average 2 Avatar de powerON
    Data de Inscrição
    Dec 2003
    Localização
    Norte
    Mensagens
    439

    Red face inem

    boas

    o T.A.T (trip de ambulancia de transporte) e dado nos bv por formadores (no minimo ja com o TAS ou medicos ou enfermeiros ) e para bombeiros dessa corporaçao.
    a duraçao deste curso nao me lembro (depende muito da disponibilidade dos BV pois ao todos voluntarios)

    e T.A.S (trip de ambulancia de socorro) e dado e dois locais na ENB (escola nacional de bombeiros INTRA ou nas 4 delegacoes do inem(porto lisboa coimbra e algarve(faro), embora desde 2004 o inem tambem tenha apostado em dar a formaçao nos quarteis de Bombeiros mais distantes das principais cidades. (formadores : medicos enfermeiros TAE e Operadores de central mais antigos)
    Cursos que sao dirigidos para poucos elementos des varias corporaçoes e tenhem a duraçao 5 a 6 semanas,sendo de que todas as semanas sao efectuados testes eleminatorios.

    para o publico em geral sera mesmo um curso de socorrismo ou de SBV (suporte basico de vida)

    cursos de socorrismo e de SBV sao dados na CVP (cruz vermelha poruguesa) e sao para o publico em geral e sao pagos 125€ e dura 2 semanas

    quanto aos T.A.E (trip de ambulancia de emergencia) so ha este curso para funcionarios do inem (mas que muitos tambem sao bombeiros voluntarios nas horas livres).

    Distingue-se apenas por mais 2 duas coisas em relaçao ao T.A.S:

    o curso de conduçao feito por instrutores ou formadores da CRM do IMTT e do INEM, com duraçao de 1 semana (pelo menos foi o tempo no meu curso)

    e pelo

    DAE (Desfibrilhação Automática Externa - (administraçao de choque em caso de morte) com duraçao de 12 horas.Sendo de que so fica apto depois de uma avaliaçao pelo inst portugues de cardiologia, e que so pode ser efectuado exclusivamente nas ambulancias do INEM.

    So depois de ser avaliado e estar apto a isto tudo e com nota superior a 15 e que se vem para a rua, pelo menso no inem norte

    quanto a conduzir ambulancias INEM( nao as dos Bombeiros)
    e sempre feita por um dos dois TAE, sendo de que o que vai no lado do pendura e sempre o que mais formaçao tem e mais tempo de ambulancia.

    nas vmer (viatura medica de emergencia e reanimaçao)
    sao sempre conduzidas por um enfermeiro saolvo raricimas alturas.

    As viaturas que se encontram nas delegaçoes

    VIC . viatura de intervençao em catastrofe (carro com um posto medico avançado 8para 1º avaliaçao de vitimas - que e montado em 10 min) e uma central de comunicaçoes.
    Camiao com 1 hospital de campanha (que na verdade sao 3 camioes e que se encontram em lisboa)
    Capic - (carro do psicologo)
    NBQ - (carro com equipamento para combate a produtos ou guerra biologica)
    Ambulancia SIV - suporte imediato de vida - TAE e enfermeiro
    Ambulancia RN - (recem nascidos) so faz trasnportes entre ospitais de bebes- TAE mais equipa de um hospital (medico e enfermeiro)
    Moto - para 1ª avaliaçao no local - TAE
    moto4 . poderam ser utilizadas em buscas ou nas praias - por TAE
    Carros de apoio logistico
    Carros descaracterizados (para acompanhamentos de VIP´s - ministros presidentes de outros paises em vizita ao nosso pais, e situaçoes com mais gravidade em que se tenha de intervir com grupos de especiais)
    Podem ser conduzidas por TAE ou OPCEM (op de central de emergencia) sao os que fazem o atendimento das chamadas 112. mas que para alem de terem a formaçao toda a formaçao de TAE, ainda levam com mais 210h (de formaçao medica)

    Quanto ao serviço de HELI a tripulaçao e constituida por piloto. mecanico de voo. medico. e enfermeiro.

    quanto a concursos de entrada para o INEM :

    12º ano - minimo
    idade 23 anos e menos de 35 (a entrada)
    saber falar 2 linguas (ingles e outra)
    avaliaçao curricular
    prova cultural(escrita)
    avaliaçao psicologica
    entrevista

    e com muita sorte ficar nas vagas existentes, que sao muito poucas

    depois se ficarem e so formaçao a tras de formaçao

    desculpem o testamento espero ter retirado qualquer duvida em relaçao ao funcionamento dos meios INEM,

    qualquer duvida PM

    cumpz

    por isso a vida nao e facil para os elementos do inem


    delegaçao norte : (porto)

    Rua alfredo magalhaes nº 62 5º piso

    tel 22206500 - das 9 as 12.30 das 13.30 as 16, de seg a sexta

    fica proximo ao jornal de noticias
    Última edição por powerON; 14-06-2009 às 03:07.

  10. #10
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Aveiro
    Mensagens
    1.024

    Padrão

    eu sabia que não era assim muito facil. mas não asbia ao certo que tinham de fazer. obrigado pela explicação ao pessoal.

  11. #11
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    512

    Padrão

    Obrigado pelos esclarecimentos.

    De qq modo já vou nos 36 de idade isso já não dá para mim, nem isso nem quase nada pois infelizmente quando passamos os 35 parece que já somos todos "cotas" e como tal já não temos possibilidade de fazer uma mudança de profissão... não entendo isto mas ok.

    Noutros paises valoriza-se a experiencia, aqui passamos dos 35 e ardeu

    Bem de qq modo obrigado mais uma vez, pode ser que o post venha a ser util a alguem

  12. #12
    Senior Member Average 2 Avatar de ctr_ic_lx
    Data de Inscrição
    Aug 2008
    Mensagens
    373

    Padrão

    Sempre podes ir para Bombeiro Voluntário, no quartel da tua área de residência, e com o tempo, quem sabe ganhas confiança do comandante, e ele mete-te ao volante, mas seres condutor de ambulância, viatura de INEM, ou viaturas policiais tens de ter muita consciência daquilo que tas a fazer, cuidado acrescido, e saberes que o código da estrada não te protegem apenas te dá prioridade, no entanto és tu que tens de tomar as devidas precauções caso infrinjas as regras de transito., e caso sejas o culpado és tu que pagas, tens consciencia disso??? Não é só andares a abrir.

    Kt a formação, os unicos condutores com formação de condução, a chamada condução avançada defensiva, e posteriomente agressiva, são os condutores das viaturas do INEM, bombeiros esquece, têm é o curso de 1ºs socorros (pois se o doente tiver em estado crítico quem vai é o inem), e PSP e GNR são poucos a quem foi dada formação de condução avançada.

    Cumps
    Vive por algo...

  13. #13
    Detailer Super user
    Data de Inscrição
    Mar 2009
    Mensagens
    1.444

    Padrão

    Nem mais, se queres conduzir ambulancias basta seres bombeiro voluntario, nao tens que ter qualquer tipo de ensino, tens que ter a carta e mais nada....
    De resto, se nao queres estudar mais e queres andar a conduzir vai mesmo para bombeiro, andas a abrir para todo o lado nos carros.
    De qualquer das forma ingressar num emprego apenas porque se pode andar a abrir com os carros.... enfim, acho que ta condenado á partida....

  14. #14
    Senior Member Average 2 Avatar de ctr_ic_lx
    Data de Inscrição
    Aug 2008
    Mensagens
    373

    Padrão

    Citação Mensagem Original de FilipeJA Ver Post
    De qualquer das forma ingressar num emprego apenas porque se pode andar a abrir com os carros.... enfim, acho que ta condenado á partida....

    Concordo, e como já referi, caso tenhas um acidente metes-te em trabalhos, despesas, e afins.
    Vive por algo...

  15. #15
    Senior Member Super user
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Aveiro
    Mensagens
    1.024

    Padrão

    Citação Mensagem Original de FilipeJA Ver Post
    Nem mais, se queres conduzir ambulancias basta seres bombeiro voluntario, nao tens que ter qualquer tipo de ensino, tens que ter a carta e mais nada....
    De resto, se nao queres estudar mais e queres andar a conduzir vai mesmo para bombeiro, andas a abrir para todo o lado nos carros.
    De qualquer das forma ingressar num emprego apenas porque se pode andar a abrir com os carros.... enfim, acho que ta condenado á partida....
    isso não é assim como tu dizes, no minimo tem de ter carta á mais de dois anos, edepois não é sempre abrir, pois as ambulancias tambem são multadas, e tens de terensino sim senhor, não é so conduzir a ambulancia, no minimo para entrares para os bombeiros tens de ter o 9º ano, depois por ano tens de dar 80 de formação obrigatoria mais uma data de cenas, e para poderes ser bombeiro tens de tirar curso de tat, entre muitos outros.

  16. #16
    Senior Member Average 2 Avatar de ctr_ic_lx
    Data de Inscrição
    Aug 2008
    Mensagens
    373

    Padrão

    A questão do tempo de carta e do 9º ano desconheço, agora de terem formação de condução não têm, os condutores das carrinhas do INEM têm, 3 meses sempre tds os dias a conduzir e a ser avaliados.

    Quanto às multas são um veículo como outro qualquer, e em marcha de urgência pode prescindir de cumprir as regras de trânsito, contudo tomando as devidas precauções e de modo a não causar acidente algum.
    Vive por algo...

  17. #17
    Junior Member Novo user
    Data de Inscrição
    Nov 2008
    Mensagens
    1

    Padrão

    [quote=nelson_oli;543245]Boas gostaria de perguntar aqui se alguem tem ideia de qual a formação que o pessoal que conduz ambulancias e afins tem.

    Já ouvi versões de que na maioria dos casos os condutores são enfermeiros e outra versão a dizer que os motoristas tem curso de 1os socorros mas não tem que ter necessáriamente uma formação superior na area da saude.

    Alguem sabe alguma coisa sobre isto?



    o curso de condutor de ambulancia depende de onde é tirado. Se fores pela Cruz Vermelha é muito rígido e aí aprendes a sério e tornaste num verdadeiro profissional é cerca de 3 meses. Se fores pelos Bombeiros garanto-te que não é a mesma coisa, é mais facil e não te exigem o mesmo pois não existe essa função em exclusivo. Formação superior para essa função? Nem pensar. No INEM pode é haver sim enfermeiros ou médicos (por norma em inicio de carreira), mas não é necessaria estas habilitações para lá entrar, mas quanto melhor claro.

    Existe uma separação de funções numa ambulância. CONDUTOR é CONDUTOR, SOCORRISTA é SOCORRISTA. É assim que as coisas estão a ser trabalhadas pelos diversos organismos, para que a imagem que temos de condutores malucos e a abrir acabem.
    Uma ambulância é por norma composta por 3 elementos nos quais 1 é o chefe de equipa. O condutor tem bons conhecimentos de socorrismo, e pode desempenhar a função igualmente de socorrista.

    Espero ter ajudado

    cumps

    PS- O curso T.A.T não é dado só nos Bombeiros.

  18. #18
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Feb 2006
    Mensagens
    165

    Padrão

    Sou enfermeiro e conheço muito bem a realidade da emergencia pré-hospitalar. Não me vou alongar muito no meu texto até porque já aqui foi dito muita coisa. Algumas certas, outras nem por isso.

    Quanto ao pessoal que pensa que andar no pré-hospitalar é andar sempre a esgalhar, engane-se. Ás vezes é mesmo ao contrário. Quando virem uma ambulancia do INEM com a VMER atrás ou á frente, ambas a passo de lesma, então aí o caso é grave. Nenhum doente é reanimado em andamento. As VMER não andam sempre na "esgalha", e se andam é com justificação, vão em missão urgente de socorro. Só para terem uma ideia, um doente que sofra uma paragem cardio-respiratória, perde 10% de chances de ser reanimado com sucesso, POR MINUTO. Quanto mais tempo a VMER ou outro meio de socorro demorar a chegar ao local da vitima, menos hipoteses ele irá de ser reanimado. Daí a "esgalha" como alguns dizem.

    Ah e o curso de condução do INEM é extremamente exigente. Quem pensa que sabe conduzir, deveria fazer este curso. Era capaz de aprender qualquer coisita. Um colega que fez o curso de condução para uma VMER só teve como instrutor, um ex co-piloto do Carlos Sainz (isto há 9 anos atrás).

    Cumps

  19. #19
    Senior Member Average 2 Avatar de ctr_ic_lx
    Data de Inscrição
    Aug 2008
    Mensagens
    373

    Padrão

    Pois, mas uma coisa é ser condutor de uma ambulância dos Bombeiros, e outra é ser condutor duma VMER!

    É verdade, andei num GSI, dakeles astras antigos, proprietário dum ex-condutor das VMER e jesus, nunca tinha sentido/visto nada assim.

    Passei-me, entro no carro, para os lugares de trás, e já o carro em si mete respeito, um 2.0 com 160 cv, e c controlo tracção. Olho pó controlo tracção e tá desligado, lol pensei eu, mais um cromo . Não pus cinto, pensei que iamos devagar até à recta, onde os grandes condutores costumam puxar pelas suas máquinas, quando chegamos à 1ª rotunda...... Nem sabia onde me agarrar, devo ter ficado a 5 cms do lancil exterior, seguida de guinadas e do carro todo de lado a fazer uma rotunda completa assim do nada sem nada o prever, incluindo eu, de resto só deu tempo de eu pôr o cinto, ir caladinho e agarrado até à recta. Quando lá cheguei, assim a modos que rápido, ele estaciona o carro e apaga o cigarro, e eu só pergunto, como é que conduzes assim, ou onde é que aprendeste a conduzir assim, ao qual ele me respondeu, era condutor das viaturas do INEM!

    Ao regressar só sei que nunca irei passar pelo que passei, um gajo a fazer drift, numa descida de Via rápida (descida do tunel do grilo- direcção Odivelas, para quem conhece), com carro de tracção dianteira, a mais de 180... E o que mais me surpreendeu foi que me sentia seguro!!!

    Podem dizer que sou maluco, mas nunca hei-de andar com um condutor como aquele, e ali vi, eu não sou condutor, apenas tenho carta de condução.
    Vive por algo...

Tópicos Similares

  1. Greve geral
    Por P_e_p_p_e_r no fórum TOLices
    Respostas: 21
    Última Resp.: 07-12-2010, 19:03
  2. INEM na turquia
    Por PilotoZetec no fórum TOLices
    Respostas: 11
    Última Resp.: 14-09-2010, 15:56
  3. Aenor desafia condutores a identificar boas e más práticas de segurança rodoviária
    Por tuningonline no fórum Condução e segurança rodoviaria
    Respostas: 5
    Última Resp.: 21-08-2009, 17:21
  4. Um desabafo geral....
    Por Mister_P no fórum TOLices
    Respostas: 83
    Última Resp.: 11-05-2008, 23:10
  5. Sete condutores detidos em Lisboa
    Por Marco Cipriano no fórum Geral Tuning
    Respostas: 8
    Última Resp.: 29-01-2007, 19:21

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •