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Tópico: Condução desportiva: montar pneus melhores a frente ou atras

  1. #1
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    Padrão Condução desportiva: montar pneus melhores a frente ou atras

    Entrei numa discussao amigavel com um colega.

    Num carro de tracçao a frente, e numa conduçao desportiva, nao numa conduçao normal, é preferivel montar pneus melhores a frente ou atras?

    nao vou dizer ja o meu ponto de vista para nao influenciar a coisa.

    quero saber onde é melhor ter pneus em bom estado, no eixo da frente ou no de tras.

    numa curva perto de ti...

  2. #2
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    Regra geral diria que à frente... Mas... Temos aqui muitas variáveis em jogo...

    O carro com os 4 pneus em igual estado foge mais de frente ou de trás?
    O condutor tem mais destreza ou habito para safar quando o carro foge de frente ou de tráseira?
    Qual seria o percurso a fazer (Curvas lentas? Rapidas?)?

    Só com essas variáveis preenchidas é que se consegue encontrar o melhor padrão para a questão.

    Mas na minha opinião, e generalizando, os melhores à frente.

  3. #3
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    o caso é este. todos os 4 pneus ja tem alguns kms, e a pessoa em questao montou so 2 pneus. o que quero saber é, em caso de uma conduçao desportiva, para curtir umas curvas, qual a melhor soluçao para ter melhor comportamento. nao se esqueçam que é um carro com tracçao a frente.

    numa curva perto de ti...

  4. #4
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    Também depende do próprio carro. Se for num PSA tipo saxo/106, pode estar a abusar da sorte. Há outros que o eixo de trás só solta mesmo provocadíssimo.

  5. #5
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    o carro é um 307 Hdi comercial, e os pneus novos foram montados atras,e os gastos ficaram na frente.

    dai a minha discordia com ele.

    em conduçao cuidadosa e normal, ate pode ser que escape, agora numa conduçao desportiva, eu afirmo que o carro vai lhe fugir muito de frente, ele afirma que é melhor ter os pneus melhores atras do que a frente.....

    numa curva perto de ti...

  6. #6
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    pigz0r Super user
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    Mas quando a frente foge costuma ser mais facil de "ir buscar".. Costuma, não quer dizer que seja sempre assim.

    Mas eu sou capaz de ser um bocado parcial pq esfodacei um C3 todo por ter fugido de traseira, embora eu saiba perfeitamente que entrei demasiado rápido na curva.
    Última edição por Cap; 01-08-2008 às 21:13.

  7. #7
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    pois, mas ao entrar demasiado depressa na curva, mais depressa ele vai subvirar e perder a frente do que fugir de traseira. foi aqui a nossa espiga.

    numa curva perto de ti...

  8. #8
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    Independentemente do tipo de condução os fabricantes de pneus aconselham sempre os pneus em melhor estado a estarem atrás.

    Ja tive esta mesma discussão com um colega de trabalho em que eu dizia que seria sempre a frente pois é mais fácil controlar uma "traseirada" que uma saída de frente mas acabei por dar um braço a torcer quando ele me mostrou os sites das principais marcas de pneus que dizem precisamente o contrario e eles sabem de certeza melhor que eu...

    Mas bom bom... é ter todos em condições.

  9. #9
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    Citação Mensagem Original de Mister_P Ver Post
    pois, mas ao entrar demasiado depressa na curva, mais depressa ele vai subvirar e perder a frente do que fugir de traseira. foi aqui a nossa espiga.
    No meu caso foi ter tirado pé e a traseira ter ido à sua vida. Tirei pé demasiado tarde.

  10. #10
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    pigz0r Super user
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    Citação Mensagem Original de SM_Silver Ver Post
    Mas bom bom... é ter todos em condições.
    Ya! E principalmente enquanto n se puder ter, um gajo n se meter com aventuras. ehe

  11. #11
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    Citação Mensagem Original de SM_Silver Ver Post
    Independentemente do tipo de condução os fabricantes de pneus aconselham sempre os pneus em melhor estado a estarem atrás.

    Ja tive esta mesma discussão com um colega de trabalho em que eu dizia que seria sempre a frente pois é mais fácil controlar uma "traseirada" que uma saída de frente mas acabei por dar um braço a torcer quando ele me mostrou os sites das principais marcas de pneus que dizem precisamente o contrario e eles sabem de certeza melhor que eu...

    Mas bom bom... é ter todos em condições.
    tb ja li isso. mas o que eles aconselham la, é tambem numa conduçao normal, para um condutor normal, e conduçao defensiva.

    ate ai ate se entende, um condutor normal, que sinta a traseira a fugir, secalhar nem sabe o que deve fazr, compreende se que queira a traseira certinha.....

    agora numa conduçao num ritmo elevado, numa estrada de curvas, o exemplo que lhe dei foi conduzir com uns slicks atras, e pneus da treta a frente e ver o que acontece.

    numa curva perto de ti...

  12. #12
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    o site em questão

    http://www.michelin.pt/pt/auto/auto_...b_pqr_neuf.jsp

    mas volto a reafirmar, o caso é para conduçao desportiva, nao conduçao dita normal.

    numa curva perto de ti...

  13. #13
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    Tive uma mega ideia
    Que tal ele montar os novos à frente e depois atrás e experimentar as duas situações?

    Eu nos meus monto sempre atrás o melhor pneu.
    Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
    Honda NT 650 Deauville '98
    Land Rover Discovery 300 TDi '96
    Mini HL '81

  14. #14
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    Eu no meu carro (ibiza 6L comercial) meto sempre os melhores atras... da ultima vez que montei pneus, disse ao homem para por os melhores atras e ele ateimou cmg que devia ser a frente... insisti que era eu a pagar........

    novos é atras...

  15. #15
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    para mim os melhores pneus sao spr a frente
    andu spr em ritmos altos e spr a curvar no limite
    a frente é a unica coisa do carru qe tem q tar sempre na estrada
    gora a trazeira....
    ela q ande a vontade qe vai la buscala
    nao se esqesao q n é so a viragem do carro qe esta na frente
    é virar e tracao,juntamente c a trvagem
    alm de o maior peso estar a exercer na frente
    logo os pneus tem q estar mais resistentes a frente dqe a traz
    isu é o meu ponto de vista
    imaginem um pneu a arebentar a traz e a frente
    qerditem q qd arrebenta a frente ngm o agarra
    ele vai pa onde qer
    n ha maneira de o contrariar
    eu foco novamente o meu ponto de vista
    frente spr no melhor
    a trazeira vams buscala, a frente ja é um caso mais seriu....
    cumps
    NARESERVA gosta disto.

  16. #16
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    eu vou experimentar no meu, para ver a diferença.

    numa curva perto de ti...

  17. #17
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    Boas!

    Cada um têm a sua maneira de ver a questão, mas pra mim e no meu caso em concreto, é novos a frente... Em primeiro não perco tracção a frente e mesmo q o carro fuja um pouco de traseira fica mais facil recupera-la. Mas isso depende de mts factores e é subjectivel, mas continuo a apostar nos pneus a frente. Pode ser q faça um testes desses num trackday um dia destes. LOL.



    Cumprimentos

  18. #18
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    eu para mim, é sempre os 4 novos. mas qd nao pode ser, meto os novos a frente. ja tou habituado a que a traseira escorregue um pouco. prefiro isso a ficar sem frente numa curva, e ai sim nao tenho como o ir buscar.

    numa curva perto de ti...

  19. #19
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    eu para mim, é sempre os 4 novos. mas qd nao pode ser, meto os novos a frente. ja tou habituado a que a traseira escorregue um pouco. prefiro isso a ficar sem frente numa curva, e ai sim nao tenho como o ir buscar.

    Eu sou da mesma opiniao. sempre 4 pneus novos, mas sempre com a rotação pelo meio, nao deixo os pneus irem à vida de uma vez.

    Exemplo concreto é que fiz a rotação dos pneus (frente para trás ficando os melhores frente e piores traseira) e a traseira ficou muito solta.
    Miata 1.6 NA
    Quando se compra um Miata é para anda com a capota aberta. CAPOTA ABERTA. Se a capota está fechada é bom que a tempestade tenha nome.

  20. #20
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    Condução desportiva= travar o mais tarde possivel=é melhor teres bons pneus à frente.

    no entanto:

    condução desportiva=rwd=ou tens bons pneus atras ou bye bye.

    Se for tracção à frente eu tentaria ir rodando, para estaremm todos iguais.
    Se for um desportivo tracção attras, às vezes os traseiros são mais largos e ja não podes rodar.. mas carecas atras+ desportiva=teleseguro fala a marta.
    Don't drive faster than your guardian angel can fly.

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