onde estão esses carros?
-a pintura é assim tão importante? rosa-choque, verde fluorescente, cinza prata serve?
-estufados onde? no fogão? queimados? ahh....estofados...de estofos...não tinha percebido.
Efectivamente o tuning tem várias vertentes, como ja foi dito e bem antes por um utilizador.
A meu ver, a vertente mais importante é a melhoria da parte dinâmica e da segurança do carro. Isto tem a ver com alterações na suspensão, travões, jantes e pneus principalmente. Era sempre por aí que eu começava qualquer tuning num carro.
O tuning ou a palavra tuning vem de afinar/ajustar, mas obviamente hoje em dia engloba muito mais e tanto é tuning isso que eu descrevi atrás como a modificação completa do interior do carro, ou a parte da carroçaria.
Quem rebaixa um carro 6 cm para melhorar a performance e segurança do carro em estrada, não tem os mesmos objectivos que alguem que poe uma suspensão pneumática para dar show nas concentrações...ambos são tuning...
Também se pode modificar os carros segundo vários estilos: german style, dub, JDM, ratz, etc etc...ou simplemente ao gosto de cada um.
Depois há sempre a vontade de promover o que é genuinamente Português e que fazemos melhor....daí o azeite...vê-se muito azeite por essas concentrações...nada como o azeite Portugues.
Aqui no tuning.online.pt, para além de se promover outro tipo de tuning, e que se pode ver pelos concorrentes do concurso, não apela tanto às fibras (aqui fibras é maneira de dizer) apesar de haver muito boas preparações.
As fibras é outro mal do tuning Portugues! exactamente por ser fibra. É que devia-se apostar mais em componentes de qualidade em plastico ABS, PU RIM e peças aprovadas pela TUV. Temos pouco em Portugal quem faça...Ibherdesign....que vendem la fora e não cá...cá sofrem de fibrose... e sim tenho fibra no meu carro...
Aqui é que a porca torce o rabo...mais vale fazer pouco e bem do que muito e mal...
O que eu acho e gosto mais no tuning e que se aprende ou lê aqui e noutros foruns e que dou valor, é quando as pessoas fazem as modificações com determinado objectivo e são coerentes com esse objectivo e com o seu gosto. Quando há o conhecimento de que se põe as molas X e não se cortam ou comprimem as molas, quando se sabe porque é que se põe jantes mais largas e o que se ganha e perde com isso, saber as vantagens e desvantagens do chiptuning, discutir peso de jantes etc etc...
Os criterios são os de cada um, e os gostos dizem que não se discutem...mas ha certas coisas se vêm por aí que não sei se alguem gosta, mesmo o dono...