Resultados 1 a 4 de 4

Tópico: Como pode recuperar o IVA do seu carro.

  1. #1
    Renault Sport Senior Avatar de Jeremy
    Data de Inscrição
    Apr 2005
    Localização
    Drift WORKS!
    Mensagens
    705

    Thumbs up Como pode recuperar o IVA do seu carro.

    Os fiscalistas explicam o que deve fazer e a quem reclamar.

    Paula Cravina de Sousa

    No entanto, a recomendação aplica-se apenas ao regime que estava em vigor até 30 de Junho, pelo que os consumidores podem agora interpor processos nos tribunais nacionais, de forma a tentar reaver o montante do IVA pago sobre o Imposto Automóvel. Fique, então, a saber onde pode interpor os processos, quanto demoram e quanto tempo pode decorrer até reaver o seu dinheiro.

    1 - Comprei o carro nos últimos quatro anos. POsso reclamar agora o IVA que foi cobrado?
    Sim. Os contribuintes sempre tiveram legitimidade para questionar a aplicação do IVA no Imposto Automóvel. A decisão da Comissão deverá, se se confirmar, dar outra força jurídica a esta reclamação.

    2 - E quanto é que paguei a mais de IVA na compra do carro?
    De acordo com os cálculos do DE, e tomando-se como exemplo um Opel Corsa 1.2 a gasolina, o contribuinte deveria ter poupado quase 500 euros. O preço de venda ao público com o IVA sobre o Imposto Automóvel, foi de 14.580,7 euros. Sem o IVA, o consumidor teria pago apenas 14.088,3 euros.

    3 - Junto de que entidades é que o contribuinte pode reclamar ou levantar um processo?
    O consumidor pode fazer uma reclamação graciosa (gratuita) junto do chefe de serviço das Finanças - caso o montante em causa não ultrapasse os cinco mil euros - ou junto do director de Finanças, caso o valor ultrapasse aquela quantia. O contribuinte pode ainda interpor um processo junto do Tribunal Administrativo e Fiscal (impugnação judicial). O consumidor pode ainda recorrer à revisão oficiosa, que lhe permite reclamar o IVA se tiver comprado carro há mais tempo.

    4 - Qual o prazo limite para que o contribuinte possa fazer a reclamação ou levantar um processo?
    No caso da reclamação graciosa, o contribuinte tem apenas 120 dias para o fazer desde o momento da compra. No caso dos processos judiciais terá 90 dias para o fazer desde o momento da compra. Já a revisão oficiosa - que exige a interposição de um processo judicial - permite a quem tiver comprado carro nos últimos quatro anos - desde Julho de 2003 - tentar reaver o valor do IVA cobrado na venda do automóvel.

    5 - Quanto é que normalmente demora a ser resolvido um processo deste tipo?
    Estes processos são morosos. As reclamações graciosas demoram em geral um ou dois anos a resolver. Já a impugnação, e devido à morosidade dos processos em tribunal, poderá ter entre três a cinco anos para ver a situação resolvida. O certo é que os 120 dias de prazo para a reclamação gratuita já passaram na maioria dos casos. E a solução judicial é a mais onerosa - e a mais demorada.

    6 - Quanto tempo é que o contribuinte tem de esperar até o reaver o IVA pago?
    Depois de sair dos tribunais e caso o processo seja resolvido a favor do contribuinte, espera-lhe um longo compasso de espera. Assim, aos anos que o processo está em tribunal, junte-lhe mais entre um - no mínimo - e cinco anos. Desde que o processo é iniciado o consumidor pode então ter de esperar cerca de dez anos (tomando como exemplo os prazos máximos) para reaver o dinheiro do IVA.

    7 - Compensa interpor um processo? Ou sairá mais caro do que o IVA pago?
    Depende dos montantes a reaver. Normalmente, os custos de defesa de um processo deste tipo deverão ser adequados aos montantes de IVA em causa. O que poderá compensar para os contribuintes é levantar processos conjuntos, o que permite repartir os custos de um processo deste tipo.

    8 - E como funciona no caso dos concessionários e marcas oficiais? O caso muda de figura?
    Neste caso, a situação teria de ser analisada com algum cuidado, já que o IVA sobre o Imposto Automóvel é pago pelos fornecedores ao Fisco. Por sua vez, os consumidores vão pagar aos concessionários o IVA que estes já pagaram. Os concessionários não podem assim pedir a devolução do dinheiro do IVA, uma vez que já o cobraram aos consumidores.

    9 - E se o tribunal de justiça europeu acabar por dar razão a a Portugal?
    Nesse caso as ambições de Bruxelas - que Portugal deixe de cobrar o IVA sobre o IA - caem por terra e os tribunais nacionais terão então mais argumentos para inviabilizar a devolução do IVA.


    Outras infracções fiscais apontadas por Bruxelas
    A Comissão Europeia (CE) já pediu explicações a Portugal sobre outros regimes tributários. Uma destas, revela-se na tributação de dividendos, considerando-se que Portugal discrimina as empresas estabelecidas no exterior, uma vez que “a legislação nacional em vigor prevê a não tributação ou uma tributação muito baixa dos dividendos internos, enquanto os dividendos saídos são sujeitos a retenções na fonte que variam entre 5% e 25%”. Noutro caso, em matéria de banca, a CE decidiu instaurar uma acção no TJCE por Portugal não ter alterado a sua legislação fiscal em matéria de pagamento de juros ao exterior. Em Portugal, é aplicada uma taxa de retenção na fonte de 20% sobre os juros brutos pagos por residentes portugueses que tenham feito empréstimos a instituições não residentes. Por outro lado, os juros pagos a instituições financeiras residentes não são objecto de retenção na fonte, embora estejam sujeitos ao imposto sobre o rendimento das sociedades nacional. Um outro caso refere-se à aplicação da taxa reduzida de IVA (5%) nas fraldas

  2. #2
    Senior Member Senior
    Data de Inscrição
    Jan 2007
    Mensagens
    797

    Padrão

    Moral da história, é pa esquecer certo?

  3. #3
    Renault Sport Senior Avatar de Jeremy
    Data de Inscrição
    Apr 2005
    Localização
    Drift WORKS!
    Mensagens
    705

    Padrão

    São muitos anos... lol.

  4. #4
    Renault Sport Senior Avatar de Jeremy
    Data de Inscrição
    Apr 2005
    Localização
    Drift WORKS!
    Mensagens
    705

    Padrão

    wtf?!?!?

    (10 caracteres)

Tópicos Similares

  1. Portugal pode ser líder de mercado como Mobi.e
    Por tuningonline no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 0
    Última Resp.: 29-08-2011, 20:00
  2. Respostas: 1
    Última Resp.: 31-05-2010, 19:30
  3. Como recuperar matriculas depois de serem canceladas....
    Por 4l_Alpine no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 1
    Última Resp.: 07-02-2009, 07:06
  4. Como se pode ver perder um carro em 2min.
    Por NUNO SANTOS no fórum Videos
    Respostas: 7
    Última Resp.: 26-05-2007, 17:44
  5. Hondas- como recuperar a cor preta dos cromados?
    Por ADN no fórum Do It Yourself
    Respostas: 2
    Última Resp.: 22-08-2004, 21:14

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •