Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 21

Tópico: Como calcular dimensões ideais de INTERCOOLERS?

  1. #1
    Member Average
    Data de Inscrição
    May 2005
    Localização
    Sintra
    Mensagens
    91

    Padrão Como calcular dimensões ideais de INTERCOOLERS?

    Boas


    estou a aplicar um turbo num carro que originalmente é atmosferico.
    O carro é para ficar a fazer por volta dos 1.3 bar de pico

    Este processo inclui já algum material, tal como psitons e bielas forjadas entre outro material, portanto, é um projecto c/ cabeça tronco e mebros.


    Como e que posso calcular as dimensoes e capacidades ideais para INTERCCOLER para o meu carro?

    A minha intensão é não cortar o para choques, portanto o espaço disponivel para o INTERCOOLER não é muito, não quero estár a colucar um que depois não tenha capacidade soficiente para arrefecer o ar, nem que estrangule a pressão..

    nesse caso prefiro cortar o para choques..



    Como poderei eu saber qual é o IC ideal? Será mesmo quanto maior, melhor?
    Última edição por boorning; 17-06-2008 às 03:04.

  2. #2
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jun 2008
    Mensagens
    62

    Padrão

    Não sei a "formula" para calcular o tamanho do IC, mas de uma coisa tenho a certeza, não é quanto maior melhor. Se for grande demais para a pressão que o turbo consegue fazer, vais perder pressão à saida do IC, logo aí estarás a perder uns bons cvs...

  3. #3
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Na maior parte dos casos os maiores até são menos restritivos, causando portanto menor queda de pressão, o que acontece é poder aumentar o lag, visto que é mais volume que tem que ser preenchido quando o turbo faz o spool up.

  4. #4
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jun 2008
    Mensagens
    62

    Padrão

    IC a mais para turbo a menos resulta em perda de potencia

  5. #5
    Member Average
    Data de Inscrição
    May 2005
    Localização
    Sintra
    Mensagens
    91

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Roadshow Ver Post
    IC a mais para turbo a menos resulta em perda de potencia

    exacto, mas como é que eu posso saber que IC clolucar num turbo que irá rondar os talvez 1 bar esaveis e 1.3 bar pico?

    Não ha maneira de calcular? só memso experimentando??

  6. #6
    Senior Member Senior Avatar de YAMEN GREENPOWER
    Data de Inscrição
    Apr 2005
    Localização
    MARGEM SULPOWER
    Mensagens
    851

    Padrão

    Convem saber estes valores para se ter uma ideia..

    Cc do carro??1.6 2.0 ?

    Tamanho do turbo A/r modelo

    Por vezes as marcas evoluem certos motores,que atravez dos valores de cc e tipo turbo podes tirar uma ideia do tamanho ideal de ic...

    Existe uma formula sim,ou até softwer para calcular o volume do ic....tens é que saber todos os dados de cotas do motor....para que rotação maxima etc..

    2 cent´s
    MBPOWER
    Bosch Diagnostic
    gsmotor@gmail.com
    FEEDBACK-http://www.tuning.online.pt/forum/yamen-greenpower-t95046.html?p=553080
    http://www.facebook.com/home.php#!/p...582706?fref=ts

  7. #7
    Member Average
    Data de Inscrição
    May 2005
    Localização
    Sintra
    Mensagens
    91

    Padrão

    Citação Mensagem Original de YAMEN GREENPOWER Ver Post
    Convem saber estes valores para se ter uma ideia..

    Cc do carro??1.6 2.0 ?

    Tamanho do turbo A/r modelo

    Por vezes as marcas evoluem certos motores,que atravez dos valores de cc e tipo turbo podes tirar uma ideia do tamanho ideal de ic...

    Existe uma formula sim,ou até softwer para calcular o volume do ic....tens é que saber todos os dados de cotas do motor....para que rotação maxima etc..

    2 cent´s

    é um 1.6 16v

    garret t 28

    AR 50

    o turbo já de si é um pouco grande, já vai demorar um certo timing a encher.. o IC tem que ser bem calculado.. pois não quero que esse timing duplique
    Última edição por boorning; 17-06-2008 às 17:25.

  8. #8
    TD
    TD está desconectado
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Mensagens
    192

    Padrão

    Citação Mensagem Original de boorning Ver Post
    é um 1.6 16v

    garret t 28

    AR 50

    o turbo já de si é um pouco grande, já vai demorar um certo timing a encher.. o IC tem que ser bem calculado.. pois não quero que esse timing duplique

    tens ai um IC bom para o que queres que o nosso amigo spyro está a vender,ele tinha esse turbo e o bloco que usa é o mesmo que tu 1.6 16v...


    cumps

  9. #9
    Member Average
    Data de Inscrição
    May 2005
    Localização
    Sintra
    Mensagens
    91

    Padrão

    Citação Mensagem Original de TD Ver Post
    tens ai um IC bom para o que queres que o nosso amigo spyro está a vender,ele tinha esse turbo e o bloco que usa é o mesmo que tu 1.6 16v...


    cumps

    tive agora a vê-lo, não sá para o meu carro, 1º pelas dimensoes e 2º pelos bocais serem do mesmo lado

  10. #10
    Member Average
    Data de Inscrição
    May 2005
    Localização
    Sintra
    Mensagens
    91

    Padrão

    neste momento tenho este aqui em casa.. que bem trabalhadinho até o monto s/ ter que alterar muita coisa na frente do carro..

    pela foto parece muito pqueno.. mas até nem é.. tem + 13cm de comprimento que uma matricula.. o unico contra é que tem os bocais em plastico..



    resta saber é se é isto que preciso..
    Última edição por boorning; 17-06-2008 às 19:07.

  11. #11
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Roadshow Ver Post
    IC a mais para turbo a menos resulta em perda de potencia
    Mito urbano. Ou apresenta uma explicação lógica.

  12. #12
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Trofa/Braga/Porto de Mós
    Mensagens
    2.236

    Padrão

    Visto teres material "em casa" eu resolvia isso testando o que tens com um manónetro. Vê qual a temperatura dos gases depois do IC e só depois é que avançava para outros voos se tal se justificasse.
    Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
    Honda NT 650 Deauville '98
    Land Rover Discovery 300 TDi '96
    Mini HL '81

  13. #13
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Porto
    Mensagens
    16.273

    Padrão

    Neste livro: http://astore.amazon.com/tuningonlin...593374-5225768

    explica isso, mas é em ingles...

  14. #14
    Member Average
    Data de Inscrição
    May 2005
    Localização
    Sintra
    Mensagens
    91

    Padrão

    Citação Mensagem Original de tuningonline Ver Post
    Neste livro: http://astore.amazon.com/tuningonlin...593374-5225768

    explica isso, mas é em ingles...

    Não me deve ajudar muito, pois não pesco nada de inglês, mas de qualquer modo obrigado.. ja o estou a sacar no EMULE

    contunua-se a aceitar opinioes de entendidos

  15. #15
    Member Average
    Data de Inscrição
    May 2005
    Localização
    Sintra
    Mensagens
    91

    Padrão

    eu Ponho-me a olhar para os Intercooler de carros com cilindradas e cavalagens muito superiores ao meu.. e se forem maiores.. não são muito maiores que o meu..

    SUBARU IMPRESA 2.0 16V WRX TURRBO 280CV

    http://www.autobytel.com/images/carP..._engine_lr.jpg


    MITSUBISHI LANCER EVO VIII 2.0 16V TURBO 280CV

    http://br.geocities.com/capri7002/jap/lancviii.jpg


    FIAT COUPE 2.0 20V TURBO 220CV

    http://www.tuningshop.co.uk/acatalog/horpuntinterc.jpg


    E os dos AUDI S3/ LEON CUPRA R 1.8T 225cv tambem não asão assim muito grandes..

    Mas depois vejo o pessoal dos NISSAN 200SX 1.8 16V 170cv a colucar-lhes IC's gigantes.. :

    http://www.invoauto.co.uk/images/Pro...er/r32-lrg.jpg

  16. #16
    Minis ao poder!!! Super user Avatar de SquareWheels
    Data de Inscrição
    Mar 2007
    Localização
    Trofa/Braga/Porto de Mós
    Mensagens
    2.236

    Padrão

    Citação Mensagem Original de boorning Ver Post
    eu Ponho-me a olhar para os Intercooler de carros com cilindradas e cavalagens muito superiores ao meu.. e se forem maiores.. não são muito maiores que o meu..

    SUBARU IMPRESA 2.0 16V WRX TURRBO 280CV

    http://www.autobytel.com/images/carP..._engine_lr.jpg


    MITSUBISHI LANCER EVO VIII 2.0 16V TURBO 280CV

    http://br.geocities.com/capri7002/jap/lancviii.jpg


    FIAT COUPE 2.0 20V TURBO 220CV

    http://www.tuningshop.co.uk/acatalog/horpuntinterc.jpg


    E os dos AUDI S3/ LEON CUPRA R 1.8T 225cv tambem não asão assim muito grandes..

    Mas depois vejo o pessoal dos NISSAN 200SX 1.8 16V 170cv a colucar-lhes IC's gigantes.. :

    http://www.invoauto.co.uk/images/Pro...er/r32-lrg.jpg
    A função dos IC é arrefecerem ao máximo os gases, certo? Então acho que deves, como já disse anteriormente, arranjar um manómetro para colocares depois do IC e veres qual o que te "refresca" mais.
    Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
    Honda NT 650 Deauville '98
    Land Rover Discovery 300 TDi '96
    Mini HL '81

  17. #17
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jun 2008
    Mensagens
    62

    Padrão

    O tamanho do IC tem de ser proporcional ao fluxo de ar que se pretende que passe dentro dele. IC maiores arrefecem mais porque a superfície, que é refrescada também é maior, o que também mantem o ar mais frio por mais tempo. Mas chega-se a um ponto onde tubos mais longos e largos nos IC maiores vão causar turbulência indesejada (e "lesiva") no fluxo de ar. É como disparares uma bala 6.35mm(low boost) numa pistola de 9mm(IC grande), a quantidade de ar a mais no tubo faz com que a bala caia na chão apenas uns metros à frente do sitio de onde foi disparada. Perdeu velocidade, e linearidade (fluxo de ar turbulento). A menos que queiras por esse motor com 350cvs, o que eu duvido, não precisas de um IC gigante, não vais notar diferença nenhuma em termos de potencia.
    Última edição por Roadshow; 18-06-2008 às 12:16.

  18. #18
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Que a partir de certa eficiência se deixe de ganhar performance, estou plenamente de acordo. E neste caso, pode ser considerado desperdício, nem que seja de espaço. Agora o volume extra não faz perder performance, porque uma vez cheio (spool up) não atrapalha minimamente o fluxo de ar, porque tal como já disse, por norma são menos restritivos.

    A analogia com a bala foi mázinha, nem é possível disparar uma bala 6.35 numa 9mm. :p

  19. #19
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jun 2008
    Mensagens
    62

    Padrão

    Pois, não percebo muito de armas felizmente. You got the idea :p
    Última edição por Roadshow; 18-06-2008 às 13:52.

  20. #20
    Member Average
    Data de Inscrição
    May 2005
    Localização
    Sintra
    Mensagens
    91

    Padrão

    deu para perceber

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. colunas ideais
    Por leobxb no fórum Car Audio & ICE
    Respostas: 15
    Última Resp.: 23-03-2010, 21:28
  2. dimensões das rodas
    Por leobxb no fórum Ligação ao solo
    Respostas: 6
    Última Resp.: 23-07-2008, 18:45
  3. Calcular Litragem de Caixas e Subs...
    Por Padno no fórum Car Audio & ICE
    Respostas: 3
    Última Resp.: 07-03-2008, 10:01
  4. Dimensões das colunas
    Por hellzoner no fórum Car Audio & ICE
    Respostas: 1
    Última Resp.: 19-12-2007, 10:06
  5. calcular caixa de sub
    Por carlos_xr2 no fórum Car Audio & ICE
    Respostas: 2
    Última Resp.: 11-08-2007, 23:44

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •