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  • 1 Escrito por ricardojpm_1991

Tópico: Clio DCI com água do radiiador tipo pasta.

  1. #1
    RicardoJPM Novato
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    Padrão Clio DCI com água do radiiador tipo pasta.

    Boa noite.

    Sou proprietário de um clio dci de 2003.

    O que me está a acontecer é que no depósito de água de radiador, está a criar tipo uma pasta preta... Estive a verificar e não parece ser óleo.

    Já aconteceu a alguém?

    O que poderá ser?

    *Se for necessário tento tirar uma foto.

    Obrigado

    Continuaçao de Boas Festas.

  2. #2
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
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    Ora, a única coisa preta que costuma ir para o radiador é óleo, quando tens alguma fuga interna no motor.

    Como está o consumo de óleo do carro?
    e o aquecimento da temperatura da água?

    Pode também ser da cor do teu anti congelante de não ser trocado á muito, ou de estar sujo de alguma fuga que tinha dantes, e depois de resolverem não terem desengordurado bem o circuito. De qualquer das formas, vai metendo o olho, se não ganhas uma prenda...
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  3. #3
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    Não parece mas é oleo. É oleo bem batido e misturado com o anticongelante, fica tipo um nhanha preta, ou cinza escura.

    Não conheço esse motor mas as causas mais comuns disso nos motores diesel e por ordem de probabilidade são:
    - Se tiver permutador água/oleo (para arrefecimento do oleo quando os carros não têm radiador de oleo), poderá ser este a dar passagem o que é muito comum
    - Camisas dos injectores com corrosão
    - Junta da cabeça
    - Cabeça estalada
    - Bloco estalado (muito raro mas acontece)

    Conselho é que vejas isso o mais depressa possivel, porque além de poderes ter uma prenda a sério os tubos da água vão começar a inchar visto que não são indicados para oleo logo com o tempo ganham fugas ou mesmo pior, podem rebentar.

  4. #4
    sky
    sky está desconectado
    Z32 J spec 99 Super user Avatar de sky
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    Tira fotos, mas tambem me parece que seja oleo a passar para a agua.

  5. #5
    RicardoJPM Novato
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    Boas amigos.

    Antes de mais obrigado pelas respostas... Não consegui tirar fotos, mas estive a verificar e sim é óleo.

    Troquei todo o anticongelante e passados dois dias voltou a ficar com a água toda cinzenta.

    Mas como já vi que não é sujidade de antes vou esta semana à garantia.

    Depois posto novidades.

    Obrigado.
    Abraços
    RicardoMedeiros
    ​Técnico de Informártica

  6. #6
    RicardoJPM Novato
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    Boas.

    Peço desculpa pela demora a postar o problema.

    Fui com o carro à oficina e era o permutador de óleo danificado, já foi substituido, mas a água ainda não está completamente limpa (o que é normal)

    Mas agora tenho uma fuga de óleo entre o permutador e o motor.

    :s
    RicardoMedeiros
    ​Técnico de Informártica

  7. #7
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    Citação Mensagem Original de ricardojpm_1991 Ver Post
    Boas.

    Peço desculpa pela demora a postar o problema.

    Fui com o carro à oficina e era o permutador de óleo danificado, já foi substituido, mas a água ainda não está completamente limpa (o que é normal)

    Mas agora tenho uma fuga de óleo entre o permutador e o motor.

    :s
    Isso são os o-rings ou vedantes. Toca a desmontar tudo e ver se estão danificados/cortados e subsituir

    E agora é uma trabalheira para lhe limpar o circuito de água até que saia a porcaria toda

  8. #8
    RicardoJPM Novato
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    Bem... o vedante do permutador estava todo curtido, já levou novo e ficou ok.

    rmiguelcar gosta disto.
    RicardoMedeiros
    ​Técnico de Informártica

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