boas,
Poderás dar um pouco mais força à bomba Injectora
boas pessoal, como podem ver pelo titulo sou possuidor de um clio 1.9 TD... gostava de dar um pouco mais de carga, que me aconseham a fazer?
boas,
Poderás dar um pouco mais força à bomba Injectora
Isso é facil.
Já me aconteceu o meusmo no meu 1.9d
Pedes a alguem para com o carro desligado carregue no acelarador a fundo.
Depois vês na bomba injectora se ainda existe folga de acelarador.
Se existir folga, com o acelarador largado, tiras o freio do cabo do acelarador antes da bomba injectora, e avanças umas casas até ele começar a desencortar do batente da bomba.
E exprimentas novamente a ver se ainda existe folga.
Se quiseres fazer mais rotação que aquela de origem (desaconselho), tem um parafuso/batente de limite de acelarador, que se pode desapertar
Cumps.
Neolfp
X53-F8Q
Um turbo maior, intercoler, e debito na bomba, é o pricipal neste motor
E essa alteração do corte presumo que seja a tal governor mod que se ouve falar por aí certo?
Varet4 com a eliminação da folga notaste alguma diferença no andamento?
Abraço
Boas.
A bomba sendo mecânica o corte do motor é o limite de acelarador disponivel.
Imagina o seguinte:
Vais em AE em 5ª ao corte a 190km/h a 5000rpm, com o acelarador a fundo (por exemplo)
Não dá mais.
Imagina que afinas o acelarador para este passar para alem do limitador da bomba...vais conseguir acelarar mais, vais conseguir fazer 5200rpm e chegar perto dos 200km/h.
Eu digo isso, por expriencia propria.
Tenho um R19 1.9d e com o parafuso na bomba, em descida em AE a fundo dava 185 km/h e cortava....não dava mais nem 1km/h
Um cero dia o parafuso perdeu-se
Em AE a fundo agora, chega perto dos 200km/h sem cortar
Cumps.
Neolfp
X53-F8Q
Isso é interessante... na minha bomba uma das peças tipo alavanca bate na bomba e nao vai mais que aquilo ...
Mas uma alteraçãozita dessas era bem vinda, não sei se o que falei é o mesmo que tu falaste..
Varet4 continua no bom caminho...
É estranho isso acontecer... Tenho um amigo meu que o clio dele dá esses quase 200 sem nada mexido. O que acontece ao dar mais curso ao acelerador é apenas o acelerar mais. Não altera corte. Experimenta uma coisa. Em 2a puxas a mudança até o motor "travar" ou cortar. Depois mete o parafuso do batente no sitio normal e faz o mesmo, se conseguires cortar a 2a. E a velocidade atingida é a mesma. De forma exagerada o que acontece é que com o batente no sitio dele vais a meio acelerador, e é normal que o carro não passe de um certo ponto, pois falta gasóleo para o conseguir. Alterando isso é como se acelerasses a fundo. Não sei se me expliquei bem. O corte em si é outra coisa. Isto pode depender das bombas, mas pelo menos na minha bosh é assim que funciona, e penso ser assim em todas.
Última edição por Parreira; 14-07-2011 às 19:41.
Boas.
A bomba em questão é uma Lucas.
Esse batente funciona como limitador do curso do acelarador. Isso de puxar 2ª nunca exprimentei, aliás, o parafuso da bomba desapareceu mesmo
Mas por exemplo, imagina que vais em AE a fundo e fazes 185km/h vel maxima.
Depois se fores com o acelarador um bocadito acima do limite, não vais atingir a mesma velocidade.
Com o limitador da bomba acontece o mesmo, se conseguires ter mais acelarador do que aquele de origem, vais ter mais rotação, logo mais ponta.
Claro que para isso convem a bomba estar com mais debito, pois o que pode acontecer é não ter gasoleo suficiente para a rotação que vais.
Mas digo já que não vale a pena arriscar a andar a 200 com um 1.9d, pois o esforço que o motor vai a fazer é terrivel.
Mas de origem estes motores, pelo menos com bomba lucas e até ao ano de 1997 não passam dos 185kmh.
Sente-se mesmo o corte do motor.
Cumps.
Neolfp
X53-F8Q
Hum... Acho isso muito estranho, mas ok... Que eu saiba o batente apenas muda o curso do acelerador, nao o corte do motor. Mas pronto vou tentar informar-me se assim é... :S
Tive um megane 1.9dT durante 8 anos, estalei 2 cabeças e parti 4 turbos. Chegou a medir 125 CV num Vamag.... Não compensa o tempo perdido e o dinheiro gasto. Esses motores F8Q turbo, não gostam de pressão. Eu andava a fazer 1.8 estaveis com o turbo de 1 Nevada 2.1 td. Podes sempre dar um toke na bomba e fica mais engraçado, podes tambem eliminar a valvula de boost na bomba e o carro fica com mais saída em baixas com acrescimo de fumo (bomba Lucas), mais que isso é estragar. Poupas uns cobres e adquires um VAG TDI e depois tens plataforma para 200cv sem te chateares muito.
Foi precisamente o que eu fiz!!!
Eras meiguinho!!!
com aa pressao que estava a fazer nao era de admirar que iria partir..
sabes que temos de ter em concideração que se queremos fazer grandes alterações nao podemos mecher só em 2 ou 3 parametros, andam ai muitos F8Q a rondar os 200cv cheios de ´saúde, sao pormenores...
agora claro, um tdi aguenta mais porrada, mas nao ha nada que nao arreie..
muitos f8q com 200cv... eu só queria ver um a andar.Tinha na altura a bomba com o débito no max (parafuso sextavada no interior da bomba), injectores com anilhas de pressão para fazer os 190 b ar de injecção, ventoinha de arrefecimento no IC, linha directa e mesmo assim só 125 cv, esses com 200 cv, de origem não devem ter nada, digo eu...
Os motores F8Q não foram tão explorados como os TDI´s, pois na altura os carros que saiam com motores F8Q eram tudo menos "desportivos".
Logo, um pai de familia no seu carro de 4.000 e tal contos (na altura era bastante dinheiro por um carro familiar, onde era quase tudo a gasolina), não se ia meter a "inventar" para chegar mais rápido ao supermercado ou à igreja, com os putos aos tombos no banco de trás.
Na primeira metado dos anos 90, um motor 1.9dt com 93cv era algo interessante, e mexia-se muito bem.
Agora claro, compra-se uma carro comercial para trabalho e vem com 130cv e facilmente de aumenta a potencia para 180 ou 200cv, claro...mas temos uma diferença de quase 20 anos de evolução.
Agora um carro leve, como o caso dos 1ºs clios, ou R19 com um motor 1.9dt com uma mexidas "suaves", já vai dar dores de cabeça a carros actuais com mais potencia.
Mas os F8Q são muito melindrosos para mexer...acertar o ponto correcto da bomba para ter mais disparo, acertar a pressão do turbo com o debito de gásoleo...etc...
É preciso muita hora de mecânica, ao contrario dos TDI´s e afins que é só ligar ao PC e fazer um overclock
Cumps.
Neolfp
X53-F8Q