Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 22

Tópico: clio 1.9 DT

  1. #1
    Senior Member Average 2 Avatar de varet4
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Braga
    Mensagens
    426

    Padrão clio 1.9 DT

    boas pessoal, como podem ver pelo titulo sou possuidor de um clio 1.9 TD... gostava de dar um pouco mais de carga, que me aconseham a fazer?

  2. #2
    Senior Member Average 2 Avatar de T0ny
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    280

    Padrão

    boas,

    Poderás dar um pouco mais força à bomba Injectora

  3. #3
    Member Average
    Data de Inscrição
    Aug 2005
    Localização
    Santarem
    Mensagens
    69

    Padrão

    Citação Mensagem Original de varet4 Ver Post
    boas pessoal, como podem ver pelo titulo sou possuidor de um clio 1.9 TD... gostava de dar um pouco mais de carga, que me aconseham a fazer?
    Dar carga na bomba injectora e no turbo.... para começar chega...

  4. #4
    Senior Member Average 2 Avatar de varet4
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Braga
    Mensagens
    426

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Rui_VTi Ver Post
    Dar carga na bomba injectora e no turbo.... para começar chega...


    ando aqui com um dilema. hoje estive a testar as rpm que o carro faz com o pedal e com a mao na bomba, e difere um pouco, faz menos rpm em ponto morto com o pé e mais se acelerarmos com a bomba. dá para afinar o acelerador? se sim como...

  5. #5
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Braga
    Mensagens
    274

    Padrão

    Citação Mensagem Original de varet4 Ver Post
    ando aqui com um dilema. hoje estive a testar as rpm que o carro faz com o pedal e com a mao na bomba, e difere um pouco, faz menos rpm em ponto morto com o pé e mais se acelerarmos com a bomba. dá para afinar o acelerador? se sim como...

    Isso é facil.
    Já me aconteceu o meusmo no meu 1.9d

    Pedes a alguem para com o carro desligado carregue no acelarador a fundo.
    Depois vês na bomba injectora se ainda existe folga de acelarador.

    Se existir folga, com o acelarador largado, tiras o freio do cabo do acelarador antes da bomba injectora, e avanças umas casas até ele começar a desencortar do batente da bomba.

    E exprimentas novamente a ver se ainda existe folga.

    Se quiseres fazer mais rotação que aquela de origem (desaconselho), tem um parafuso/batente de limite de acelarador, que se pode desapertar

    Cumps.
    Neolfp
    X53-F8Q

  6. #6
    Senior Member Average 2 Avatar de varet4
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Braga
    Mensagens
    426

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Neolfp Ver Post
    Isso é facil.
    Já me aconteceu o meusmo no meu 1.9d

    Pedes a alguem para com o carro desligado carregue no acelarador a fundo.
    Depois vês na bomba injectora se ainda existe folga de acelarador.

    Se existir folga, com o acelarador largado, tiras o freio do cabo do acelarador antes da bomba injectora, e avanças umas casas até ele começar a desencortar do batente da bomba.

    E exprimentas novamente a ver se ainda existe folga.

    Se quiseres fazer mais rotação que aquela de origem (desaconselho), tem um parafuso/batente de limite de acelarador, que se pode desapertar

    Cumps.

    Obrigado pela ajuda, já est+a direito, tinha uma folguita e ja ta direito... abraço amigo

  7. #7
    Senior Member Average 2 Avatar de Parreira
    Data de Inscrição
    Aug 2006
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    197

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Neolfp Ver Post
    Isso é facil.
    Já me aconteceu o meusmo no meu 1.9d

    Pedes a alguem para com o carro desligado carregue no acelarador a fundo.
    Depois vês na bomba injectora se ainda existe folga de acelarador.

    Se existir folga, com o acelarador largado, tiras o freio do cabo do acelarador antes da bomba injectora, e avanças umas casas até ele começar a desencortar do batente da bomba.

    E exprimentas novamente a ver se ainda existe folga.

    Se quiseres fazer mais rotação que aquela de origem (desaconselho), tem um parafuso/batente de limite de acelarador, que se pode desapertar

    Cumps.
    O carro não faz mais rotação por isso... O que faz assim é acelerar mais, ou mandar mais gasoleo..
    Mais rotação só faz alterando o corte...
    Última edição por Parreira; 13-07-2011 às 03:16.

  8. #8
    Senior Member Average 2 Avatar de Di_gtturbo
    Data de Inscrição
    Feb 2011
    Mensagens
    281

    Padrão

    Um turbo maior, intercoler, e debito na bomba, é o pricipal neste motor

  9. #9
    Member Average
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Guimarães
    Mensagens
    77

    Padrão

    E essa alteração do corte presumo que seja a tal governor mod que se ouve falar por aí certo?

    Varet4 com a eliminação da folga notaste alguma diferença no andamento?

    Abraço

  10. #10
    Senior Member Average 2 Avatar de varet4
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Braga
    Mensagens
    426

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Di_gtturbo Ver Post
    Um turbo maior, intercoler, e debito na bomba, é o pricipal neste motor
    falta o turbo maior tinha uma pequena folga e nao acelerava direito mas já está direito... obrigado pela ajuda pessoal

  11. #11
    Senior Member Average 2 Avatar de varet4
    Data de Inscrição
    Jan 2008
    Localização
    Braga
    Mensagens
    426

    Padrão

    Citação Mensagem Original de lipynho Ver Post
    E essa alteração do corte presumo que seja a tal governor mod que se ouve falar por aí certo?

    Varet4 com a eliminação da folga notaste alguma diferença no andamento?

    Abraço
    sim, notei, porque quem me instalou o cabo por o meu antigo rebentar nao me pôs direito, já me dispara mais o carro

  12. #12
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Braga
    Mensagens
    274

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Parreira Ver Post
    O carro não faz mais rotação por isso... O que faz assim é acelerar mais, ou mandar mais gasoleo..
    Mais rotação só faz alterando o corte...
    Boas.

    A bomba sendo mecânica o corte do motor é o limite de acelarador disponivel.

    Imagina o seguinte:
    Vais em AE em 5ª ao corte a 190km/h a 5000rpm, com o acelarador a fundo (por exemplo)

    Não dá mais.

    Imagina que afinas o acelarador para este passar para alem do limitador da bomba...vais conseguir acelarar mais, vais conseguir fazer 5200rpm e chegar perto dos 200km/h.

    Eu digo isso, por expriencia propria.

    Tenho um R19 1.9d e com o parafuso na bomba, em descida em AE a fundo dava 185 km/h e cortava....não dava mais nem 1km/h

    Um cero dia o parafuso perdeu-se

    Em AE a fundo agora, chega perto dos 200km/h sem cortar

    Cumps.
    Neolfp
    X53-F8Q

  13. #13
    Member Average
    Data de Inscrição
    Aug 2007
    Localização
    Guimarães
    Mensagens
    77

    Padrão

    Isso é interessante... na minha bomba uma das peças tipo alavanca bate na bomba e nao vai mais que aquilo ...

    Mas uma alteraçãozita dessas era bem vinda, não sei se o que falei é o mesmo que tu falaste..

    Varet4 continua no bom caminho...

  14. #14
    Senior Member Average 2 Avatar de Parreira
    Data de Inscrição
    Aug 2006
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    197

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Neolfp Ver Post
    Boas.

    A bomba sendo mecânica o corte do motor é o limite de acelarador disponivel.

    Imagina o seguinte:
    Vais em AE em 5ª ao corte a 190km/h a 5000rpm, com o acelarador a fundo (por exemplo)

    Não dá mais.

    Imagina que afinas o acelarador para este passar para alem do limitador da bomba...vais conseguir acelarar mais, vais conseguir fazer 5200rpm e chegar perto dos 200km/h.

    Eu digo isso, por expriencia propria.

    Tenho um R19 1.9d e com o parafuso na bomba, em descida em AE a fundo dava 185 km/h e cortava....não dava mais nem 1km/h

    Um cero dia o parafuso perdeu-se

    Em AE a fundo agora, chega perto dos 200km/h sem cortar

    Cumps.
    É estranho isso acontecer... Tenho um amigo meu que o clio dele dá esses quase 200 sem nada mexido. O que acontece ao dar mais curso ao acelerador é apenas o acelerar mais. Não altera corte. Experimenta uma coisa. Em 2a puxas a mudança até o motor "travar" ou cortar. Depois mete o parafuso do batente no sitio normal e faz o mesmo, se conseguires cortar a 2a. E a velocidade atingida é a mesma. De forma exagerada o que acontece é que com o batente no sitio dele vais a meio acelerador, e é normal que o carro não passe de um certo ponto, pois falta gasóleo para o conseguir. Alterando isso é como se acelerasses a fundo. Não sei se me expliquei bem. O corte em si é outra coisa. Isto pode depender das bombas, mas pelo menos na minha bosh é assim que funciona, e penso ser assim em todas.
    Última edição por Parreira; 14-07-2011 às 19:41.

  15. #15
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Braga
    Mensagens
    274

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Parreira Ver Post
    É estranho isso acontecer... Tenho um amigo meu que o clio dele dá esses quase 200 sem nada mexido. O que acontece ao dar mais curso ao acelerador é apenas o acelerar mais. Não altera corte. Experimenta uma coisa. Em 2a puxas a mudança até o motor "travar" ou cortar. Depois mete o parafuso do batente no sitio normal e faz o mesmo, se conseguires cortar a 2a. E a velocidade atingida é a mesma. De forma exagerada o que acontece é que com o batente no sitio dele vais a meio acelerador, e é normal que o carro não passe de um certo ponto, pois falta gasóleo para o conseguir. Alterando isso é como se acelerasses a fundo. Não sei se me expliquei bem. O corte em si é outra coisa. Isto pode depender das bombas, mas pelo menos na minha bosh é assim que funciona, e penso ser assim em todas.
    Boas.
    A bomba em questão é uma Lucas.
    Esse batente funciona como limitador do curso do acelarador. Isso de puxar 2ª nunca exprimentei, aliás, o parafuso da bomba desapareceu mesmo

    Mas por exemplo, imagina que vais em AE a fundo e fazes 185km/h vel maxima.
    Depois se fores com o acelarador um bocadito acima do limite, não vais atingir a mesma velocidade.
    Com o limitador da bomba acontece o mesmo, se conseguires ter mais acelarador do que aquele de origem, vais ter mais rotação, logo mais ponta.
    Claro que para isso convem a bomba estar com mais debito, pois o que pode acontecer é não ter gasoleo suficiente para a rotação que vais.

    Mas digo já que não vale a pena arriscar a andar a 200 com um 1.9d, pois o esforço que o motor vai a fazer é terrivel.


    Mas de origem estes motores, pelo menos com bomba lucas e até ao ano de 1997 não passam dos 185kmh.
    Sente-se mesmo o corte do motor.

    Cumps.
    Neolfp
    X53-F8Q

  16. #16
    Senior Member Average 2 Avatar de Parreira
    Data de Inscrição
    Aug 2006
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    197

    Padrão

    Hum... Acho isso muito estranho, mas ok... Que eu saiba o batente apenas muda o curso do acelerador, nao o corte do motor. Mas pronto vou tentar informar-me se assim é... :S

  17. #17
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jan 2003
    Mensagens
    54

    Padrão

    Tive um megane 1.9dT durante 8 anos, estalei 2 cabeças e parti 4 turbos. Chegou a medir 125 CV num Vamag.... Não compensa o tempo perdido e o dinheiro gasto. Esses motores F8Q turbo, não gostam de pressão. Eu andava a fazer 1.8 estaveis com o turbo de 1 Nevada 2.1 td. Podes sempre dar um toke na bomba e fica mais engraçado, podes tambem eliminar a valvula de boost na bomba e o carro fica com mais saída em baixas com acrescimo de fumo (bomba Lucas), mais que isso é estragar. Poupas uns cobres e adquires um VAG TDI e depois tens plataforma para 200cv sem te chateares muito.

    Foi precisamente o que eu fiz!!!

  18. #18
    Member Average
    Data de Inscrição
    Aug 2008
    Mensagens
    71

    Padrão

    Citação Mensagem Original de lemos Ver Post
    Tive um megane 1.9dT durante 8 anos, estalei 2 cabeças e parti 4 turbos. Chegou a medir 125 CV num Vamag.... Não compensa o tempo perdido e o dinheiro gasto. Esses motores F8Q turbo, não gostam de pressão. Eu andava a fazer 1.8 estaveis com o turbo de 1 Nevada 2.1 td. Podes sempre dar um toke na bomba e fica mais engraçado, podes tambem eliminar a valvula de boost na bomba e o carro fica com mais saída em baixas com acrescimo de fumo (bomba Lucas), mais que isso é estragar. Poupas uns cobres e adquires um VAG TDI e depois tens plataforma para 200cv sem te chateares muito.

    Foi precisamente o que eu fiz!!!


    Eras meiguinho!!!
    com aa pressao que estava a fazer nao era de admirar que iria partir..
    sabes que temos de ter em concideração que se queremos fazer grandes alterações nao podemos mecher só em 2 ou 3 parametros, andam ai muitos F8Q a rondar os 200cv cheios de ´saúde, sao pormenores...

    agora claro, um tdi aguenta mais porrada, mas nao ha nada que nao arreie..

  19. #19
    Member Average
    Data de Inscrição
    Jan 2003
    Mensagens
    54

    Padrão

    Citação Mensagem Original de J_Dti Ver Post


    Eras meiguinho!!!
    com aa pressao que estava a fazer nao era de admirar que iria partir..
    sabes que temos de ter em concideração que se queremos fazer grandes alterações nao podemos mecher só em 2 ou 3 parametros, andam ai muitos F8Q a rondar os 200cv cheios de ´saúde, sao pormenores...

    agora claro, um tdi aguenta mais porrada, mas nao ha nada que nao arreie..
    muitos f8q com 200cv... eu só queria ver um a andar.Tinha na altura a bomba com o débito no max (parafuso sextavada no interior da bomba), injectores com anilhas de pressão para fazer os 190 b ar de injecção, ventoinha de arrefecimento no IC, linha directa e mesmo assim só 125 cv, esses com 200 cv, de origem não devem ter nada, digo eu...

  20. #20
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Braga
    Mensagens
    274

    Padrão

    Citação Mensagem Original de lemos Ver Post
    muitos f8q com 200cv... eu só queria ver um a andar.Tinha na altura a bomba com o débito no max (parafuso sextavada no interior da bomba), injectores com anilhas de pressão para fazer os 190 b ar de injecção, ventoinha de arrefecimento no IC, linha directa e mesmo assim só 125 cv, esses com 200 cv, de origem não devem ter nada, digo eu...

    Os motores F8Q não foram tão explorados como os TDI´s, pois na altura os carros que saiam com motores F8Q eram tudo menos "desportivos".
    Logo, um pai de familia no seu carro de 4.000 e tal contos (na altura era bastante dinheiro por um carro familiar, onde era quase tudo a gasolina), não se ia meter a "inventar" para chegar mais rápido ao supermercado ou à igreja, com os putos aos tombos no banco de trás.

    Na primeira metado dos anos 90, um motor 1.9dt com 93cv era algo interessante, e mexia-se muito bem.

    Agora claro, compra-se uma carro comercial para trabalho e vem com 130cv e facilmente de aumenta a potencia para 180 ou 200cv, claro...mas temos uma diferença de quase 20 anos de evolução.

    Agora um carro leve, como o caso dos 1ºs clios, ou R19 com um motor 1.9dt com uma mexidas "suaves", já vai dar dores de cabeça a carros actuais com mais potencia.

    Mas os F8Q são muito melindrosos para mexer...acertar o ponto correcto da bomba para ter mais disparo, acertar a pressão do turbo com o debito de gásoleo...etc...
    É preciso muita hora de mecânica, ao contrario dos TDI´s e afins que é só ligar ao PC e fazer um overclock

    Cumps.
    Neolfp
    X53-F8Q

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. Renault Clio Clio II Fase III E04 Clio 1.2 16V Dynamique Luxe
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 14-10-2010, 13:20
  2. Renault Clio Clio II Fase III G07 Clio 1.2 16V SE Storia Dyna
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 12-03-2010, 22:20
  3. Renault Clio Clio II Fase III E04 Clio 1.2 16V Luxe Dynamique
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 27-05-2009, 17:00
  4. Renault Clio Clio II Fase III G07 Clio 1.2 16V SE Storia Conf
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 14-04-2009, 14:00
  5. Renault Clio Clio II E04 Société Diesel Clio 1.5 dCi Pack+ Authenti
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 06-02-2009, 16:30

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •