Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Citroen Saxo 1.1i

  1. #1
    Junior Member Novato Avatar de Ne0_16
    Data de Inscrição
    Apr 2012
    Mensagens
    10

    Padrão Citroen Saxo 1.1i

    Olá malta,

    Já estou há algum tempo para mostrar o trabalho que iniciei em Março com o meu Saxo, mas não queria começar sem que já estivesse num estado mais avançado. Embora ainda não esteja terminado, acho que já posso afastar um pouco o véu do trabalho incansável que tenho feito.

    Muitos podem achar que é uma perda de tempo para um carro já tão velho, outros podem achar foleiro e ainda há aqueles que acham que é dinheiro mandado fora. Eu acho que é dedicação e deixar o carro de tal forma tratado e bonito que me dê igual prazer de condução a cada vez que o conduzo, tal como se fosse a primeira vez.

    Estamos a falar de um Citroen Saxo 1.1i de 5 portas. Data de março de 1999, tem apenas 105 mil km, portanto anda mesmo pouco, e comprei-o em novembro de 2006 com 75mil km, uma semana depois de ter tirado a carta. Nunca tive acidentes com ele, e a nível de problemas o carro só teve um revés a nível da torre de aceleração, cujo piston colava quando acelerava, e depois ficava a acelerar sozinho. Enfim, nem sempre acontecia, mas andou assim uns 4 aninhos. Agora já está bom =)

    As mudanças que fiz no carro foram:

    - Pneus continental atrás (os antigos ainda eram de origem lol)
    - Escape novo original saxo com ponteira cromada soldada e escape pintado de preto
    - Mudança filtro de combustível
    - Mudança de filtro de óleo e óleo
    - Rebaixamento 50mm à frente com molas eibach e mais uns quantos atrás (80/90mm)
    - Amortecedores às quatro rodas da Kayaba
    - Barra AA TA Technix
    - Pintura do tejadilho porque já estava todo a descamar
    - Aileron Saxo mk1, com pintura igual à carroçaria
    - Desmontagem de todos os plásticos pretos interiores e respectiva restauração com um produto chamado Return2Black
    - Restauração dos plásticos exteriores do carro com o mesmo produto porque já estavam a - ficar comidos pelo sol
    - Lixamento e pintura (preto mate) dos tampões de roda originais citroen
    - Limpeza do motor
    - Escovas pára-brisas à frente
    - Montagem da escova pára-brisas do Saxo mk2 atrás
    - Montagem de alarme com sensor microondas e choque
    - Luzes mínimos leds branco, bem como leds brancos nas luzes de matricula
    - Leds vermelhos de travão/luz de médios trás
    - Luzes de cruzamento brancas

    Sei que isto não é tuning à séria, mas também não era esse o objectivo. O objectivo era mesmo a restauração e dar mais alguma segurança ao carro, já que tive alguns sustos em curva mesmo a andar a 40 km/h com ele. Por isso é que lhe mudei os pneus (que só por si resolveram esse problema), rebaixei e meti a barra AA.

    Aqui ficam algumas fotos do antes, durante e depois.

    ANTES

    2.jpgDSC_0017.jpgDSC_0024.jpgDSC_0025.jpgDSC_0027.jpg
    Última edição por Ne0_16; 23-05-2012 às 22:20.

  2. #2
    Junior Member Novato Avatar de Ne0_16
    Data de Inscrição
    Apr 2012
    Mensagens
    10

    Padrão

    Mais fotos do ANTES e do DURANTE (o sistema o fórum só me deixa colocar 5 fotos em cada post)

    DSC_0029.jpg

    Nesta foto dá para ver o restauro da peça de plástico. Do lado direito é como estava, do lado esquerdo depois do restauro.

    IMAG0065.jpg

    IMAG0067.jpg

    Fotos do DEPOIS

    DSC_0016.jpgDSC_0019.jpg

  3. #3
    Junior Member Novato Avatar de Ne0_16
    Data de Inscrição
    Apr 2012
    Mensagens
    10

  4. #4
    Junior Member Novato Avatar de Ne0_16
    Data de Inscrição
    Apr 2012
    Mensagens
    10

    Padrão

    DSC_0028.jpgDSC_0029 copy.jpgDSC_0030.jpgDSC_0032.jpg

    Na próxima foto ainda não estava a barra AA instalada. Em breve colocarei mais fotos.
    DSC_0038.jpg


    Alguns devem dizer que o carro está muito rebaixado de traseira. Efetivamente está, por isso é que na próxima sexta vou subir 2 dedos (cerca de 4cm) para não ficar tão acentuado.

    Não notem na sujidade do carro por fora. Ainda não cuidei dele convenientemente nesse aspeto por causa deste tempo instável.

    As próximas coisas que vou fazer no carro são:

    - Mudar luzes do quadrante para leds brancos
    - Limpeza exterior do carro com: lavagem com luva de pelo de ovelha, descontaminação da pintura com claybar, polish com aplicador, cera com pano de MF, produto de restauração e proteção das borrachas exteriores do carro, produto de tratamento de cromados no escape, abrilhantador e protetor de pneus. Creio que depois disto vai ficar mais bonito.

    Se alguém tiver sugestões, podem chutar =)

  5. #5
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Sep 2011
    Mensagens
    177

    Padrão

    Boas
    antes de barras estabilizadores, acho que pneus mais largos e jantes maiores e obrigatório...
    eu nao tenho barras estabilizadora e tenho um carro comprido e pesado, mas ele agarra-se que eu ate fico parvo... o segredo? 225 largura... e perfil baixo.. e continental sportcontact 5
    agora tens 175 R13... acho que 205 R15 davam uma aderencia brutal ai... mas tb não sei quais medidas que aprovam para o teu carro!
    Depois vira-me para o motor.... mas no teu caso, 1100 CC acho que é dificil tornares esse motor divertido..
    terias de conseguir subir a pontência até uns 100 cv para ficar uma coisa a maneira... acima disso, julgo que o motor nao deve aguentar o aquecimento!
    Mas se houver malta com experiencia no teu carro... eles devem conseguir ajudar-te

  6. #6
    Junior Member Novato Avatar de Ne0_16
    Data de Inscrição
    Apr 2012
    Mensagens
    10

    Padrão

    Obrigado pelas sugestões. Os únicos motivos pelos quais não optei para já por jantes mais largas é que teria de desembolsar dinheiro que não posso, e em segundo porque os pneus pneus são novos, logo teria de comprar uns novos para as novas jantes e mandar estes para a dispensa.

    Ainda assim, mesmo sem jantes e sem pneus mais largos, o carro ficou com uma estabilidade incrível, portanto valeram a pena as mudanças que fiz até agora. Mas sim, de futuro vou sem dúvida colocar jantes e pneus mais largos.

    A nível de motor não quero mexer. Um dos fortes do saxo é a fiabilidade original do motor. Pelo que se me vou meter a mexer, terá uma durabilidade menor e não é isso que pretendo. A diversão não tem a ver só com a potência do motor, mas sim com o amor que se tem pelo carro. E isso não falta em mim. Mas admito que se tivesse uns 100 cavalitos já era jeitoso =p

    Obrigado pelas dicas!

  7. #7
    Senior Member Average 2 Avatar de Klasum
    Data de Inscrição
    Feb 2013
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    353

    Padrão

    E que é feito deste carro? :P tenho um igual mas de 3 portas de 2001 e gostava de acompanhar o teu projecto de modo a que tirasse umas ideias para o meu, dá notícias se ainda o tiveres

Tópicos Similares

  1. Citroen Saxo VTL
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 21-07-2009, 11:40
  2. Citroen Saxo Saxo 1.5 DIESEL
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 21-03-2009, 16:50
  3. Citroen Saxo SAXO CUP 1.6 - GPL
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 04-03-2009, 11:00
  4. Citroen Saxo 1.5 D Van
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 19-05-2008, 12:10
  5. Citroen Saxo 1.5D
    Por pic0night no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 25
    Última Resp.: 21-04-2007, 09:17

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •