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Tópico: Citroen ax 1.1i

  1. #1
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    Post Citroen ax 1.1i

    Boas pessoal. Acabei de ficar com o carro de estimação do meu pai um ax 1.1i de 45cv. O carro ta impecavel tem poucos quilometros e para 45cv anda relativamente bem (isto porque aquilo é mesmo levesinho 750 kg:p ). Gostava de dar mais garra ao carro mas sem mudar o motor. Ja falei com pessoal mecanico que me disse para meter o motor do gti mas eu quero manter o motor original.
    A nivel de motor gostava que vosses me dessem umas dicas para meter o levezinho a "voar":p . Sei que não da para andar ai competir mas quem gosta de carros compreendeme.
    Ja tratei da suspensão ta com rebaixado para curvar melhor pk de origem parece que anda em duas rodas.
    Fico a espera de concelhos.

    Abraços

  2. #2
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    Mete o motor do gti...poupa-te muito $ e tempo em coisas k terias k fazer no original.
    Velas, cabos e distribuidor do gti, bomba de gasolina, injectores e regulador de pressão do gti, escape completo GTi, junta da cabeça (n sei kual te indicar...mas a de origem n presta...), tirar o volante do motor e tirar-lhe peso, recalibra-lo e ficas com um poder de aceleração bruto!
    Na cabeça, abrir as janelas de admissão e escape, atrasar timing de ignição, filtro de ar de esponja com admissão com puxada ao paraxokes...
    Sei lá...dá pa fazer tanta coisa...depende só do $ e tempo k tenhas disponivel.
    ...

  3. #3
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    Esse motor não tem 45cv, mas sim 60cv porque já é o de injecção monoponto. O anterior de carburador tinha 55cv.

    Tive um carrito desses so com um filtro conico ha muitos anos e era um espectaculo, fartou-se de levar porrada e nunca se deitou, ainda dava umas cartadas nuns corsas 1.5 td de uns amigos.

    Resumindo, na altura para palhaçada com os amigos não havia melhor..

    So uma coisa, cuidado com as transmissões, se arrancares bruscamente muitas vezes começam logo a "bater".
    www.LojaGPL.com - Material para veículos a gás.

  4. #4
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    Dinheiro e tempo não é problema. Isto ja é um projeto que tenho na cabeça a mt tempo mas só agora tenho o carro na mão. Quero o carro apenas para brincadeiras não tenho problemas com o ipo. A unica coisa que gostava era manter o motor original penso que era diferente. Sei que como é um motor pekeno tenho que ter cuidados extras. Que me dizem de alterar cames, cambota, pistons... Será que vale a pena ou que vou gastar em $ não vai dar em nada? qual a linha de escape a meter(diametro).
    Tambem ja ouvi em reforçar o bloco do motor não sei o que peçam disso.
    E tipo será necessário mudar o radiador?

  5. #5
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    [quote=RomiSport;526732]Esse motor não tem 45cv, mas sim 60cv porque já é o de injecção monoponto. O anterior de carburador tinha 55cv.

    quote]
    Acho que é mesmo 45 cv pelo menos é o que vem no livrete mas eu vejo isso e ja confirmo

  6. #6
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    O que tu deves ter visto no livrete é 45kw, que dá sensivelmente 60cv
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  7. #7
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    Tentanto manter a originalidade...uhm...acho que até é um processo interessante! Só que obriga a um estudo muito maior da coisa...

    Se keres aumentar a potência tens que ter em conta 3 factores: a potencia actual e a forma como é conseguida, ou seja, os materiais, peças e como se enquadram, isto para saber até que ponto podem ser melhorados, por exemplo, o filtro de ar e a forma como o ar chega à admissão, podem ser melhorados? Claramente? Então daí já se obterá um ganho! E continuar assim com todos os componentes!
    Depois, a forma como funcionam: o bloco é a peça que suporta a temperatura e principalmente a vibração do conjunto, é preciso garantir que tem liberdade para vibrar o suficiente para não ficar em tensão constante e que não vibra demasiado de tal forma que se solte! Por dentro, a menos que a potencia desenvolvida pelo conjunto interno seja mesmo muito bruta e isto seria messsssssmo muito bruta, não tens problemas! Os elementos móveis têm que estar em armonia, podes, por exemplo, retirar peso ao volante do motor, ganhas em aceleração do conjunto mas perdes na armonia e fazes aumentar a vibração do bloco...podes tentar desanuviar a vibração nos pistons com segmentos mais "leves" (a partir de 95 ou 96 já há um novo processo de fabrico pelo que já encontras com as medidas dos teus pistons nesta nova tecnologia),
    O 3o factor será a forma de desenvolver potencia e como a controlar...tens contra o facto de não haver muitas peças de substituição em upgrade...n creio k haja cames agressivas para esse motor...não creio que haja valvulas de sódio para esse motor...mas há bronzes de biela de outros motores...há rolamentos de materiais sofisticados que se adaptam bem...
    Esta conversa toda para dizer o que? Que com vontade fazes tudo! Mas tens que ter consciencia de que haverá peças básicas que te poderiam ajudar mas não existem e, ou as mandas fazer, ou arranjas forma de compensar a falta delas...os brasileiros ultrapassaram este sintoma mt facilmente, nos motores de baixa cilindrada, carregam-lhe com um turbito de baixa pressão (normalmente 0,5bar), adaptam electrónica e algumas peças de origem e n mexem mais!
    ...

  8. #8
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    Queria agradecer pela explicação. Eu sou da zona do Porto se alguem conhecer uma oficina de confiança que me possa mecher no carro que me diga algo.
    Eu ja fui a tecnauto em aveiro com o fr de um colega meu pah a oficina é porreira e pelo que sei fazem grandes trabalhos mas é incomodo fazer 60 km's sabendo que aqui tambem ha oficinas boas.

  9. #9
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    sinceramente é melhor optares por o motor do gti... vais poupar mais dinheiro e ter muita mais pedrada... esse motor nao da para tirar muitos mais cavalos dele.
    ja tive um 106 1.1 e isso de origem com a caixa bem curtinha ate é engraçado.
    mas se n queres mudar de motor compreendo e escolha é tua.

    Peugeot 106 xsi



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